O Omã é o mais belo dos Estados do Golfo e possui uma cultura rica e única, e uma herança ancestral muito interessante que iremos descobrir. Neste antigo reino na costa do oceano Índico, que foi muito rico devido ao comércio de incenso, iremos descobrir as suas belas praias, oásis, deserto e as fortalezas erguidas pelos Portugueses
O Sultanato de Omã é o mais belo dos Estados do Golfo e possui uma cultura rica e única, e uma herança ancestral muito interessante que iremos descobrir. Situa-se na confluência de várias importantes vias marítimas e desde sempre o País teve contactos com muitos povos e culturas.
Situado no sudeste da península arábica, é o mais antigo estado árabe independente do mundo e a sua capital foi, durante 146 anos, a maior base militar portuguesa em território islâmico e a última a cair em toda a Arábia.
Começaremos na capital, Mascate, onde iremos contemplar com admiração a Grande Mesquita, passear pelo colorido mercado Mutrah Souq e apreciar a cidade e a sua costa através dos olhos dos marinheiros num cruzeiro de dhow, o barco tradicional à vela da região.
Nenhuma visita a Omã estará completa sem explorarmos as suas magníficas e variadas paisagens; safari 4×4 e acampamento nas dunas de Wahiba Sands; visite as praias idílicas da Reserva de Tartarugas Ras Al Jinz ; maravilhe-se com as vistas deslumbrantes sobre o ‘Grand Canyon da Arábia‘ em Jebel Shams, a montanha mais alta de Omã; mergulhe nas águas turquesa e refrescantes dos lagos nos oásis mais idílicos da terra e descubra os fortes históricos antes de assistir ao leilão semanal de gado em Nizwa!
Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Resumo
Atividades: caminhadas, navegação
hotel, tented camp no deserto
Alojamento:Dificuldade: 1
Pontos de Interesse
-Visite a Grande Mesquita de Mascate e o colorido mercado Mutrah Souq,
-Admire os fortes Al Mirani e Al Jalali em Mascate, construídos pelos Portugueses no séc XVI
-Safari 4×4 e acampamento nas dunas de Wahiba Sands,
-As vistas espetaculares de Jebel Shams, o Grand Canyon da Arábia,
-Assista ao movimentado e colorido leilão de gado em Nizwa,
-Descubra o remoto forte de Nizwa (séc XVII) construído pelos portugueses, e os fortes vizinhos de Jabrin e Nakhal,
-Visita da Reserva de Tartarugas Ras Al Jinz,
-Nade nas águas de cor turquesa de Wadi Bani Khalid, um oásis em pleno deserto,
-Visita de uma família beduína e saboreie kahwa, o café local,
-Os lagos entre rochedos de água transparente Bimah Sinkhole e Wadi Tiwi,
-Cruzeiro num dhow, o barco à vela tradicional,
-A aldeia abandonada de Birkat al Mouz inserida num bonito palmeiral,
-Deambular pelo bairro antigo de Mascate apreciando a arquitetura tradicional e o cosmopolitismo local,
-Apreciaremos a gastronomia tradicional omani.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Mascate
D2: Mascate, cruzeiro de dhow, visita do mercado Mutrah
Chegada a Mascate, capital de Omã, e transporte para o hotel.
À tarde, após uma reunião com o grupo e o guia no hotel, viajaremos pela parte antiga de Mascate para visitarmos a associação de mulheres de Siban, onde haverá a oportunidade de interagir com a mulher local e desfrutar de um café juntos. Em seguida, faremos uma breve visita ao Museu Bait Al Zubair antes de fazermos uma paragem para fotos do lado de fora dos portões do palácio do Sultão. Após um curto transporte para o porto, embarcaremos num relaxante cruzeiro num dhow, o barco tradicional dos pescadores, para apreciarmos a costa de Mascate através dos olhos dos antigos navegadores que sulcaram esta rota durante séculos. Durante o cruzeiro serão servidos refrigerantes, chá, café e tâmaras.
A silhueta de Mascate oferece interessantes edifícios preponderantes que são os fortes Al Mirani (: Almirante) e Al Jalali (: São João), construídos pelos portugueses no séc XVI sobre colinas, e que dominam a cidade.
Mascate foi a maior base da armada portuguesa no Médio Oriente. Foi conquistada por Afonso de Albuquerque que, em 1507 mandou construir as fortalezas de Al Jalali e Al Marini, a mais importante obra de engenharia militar do século XVI.
A dupla fortificação ocupa os dois lados da baía de Mascate, sendo considerada a mais importante edificação de Omã, onde ainda hoje a história de Portugal e das suas fortalezas é ensinada em todas as escolas.
À noite, jantaremos num restaurante local e depois viajaremos através dos séculos numa visita ao movimentado e colorido Mutrah Souq, o mercado antigo. Aqui, teremos a oportunidade de observar o modo de vida local enquanto passeamos por este vibrante mercado árabe tradicional.
Ramee Guestline Hotel ou similar, Pa
D3: Grande Mesquita de Mascate, lagoa Wadi Tiwi, Sur, Reserva de Tartarugas Ras Al Jinz
Visitaremos a Grande Mesquita de Mascate, uma grande referência na capital.
Concluída em 2001, a Grande Mesquita é um belo edifício que parece moderno, mas demonstra que os artesãos mantiveram as habilidades tradicionais necessárias para criar este maravilhoso ambiente genuíno. Os tapetes feitos à mão, os lustres, as cantarias, o teto da grande cúpula da sala de orações principal merecem ser admirados com atenção. As mulheres devem estar totalmente cobertas inclusive a cabeça e os homens devem usar calças.
Depois viajaremos para Bimah Sinkhole (1h30), uma espetacular cratera de calcário com uma piscina natural de água azul-esverdeada no fundo, e Wadi Tiwi outra encantadora e apetecível lagoa natural de águas transparentes rodeada de vegetação verdejante. Aqui desfrutaremos de uma caminhada e de um piquenique antes de viajarmos para o nosso hotel em Sur (1h), na costa do oceano Indico.
Esta noite, depois de um jantar mais cedo, iremos visitar a Reserva de Tartarugas Ras Al Jinz (dura 1h). Omã é uma área vital para as tartarugas verdes no Oceano Índico que são rigorosamente protegidas pelo governo do Omã. Mais de 275 das praias do sultanato funcionam como locais de nidificação para cinco das sete espécies reconhecidas de tartarugas marinhas, sendo a mais comum a tartaruga-verde.
Aqui seremos conduzidos na praia por um ecologista para observarmos as tartarugas fêmeas regressarem à praia para desovar (a época principal de desova é junho-agosto, noutras épocas do ano, pode haver ou não tartarugas todas as noites, mas uma visita à reserva vale sempre a pena).
Sur Plaza ou similar, Pa, A, J
D4: Lago Wadi Bani Khalid, acampamento no deserto Wahiba
Viajaremos até Wadi Bani Khalid (1h45), onde tomaremos um banho nas belas piscinas de água transparente azul-turquesa entre palmeiras, e onde desfrutaremos de um piquenique. Continuaremos para Wahiba Sands (1h) onde subiremos as espetaculares dunas admirando o horizonte e o silêncio do deserto em redor. As areias Wahiba, uma vasta massa ondulante de mar vermelho e branco de areia e dunas que se elevam até 200 metros, também hospedam uma curiosa variedade de flora e fauna. Os padrões em constante mudança das dunas são o deleite do fotógrafo. Alojamento no acampamento do deserto onde teremos um jantar ao ar livre apreciando um lindo crepúsculo e depois um céu muito estrelado.
Possibilidade de fazer um passeio de camelo (custo extra).
1000 Nights Camp / Arabian Oryx ou similar, Pa, A, J
D5: Visita de família beduína, oásis Birkat al Mouz, Nizwa
Visita de uma família beduína para apreciarmos o café local, kahwa, e passarmos algum tempo com eles aprendendo sobre os seus costumes e modo de vida tradicional.
Continuaremos a nossa viagem com visita a Birkat al Mouz, uma muito interessante vila desocupada e em ruínas, abandonada provavelmente por falta de água. Depois iremos caminhar pelo oásis na proximidade e pelas verdejantes plantações de tâmaras e de bananas, campos muito agradáveis por que abrigam muita vida sobretudo aves. Iremos observar o sistema tradicional de irrigação Falaj, classificado como património mundial pela UNESCO. Viagem para Nizwa onde alojaremos. Niswa foi a capital do sultanato de Omã nos séc VI e VII.
Al Diyar Hotel ou similar, Pa, J
D6: Fortalezas Jabrin e Bahla, lago Wadi Nakher, Jebel Shams, Niswa
Breve transporte para Jabrin onde iremos visitar um dos mais possantes e melhor construídos castelos do Oman (séc XVII) que, além de castelo, serviu de palácio, local de aprendizagens e de conhecimento de artes e ciências. Tem uma arquitetura muito elaborada e complexa e é decorado com aspetos de grande riqueza artesanal com muito trabalho em madeira e pintura.
Veremos os arbustos de mirra e de olíbano ao longo da estrada. Desde a Antiguidade que o Omã produziu óleos essenciais extraídos de mirra e olíbano usados como perfumes, unguentos e incensos. A sua produção era a mais refinada e cara, ao ponto de os egípcios chamarem ao óleo de olíbano o “Suor dos Deuses”.
Hoje, os arbustos de olíbano que crescem na região, e uma série de rotas de caravanas e portos no Omã que datam do século IV aC, fazem parte do Património Mundial da Terra do Incenso definido pela UNESCO. De acordo com a descrição da Unesco, “o comércio de olíbano que floresceu nesta região por muitos séculos e foi uma das atividades comerciais mais importantes do mundo antigo e medieval”.
A partir daqui, caravanas com milhares de camelos e escravos carregados com olíbano partiam numa viagem terrestre assustadora de 2000 km através do deserto da Arábia com destino aos impérios egípcio, babilónico, grego e romano. Enquanto os navios carregados com a resina viajavam pelas costas do oceano Índico até à China. O polímata romano Plínio, o Velho (23-79 dC) escreveu que o comércio fez dos árabes do sul “o povo mais rico da Terra”.
Também pararemos no forte Bahla, a 10 km, o único forte listado pela UNESCO no país e cuidadosamente restaurado ao longo de muitos anos. Depois seguiremos para Wadi Nakher (1h30), um oásis com o seu convidativo lago e palmeiras em redor bem como verdejantes campos de cultivo. Banho para quem quiser. Aqui faremos um piquenique à sombra de uma palmeira antes de prosseguirmos para Jebel Shams, a montanha mais alta de Omã (3075m), de onde iremos apreciar as vistas espetaculares do seu grandioso desfiladeiro, o “Grand Canyon da Arábia” (1h30).
No final da tarde, visitaremos a aldeia Misfat Al Arbayeen (45 min), passando pelas ruínas de um antigo forte no caminho. Deambularemos por vielas entre velhas casas de pedra apreciando a sua interessante arquitetura tradicional no meio do palmeiral. Regresso a Niswa (30 min).
Al Diyar Hotel ou similar, Pa, A, J
D7: Mercado de gado em Niswa, fortes de Niswa e de Nakhal, Mascate
Visita do famoso mercado de gado vivo em Nizwa, o único dia da semana em que esta cidade antiga realmente ganha vida e vê ganadeiros e comerciantes vindos de perto e de longe para negociar num dos mercados mais renomados do Oriente Médio.
Visitaremos o impressionante forte de Nizwa, construído no século XVII para defender a riqueza natural da cidade e a sua localização estratégica. O portão principal está protegido por dois canhões exibindo as armas de Portugal.
Depois iremos deambular no famoso souq de Nizwa, famoso pelos “khanjars” (punhais) com pega de prata esculpida à mão, as jóias, as cerâmicas coloridas, obras em ferro forjado e tecidos.
Partindo de Nizwa continuaremos para Wadi Bani Auf. Este trecho de estrada íngreme é muito aventureiro, pois envolve curvas apertadas e estradas esburacadas. Se a estrada estiver molhada não será aconselhável percorrê-la. Se isso ocorrer, seguiremos por uma estrada alternativa.
A seguir faremos uma paragem na charmosa aldeia de montanha de Bilad Sayt onde apreciaremos a beleza da paisagem com os seus campos de cultivo e o palmeiral envolvidos pelos montes agrestes em redor. Notaremos o modo de vida pastoril e pequeno agrícola destes nativos que vivem em moldes rudimentares.
À tarde pararemos para admirarmos o forte Nakhal e a nascente termal de água quente. A data exata em que este antigo forte foi construído é desconhecida, mas muitos acreditam que foi construído na época pré-islâmica, há mais de 1500 anos.
Regresso a Mascate para a nossa última noite na capital do Omã.
Ramee Guestline Hotel ou similar, Pa, J
D8: Mascate, voos de regresso
Transporte para o aeroporto e voos de regresso.
Pa
D9: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular, 5 noites de hotel em quarto duplo, 1 noite em tenda no deserto, todas as noites com banho privativo e ar condicionado e pequeno almoço, 3 almoços e 5 jantares, refeições referidas no programa (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar), transportes terrestres em minibus com ar condicionado 4×4, entradas nos locais monumentais mencionados, passeio de barco na baía de Mascate, guia falando inglês.
Não inclui:
- Equipamento pessoal, atividades e visitas não referidas, despesas de carácter pessoal, seguro de viagem, refeições exceto as mencionadas no programa, visto (USD 69), transportes de/para o aeroporto de Mascate (conte com Eur 40 por taxi cada viagem), taxa de aeroporto (USD 25), suplemento individual, gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Suplemento para quarto individual: Eur 540; o suplemento é facultativo se aceitar partilhar o alojamento com outros participantes do mesmo sexo.
Suplemento época alta, programa: Partidas Mar-Abr +Eur 80, Out 13 +Eur 140, Dez 8 +Eur 140.
Suplemento época alta, voos: Ago +Eur 180
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024;
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Acompanhamento: Guias omanitas falando inglês.
Programa: idade mínima 16 anos.
Grupo: mín 4 pessoas de origem internacional, máximo 15.
Documentação: Passaporte válido, o visto obtém-se online em eVisa.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Ominc-18fev24