Nos confins do leste do País, para lá do vale do Dadès e dos verdejantes palmeirais de Tizimi e de Erfoud, iremos caminhar sobre as grandes dunas de Merzouga hipnotizados por horizontes luminosos muito distantes.
Percorremos o vale do Dadès, conhecido pelas inúmeras kasbahs, grandes residências tradicionais fortificadas. Atravessamos o longo palmeiral de Skoura para visitarmos as impressionantes gargantes de Dadès e de Todra, cujas paredes de rocha se elevam 400m acima de nós. Apreciaremos também o passado guerreiro da região pelos enigmáticos ksour, aldeias dentro de muralhas com fascinantes vielas labirínticas estreitas e na penumbra.
As dunas de Merzouga situam-se perto da fronteira argelina e elevam-se uma centena de metros acima do deserto como se fossem montanhas. Iremos subir aos seus cumes e apreciar um soberbo panorama de deserto e de mesetas distantes. Junto dos poços encontraremos famílias de nómadas de pele escura, que pastoreiam rebanhos de cabras e de camelos e vivem em tendas de algodão negro.
Atravessamos o Atlas para norte e visitamos Fés, uma cidade imperial, que tem um dos souks mais fascinantes e pitorescos do mundo árabe! Nas suas vielas muito estreitas, plenas de agitação, encontramos todo o tipo de artigos alimentares e artesanais, deparamo-nos com ricos palácios, grandes mesquitas, esbarramos com curiosos burros carregados de sacos e sentimos uma diversidade de odores surpreendentes.
Antes de visitarmos Meknès e Rabat, iremos percorrer as avenidas da deslumbrante cidade romana Volubilis que exibe vários excelentes mosaicos, lagares de azeite, termas, palácios, templos e um grandioso arco de triunfo.
Resumo
caminhadas
Actividades:hotel, albergue, acampar
Alojamento:Pontos de Interesse
A cidade de Ouarzazate;
A Estrada das Mil Kasbahs;
O Vale do Dadés e o Palmeiral de Todra;
Bela etapa a pé pelo silêncio do deserto;
As dunas de Merzouga;
As ruínas de um ksar em Mesk;
A cidade de Fés, onde pode visitar o famoso recinto das tinturarias de peles;
A cidade edificada dentro das muralhas – Meknés;
A cidade romana de Volubilis;
A capital de Marrocos, Rabat.
Programa da viagem
D1: Voo Lisboa-Casablanca, transporte para Rabat. Hotel
D2: Visita de Rabat, depois Volubillis, hotel em Meknés
De manhã sugerimos um passeio ao mausoléu de Mohammed V, à torre Hassan e à kasbah de Oudaya. Em seguida, partimos para Volubillis. Esta rica cidade romana do séc I foi um grande centro de produção de azeite que era exportado para a Europa: ainda hoje a região está coberta de oliveiras. A visita das ruínas é muito interessante pois encontram-se diversos lagares com cubas, termas com caldarium e tepidarium cobertos de bonitos mosaicos, uma grande piscina, um forum com um templo exibindo várias colunas erectas, um arco de triunfo, fontes com esculturas, um aqueduto, vários palácios com tanques e piscinas cobertos de mosaicos, inscrições diversas e um sem número de construções que nos indicam que chegaram a habitar aqui cerca de 20,000 pessoas. Seguimos o nosso caminho em direcção a Meknés, onde alojamos em riad.
D3: Visita de Méknés, depois Fés, hotel
Propomos-lhe a visita matinal do bairro antigo de Méknés. Igualmente edificado dentro de muralhas, a cidade torna-se imperial no séc XIV quando o sultão Moulay Ismael aqui se fixa. Constrói palácios grandiosos e mesquitas cujos vestígios iremos apreciar: o celeiro que também servia de cavalariça (dizia-se que podia acolher 12000 cavalos), a cisterna Aguedal, as prisões cristãs que, na época chegaram a medir 7 km por 7 km em subterrâneos, o palácio real, o mausoléu de Moulay Ismael (visitável por não islâmicos). Continuamos viagem até Fés, uma das cidades imperiais em que o bairro antigo está construído dentro de muralhas. A sua importância remonta ao séc IX, mas é no séc XII, com a dinastia almorávida, que se torna num grande centro comercial, religioso e intelectual. Iremos visitar o labirinto de vielas do seu souk após termos entrado na cidade antiga por um dos grandes portões. Caminhar neste bairro é fascinante pois parece que recuamos à Idade Média: abunda o comércio artesanal, os produtos alimentares naturais expostos na rua, animais vivos, galinhas a serem degoladas, mulas atropelando-nos carregando sacos, ourives trabalhando ao ar livre, camaleões e lagartos em exposição, produtos para magia (raízes, ouriços secos, peles de cobra, asas de águia, imensos pós), odores de toda a espécie impregnam o ar, vielas escuras conduzindo-nos a pracetas, bazares cobertos, o apelo à oração vindo de um minarete, o burburinho das pessoas, dos pregões e das crianças numa mescla muito pitoresca, de actividade constante, que provoca todos os nossos sentidos!
Nestas vielas encontraremos também grandes palácios, medersas (escola corânicas) e mesquitas de arquitectura monumental, bonitos chafarizes decorados com azulejos, o quarteirão da cerâmica e, a não perder, o recinto das tinturarias de peles. Ao final do dia, seguimos para o nosso hotel em Fés.
D4: Percorremos o Tafilalt através do Atlas passando Mesk e o grande palmeiral de Tizimi, onde se situa Erfoud. Albergue perto das dunas de Merzouga. (8h)
Percorremos o Tafilalt através do Atlas para sul apreciando lagos e florestas de cedros. A estrada subirá o Atlas e veremos a vegetação tornar-se mais verdejante e a presença e o efeito da água mais abundantes.
Em Mesk poderemos admirar as ruínas de um grande ksar construído de pedra e situado no alto de um promontório. Caso haja tempo, poderemos fazer-lhe uma rápida visita. Começamos a notar a proximidade do deserto e reparamos que as pessoas têm uma pele mais escura. As aldeias apresentam característicos ksour, edifícios fortificados que agregam habitações de várias famílias. Passamos o grande palmeiral de Tizimi, onde se situa Erfoud, a cidade mais importante da região e seguimos adiante numa paisagem de deserto, começando a apreciar as grandes dunas. Albergue perto das dunas de Merzouga. (8h)
D5: Caminhada no deserto (5h)
Marcha para sul através das dunas durante todo o dia ouvindo o silêncio do deserto que convida à meditação. A presença dos nómadas é rara e a vegetação praticamente inexistente. Há zonas onde abundam os tufos de giesta. Poderemos apreciar algum acampamento de nómadas com as suas tendas negras de lã de ovelha. Os tuaregues que aqui habitam, nómadas e seminómadas, são dotados de uma hospitalidade tradicional que nos irá surpreender. O seu modo de vida solitário e as dificuldades que enfrentam para subsistir nesta zona remota e árida tem-lhes conferido uma cultura muito especial onde o encontro com outrem assume um significado especial. Eles acampam perto e apascentam os animais num raio de alguns quilómetros em redor dos poços existentes.
A temperatura de dia pode variar entre 20ºC e 25ºC (25-º30ºC em Mar-Abr e Set-Out), e de noite entre 10ºC e 0ºC (extremo de 0ºC entre Dez e Fev é possível). A fauna que podemos encontrar nestas paragens inclui gazelas, coelhos, chacais e lagartos. (5h) Noite em albergue.
D6: Viagem para Tinherir, passando o grande palmeiral de Todra, e alojamos no vale do rio Dadès (4h)
Viajaremos em veículo para Tinherir, onde apreciaremos o grande palmeiral de Todra. A função do palmeiral, além de fornecer tâmaras, é proteger do sol as hortas que os nativos conseguem manter verdejantes recorrendo a poços e a rudimentares canais de irrigação. Entraremos no longo e fértil vale do rio Dadès, conhecido como o Vale das Rosas pois o seu cultivo é muito intensivo, e os aldeãos produzem água de rosas em abundância que se vende ao longo da estrada. (4h). Alojamos no vale do Dadès.
D7: Continuamos no vale do rio Dadès, passamos o palmeiral de Skoura e percorremos a Estrada das Mil Kasbahs, visitando a kasbah Ben Haddou, até Marrakech (8h)
Continuamos ao longo do fértil vale do rio Dadès. Atravessamos o verdejante palmeiral de Skoura e percorremos a Estrada das Mil Kasbahs. A kasbah é uma residência rica fortificada com uma arquitectura característica. Depois entramos numa pista que sobe as espectaculares gargantas de Dadès. Continuamos a subir o vale de Dadès que se torna cada vez mais estreito até chegarmos ao imponente desfiladeiro com mais de 200m de altura. Passamos por vários povoados de casas de pedra com curiosos celeiros fortificados, jardins circundados de nogueiras e de ulmeiros e várias kasbahs. Bonito panorama sobre cumes com mais de 3000m. Visitamos a kasbah Ben Haddou, uma esplendorosa fortaleza situada sobre uma colina que domina a região e passamos por Ouarzazate, declarada Património Mundial pela UNESCO. Regresso a Marrakech (8h), onde alojamos em riad.
D8: Transporte para o aeroporto e voos para Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular,
- Hotéis 3* em quarto duplo com banho privativo em APA,
- Riads em quarto duplo com banho privativo em APA em Rabat, Fés e Marrakech,
- Albergue nas dunas de Merzouga em PC,
- Todos os transportes internos,
- Serviços de guia e de pessoal de apoio no deserto.
Não inclui:
- Equipamento pessoal
- Visitas nos dias livres
- Guias e refeições nas cidades bem como bilhetes de entrada nos monumentos
- Ar condicionado no transporte terrestre
- Suplemento para quarto individual
- Seguro de viagem
- Taxa de aeroporto em Marrakech de Eur 9
- Guias para visita de cidade
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 240 por pessoa.
Suplementos época alta: partidas em Mar 25-Abr 7 +Eur 120, Jun-Ago +Eur 120, Dez 15-31: +Eur 240.
Suplemento grupo reduzido: 2 pessoas, +Eur 160 por pessoa.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem. (link para outra página)
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Extensão em Marrakech: Para conhecer melhor o exotismo de Marrakech, propomos-lhe alongar a sua estadia em riad por um preço de Eur 63 por noite por pessoa em quarto duplo (Eur 86 em quarto individual) mais Eur 16 de transporte ao aeroporto – pode partir mais cedo de Portugal ou permanecer após o final do programa.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Material fornecido: Tendas duplas, tenda refeitório, colchonetes.
Alojamento: Hotéis em Ouarzazate, Fés, Méknés, Rabat de 3*, tendas duplas durante o passeio.
Transportes: Voos na Royal Air Maroc, transportes internos em veículos fretados (autocarro ou jeep).
Acompanhamento: Guia profissional marroquino falando francês e inglês, especialista do deserto.
Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre, nomeadamente os locais de pernoita. O programa poderá ter de ser ajustado em função de alterações dos horários aéreos. Nos meses de junho e de outubro a temperatura poderá ser mais elevada do que o esperado para a época.
Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Botas para marcha, mochila pequena, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Mamer-22fev24