A conquista do teto de África, o Kilimanjaro (5895m) é uma aliciante ascensão sobre carreiros fáceis sem quaisquer dificuldades de ordem técnica, sendo a nossa bagagem transportada por carregadores. Depois passaremos uns dias num hotel de praia recuperando do esforço apreciando uma paisagem de praia idílica com águas azuis turquesa.
O grande desafio da conquista do teto de África!
A escalada do Kilimanjaro (5895m) é uma aliciante ascensão sobre carreiros fáceis sem quaisquer dificuldades de ordem técnica, sendo a nossa bagagem transportada por carregadores.,
Iremos atravessar a verdejante e densa floresta tropical povoada de macacos para chegarmos à estepe de montanha onde abundam os esplêndidos lobélios e senécios. Faremos um dia de descanso para melhorarmos a adaptação à altitude, após o que continuamos por um carreiro de pastores até ao refúgio Kibo, o ponto de partida para a ascensão final.
Esta expedição dirige-se a quem tenha uma boa experiência de marcha e a forte motivação de viver uma aventura memorável.
Via de Ascensão
A rota de ascensão apresentada no programa é a Marangu. A via Marangu é um itinerário de ida e volta pelo mesmo caminho o que significa que não precisa de esforçar-se sobremaneira. Poderá subir até onde lhe apetecer e, caso prefira não prosseguir, pode sentar-se numa rocha e esperar que o grupo desça.
É a via mais indicada para quem não tem muita experiência neste tipo de ascensões.
Resumo
Atividades: Caminhada.
Refúgio, tenda, hotel.
Alojamento:Dificuldade: 4
Pontos de Interesse
Subida ao Teto de África: o Kilimanjaro (5895m)!
A cidade de Moshi;
Parque Nacional do Kilimanjaro;
Dia de aclimatação no refúgio de Horombo;
Refúgio Kibo;
Etapa de Gilman’s Point até ao cume do Monte Kilimanjaro – Ulhuru;
Caminhada na floresta de Marangu;
Estadia em Stone Town apreciando o seu bairro antigo e a sua atmosfera tipicamente mercantil,
Estadia em hotel de praia em Zanzibar frente a águas transparentes azul turquesa.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Arusha
D2: Moshi
Chegada a Arusha e transporte para Moshi (2h), instalação em hotel.
D3: Parque Nacional de Kilimanjaro em Marangu (1800m), subida ao refúgio Mandara (2165m) (4h)
Transporte para a entrada do Parque Nacional de Kilimanjaro em Marangu (1800m) onde iremos percorrer a rota Marangu de ascensão ao cume. Encontro com os nossos guias de montanha, cozinheiros e carregadores e início da marcha através da densa floresta tropical. A paisagem é muito verdejante onde o musgo pende em densas cabeleiras dos ramos das árvores e onde pululam macacos. Esta etapa decorre sempre dentro da floresta até ao refúgio Mandara (2165m) (4h), situado perto da cratera Maundi que você poderá visitar.
D4: Subida ao refúgio Horombo (3690m, 5h)
A subida continua num carreiro suave e bem marcado. Cedo a floresta dá lugar a arvoredo disperso que nos permite avistar a planície para nordeste. Atravessamos alguns regatos e começamos a encontrar os magníficos senécios, plantas características destas paragens, com as suas largas folhas carnudas muito verdes. Após cerca de 5h de marcha chegamos ao refúgio Horombo (3690m).
D5: Dia de descanso em Horombo
Dia de descanso para melhorar a adaptação à altitude, com ligeiros passeios nas redondezas.
D6: Caminhada até ao refúgio Kibo (4770m, 6h)
Continuamos a ascensão por um carreiro de pastores através de mato rasteiro. A paisagem irá tornar-se lunar e desértica quando atingirmos o extenso e tranquilo planalto sob o monte Mawenzi (5149m), uma impressionante montanha com diversos cumes em forma de agulha. Para noroeste eleva-se, majestoso, o Kilimanjaro (5895m) com os glaciares Kersten pendendo para sul. Em cerca de 6h de marcha chegamos ao refúgio Kibo (4770m), situado no sopé da grande vertente que nos conduzirá a Gillman’s Point, na borda do planalto. Neste dia temos de nos deitar muito cedo pois iremos iniciar a ascensão do cume perto da 1h. Pernoita em refúgio.
D7: Subida a Gillman's Point (5685m, 5h), mais 2h até ao cume Uhuru (5895m). Regresso ao refúgio Kibo, e ao refúgio Horombo
Início de um longo dia de marcha até ao cume. Após umas 5h de marcha num carreiro que sobe em zig-zag chegamos a Gillman’s Point (5685m), a tempo de apreciarmos um belíssimo nascer do dia. Em cerca de 2h, caminhando em carreiro de suave inclinação sobre neve batida, chegamos ao cume Uhuru (5895m), o tão ansiado cume do Kilimanjaro. Pausa para recuperar o fôlego, tirar fotografias e admirar o vasto panorama em redor. Descida pela borda da cratera passando novamente a ponta Gillman’s e regressamos ao refúgio Kibo. Aqui podemos comprar uma cerveja para celebrar a nossa conquista antes de continuarmos a descida até ao refúgio Horombo.
D8: Regresso a Marangu, 5h, e a Moshi
Marcha matinal pela floresta onde chegaremos à entrada do parque, em Marangu, após 5h de marcha descontraída. Regresso ao hotel em Moshi para uns bem merecidos duche e jantar.
D9: Voo para Stone Town, Zanzibar
Voo para Zanzibar, alojamento em Stone Town no hotel Jeferji House www.jafferjihouse.net ou similar.
D10-13: Hotel na praia, Zanzibar,
Transporte para o hotel na praia, Fun Beach Hotel www.fun-zanzibar.com back room em MP. Dias livres.
D14: Voos de regresso
Transporte para o aeroporto de Zanzibar e embarque para os voos de regresso.
D15: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística
- Hotel 3* em Moshi com banho privativo e pequeno almoço
- Alojamento em albergue de montanha e/ou tenda dupla durante a ascensão
- Refeições durante a ascensão
- Todos os transportes internos
- Serviços de guia
- Transporte das bagagens durante a ascensão
- Taxas de entrada nos parques
- Transportes terrestres
- Alojamento com pequeno almoço em Stone Town,
- Alojamento no hotel de praia em Zanzibar, em Fun Beach Hotel, quarto pool view, em meia pensão, www.fun-zanzibar.com
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Visto (USD 50),
- Taxa de aeroporto (USD 25),
- Refeições nas cidades e em trânsito,
- Taxa de estadia em Zanzibar de USD 5 por dia,
- Seguro obrigatório de USD 44,
- Seguro de viagem,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento para quarto individual: Eur 660.
Suplementos época alta: Partidas Jun +Eur 120, Jul +Eur 280, Set +Eur 140, Ago, Dez +Eur 320 por pessoa.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Nota: O preço dos voos de Outubro em diante ainda não é conhecido. O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Seguro de viagem extra exclusivo para Zanzibar: É obrigatório que todos os passageiros que viajem para Zanzibar tenham um seguro de viagem de entrada. Os passageiros devem adquirir a apólice através do website oficial www.visitzanzibar.go.tz. Em 2024 custa USD 44 por pessoa.
Refeições: Pequeno-almoço e jantar quentes, pic nic a meio do dia, durante a ascensão.
Alojamento: Hoteis 3* em Moshi e em Zanzibar, refúgios ou tenda na ascensão.
Bagagens: Serão transportadas por carregadores durante a ascensão, máximo de 12kg por pessoa.
Transportes: Voos em classe turística, veículo privado nos transportes terrestres.
Acompanhamento: Guias profissionais tanzanianos.
Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa.
Documentação: Passaporte válido, o visto deve obter-se online.
Vacinas: Nenhuma obrigatória; recomenda-se a da febre amarela e o tratamento de prevenção do paludismo.
Equipamento: Botas para marcha, saco-cama 3 estações, mochila pequena, saco de nylon flexível para bagagem, roupa indicada para frio intenso, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Takiz-16out23