Magnífico périplo em busca das civilizações poderosas e vibrantes através da península de Yucatão visitando importantes locais arqueológicos astecas, zapotecas e maias ao mesmo tempo que viveremos momentos de idílio apreciando bairros coloniais antigos e praias de areia branca no mar das Caraíbas.
Esta é uma aliciante viagem para descobrir civilizações perdidas, a interessante herança colonial espanhola, imensas belezas naturais e uma cultura rica e única.
Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Poucos países podem competir com o México quando se trata de libertar o Indiana Jones no interior de cada um de nós.
Iremos partir à descoberta de templos escondidos na selva e de civilizações antigas abandonadas, depois seguindo caminho para cidades da era colonial com ruas de paralelepípedos e edifícios com arquitetura espanhola.
Esta fusão de história levou à cultura única do México, da arte de Frida Kahlo à suculenta culinária de Oaxaca. Descubra as camadas históricas e culturais do país à medida que viajamos das terras altas da cidade do México às selvas e praias da península de Yucatan, passando pelas terras dos aztecas, zapotecas, maias e conquistadores.
Resumo
Pontos de Interesse
-O cosmopolitismo da cidade México e o seu bairro das artes,
-Visita da casa-museu Frida Kahlo,
-Visitas guiadas dos locais monumentais maias de Teotihuacan, Monte Alban, Chichen Itza, Uxmal
-Bairros antigos de interessante arquitetura colonial em Puebla, Oaxaca, Mérida
-Comunidades tradicionais indias nas terras altas do México
-A antiga cidade Teotihuacan atingiu o seu apogeu por volta de 1000 dC quando era a sexta maior cidade do mundo,
-A cidade de Puebla considerada Património Mundial da UNESCO pela sua interessante arquitetura colonial,
Visita de um mercado em Oaxaca e aula de culinária típica,
-O centro histórico de Puebla classificado Património Mundial da UNESCO devido à sua arquitetura colonial, envolta num cenário dramático de vulcões e picos cobertos de neve,
-O belo templo de Santo Domingo, em Oaxaca, uma igreja do século XVI com fachada em estilo barroco,
-Os espetaculares templos maias de Monte Alban incluem a pirâmide mais alta do México,
Merida e o seu bairro antigo colonial e o mercado nativo muito pitoresco,
-Visita do bairro antigo da encantadora vila San Cristóbal de las Casas,
-Mérida e os seus ricos edifícios coloniais incluindo a catedral,
Chichén Itzá, um monumental centro de peregrinação maia por mais de 1000 anos,
-Izamal, outrora um povoado maia, o nome significa “Lugar do Deus da Medicina”,
-Visita do complexo de ruínas das mais impressionantes do México: o sítio maia de Palenque,
-Em Campeche outro local Património Mundial da UNESCO seremos fascinados pelas massivas muralhas da fortaleza,
-Uxmal, outro local maia onde apreciaremos várias imponentes edificações a destacar a Pirâmide do Mago,
-Cancun e momentos idílicos apreciando praias de areia branca no mar das Caraíbas.
Programa da viagem
D1: Cidade México
Voos Lisboa-México, transporte para o hotel. Bem-vindos ao México e à cidade mais populosa do país, com impressionantes 9 milhões de habitantes! A cidade México é uma mistura estonteante de cultura e tradição oferecendo uma enorme variedade de atrações para todos os viajantes.
Hoje é livre para chegar a seu bel prazer e mergulhar na cidade. Dirija-se a Zocalo, a enorme praça central, onde poderá admirar ruínas astecas e arquitetura colonial, incluindo a bela catedral. Lembre-se de olhar através do piso de vidro no exterior da igreja para observar a antiga cidade asteca em baixo. Logo atrás da catedral estão as ruínas astecas do antigo Teocali, que só foram descobertos em 1978. Também poderá visitar o mundialmente famoso Museu de Antropologia e do Palácio Nacional, onde você pode ver murais retratando a história do México por um dos mais famosos do país artistas Diego Rivera. Confira sua igualmente famosa esposa no Museu Frida Kahlo.
À noite, poderá desfrutar de um jantar mexicano picante e talvez algumas tequilas na Zona Rosa, enquanto aprecia a música tocada por uma banda de mariachi.
Logo haverá uma reunião pré partida às 18h de hoje para conhecer o guia e os membros do grupo.
Nota: Se tiver grande interesse em passar tempo na Cidade recomendamos que chegue um dia antes do previsto.
Alojamento: Hotel Royal Reforma ou similar
D2: Bairro Coyoacan, Frida Kahlo e os canais Xochimilco
Hoje iremos explorar o lado boémio da Cidade.
Começaremos a sul da cidade, numa casa particular escondida atrás de paredes azul cobalto conhecida como Casa Azul. Foi aqui que a aclamada artista Frida Kahlo nasceu, cresceu e, eventualmente, morou com seu marido muralista, Diego Rivera, até morrer em 1954, aos 47 anos. Agora um museu, a casa colonial, situada em torno de um jardim exuberante, não apenas exibe as coleções e objetos pessoais dos dois grandes artistas, mas é uma janela para a vida de boémios mexicanos ricos na primeira metade do século XX.
De seguida visitaremos o pitoresco bairro de Coyoacán (que significa lugar de coiotes) com as suas ruas empedradas de seixos, igrejas coloniais, pequenos mercados movimentados e praças tranquilas. Esta área foi habitada antes da chegada dos espanhóis e dizem que o conquistador, Hernan Cortes, fez desta a primeira capital da Nova Espanha.
Finalmente, desfrutaremos de um relaxante passeio num barco típico pré-hispânico pelas águas calmas dos canais de Xochimilco. Estes cursos de água cénicos teriam sido usados pelos astecas e hoje apreciaremos uma viagem relaxante passando por jardins flutuantes e pequenas cozinhas flutuantes que vendem comida local.
Finalmente voltaremos ao nosso hotel no final da tarde.
Hotel Royal Reforma ou similar
Refeições incluídas: pequeno almoço
D3: A cidade Teotihuacan, o bairro antigo da capital
A antiga cidade Teotihuacan atingiu o seu apogeu por volta de 1000 dC quando era a sexta maior cidade do mundo, com uma população de cerca de 125000 habitantes. Teotihuacán, foi um centro urbano da Mesoamérica pré-colombiana localizada na Bacia do México, 48 quilómetros a nordeste da cidade México, e que hoje é conhecida como o local de muitas das pirâmides mesoamericanas arquitetonicamente mais significativas construídas na América pré-colombiana. Além dos edifícios piramidais, Teotihuacan também é antropologicamente significativa pelos seus complexos residenciais multifamiliares, pela Avenida dos Mortos e por seus vibrantes murais que estão muito bem preservados. Entre as avenidas e as diversas edificações estão as pirâmides do Sol e da Lua, a 3ª e a 4ª maiores do Mundo. Exploraremos esta impressionante zona arqueológica com um guia local especialista que nos fará muitos dos segredos deste local encantado.
Retornando à cidade México, visitaremos o centro histórico num passeio a pé em redor do Zócalo, a praça principal, e da catedral Metropolitana. É considerada uma das maiores praças do mundo; assim como outrora era um importante ponto de encontro para os astecas, hoje continua sendo-o no México moderno, muitas vezes recebendo feiras de livros e concertos. No lado norte do Zócalo situa-se a catedral Metropolitana. A maior catedral das Américas, foi construída sobre um importante templo asteca, o templo Mayor, como a afirmação de que os espanhóis estavam no poder. O nosso passeio terminará frente ao “Palacio de Bellas Artes“. A construção deste magnífico edifício neoclássico iniciou-se em 1904, sobre as ruínas do convento de Santa Isabel, sob a responsabilidade do arquiteto italiano Boari. Apresenta um estilo art nouveau e a sua fachada é em mármore importado de Carrara.
Hotel Royal Reforma ou similar, Pa
D4: Museu de Antropologia e História e Palácio Nacional; para Puebla
Antes de deixarmos a cidade México para trás, visitaremos o Museu de Antropologia e História com a sua impressionante coleção de artefactos de diversas civilizações mexicanas. Continuaremos para o Palácio Nacional, que contém não apenas os escritórios do Presidente, o Tesouro Federal e o Arquivo Nacional, mas também murais retratando a vida pré-hispânica e um grande mural preenchendo a escadaria central retratando toda a história do México desde a conquista.
Viajaremos para sul para a cidade de Puebla (2h30). No final de tarde, chegaremos a Puebla de los Angeles, a Cidade dos Anjos. É assim chamada devido a uma lenda que afirma que anjos desceram do céu para colocar os sinos da catedral nas suas torres pois os construtores não puderam fazê-lo. Esta cidade colonial é conhecida pelas suas interessantes tradições, especialmente o artesanato, incluindo a cerâmica azul e branca, e a sua gastronomia, uma das melhores do México.
Hotel Colonial Puebla or similar, Pa
D5: Visita de Puebla, Oaxaca
Passaremos esta manhã descobrindo a cidade de Puebla, considerada Património Mundial da UNESCO pela sua interessante arquitetura colonial. Visitaremos o Patio de los Azulejos e o ex-Convento de Santa Rosa, ambos exemplos clássicos de como os belos azulejos “talavera” foram incorporados nos edifícios, por dentro e por fora. Os primeiros colonizadores que vieram de Talavera de la Reina, em Espanha, introduziram estes azulejos e cerâmicas associadas. Hoje, a cerâmica vidrada tornou-se sinónimo de Puebla.
Depois continuaremos para outra cidade mexicana classificada Património da Humanidade, Oaxaca (4h30). Com um centro colonial de ruas pedonais, possui fascinantes tradições indígenas e um ambiente criativo. Oaxaca atraiu e inspirou muitos artistas e artesãos.
A cidade possui várias atrações como o belo zócalo (praça principal), a Catedral e o vasto Convento de Santo Domingo, além de museus, mercados fascinantes e pousadas charmosas.
Hotel Oaxaca Real ou similar, Pa
D6: Monte Alban e Oaxaca
A nossa próxima exploração da história do México levar-nos-á ao sítio zapoteca de Monte Alban. Embora o nome remonte a um proprietário de terras espanhol no séc XVI, os nomes anteriores vêm da palavra mixteca ‘Sahandevul’ que significa ‘Ao pé do céu’ ou do zapoteca ‘Danibaan’ que significa ‘Montanha Sagrada.
Monte Albán é um importante sítio arqueológico situado perto de Oaxaca de Juárez. É uma das mais antigas cidades pré-hispânicas, tendo sido capital dos Zapotecas, e cujo apogeu se verificou entre os anos 500 a.C. e 800. Estima-se que a sua população tenha atingido os 35 000 habitantes e foi construída sobre uma colina cujo topo foi aplanado pelos seus construtores e que se encontra elevada 400m relativamente aos três vales de Oaxaca o que permitia aos seus habitantes a observação da região circundante até grandes distâncias.
O urbanismo é complexo e laborioso e tem um labirinto de passagens subterrâneas, salas, sistemas de drenagem e armazenamento de água.
Mais tarde, seguiremos para Oaxaca onde iremos admirar as ruas de paralelepípedos e as cosmopolitas praças e igrejas da cidade histórica. Visitaremos também o Museu das Culturas de Santo Domingo.
Hotel Oaxaca Real ou similar, Pa
D7: Oaxaca, aula de culinária típica
Oaxaca é possivelmente a região mais famosa do México pela sua gastronomia e a conheceremos melhor depois da aula de culinária esta manhã; iremos aprender pratos que poderão ser facilmente recriados em nossa casa. O menu exato pode mudar, mas geralmente aprendemos a fazer dois tipos de tortilla, três molhos diferentes, guacamole, uma entrada, uma sopa, uma sobremesa e uma bebida. Visitaremos o mercado local onde os diferentes ingredientes serão apresentados e explicados antes de retornarmos ao restaurante para a nossa aula e um suculento almoço.
Tarde livre para passear em Oaxaca.
Hotel Oaxaca Real ou similar, Pa,A
D8: Teotitlan del Valle, prova de Mescal, Tehuantepec
A curta distância de Oaxaca está a aldeia Teotitlan del Valle, conhecida pelos seus tapetes coloridos feitos à mão, que será a nossa primeira paragem hoje. Daqui seguiremos para a destilaria Don Agave para provar um pouco de mescal. Destilado das plantas de agave, o mescal é diferente da tequila e é mais popular na região de Oaxaca. Após a prova iremos para Tehuantepec, onde passaremos a noite (7h)
Hotel Calli ou similar, Pa
D9: San Cristóbal de las Casas
Viajaremos para San Cristobal (6h). Uma das cidades mais populares do México para viajantes, San Cristóbal de las Casas está cheia de vielas calçadas com paralelepípedos e de aglomerados de prédios caiados de branco com telhados vermelhos que dão para praças e para arcadas pitorescas.
Chegados a San Cristobal à tarde, faremos uma breve caminhada de orientação pela cidade histórica antes de nos instalarmos no hotel.
Hotel Casa Mexicana ou similar, Pa
D10: San Cristóbal de las Casas
Hoje é um dia livre para explorar San Cristobal de las Casas ao seu próprio ritmo. Passeie pelas ruas coloniais, visite os cafés animados ou compre artesanatos produzidos pelos grupos indígenas tzotzil locais com seus vestidos coloridos diferentes. Também é possível fazer um passeio de barco opcional pelo Desfiladeiro Sumidero e visitar uma das comunidades tradicionais maias que vivem nas aldeias em redor da cidade (custo extra).
Hotel Casa Mexicana ou similar, Pa
D11: Cascatas Água Azul, Palenque
O caminho que tomamos em direção a Palenque é ventoso, mas muito pitoresco. No caminho, visitaremos as cascatas de Água Azul. São um grupo de belas cascatas que criam maravilhosas piscinas naturais e é uma área protegida desde 1980.
Depois continuaremos para a cidade de Palenque, que deve o seu nome às impressionantes ruínas próximas (7h30).
Hotel La Aldea del Halach Huinic, Pa
D12: Ruínas de Palenque, Campeche
Emergindo das selvas das colinas baixas em Chiapas está um complexo de ruínas das mais impressionantes do México: o sítio maia de Palenque.
Palenque é um sítio arqueológico maia de média dimensão, mas que contém alguns dos melhores exemplos de arquitetura, escultura e baixos-relevos produzidos pelos maias.
As ruínas são formadas por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km. Acredita-se que a civilização maia de Palenque era originalmente liderada por mulheres. Estudos revelam que as ruínas do Templo de La Reina Roja são mais antigas que as do palácio do rei Pacal, o Grande. Junto às ossadas de La Reina Roja foram encontrados anéis, colares, brincos e braceletes, além de uma máscara e uma tiara, ambas feitas de jade.
Os templos, santuários e pirâmides, com as suas paredes e tetos esculpidos, são alguns dos melhores e mais bem preservados exemplos de construções maias, apesar de a cidade-estado ter atingido o seu auge há mais de 1300 anos no séc VII.
Exploraremos este magnífico local antes de continuarmos viajando em direção à Península de Yucatán e à cidade caribenha de Campeche (5h).
Em Campeche estaremos perante outro local Património Mundial da UNESCO. A mais interessante característica desta cidade colonial são as impressionantes muralhas construídas para protegê-la dos constantes ataques de piratas ingleses e holandeses nos séc XVI e XVII.
Hotel Lopez ou similar, Pa
D13: Uxmal, almoço tradicional, Merida
A uma distância de 2h de carro de Campeche, situa-se o nosso segundo sítio maia: Uxmal. Contrasta com as ruínas da selva de Palenque que visitámos ontem por dispor de amplos espaços e terreiros oferecendo belas vistas. Uxmal é um dos mais conhecidos sítios arqueológicos maias, é considerada uma cidade típica de seu povo. Com uma população estimada de cerca de 25.000 pessoas, foi uma das maiores cidades do Yucatán. A disposição dos edificios, que datam entre 500 e 800, revela conhecimento de astronomia. Este local que data do final da era clássica apresenta a enorme Pirâmide do Mago com 40m de altura, o Quadrilátero do Convento com fachadas longas e elaboradamente esculpidas, o longo palácio do Governador e um campo de bola onde um jogo tradicional era disputado, às vezes terminando em sacrifício humano.
Depois de abrirmos o apetite almoçaremos num restaurante familiar maia local. Aqui poderemos comer Pollo Pibil e Cochinita Pibil – carne de porco e frango cozidas lentamente. A carne é assada por cerca de 5 horas junto com a pasta de achiote e envolvida em folhas de bananeira. Este é um prato típico de Yucatan e representativo da culinária local.
Depois do almoço dirigimo-nos para Mérida (1h30). Vários edifícios da cidade, incluindo a catedral, foram construídos com pedras dos edifícios maias deste local. Será curioso notar que muitas casas de arquitetura colonial tradicional do século XIX apresentam-se construídas em estilo francês.
Chegaremos a meio da tarde e faremos um passeio a pé por Mérida, voltando mais tarde para desfrutar da praça principal que é particularmente agradável à noite.
Hotel Caribe ou similar, Pa,A
D14: Aldeia de artesanato Tixkokob, cidade mágica de Izamal, Chichen Itza
A nossa primeira paragem será na tradicional aldeia maia Tixkokob, onde as famílias locais praticam o antigo ofício da tecelagem de redes para descanso.
Depois de aprendermos como as redes são feitas, continuaremos para a “cidade mágica” de Izamal. Outrora um povoado maia, o nome significa “Lugar do Deus da Medicina”. A cidade é composta por curiosos edifícios pintados de amarelo e branco e é conhecida pelo mosteiro franciscano do século XVI construído sobre a base de uma enorme pirâmide maia (que provavelmente terá sido maior do que o castelo em Chichen Itza).
Seguiremos para Chichen Itza, possivelmente o mais conhecido e mais impressionante de todos os locais maias (3h30).
Hotel Chichen Itza ou similar, Pa
D15: Chichen Itza, Cancun
O nosso último dia começa com uma visita à cidade-templo maia mais famosa: Chichen Itza. Termos alojado próximo significa que poderemos chegar bem cedo antes das hordas de excursionistas vindos dos resorts de praia.
Chichen Itza serviu como centro político e económico da civilização maia e prosperou por volta de 600 a 1200 dC. A pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, o Salão dos Mil Pilares e o Campo de Jogos dos Prisioneiros ainda hoje podem ser vistos e demonstram o extraordinário compromisso com a arquitetura, o espaço e a composição. A pirâmide em si era a última, e possivelmente a maior, das pirâmides maias.
Esta tarde, viajaremos cerca de 2h30 para o aeroporto de Cancún para os voos de regresso.
Quem quiser poderá permanecer mais uns dias (custo extra).
Refeições incluídas: Pa
D16: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular,
- Voos domésticos,
- Alojamento em hotéis confortáveis em ocupação dupla com banho privativo e pequeno-almoço,
- 2 almoços,
- Todos os transportes internos referidos sobretudo em autocarros privados, mas também autocarros de turismo e públicos,
- Taxas de acesso aos parques nacionais,
- Excursões referidas a Teotihuacan, Monte Alban, Chichen Itza, Tikal,
- Guia falando inglês durante todo o itinerário.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Refeições exceto as referidas,
- Visitas no tempo livre,
- Seguro de viagem,
- Taxa de aeroporto en Cancun,
- Excursões não referidas acima,
- Atividades indicadas como opcionais,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 960. Partidas Out 22 e 27 Eur 1130. O suplemento para quarto individual não é obrigatório se aceitar partilhar quarto com outro participante do mesmo sexo.
Festivais em 2024-
Out 22 – Festival dos Mortos em Romerillo,
Out 27 – Festival dos Mortos em Oaxaca.
Suplementos de época alta do programa: Partidas: Fev 10, Set 21, Nov 30 +Eur 120, Out 22 +Eur 420, Out 27 +Eur 780, Nov 9 +Eur 240.
Suplemento de época alta dos voos: partidas em Out e Dez +Eur 180.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Acompanhamento: Guia profissional falando espanhol e inglês.
Grupos: Mínimo 6 pessoas, máximo 15, de origem internacional; idade mínima recomendada: 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita. A época de furacões no Atlântico e no Pacífico começa oficialmente a Jun 1 e termina a Nov 30, mas o período mais problemático costuma ocorrer nos meses de agosto e outubro.
Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Alojamento (ou similar)-
Mexico – Hotel Century Reforma,
Puebla – Hotel Colonial Puebla,
Oaxaca – Hotel Oaxaca Real ou Hotel Victoria,
Tehuantepec – Hotel Calli,
San Cristobal – Hotel Diego Mazariegos,
Palenque – Hotel La Aldea del Halach Huinic,
Campeche – Hotel Lopez,
Merida – Hotel Caribe,
Chichen Itza – Hotel Puerta Chichen.
Equipamento: Calçado para caminhar, saco de nylon flexível para bagagem, casaco e calças impermeáveis, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
gumai-26jan24