Uma planície fértil e verdejante de terrenos alagadiços, canais, lagos e um sem fim de braços de rio dão guarida a um pequeno paraíso na terra, que nos deixará encantados.
O Botsuana é um imenso santuário de vida selvagem, um dos mais ricos em África! A princípio, o País pode parecer plano, árido e desolado pois o deserto do Kalahari ocupa 85% da sua superfície. Mas, atravessando o deserto e chegados ao delta de Okavango, o mais extenso delta interior no Mundo, seremos surpreendidos por um verdadeiro tesouro natural.
Estas áreas tão remotas e quase intactas são amplamente reconhecidas por oferecerem ótimas condições para a observação de vida selvagem em África, a destacar a presença dos “big five”: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.
Mas também veremos inúmeros hipopótamos, girafas, zebras, hienas, crocodilos, chitas e muitos outros, além de uma grande variedade de aves lacustres. Faremos safaris em veículo todo-o-terreno mas também iremos explorar os canais do delta do Okavango em canoa, o método tradicional de transporte na região, deslizando ao longo de margens onde crescem papiro, caniços e palmeiras observando grupos de animais bebendo na margem, ou banhando-se como é o caso do rinoceronte ou do hipopótamo. Iremos sentir com emoção o pulsar de África expresso pelos seus múltiplos e intensos sons, os céus imensos que se tornam alaranjados no fim do dia, a visão da savana alargando-se a perder de vista e o cheiro da terra!
Passaremos uma manhã com aborígenes conhecendo o seu projeto de comunidade e faremos uma caminhada no mato aprendendo a conhecer o meio envolvente na sua perspetiva cultural e tradicional.
Veja um filme sobre a incrível diversidade natural do Delta de Okavango.
Depois chegaremos a Victoria Falls para admirarmos as espetaculares cataratas Vitória com 1700m de comprido e 108m de altura, por onde flui uma massa de água impressionante em queda permanente, havendo quem as classifique como uma das sete maravilhas do Mundo!
Esta é uma viagem única que lhe fará viver experiências inesquecíveis!
Clima
O clima é subtropical, temperado pela altitude, com uma estação quente e chuvosa de novembro a março e uma longa estação seca de abril a outubro, dentro da qual há um período fresco de maio a agosto. Neste último, à noite a temperatura pode descer até ao ponto de congelação. Durante o dia pode fazer muito calor o ano todo, mas principalmente de setembro a novembro, ou seja, antes do período de chuvas.
As chuvas não são abundantes, tanto que o clima é árido ou semiárido dependendo da região.
O Botsuana é um país da África Austral, ocupado por um planalto que tem uma altitude média de cerca de 1000 metros.
As áreas mais secas são o sudoeste, onde se encontra o deserto do Kalahari e a precipitação cai abaixo de 300 milímetros por ano, e o extremo leste, no vale do Limpopo, onde cai abaixo de 400 mm por ano. As áreas mais húmidas, onde caem mais de 500 mm de chuva por ano, são o norte e o sudeste, onde está localizado o delta de Okavango.
A melhor época para visitar o Botsuana é o inverno austral, de maio a agosto: o céu está limpo, o ar é seco, faz calor durante o dia e os animais da savana são fáceis de avistar porque estão concentrados nos poucos charcos que sobraram. Deve levar em conta um pouco de frio à noite, principalmente no centro-sul, mesmo com possíveis geadas leves. Dada a notável amplitude térmica diária, é necessário vestir-se em camadas.
Se preferir viajar no verão austral, por exemplo no Natal, terá de contar com chuvas e trovoadas, principalmente no norte e no sudeste, e com o calor durante o dia, principalmente no sul e o Kalahari. Em setembro e outubro, antes da chegada das chuvas, o calor é intenso principalmente no norte, mas às vezes também no resto do país: quem é sensível ao frio e não sofre com o calor pode optar por este período.
Resumo
caminhadas, canoagem, todo-o-terreno, safari
Actividades:lodge, tented camp
Alojamento:Pontos de Interesse
Travessia das planícies do fascinante deserto do Kalahari observando avestruzes, zebras e gnus,
Dois fantásticos voos de helicóptero sobrevoando o delta de Okavango,
Parque Natural Moremi onde exploraremos as redondezas a pé, de canoa, e de barco ao pôr do sol acompanhados de um guia naturalista,
A capital do turismo do Botsuana, Maun,
Safaris em Moremi em veículo aberto,
Encontros de perto com elefantes no poço de água em Elephant Sands Lodge são uma garantia,
O Delta de Okavango com sua vegetação muito diversa entre planícies, palmeirais e pântanos, a florestas densas de mopane e arbustos de acácia,
As salinas do Parque Nacional Makgadikgadi Pans com sua prolífica avifauna e diversos animais que se adaptaram às condições do deserto,
O Parque Nacional Chobe conhecido pelas enormes manadas de elefantes e outros animais que são atraídos para beber do rio,
Agradável cruzeiro de barco dentro do Parque Nacional de Chobe,
Possibilidade de visita das Cataratas Vitória, sem dúvida uma das maiores e mais espetaculares maravilhas naturais de África, que os nativos chamam de “Mosi o Tunya” (o fumo que troveja),
Programa da viagem
D1-2: Voos Lisboa-Joanesburgo
Chegada a Joanesburgo e transporte para o hotel.
D3: Santuário de Khama Rhino - Kalahari
A nossa aventura começa com a partida de Joanesburgo às 06h30. Atravessando o noroeste da África do Sul, com montanhas dispersas por todo o lado, o nosso objetivo é atravessar a fronteira do Botsuana perto de Lobatse. Depois de cumpridas as formalidades alfandegárias e de imigração, entraremos no Botsuana e nas vastas planícies do Kalahari que se estendem até onde a vista alcança.
Hoje, percorreremos uma grande distância antes de chegarmos ao nosso alojamento perto da aldeia de Kang. Esta noite, desfrutaremos de uma refeição servida enquanto o nosso guia nos explica o que nos espera nos próximos dias.
Refeições: Pequeno-almoço e jantar (almoço por conta própria)
Destaques:
Viagem panorâmica pelo noroeste da África do Sul
Deserto do Kalahari
D4: Santuário de Khama Rhino, Kalahari, Maun
Acordaremos cedo, e partiremos para o primeiro de muitos safaris em veículo aberto. Exploraremos o Santuário de Khama em busca de rinocerontes e de muitas outras espécies que habitam este ambiente único, antes de regressarmos ao acampamento para o brunch.
Depois, viajaremos para norte, em direção à verdadeira natureza selvagem, passando por inúmeras aldeias remotas enquanto contornamos as imensas salinas Makgadikadi. A última parte da nossa viagem leva-nos ao longo do rio Boteti e à nossa paragem para a noite, o Maun Lodge. O lodge oferece unidades confortáveis com duas camas individuais, todas com vistas maravilhosas sobre o largo rio Boteti – a observação de aves é excecional. Adormeça esta noite ao som dos grunhidos profundos dos hipopótamos.
Refeições:Pequeno-almoço, almoço, jantar
Alojamento: Lodge – unidades de tenda com camas duplas
D5-6: Voo de helicóptero, dias de safari no Delta do Okavango
Regressaremos a Maun para embarcarmos num voo de helicóptero para o Delta do Okavango.
O rio Okavango, que flui do centro de Angola, e corre para sul e leste, antes de abrandar e se espalhar num dos únicos verdadeiros deltas interiores do mundo. Criando assim um ecossistema único que suporta uma enorme variedade de vida animal e vegetal. A visão de um jacana a caminhar delicadamente por entre os lírios floridos, o abelharuco a mergulhar para apanhar um inseto desprevenido e, claro, o grito familiar da águia-pesqueira africana – tudo se combina para criar a tela de uma das obras-primas únicas da natureza. O rio derramando o seu conteúdo nas vastas planícies das areias de Makgadikgadi.
O nosso acampamento confortável e bem equipado, situado à beira de uma das maiores lagoas, serve de base para a nossa exploração. Deslizaremos de mokoro (canoa) através de canais estreitos ladeados de juncos, caminharemos em ilhas desabitadas e faremos piqueniques na natureza selvagem, enquanto aprendemos sobre os animais e as plantas do Delta com guias locais que cresceram na zona.
Através de uma interação informal com os guias, teremos a oportunidade de conhecer a população local e o seu modo de vida nesta região selvagem isolada. Teremos também tempo para simplesmente relaxar e apreciar as vistas sobre uma lagoa reluzente a partir de um belo deck de madeira, com uma bebida fresca na mão, dar um passeio com o nosso guia ou dar um mergulho refrescante na piscina. Uma tarde, desfrutaremos de um relaxante cruzeiro ao pôr do sol num barco.
Refeições: Pequeno-almoço, almoço, jantar (x2)
Destaques:
Delta do Okavango,
Caminhadas guiadas no Delta conduzida s por guias locais,
Passeio de mokoro,
Passeio de barco ao pôr do sol,
Voo de helicóptero sobre o Delta do Okavango.
D7-10: Voo de helicóptero, dias de safari no Parque Nacional Moremi
Regressaremos ao heliporto para embarcarmos num segundo voo sobre a vasta extensão do Delta e do Parque Nacional Moremi, até à pista de aterragem de Khwai. Não deixe de apreciar as paisagens de cortar a respiração da vasta extensão do Delta e fique atento à vida selvagem que o habita.
Enquanto estiver no ar, o nosso veículo de apoio terá ido à frente com a sua bagagem e todo o equipamento do acampamento. Ao aterrar, será recebido pela equipa de terra e transportado em veículos abertos para o nosso parque de campismo nas margens do rio Khwai, onde o pessoal de apoio montou as nossas tendas. Esta experiência selvagem é, sem dúvida, um dos pontos altos da viagem.
Durante os 4 dias seguintes, faremos extensos safaris de carro durante o dia para parar em esconderijos e charcos e aproveitar ao máximo o nosso tempo aqui. Viajaremos em Land Cruisers 4×4 bem equipados e abertos, com os nossos guias locais, explorando a concessão Khwai e as famosas reservas de Moremi e Savuti. A nossa rota é flexível e dependerá da estação do ano.
A vegetação está em constante mudança – desde planícies abertas com palmeiras, a pântanos, a densos bosques de Mopane ou arbustos de Acácia. Esta variedade de habitats permite uma excelente observação de animais selvagens. Os 4×4 não são apenas para espetáculo, pois os parques nacionais são lugares verdadeiramente selvagens, as estradas são apenas trilhos na areia. Levamos apenas as nossas máquinas fotográficas e mochilas de dia, um almoço de piquenique e bebidas para a estrada.
Perto do pôr do sol, chegaremos de novo ao nosso acampamento no mato, onde o pessoal de terra acendeu uma fogueira quente para nos receber. Depois de uma refeição saudável, é altura de nos recolhermos, adormecendo ao som do uivo de uma hiena distante, do rugido de um leão e até do grunhido profundo de um hipopótamo meio submerso. Utilizaremos um parque de campismo exclusivo nas margens do rio Khwai, completamente isolado e subdesenvolvido – é como se fôssemos as primeiras pessoas a chegar aqui e estivéssemos sozinhos no mundo. Trazemos tudo o que precisamos connosco e não deixaremos nada para trás quando partimos.
A nossa equipa de apoio permanece connosco durante todo o tempo, para que nos possamos concentrar na natureza selvagem.
Dependendo das condições em constante mudança nos Parques Nacionais, poderemos também aventurar-nos na vasta Reserva Animal do Kalahari Central ou no singular Parque Nacional Makgadikgadi Pans.
Refeições: Pequeno-almoço, almoço, jantar (x4)
Alojamento: Campismo (tendas de cúpula de 2 pessoas com serviço de campismo)
Destaques:
Passeios de safari em veículo aberto 4×4,
Parque de campismo privado não vedado,
Ampla experiência de observação de fauna em primeira mão,
Explore o coração desta região muito selvagem e imperturbável.
D11: Maun
Na nossa última manhã nos parques, regressaremos lentamente a Maun. Desfrutaremos de um almoço por conta própria e teremos algum tempo para explorar a cidade. Passaremos algum tempo a abastecer-nos de suprimentos básicos, antes de viajarmos a curta distância da cidade para o Maun Tented Lodge, a nossa paragem para a noite.
O alojamento está situado nas margens do rio Boteti. Este rio é conhecido por mudar a direção do seu caudal, dependendo da estação do ano e dos padrões de precipitação. O alojamento oferece acomodações confortáveis em tendas com casa de banho privativa, uma piscina, um bar, um restaurante e aves.
Esta tarde, relaxaremos no alojamento antes de saborearmos uma refeição servida e uma noite confortável.
Refeições
Pequeno-almoço, jantar (o almoço deste dia é por conta própria em Maun)
Alojamento: Maun Tented Lodge
Destaques:
Safari à saída do parque,
Visita a Maun,
D12: Salinas Makgadikgadi
Após as manhãs madrugadoras dos últimos dias, desfrutaremos hoje de um início descontraído no lodge, passando o tempo ao longo da margem do rio a apreciar a tranquilidade da área ou a relaxar na piscina. Para os interessados, recomendamos um passeio pela aldeia local. A aldeia de Chanoga, não muito longe do nosso alojamento, não se encontra numa rota turística regular, pelo que terá a oportunidade de explorar uma aldeia autêntica com um dos nossos funcionários do alojamento, que vive na aldeia.
Almoçaremos cedo, antes de continuarmos a nossa viagem para leste, para visitarmos a espetacular área das Salinas de Makgadikgadi (dependendo do tempo – em certas alturas do ano, as salinas podem estar inacessíveis). Pararemos para apreciar o isolamento e a serenidade desta extensão, antes de continuarmos para o nosso alojamento, Elephant Sands Lodge. Encontros de perto com elefantes no poço de água são uma garantia.
Refeições: Pequeno-almoço, jantar, almoço
Alojamento: Elephant Sands Lodge
Destaques:
Passeio pela aldeia,
Visita às salinas de Makgadikgadi,
Observação de estrelas.
D13: Rio Chobe, Victoria Falls
Aventurando-nos para norte, dirigimo-nos para o lento e plácido rio Chobe – um habitat ideal para hipopótamos e crocodilos e uma atração para algumas das maiores manadas de elefantes e búfalos do mundo. Esta tarde, desfrutaremos de um extenso cruzeiro de barco no rio, dentro do Parque Nacional de Chobe. Deslizando perto das margens, esperamos aproximar-nos silenciosamente dos animais que descem ao rio para beber. De volta a terra, atravessamos a fronteira com o Zimbabué e dirigimo-nos ao nosso alojamento para passar a noite. O alojamento tem uma localização central, a uma curta distância a pé das Cataratas Vitória e de outras atracções
Refeições: Pequeno-almoço, almoço
Alojamento: Shearwater Explorers Village ou similar
Destaques:
Cruzeiro de barco no rio no Parque Nacional de Chobe,
As cataratas Victoria.
D14: Victoria Falls
Ao acordar na capital da aventura em África, é com novo entusiasmo que poderemos explorar as fantásticas Cataratas Vitória, conhecidas pelos habitantes locais como “Mosi-oa-Tunya” – que significa “o fumo que troveja”. Este é o local onde, segundo as tradições antigas, se esconde o Deus do rio Zambeze “Nyami Nyami”, que assume a forma de um espírito de serpente. A taxa de entrada nas cataratas está incluída no preço da excursão, e pode passar o tempo que quiser a ver as cataratas e a explorar a floresta tropical circundante.
Podem ser visitadas várias outras atracções e atividades, incluindo a aldeia tribal ou o mercado de curiosidades. As Cataratas Vitória são também o lar de uma infinidade de atividades de aventura, tais como um voo de avião sobre as cataratas, um passeio de barco no rio Zambeze, rafting ou bungee jumping, mas é necessário ter em conta a despesa extra destas atividades opcionais, mas que valerão a pena.
Passaremos duas noites aqui, o que lhe dá algum tempo para explorar a cidade e tudo o que ela tem para oferecer, com a liberdade de escolher os pontos turísticos e as atividades que lhe interessam. Esta noite, jantaremos num restaurante local (despesa própria). Relaxe ao som da noite africana e do rugido distante das cataratas e faça um brinde de despedida à sua aventura.
Refeições: Pequeno-almoço
Destaques: Dia livre. Parque Nacional das Cataratas Vitória – Taxa de entrada para ver as cataratas
Actividades opcionais:
Voo panorâmico de helicóptero,
Rafting,
Bungee jump-Gorge swing,
Muitas mais disponíveis.
D15-16: Voos de regresso
Transporte para o aeroporto, e voos de regresso a Lisboa.
Refeições: Pequeno-almoço
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística,
- 13 noites de alojamento em lodge e tented camp
- Todas as refeições referidas no programa,
- Todos os transportes internos em camião todo-o-terreno preparado para safari,
- Serviços de guia/motorista e de pessoal de apoio,
- Taxas de entrada nos Parques Nacionais.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Bebidas,
- Seguro de viagem,
- Vistos,
- Actividades opcionais e actividades nos dias livres,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento época alta: Mai-Jun: +Eur 120, Jul +Eur 200, Ago +Eur 280, Set +Eur 160, Out +Eur 160, Dez +Eur 180.
Suplemento quarto individual: Eur 440.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2025.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88. (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística, camião todo-o-terreno preparado para safari nos transportes terrestres.
Acompanhamento: Guia/motorista profissional, pessoal de apoio.
Alojamento: Chalets, lodges, bungalows, pequenos hotéis. Esta viagem também se realiza a acampar. Conheça a diferença entre acampar e dormida em lodge.
Grupo: Mín 4 pessoas, máx 17, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa. Este programa pode ser prolongado para 19 dias de viagem com regresso a Joanesburgo (vidé mapa). Esta opção tem um acréscimo de Eur 460 por pessoa.
Documentação: Passaporte válido. Os vistos obtêm-se nas fronteiras, à chegada.
Saúde: Recomenda-se a prevenção do paludismo.
Bookl_Dri-23-04-25