Aliciantes safaris nos grandes parques da Tanzânia, Serengeti, N’Gorongoro e Manyara, para observação de uma magnífica e diversa fauna selvagem para depois subirmos ao Kilimanjaro.
Safaris nos grandes parques da Tanzânia para observação de uma magnífica e diversa fauna selvagem para depois viajarmos para Zanzibar e apreciarmos a tranquilidade do ócio num hotel sobre a praia.
Serengeti: A savana imensa onde sobressaem as típicas acácias parasol e onde circulam livremente milhões de animais. Nesta vastidão verdejante, sentiremos um pouco do ambiente e da paisagem que os exploradores do século passado conheceram ao avistarem estas extensas planícies plenas de fauna.
N’Gorongoro: Esta enorme cratera conserva água e bons pastos durante todo o ano. Iremos presenciar uma forte concentração dos animais da savana bem como milhares de aves lacustres no seu lago interior. O fascinante espectáculo da vida selvagem desenrola-se sob o nosso olhar.
Lago Manyara: Conhecido pela sua rica avifauna, este lago atrai inúmeras espécies de animais, a destacar os célebres leões que repousam sobre os ramos das árvores, as colónias de plácidos hipopótamos e a esplêndida mancha rosada dos flamingos.
A escalada do Kilimanjaro (5895m) é uma aliciante ascensão sobre carreiros fáceis sem quaisquer dificuldades de ordem técnica, sendo a nossa bagagem transportada por carregadores.,
Via de Ascensão
A rota de ascensão apresentada no programa é a Marangu. A via Marangu é um itinerário de ida e volta pelo mesmo caminho o que significa que não precisa de esforçar-se sobremaneira. Poderá subir até onde lhe apetecer e, caso prefira não prosseguir, pode sentar-se numa rocha e esper que o grupo desça.
O alojamento realiza-se em abrigos de montanha enquanto que nas alternativas rotas Machame/Mweka e Rongai se dorme em tenda. É a via mais indicada para quem não tem muita experiência neste tipo de ascensões.
Migração dos gnus
A migração dos gnus e das zebras entre o parque de Serengeti e o parque de Masai Mara é considerada a maior movimentação animal na Terra. São cerca de um milhão de gnus e meio milhão de zebras que se movimentam em busca de água e de pastagens verdejantes. Os períodos destas migrações não estão bem definidos e obedecem a factores naturais e meteorológicos. A época de migração dos gnus e zebras no Serengeti é Jun-Out e Dez-Jan (em sentido inverso).
Resumo
caminhadas
Actividades: safari,hotel, tented camp, refúgio de ascensão
Alojamento:Pontos de Interesse
A cidade de Arusha,
Reserva do Lago Manyara;
Reserva do Serengueti;
Reserva de e cratera de N’Gonrongoro;
Observação de flamingos no Lago Makadi;
Diversos safaris para observação de vida selvagem e flora local,
Subida ao Teto de África: o Kilimanjaro (5895m)!
Parque Nacional do Kilimanjaro;
Caminhada viçosa na floresta de Marangu.
Programa da viagem
D1 - D2: Voos Lisboa-Arusha
Chegada a Arusha e transporte para Arusha (2h), instalação em Arusha Mount Meru Hotel www.mountmeruhotel.co.tz
D3: Transporte para a Reserva do Lago Manyara (2h). Safari à tarde
Transporte matinal para a Reserva do Lago Manyara (2h). Safari à tarde. Iremos observar hipopótamos e inúmeras aves lacustres, com destaque para a bonita visão dos flamingos. Também iremos avistar diversas espécies de mamíferos da savana, gnus, elefantes, girafas, zebras, etc; no arvoredo pululam os babuínos e talvez se avistem os célebres leões que repousam durante o dia sobre os ramos das árvores. Alojamento em Highview Hotel Karatu www.highviewhotel.com ou Lake Manyara Migunga Camp www.moivaro.com
D4: Seguimos para a célebre Reserva de Serengeti (5h). Safari no parque à tarde
Seguimos para a célebre Reserva de Serengeti (5h). Esta reserva é contígua à célebre Reserva de Maasai Mara no Quénia, mas é bem menos frequentada e tem uma área 46 vezes superior. Nestas vastas planícies, onde sobressaem as características acácias parasol, circulam milhões de animais selvagens, e você encontrará aqui as maiores concentrações em África de gnus, gazelas, zebras, impalas, búfalos e antílopes. Possui igualmente uma grande colónia de leões, leopardos, cheetas e hienas que poderão dar alguma emoção à sua viagem. Você irá encontrar também elefantes, rinocerontes, girafas e uma enorme multiplicidade de mamíferos, bem como avestruzes, abutres e grandes águias. O ambiente e a paisagem são muito propícios para que sintamos um pouco o que os exploradores do séc XIX conheceram na sua época ao avistarem esta área herbosa imensa, muito tranquila e plena de fauna.
Os gnus que se contam em mais de um milhão de cabeças empreendem uma longa migração duas vezes por ano, junto com dezenas de milhar de zebras. Do Serengeti para Masai Mara em Jun-Out, e na inversa em Dez-Mar. É um espectáculo grandioso!
Safari no parque à tarde. Alojamento em Serengeti wild camp www.wildcamps.com ou Ikoma tented camp or Robanda Tented camp www.moivaro.com
D5: Dia passado a observar fauna em Serengeti
Passe um dia inteiro de observação de animais selvagens no Serengeti, o primeiro e mais famoso parque da Tanzânia, o Serengeti, é conhecido pela sua riqueza de leopardos e leões, pelo guepardo (chita) que é vulnerável, ao lado de milhares de outras espécies diversas do Serengeti, das 500 variedades de aves a 100 tipos diferentes de escaravelhos. Pa, Pc, J
D6: Viajaremos para a reserva de N’Gorongoro, safari todo o dia em N’Gorongoro
Viajaremos para a reserva de N’Gorongoro através da garganta Olduvai. A garganta Olduvai é a região mais importante no leste de África em relação a sítios paleontológicos e arqueológicos pré-históricos. Os barrancos deste desfiladeiro também são conhecidos oficiosamente com o apelido de “berço da humanidade”. Safari todo o dia em N’Gorongoro. A cratera de N’Gorongoro tem 20km de diâmetro com paredes de 600m de altura e possui praticamente todas as espécies de animais que se podem encontrar na África oriental. Já a têm comparado poeticamente à Arca de Noé ou aos Jardins do Eden devido à abundância e à variedade de fauna que possui. Tal deve-se ao facto de conservar água e boas pastagens durante todo o ano. Além das inúmeras espécies que habitam a savana, iremos também avistar milhares de flamingos e diversas espécies de aves lacustres no lago Makadi. Em N’Gorongoro existe uma pequena colónia, muito protegida, de uns vinte rinocerontes. Esta reserva é das poucas que não é exclusiva dos animais selvagens pois as tribos Maasai da zona têm conseguido conservar os seus direitos de utilização das pastagens da cratera. Por isso, também iremos encontrar os altivos pastores Maasai guardando os seus rebanhos de ovelhas e de cabras, envoltos nos seus pitorescos mantos escarlates que são visíveis a grande distância. Alojamento fora da cratera em Highview Hotel Karatu www.highviewhotel.com or Crater Forest tented camp www.moivaro.com
D7: Regresso a Arusha, instalação em Moshi
Regresso a Arusha, instalação em Moshi, hotel Springland.
D8: Transporte para a entrada do Parque Nacional de Kilimanjaro em Marangu (1800m) subida ao refúgio Mandara (2165m) (4h)
Transporte para a entrada do Parque Nacional de Kilimanjaro em Marangu (1800m) onde iremos percorrer a rota Marangu de ascensão ao cume. Encontro com os nossos guias de montanha, cozinheiros e carregadores e início da marcha através da densa floresta tropical. A paisagem é muito verdejante onde o musgo pende em densas cabeleiras dos ramos das árvores e onde pululam macacos. Esta etapa decorre sempre dentro da floresta até ao refúgio Mandara (2165m) (4h), situado perto da cratera Maundi que você poderá visitar.
No Parque Nacional de Kilimanjaro, o cónico vulcão nevado, ainda activo, ergue-se de florestas luxuriantes na sua base onde deambulam leões, elefantes, leopardos, rinocerontes. À medida que se sobe nas suas encostas atravessa-se a estepe de onde sobressaem os lobélios e os senécios, até chegarmos à paisagem desértica das moreias de altitude e aos leitos e encostas glaciares.
D9: Subida ao refúgio Horombo (3690m)
A subida continua num carreiro suave e bem marcado. Cedo a floresta dá lugar a arvoredo disperso que nos permite avistar a planície para nordeste. Atravessamos alguns regatos e começamos a encontrar os magníficos senécios, plantas características destas paragens, com as suas largas folhas carnudas muito verdes. Após cerca de 5h de marcha chegamos ao refúgio Horombo (3690m); tenda.
D10: Dia de descanso em Horombo para melhorar a adaptação à altitude
Dia de descanso para melhorar a adaptação à altitude, com ligeiros passeios nas redondezas.
D11: Subida ao refúgio Kibo (4770m)
Continuamos a ascensão por um carreiro de pastores através de mato rasteiro. A paisagem irá tornar-se lunar e desértica quando atingirmos o extenso e tranquilo planalto sob o monte Mawenzi (5149m), uma impressionante montanha com diversos cumes em forma de agulha. Para noroeste eleva-se, majestoso, o Kilimanjaro (5895m) com os glaciares Kersten pendendo para sul. Em cerca de 6h de marcha chegamos ao refúgio Kibo (4770m), situado no sopé da grande vertente que nos conduzirá a Gillman’s Point, na borda do planalto. Neste dia temos de nos deitar muito cedo pois iremos iniciar a ascensão do cume perto da 1h. Pernoita em refúgio.
D12: Subida a Gillman's Point (5685m), e ao cume Uhuru (5895m), descida até ao refúgio Horombo
Início de um longo dia de marcha até ao cume. Após umas 5h de marcha num carreiro que sobe em zig-zag chegamos a Gillman’s Point (5685m), a tempo de apreciarmos um belíssimo nascer do dia. Em cerca de 2h, caminhando em carreiro de suave inclinação sobre neve batida, chegamos ao cume Uhuru (5895m), o tão ansiado cume do Kilimanjaro. Pausa para recuperar o fôlego, tirar fotografias e admirar o vasto panorama em redor. Descida pela borda da cratera passando novamente a ponta Gillman’s e regressamos ao refúgio Kibo. Aqui podemos comprar uma cerveja para celebrar a nossa conquista antes de continuarmos a descida até ao refúgio Horombo.
D13: Descida até à entrada do parque, em Marangu, regresso ao hotel em Moshi
Marcha matinal pela floresta onde chegaremos à entrada do parque, em Marangu, após 5h de marcha descontraída. Regresso ao hotel em Moshi para uns bem merecidos duche e jantar; hotel Springland.
D14: Transporte para o aeroporto de Arusha e embarque para os voos de regresso
Transporte para o aeroporto de Arusha e embarque para os voos de regresso.
D15: Chegada a Lisboa
Chegada a Lisboa.
Notas: O itinerário de ascensão no Kilimanjaro é o mesmo da descida, por isso você poderá subir até onde puder ou quiser. O nível de dificuldade 4 reflecte o esforço da ascensão ao cume, até Gillman’s Point será 3.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística
- Hotel 3* em Arusha com banho privativo e pequeno almoço
- Alojamento em “tented camps” durante o safari
- Hotel 3* em Moshi com banho privativo e pequeno almoço
- Alojamento em albergue de montanha e/ou tenda dupla durante a ascensão
- Todas refeições durante a ascensão
- Serviços de guia
- Transporte das bagagens durante a ascensão
- Todos os transportes internos, sendo em veículos todo-o-terreno durante o safari
- Serviços de guia
- Taxas de entrada nos parques
Não inclui:
- Equipamento pessoal
- Vistos (USD 50.)
- Taxa de aeroporto (USD 25.)
- Refeições nas cidades e em trânsito
- Seguro de viagem
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Suplemento para quarto individual: Eur 580.
Suplemento grupo reduzido no safari: 2 pax +Eur 360.
Suplementos época alta, voos: Partidas Jun +Eur 120, Jul +Eur 280, Set +Eur 140, Ago, Dez +Eur 320 por pessoa.
Suplemento época alta, programa: partidas Dez 26-31 +Eur 180.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2024.
Nota: O preço dos voos de Outubro em diante ainda não é conhecido. O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística, camião todo-o-terreno preparado para safari nos transportes terrestres.
Acompanhamento: Guia profissional tanzaniano falando inglês.
Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa. Este programa poderá ser realizado em sentido inverso: primeiro o safari, seguindo-se a ascensão. Os locais de pernoita no safari também poderão variar de acordo com a decisão do guia. A espectacular migração dos gnus dá-se em Jul-Ago do Serengeti para Masai Mara, em Out no sentido inverso.
Documentação: Passaporte válido, o visto deve obter-se online.
Vacinas: Nenhuma obrigatória; recomenda-se a da febre amarela e o tratamento de prevenção do paludismo.
Takil-16out23