Aliciante programa de descoberta dos Himalaias que irá oferecer-lhe uma grande variedade de paisagens grandiosas e de experiências inéditas que não mais esquecerá.
O nosso percurso a pé desenrola-se na esplêndida região de Pokhara sob o panorama de grandes montanhas nevadas: os Annapurnas, o Macchapucchare (6993m) e o Dhaulagiri (8167m).
Atravessaremos verdejantes arrozais e bonitas florestas de pinheiros dos Himalaias e de castanheiros, onde os rododendros e as magnólias estão em flor na Primavera. Iremos pernoitar em aldeias de montanha e teremos um caloroso contacto com os nativos e com o seu modo de vida rural e pastoril. No regresso descemos para o vale do rio Kali Gandaki onde admiramos as suas espectaculares gargantas e cruzamos as inúmeras caravanas de cavalos que aqui transitam.
Chegamos ao Terai para explorarmos o Parque Nacional de Chitwan, um dos mais ricos santuários de vida selvagem em toda a Ásia.
Em dorso de elefante e de canoa autóctone iremos percorrer a densa floresta tropical em busca de tigres, rinocerontes, leopardos, elefantes, búfalos, ursos, golfinhos e crocodilos de água doce e inúmeras outras espécies de mamíferos, répteis e aves.
Esta é uma viagem a não perder!
No trekking
Acordar às 7h; depois de uma breve higiene matinal e de refazermos o nosso saco, é a hora do pequeno-almoço: ovos, chapatti, doce, manteiga, queijo, cereais, leite, chá e café. Enquanto isso os nossos sherpas preparam as bagagens para serem transportadas pelos carregadores ou pelos yaks.
A manhã será passada caminhando calmamente, contemplando a Natureza e correspondendo às saudações dos nativos, cada qual caminhando ao seu ritmo.
Poderemos cruzar-nos com búfalos a pastar ou atravessar uma das diversas pontes suspensas que balançam à nossa passagem.
A meio do dia a refeição será frugal: sopa de massas com vegetais, chapatti, queijo, doce, biscoitos.
Depois continuamos o nosso caminho por entre arrozais em socalcos ou florestas de magnólias. O espectáculo das grandes montanhas nevadas aproxima-se e longe está a civilização moderna.
Aqui viveremos ao ritmo dos nativos, livres de compromissos e de preocupações, num contexto praticamente inalterado ao longo dos séculos.
A meio da tarde chegamos ao albergue onde nos recebem com chá e biscoitos.
Terá a oportunidade de dar um passeio nas redondezas para apreciar o panorama em redor ou irá esticar as pernas na sala-refeitório, comentando animadamente as peripécias do dia com os seus companheiros de viagem.
Enquanto isso, na cozinha é preparado o jantar, que compreende três pratos, normalmente sopa de legumes, depois “dhal-bhat”, arroz com puré de lentilhas, batatas cozidas, fritas ou salteadas com galinha, legumes cozidos, arroz frito com legumes, saladas de tomate e atum, doce, chá e café.
Pouco depois do crepúsculo instala-se o frio da noite, e invade-nos o desejo de repousarmos na mornidão do saco-cama, normalmente às 20h.
Resumo
caminhada, safari em elefante e canoa, rafting, trekking
Actividades:Alojamento: hotel, albergue
Pontos de Interesse
Katmandu e os locais históricos do Vale de Katmandu,
Florestas e carreiros no percurso para Pothana,
Travessia de pontes suspensas,
Campos de arrozais,
Subida a Poon Hill de onde teremos um espetáculo sobre os gigantes nevados dos Himalaias,
Rafting no rio Trisuli,
A cidade de Pokhara, junto ao Lago Phewa,
Safari em elefante no Parque Nacional de Chitwan.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Kathmandu
D2: Chegada a Kathmandu, transporte para o hotel
Chegada a Kathmandu e transporte para o hotel em Thamel, o bairro mais característico de Kathmandu
D3: Dia livre em Kathmandu
Dia livre em Kathmandu para visitar os diversos locais históricos no vale: Durbar Square, Swayambunath, Pashupatinath, Patan, Bakhtapur, Boudhanath, etc
D4: Viagem de autocarro para Pokhara, rafting no rio Trisuli
Viagem de autocarro para Pokhara (800m) (5h). Esta longa viagem será uma excelente introdução ao estilo de vida do Nepal e uma boa oportunidade para observar as aldeias e zonas rurais da região com toda a sua dinâmica. Perto de Pokhara pararemos na margem do rio Trisuli. Encontro com a nossa equipa de rafting e briefing sobre a utilização do equipamento e alguns aspetos da navegação (Nota: A participação no rafting é facultativa). Iniciamos a nossa descida atravessando uma grande diversidade de paisagens, ora navegando em águas calmas onde o rio alarga, ora descendo gargantas sob elevadas falésias com águas rápidas que nos irá elevar bastante a adrenalina. Os rápidos que atravessamos têm todos nomes nepaleses e os nossos guias irão contar-lhe as histórias relacionadas com cada um.
Passamos por aldeias magar e gurung, cujos nativos irão saudar a nossa passagem da margem. Irá passar momentos de grande emoção. Apesar de este itinerário de rafting possuir um nível modesto, deve ter em mente que as águas são bravas e que o barco poderá virar-se, como já tem aconteceu. Se bem que lhe será fornecido um colete salvavidas é essencial saber nadar. Alojamento em hotel.
D5: Autocarro até Phedi (1100m) (15mn), Caminhada até Pothana (1760m) (4h)
Autocarro até Phedi (1100m) (15mn), encontro com a nossa equipa de carregadores e início do passeio. Subida em escadaria na primeira hora, depois em carreiro suave por entre verdejantes arrozais em socalcos, apreciando a bela vista sobre o vale do rio Seti. Passamos por Dhampus, onde teremos um bonito panorama sobre o Dhaulagiri (8127m). Noite em Pothana, onde teremos a primeira vista sobre o Macchapuchare (6993m), a montanha sagrada, com um cume em forma de cauda de peixe, uma das montanhas mais elegantes e belas que se conhece.
D6: Caminhada Pothana-Ghandrung (1980m)(6h)
Subida até um colo a 2100m no meio de bonita floresta de castanheiros, seguindo-se descida suave passando por alguns povoados. Agradável vista sobre o vale do rio Modi Khola durante todo o dia, observando também as actividades agrícolas dos nativos. Passamos por New Bridge, uma ponte suspensa sobre o rio Modi Khola, depois subimos em escadaria até Ghandrung, atravessando arrozais e campos de milho em socalcos.
D7: Caminhada Ghandrung -Banthanti (2500m) (6h)
Continuamos o nosso passeio por um caminho pouco frequentado na direcção de Gorapani, onde nos poderemos cruzar com alguns aldeãos provenientes da rota das caravanas que passa por Jomosom. O carreiro a meio da encosta oferece um magnífico panorama sobre o verdejante vale do Kali Gandhaki coberto de floresta, onde detectamos zonas abertas com aldeias e os seus campos de cultivo.
D8: Caminhada Poon Hill (3200m, 3h)-Banthanti-Hile (1860m) (4h)
De manhã, subida facultativa a Poon Hill (3200m, 3h) de onde se avista um excelente panorama dos Himalaias a perder de vista. Passando Gorapani, encontramo-nos no secular caminho das caravanas vindas do Tibet. Belo panorama do Annapurna Sul (7200m). Atravessamos algumas esplêndidas e densas florestas de magnólias e de castanheiros, onde abundam irrequietos macacos.
D9: Caminhada Hile-Birethanti (1000m) (4h). Transporte para Pokhara
Longa descida após Ulleri, depois continuamos nas margens do Bhurungdi Khola atravessando algumas pontes suspensas. Transporte para o hotel em Pokhara.
D10: Dia livre em Pokhara
Dia livre em Pokhara. Esta tranquila cidade situa-se junto ao bonito lago Phewa no qual se aprecia o reflexo das grandes montanhas distantes. Poderemos explorar o bairro antigo e seus templos, caminhar através dos campos de arroz e de milho observando os nativos na lavoura e passear nas margens do lago.
D11: Parque Nacional de Chitwan
Transporte para o Parque Nacional de Chitwan (5h). Num recenseamento realizado há poucos anos, contaram-se cerca de cem tigres de Bengala e mais de quatrocentos rinocerontes. Este santuário alberga uma interessante diversidade de fauna, entre as quais várias espécies de macacos, elefantes, antílopes, leopardos, chacais, ursos, os célebres golfinhos do Ganges, crocodilos de água doce e mais de 400 espécies de aves residentes e migradoras. Alojamento em lodge.
D12: Chitwan. Safari em dorso de elefante e passeio de canoa
De manhã cedo partiremos em safari a pé para observarmos a fauna do parque. O guia irá procurar os locais onde é provável encontrar tigres ou rinocerontes e irá descrever-lhe as espécies que vão encontrando. À tarde iremos passear de canoa para continuarmos a nossa experiência no mato. Nas margens do rio Rapti observamos múltiplas aves lacustres e mamíferos que aqui vêm beber em bandos, além dos golfinhos e dos crocodilos.
Durante o jantar iremos presenciar a dança tradicional Tharu, a dança do bastão, que envolve um grande grupo de homens brandindo os seus bastões de forma ameaçadora.
D13: Regresso de autocarro para Kathmandu (4h)
Partida de autocarro para Kathmandu (5h) e regresso ao hotel. Resto da tarde livre.
D14: Dia livre em Kathmandu
D15: Transporte para o aeroporto, voos Kathmandu-Lisboa
D16: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos Lisboa-Kathmandu e regresso em linha regular
- Hotel em quarto duplo com banho e pequeno-almoço em Kathmandu e em Pokhara
- Albergues de montanha durante o passeio a pé
- Estalagem em Chitwan em pensão completa
- Todos os transportes internos
- Taxa de entrada nos parques nacionais
- Serviços de guia
- Carregadores e pessoal de apoio
- Jangadas, capacetes, coletes de salvação para o rafting
- Transporte das bagagens durante a caminhada
Não inclui:
- Visto (USD 30.)
- Taxa de aeroporto (+/- USD 15.)
- Equipamento pessoal
- Visitas nos dias livres
- Refeições
- Eventuais mudanças de aeroporto
- Suplemento individual no alojamento em hotel
- Seguro de viagem
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 320 (só hotel em Kathmandu, Pokhara e Chitwan).
Suplemento grupo reduzido, 2 ou 3 pessoas: Eur 120 por pessoa.
Suplemento época alta: Abr, Out +Eur 160.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2022.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais. O preço dos hotéis e dos voos poderão alterar-se a partir de Outubro.
Refeições durante o trek: Os albergues que utilizamos servem refeições e oferecem uma escolha variada que poderemos escolher de uma lista. Conte com preços de Eur 3-5 para uma refeição ligeira a meio do dia (por ex: sopa de massas com vegetais) e Eur 5-10 por jantar. Não incluindo as refeições no preço do programa permitimos uma maior liberdade de escolha e uma melhor gestão dos seus recursos.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotel de 3* em Kathmandu e em Pokhara, estalagem resort standard em Chitwan, albergues de montanha simples durante o passeio, que servem todas as refeições, alguns com possibilidade de tomar banho quente.
Alojamento proposto:
Kathmandu: Hotel Traditional Comfort,
Pokhara: Bodhi Suites,
Chitwan: Jungle Villa Resort.
Transportes: Voos em classe económica na Emirates, Turkish ou Qatar, autocarro fretado nas ligações domésticas.
Bagagens: Serão transportadas por carregadores durante o percurso pedestre, máximo de 15kg por pessoa.
Acompanhamento: Guias profissionais locais, falando inglês.
Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre, nomeadamente os locais de pernoita.
Documentação: Passaporte válido, visto para o Nepal obtido no aeroporto de Kathmandu.
Vacinas: Nenhuma obrigatória. A prevenção da malária é recomendada.
Equipamento: Botas para marcha, saco-cama de 3 estações (em fibra ou plumas), mochila pequena para o dia, saco de nylon flexível para a restante bagagem que será transportado por carregadores, casaco impermeável, cantil.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Nepan-8out21