Fascinante travessia da Jordânia visitando múltiplos locais arqueológicos das épocas romana, bizantina e cristã, bem como a célebre cidade meticulosamente escavada na rocha, Petra.
Exploramos Amman e o seu bairro antigo, bem como a Cidadela e suas ruínas dos períodos romano, bizantino e islâmico e o museu arqueológico.
Visita de Jerash, a Pompeia do Oriente, uma interessante e bem conservada cidade romana do séc II.
Depois conheceremos o castelo de Ayyubid (Qal’at Ar-Rabad) em Aljun, construído no séc XII para defender o país dos ataques dos cruzados. Em oposição visitaremos o majestoso castelo de cruzados em Kerak e mais adiante o de Shobak.
Partiremos à descoberta do esplêndido deserto Wadi Rum que é conhecido pelos imponentes promontórios rochosos que se elevam acima de um mar de areia fina e dourada. Caminhamos através dos seus vales e desfiladeiros apreciando o encanto da solidão envolvidos por uma arquitectura mineral surpreendente. Veremos os beduínos passando de camelo e encontraremos alguns nómadas acampados.
Seguimos para Petra a fantástica capital do reino nabateu que foi muito rico e poderoso no início da nossa era. Seremos maravilhados pelos seus monumentais palácios, teatro, templos, habitações e túmulos escavados na rocha.
Visita do mar Morto onde nos cobriremos de lama “medicinal” e flutuaremos longamente nesta águas muito salgadas.
Ainda visitaremos os vestígios cristãos da época de Cristo no monte Nebo, nomeadamente os seus ricos e multicolores mosaicos.
E por último passearemos de barco no mar Vermelho em Aqaba, um barco com fundo de vidro, para admirarmos os fundos de coral e a vida marinha.
Esta viagem oferece-lhe um conteúdo cultural e histórico muito importante!
Meteorologia
A Jordânia tem um clima quente e seco caracterizado por verões longos, quentes e secos e invernos curtos e frios. O clima é influenciado pela localização da Jordânia entre a aridez subtropical das áreas desérticas da Arábia e a humidade subtropical da região leste do Mediterrâneo. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas entre 5 ° C e 10 ° C, e agosto é o mês mais quente entre 20 ° C e 35 ° C. Enquanto as noites podem ficar bastante frias durante todo o ano, as temperaturas diárias podem ser muito quentes, especialmente no verão; em alguns dias, pode ser de 40°C ou mais, especialmente quando sopra o Sirocco, um vento do sul quente e seco. Esses ventos podem às vezes ser muito fortes e causar tempestades de areia. É muito importante lembrar sempre de se manter hidratado. Por isso, recomendamos trazer consigo uma garrafa reutilizável.

Resumo
caminhada
Actividades:hotel, tented camp
Alojamento:Pontos de Interesse
Amman e a Cidadela,
Caminhada no deserto do Wadi Rum;
Visita à cidade de Petra, o antigo reino dos nabateus;
Visita à igreja ortodoxa de Madaba e seus mosaicos antigos;
Subida ao Monte Nebo;
O castelo árabe de Ajlun;
Almoço com uma família nativa numa região agrícola;
Banho no Mar Morto;
A importante cidade romana de Jerash;
Passeio de barco no mar Vermelho, em Aqaba, num barco com fundo de vidro;
Mergulho em snorkel no mar Vermelho para admirar os corais e a vida marinha.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Amman
Voos Lisboa-Amman, transporte para o hotel. Amã é uma das cidades mais antigas do mundo, habitada desde a idade do bronze. A cidade está crescendo como uma cidade moderna, mas mantém vivos os seus caráter e História.
D2: Jerash - castelo Aljoun - Orjan, refeição com uma família
Viajaremos para o norte até Jerash, uma das cidades greco-romanas mais bem preservadas do Médio Oriente. É considerada a Pompeia do Oriente, uma interessante e bem conservada cidade romana do séc II. O seu teatro está inalterado e o seu forum mantêm todas as colunas eretas. Passeamos nas suas elegantes avenidas calçadas e ladeadas de colunas, e visitaremos o arco triunfal de Adriano, o hipódromo, o grande templo de Zeus, o ninfeu (chafariz), os banhos, etc. O teatro encontra-se no seu estado quase original. Depois de deambularmos pelas ruínas e pelo souk em Jerash, seguiremos para Ajloun onde visitaremos o castelo que domina o horizonte de Ajloun. O castelo de Ayyubid (Qal’at Ar-Rabad), construído no séc XII, foi construído para afastar os exércitos das Cruzadas no principal cruzamento de comércio e de peregrinação entre Jerusalém, Cairo, Damasco e Meca.
Depois seguiremos para a aldeia de Orjan para uma experiência de vida tradicional. Conheceremos o nosso anfitrião nos olivais para vermos as árvores que forneceram azeitonas durante centenas de anos. De seguida faremos uma breve caminhada até sua casa onde seremos apresentados à cultura e à vida quotidiana da comunidade anfitriã. Teremos aqui uma deliciosa refeição tradicional preparada pela sua família. Será uma ótima oportunidade para fazer perguntas sobre a vida nesta zona rural da Jordânia. Regresso a Amman. Pa,A
D3: Visita de Amman - Mar Morto
Partida matinal para uma excursão pela cidade antiga de Amman. Visitaremos a Cidadela de Amman conhecida como Jabal-al-Qal’a, localizada no topo de uma colina em Amman. Amman está situada numa região montanhosa, construída sobre 7 colinas, estendendo-se actualmente por 19 devido ao forte crescimento da cidade. Na Cidadela iremos conhecer as ruínas dos períodos romano, bizantino e islâmico e o museu arqueológico. Visitamos o templo de Hércules, a mesquita do Rei Abdullah, o teatro romano, os souks e mercados, igrejas e mesquitas, e o cosmopolitismo da população que conheceremos caminhando pelas suas vielas e pararemos num restaurante local para experimentar autênticos falafel e hummus.
Depois, partiremos de Amã e desceremos mais de mil metros até ao ponto mais baixo da Terra – o Mar Morto! A 400 metros abaixo do nível do mar, desfrutaremos da tarde relaxando no Mar Morto, flutuando nas águas salgadas únicas e testando a incrível lama, com benefícios de cura e saúde usados em vários produtos de beleza! Pa,A
D4: Monte Nebo - Madaba - Kerak - Shobak - Petra
Começaremos a viagem para o sul, começando pelo monte Nebo (817m) onde nos fascinaremos com a vista onde Moisés olhou para a Terra Prometida e onde mais tarde morreu e foi enterrado. Em 2000 o Papa João Paulo II visitou o monte Nebo, onde deu um sermão assistido por mais de 20000 fiéis. Em dias transparentes avistam-se Belém, Jericó e Jerusalém.
Seguiremos para a vila de Madaba e descubra os incríveis mosaicos bizantinos descobertos em toda a vila. Admire o “Mapa de Madaba”, o mais antigo mapa em mosaico preservado das Terras Sagradas.
Continuamos para sul até ao antigo castelo de cruzados em Kerak (séc XII), onde exploraremos o intrigante labirinto de salões e passagens abobadadas de pedra. A cidade de Kerak era uma cidade importante no Reino de Moab e o castelo domina o horizonte. Ele oferece uma visão impressionante das capacidades arquitetónicas e militares dos cruzados. Continuaremos para sul para visitarmos o castelo de Shobak, também conhecido como Montreal, fornecendo um exemplo contrastante com Kerak. Terminaremos o dia em Wadi Musa, a vila junto de Petra, onde poderemos desfrutar de uma noite de descanso antes de admirarmos uma das maiores maravilhas do mundo no dia seguinte. Pa
D5: Visita de Petra
Partida matinal através da longa (1.2 km) e apertada garganta, Siq, que conduz às fascinantes ruínas de Petra. No seu final deparamos com a impressionante fachada do Tesouro, Al Khazneh, inteiramente esculpido na rocha tal como todos os outros grandiosos monumentos de Petra.
Esta foi a fantástica capital do reino nabateu muito rico e poderoso no início da nossa era. Subiremos ao alto do monte Al-Madbah onde se situa o Sacrifício e donde teremos um panorama global da geografia da cidade composta por uma sucessão de elevadas falésias e promontórios onde a cidade foi escavada. Continuamos a descoberta dos inúmeros templos, palácios, habitações, túmulos e demais câmaras trogloditas que nos aparecem ao dobrar de cada esquina.
Depois de almoço, haverá tempo para explorar os caminhos menos frequentados e visitar alguns dos tesouros escondidos de Petra, como o Mosteiro ou a incrível vista para o Tesouro do alto de Jebel Khubtha. Passando a avenida das colunas onde se encontram grandes templos nabateus e bizantinos, subiremos uma escadaria escavada na rocha até atingirmos o mosteiro, Al Deir (séc III aC), situado no alto de um monte em local recatado. No regresso passaremos pelos túmulos reais, a avenida das fachadas e pelo grande teatro (séc I dC) ao ar livre com sete mil lugares inteiramente esculpidos na rocha! Pa,A
D6: Wadi Rum - passeio de camelo - safari de Jeep - Wadi Rum
Teremos uma breve classe de cozinha ao pequeno almoço, ministrada por uma família local, para conhecermos como se prepara esta refeição no deserto. Partida para o deserto Wadi Rum. À chegada começaremos a aventura no deserto com um breve passeio de camelo neste mágico deserto montanhoso. Em seguida, iremos conhecer os nossos anfitriões beduínos e faremos um safari de jipe explorando esta região que é classificada Património da Humanidade pela Unesco, percorrendo os vales, desfiladeiros, dunas e as planícies de Wadi Rum (3-4h). Iremos descobrir gravuras rupestres, vistas majestosas das montanhas e paisagens e desfiladeiros estreitos. Em cada paragem terá a oportunidade de caminhar em redor e ouvir o silêncio. A meio do dia iremos desfrutar de um almoço simples preparado no deserto à sombra das montanhas que inclui uma experiência de preparação do café beduíno. Terminaremos o passeio com uma vista do pôr do sol sobre o horizonte do deserto. Regresso ao acampamento para jantar e apreciarmos a hospitalidade beduína. Pa,A,J
D7: Passeio de barco no mar Vermelho, regresso a Amman
Despertar com o nascer do sol e depois de um pequeno almoço simples no deserto, viajaremos até Aqaba, o único porto da Jordânia com acesso ao Mar Vermelho. Desfrute de um passeio de barco com fundo de vidro, para observarmos os fundos de coral e a vida marinha, e também o panorama em redor das Jordânia, Israel, Egito e Arábia Saudita. Tempo de nadar e de mergulhar com snorkel no barco, sobre o coral e ver a fantástica variedade de peixes tropicais. Almoço incluído no barco.
À tarde atravessaremos o Wadi Araba onde admiraremos as dunas de areia a perder de vista e regresso a Amman. Pa,A
D8: Voos Amman-Lisboa
Transporte para o aeroporto e voos Amman-Lisboa. Pa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular, 7 noites de hotel em quarto duplo com banho, refeições referidas no programa (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar), transportes terrestres em veículo com ar condicionado, entradas nos locais monumentais mencionados, passeio de camelo e em veículo todo o terreno em Wadi Rum, passeio de barco no mar Vermelho, guia falando inglês.
Não inclui:
- Equipamento pessoal, actividades e visitas não referidas, despesas de carácter pessoal, seguro de viagem, refeições exceto as mencionadas no programa, visto (USD 60), taxa de aeroporto (USD 15), suplemento individual, gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Suplemento para quarto individual: Eur 320; o suplemento é facultativo se aceitar partilhar o alojamento com outros participantes do mesmo sexo.
Suplemento época alta: Dez 21 +Eur 140, Abr 11 +Eur 100.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2020;
Inclui: Os voos em classe turística na Turkish, 7 noites de hotel 3* em quarto duplo com banho, refeições referidas no programas (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar), transportes terrestres em veículo com ar condicionado, entradas nos locais monumentais mencionados, passeio de camelo e em veículo todo o terreno em Wadi Rum, passeio de barco no mar Vermelho, guia falando inglês.
Não inclui: Equipamento pessoal, actividades e visitas não referidas, despesas de carácter pessoal, seguro de viagem, refeições excepto as mencionadas no programa, visto (USD 60), taxa de aeroporto (USD 15), suplemento individual, gorjetas.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotéis de 3* em quarto duplo com banho. Hotéis propostos:
Amman – Larsa hotel, ou similar,
Petra – La Maison, Nomads hotel, ou similar,
Wadi rum – Milky Way Bedouin camp.
Acompanhamento: Guias jordanos falando inglês.
Grupo: mín 2 pessoas de origem internacional, máximo 14.
Documentação: Passaporte válido, o visto obtém-se na fronteira.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Jopet-19dez19