Tibet, Nepal: Através dos Himalaias na Rota de Lhasa – Andrea Silveira
Quando comecei a organizar a viagem estava bastante ocupada com o meu trabalho e não consegui dar a devida atenção aos detalhes dos programas, mesmo recebendo todas as informações necessárias da agência.
Simplesmente confiei na Rotas do Vento e embarquei na aventura, sem preocupação.
Conforme o roteiro ia se desenrolando, fui-me surpreendendo positivamente com várias coisas. Mas uma das surpresas foi de tirar o fôlego, literalmente: visitar o Monte Everest!
Só me dei conta de que esse destino fazia parte do programa quando sentei com o guia em Lhasa, nas primeiras horas da minha chegada ao Tibet, para revisar o que iríamos visitar nos dias seguintes.
Em toda a minha vida, nunca havia imaginado estar naquele lugar mágico. Levei um susto no começo, pois desembarquei em Lhasa com febre e passando muito mal. Quando soube que iríamos percorrer muitas horas de carro até chegar ao acampamento do Everest e que a altitude passaria de 360 0m (em Lahasa) para 5200m, me apavorei. Quase desisti. Não fosse a serenidade do guia e também a sua dedicação em me acompanhar ao hospital para que eu pudesse realizar alguns exames e ser medicada, certamente eu teria abandonado essa parte da viagem. Mas, em dois dias eu comecei a me recuperar e partimos para o Everest.
E diante daquela montanha magnifica eu entendi: nunca recue diante de um desafio, pois a nossa capacidade de autosuperação é muito maior do que qualquer obstáculo que se interponha em nosso caminho!
Andrea Silveira