Top
Image Alt

Rotas do Vento

Costa Rica: Vulcões e Selva Tropical, do Pacífico ao Mar das Caraíbas – Luis C

Passado o necessário, embora curto, período de reflexão apercebo-me que os pontos que mais me marcaram durante a viagem foram as visitas às regiões da boca do rio Colorado e do parque e praia Manuel António.
O Samai lodge, na margem do rio Colorado, junto à sua foz, e a 100m das águas quentes do mar das Caraíbas é uma surpresa. O caminho pelos braços e canais do rio a bordo de uma canoa a motor é arrebatante, sedutor, o melhor momento da viagem.
O primeiro impacto com o lodge e com a praia desilude, quem espera a praia que viu nos bilhetes postais ilustrados. Mas no dia seguinte só os mais céticos não se rendem à natureza “pura e dura” deste local. O passeio de canoa à noite é pura aventura; não sei descrever o momento em que pela primeira vez segurei um pequeno caimão, momento cheio de expectativas criadas ao longo de anos vendo programas de vida selvagem na tv.
O passeio de canoa na lagoa 9, assim chamado porque o acesso curva formando a perna do 9 e termina num lago de àguas pluviais, liso como um espelho, desperta por momentos o desejo de ficar aqui as duas semanas da viagem.Barra del Colorado
E, se isto não fosse suficiente, falaria dos serões com o Hartmut, um alemão proprietário do lodge, e com o Garfield, um americano divertido , contador de histórias, inventor, dos cozinhados da Angela e da extrema simpatia e simplicidade do Carlos, nosso guia nas canoas e na floresta, caçador de caimões (só para a fotografia).
Quanto à praia Manuel António esta sim, é a dos postais ilustrados. Está lá tudo: as palmeiras, a areia dourada, águas quentes e límpidas, troncos secos. E também lagartos e tartarugas bebés procurando o caminho para o mar por entre os banhistas.
Um único perigo: os pequenos macacos que descem ao areal para “roubar” os mais desprevenidos.
Pura Vida!

Luís Cerqueira, Lisboa