Viaje com vagar, ao seu ritmo, percorrendo a estrada nº 1 que contorna toda a ilha, para descobrir as suas inúmeras e magníficas paisagens no período em que as auroras boreais são mais ativas e resplandecentes!
O glaciar de Vatnajökull, o lago Jökulsarlon e os seus icebergs, os imensos fiordes do leste, o lago Myvatn, altos vulcões, pequenos portos de pesca na costa norte e da península de Snæfellsness, constituem o cenário desta nossa viagem.
Concebido para aqueles que pretendem reter uma imagem completa da Islândia em pouco tempo, este percurso percorre os locais mais emblemáticos do País.
No início da nossa viagem seremos acompanhados de uma paisagem de géisers, da cascata de Gulfoss, local conhecido pelas suas características geotérmicas, a magnífica costa sul e as falésias de Vik povoadas de inúmeras aves marinhas.
Prosseguiremos a nossa descoberta a sul, através do Parque Nacional de Skaftafell, próximo do Vatnajökull, o maior glaciar da Europa, onde poderemos apreciar as paisagens espantosas dos glaciares que se precipitam do cume mais elevado do país a 2119m, o Hvannadalshnukur.
Em Jökulsarlon os icebergues derivam até ao oceano.Em direcção a norte, pela única estrada que contorna os fiordes, estreitos e escarpados do Leste, chegaremos ao pequeno porto de Husavik, o ponto mais setentrional da nossa viagem.
A pé exploraremos o terreno irregular do lago Myvatn e o seu ecossistema, único no Mundo.
Teremos a forte probabilidade de observar auroras boreais se o céu estiver limpo; veja a beleza e a emoção que as auroras trazem.
Depois de visitarmos Akureyri, seguimos para a península de Snaefellsnses, onde descobriremos a vida islandesa através dos seus pequenos portos de pesca, dominados pelo vulcão Snaefellsjökull. O local ideal para um passeio de barco para observação de baleias (opcional).
Se houver tempo, percorra as ruas pitorescas da capital, Reykjavik.
Nota: Este programa é recomendado para famílias que desejam viajar ao seu ritmo.
Resumo
Pontos de Interesse
-Contorne a Islândia na famosa rota do Círculo Dourado, uma das melhores viagens rodoviárias do mundo,
-Explore a famosa rota do Círculo Dourado, incluindo fontes termais e potentes cascatas,
-Admire os enormes icebergs flutuantes na Lagoa Glaciar,
-Passeie na Praia dos Diamantes, admirando os blocos de gelo resplandecentes,
-Percorra a costa sul, e visite as belas as cascatas Seljalandsfoss e Skógafoss,
-Descubra o lago vulcânico Mývatn e os seus belos arredores,
-Fotografe imponentes e elegantes colunas de basalto e extensas praias de areia preta,
-Atravesse os magníficos parques nacionais da Islândia – Vatnajökull, Þingvellir e Snæfellsnes,
-Percorra as ruas pitorescas de Akureyri, a capital não oficial do norte da Islândia,
-Desfrute de uma visita opcional de observação de baleias a partir de Húsavík,
-Experimente a cozinha típica islandesa com ingredientes frescos locais,
-Descubra os bairros típicos e cosmopolitas de Reykjavik, e explore o Sun Voyager, Hallgrímskirkja e o antigo porto de Reykjavík,
-Aproveite a tranquilidade do inverno e procure a aurora boreal.
Programa da viagem
D1: Reykjavik
Voos para Reykjavik, transporte para o hotel e tempo livre.
D2: Círculo Dourado, Parque Nacional Tingvellir, Gullfoss, Geysir e Strokkur
O Círculo Dourado contêm muitos dos famosos fenómenos naturais islandeses. Começamos pelo Parque Nacional Tingvellir, classificado património mundial pela Unesco, situado no vale do parlamento, um local de grande importância histórica para os islandeses. Era neste local que se realizavam as sessões de Verão do antigo parlamento da Islândia, fundado em 870, umas das primeiras Repúblicas do mundo. Depois descobriremos Gullfoss, “a cascata de Ouro”, uma gigantesca cascata com dois níveis que se despenham numa ravina adornada por caldeirões basálticos e depois visitamos no campo de geysers mais famoso do Mundo, os famosos Geysir e Strokkur.
Hotel na zona de Selfoss.
Viagem: 185 km.
D3: Selfoss, ccascata Faxi e a típica quinta Friðheimar
Hoje poderá explorar a área em redor do Círculo Dourado, parando em lugares que perdeu ontem, ou visitar outras atrações como a cascata Faxi e a típica quinta Friðheimar. Em Friðheimar deverá visitar as estufas de tomate, comprar produtos locais no seu mercado e ainda desfrutar de um almoço à base de tomate (a refeição deve ser reservada com antecedência). Também poderá escolher uma atividade opcional como mergulho com snorkel no Parque Nacional Þingvellir.
Hotel na zona de Selfoss.
Viagem: 143 km.
D4: Cascatas Seljalandsfoss e Skogafoss, Vík, Dyrhólaey, Reynisdrangar
Visite a cascata Seljalandsfoss, onde poderá caminhar por detrás do manto de água e depois seguir para a igualmente impressionante cascata Skógafoss, a uma curta distância de carro pela estrada. A espetacular cascata Skógafoss com a sua queda de 62m dar-nos-á as boas-vindas a uma sucessão de fantásticas cascatas, cada uma a mais poderosa. O caminho percorre um desfiladeiro que parece ter sido perfurado na rocha pela força da água. Ao sul da vila de Vík, faça uma paragem na praia vulcânica de areia preta* para apreciar vistas espetaculares das formações rochosas de Dyrhólaey e Reynisdrangar com as suas imponentes falésias, arcos de pedra característicos e uma reserva natural de papagaios do mar.. Poderá participar numa caminhada no glaciar, visitar uma caverna de gelo ou fazer um passeio de snowmobile (opcionais).
Hotel na zona de Kirkjubæjarklaustur.
Viagem: 203 km.
*Deve-se sempre ter muito cuidado ao visitar a praia de Reynisfjara, perto de Vík, devido às poderosas e violentas ondas e à forte corrente de revés. Fique sempre longe da beira mar e leia a placa de alerta antes de caminhar na praia.
D5: Parque Nacional Vatnajökull, cascata Svartifoss, glaciar Vatnajökull
Passe algum tempo explorando Skaftafell, que faz parte do vasto Parque Nacional Vatnajökull e é um lugar de imensa beleza natural. Teremos as vistas mais espetaculares do glaciar Vatnajökull, o maior da Europa, e as suas línguas de gelo, sob a massa do pico Hvannadalshnúkur que, com 2111m, é o cume mais elevado da Islândia. Contemplaremos todo o tipo de formações glaciares tal como como moreias, canais laterais e central, canais de derrocadas, vales secos, geleiras, lagos glaciares. Aqui encontrará muitos caminhos interessantes*, incluindo um caminho curto que conduz à cascata Svartifoss e as suas colunas de basalto únicas que lembram tubos de órgão (note que as condições da caminhada dependem da estação). Este é um ótimo dia para se inscrever em atividades opcionais baseadas nos seus interesses, como uma caminhada guiada pelo glaciar ou um passeio a uma caverna de gelo.
Hotel na área de Kirkjubæjarklaustur.
*aventurar-se num glaciar ou praticar escalada no gelo só deve ser tentado com a ajuda de um guia licenciado e experiente.
Viagem: 144 km
D6: Lagoa glaciar Jökulsárlón, Praia Diamante
Comece o dia visitando a famosa lagoa glaciar Jökulsárlón e aprecie a vista dos icebergs flutuantes, antes de continuar para a lagoa menor, Fjallsárlón e a Praia Diamond. Aqui vereremos pedaços de gelo brilhantes sobre as areias negras. Como a cidade de Höfn foi apelidada de “Capital da Lagosta da Islândia”, recomendamos terminar o dia com um delicioso jantar de lagosta!
Hotel na área de Höfn.
Viagem 203 km
D7: Fiordes e Aldeias Piscatórias do Leste
A sua viagem ao longo do Leste da Islândia caracteriza-se hoje por longos e estreitos fiordes com encostas montanhosas íngremes e tundra acidentada. Cada fiorde tem as suas próprias qualidades únicas, com pequenas aldeias piscatórias em cenários perfeitos e idílicos onde poderá conhecer locais amigáveis. Se tiver sorte, poderá ver uma ou duas renas, pois esta é a parte da ilha onde habitam. O leste também é óptimo para ver as luzes do norte, as auroras boreais, se as condições forem adequadas, uma vez que existem vastos troços mesmo à saída do seu alojamento, sem poluição luminosa.
Hotel na zona de Egilsstaðir.
Viagem: 256 km.
D8: Cascata Trovoada e luminosas Auroras Boreais
Continue para o norte em direção ao destino de hoje: a área sobrenatural do Lago Mývatn. Sua primeira paragem será na poderosa Dettifoss, a cascata mais poderosa de toda a Europa, antes de continuar até Mývatn. Esta parte do norte da Islândia possui uma abundância de maravilhas naturais incomuns para explorar, como o vulcão Krafla e o colo Námaskarð, de cores curiosas. Mais tarde, se o céu estiver limpo, você poderá até ver outra maravilha natural: a majestosa aurora boreal.*
Hotel na área do Lago Mývatn.
Viagem 223 km
*Note que a aurora boreal é um fenômeno natural, portanto, os avistamentos não podem ser garantidos
D9: Paisagens de Lava e Mývatn
Hoje é ideal para percorrer um círculo em redor de Mývatn, incluindo Dimmuborgir, uma região de rochas de lava espalhadas, pequenas cavernas, rochas vulcânicas e penhascos. Mývatn é um lago raso eutrófico situado numa área de vulcanismo ativo no norte da Islândia, não muito longe do vulcão Krafla. Nas proximidades, explore as pseudocrateras Skútustaðagígar. Há muitas atividades opcionais na região, como passeios com husky e exploração de cavernas. Recomendamos terminar o dia com um banho relaxante nos leitosos Banhos Termais de Mývatn, uma piscina de água geotérmica quente extraída de profundidades de 2500 metros (não incluído).
Hotel na área do Lago Mývatn.
Viagem: 35 km
D10: Encantadora Akureyri e a cascata Godafoss
Comece o dia visitando a cascata Goðafoss a caminho da encantadora cidade de Akureyri, no norte, onde você pode passear pelo centro da cidade e desfrutar da variedade de pequenas lojas, cafés e museus. No caminho em direção a Skagafjörður, uma área conhecida pela abundância de cavalos islandeses, poderá optar por fazer um desvio em redor de Tröllaskagi (Península dos Trolls) para belas paisagens de montanhas, falésias e fiordes. Outras paragens interessantes ao longo do caminho incluem a vila de Siglufjörður, que já foi o centro da movimentada frota de arenque da Islândia.
Hotel em Skagafjörður.
Viagem: 256 km.
D11: Explorando a Natureza única do Norte e do Oeste
Desfrute hoje de uma viagem tranquila de norte a oeste. A primeira paragem será Vatnsdalshólar, um aglomerado de colinas na paisagem do vale de Vatnsdalur que se acredita ter sido formado por um deslizamento de terra catastrófico. Seguindo para o sul, poderá parar na cratera vulcânica Grábrók para uma curta caminhada. Depois de algum tempo na cratera, seguirá para cidade de Borgarnes. Para os interessados na história da Islândia, recomenda-se uma visita ao Centro de Povoamento da Islândia, na cidade de Borgarnes
Hotel na área de Borgarnes.
Viagem: 234 km.
D12: Parque Nacional Snæfellsjökull e o glaciar Snæfellsjökull
Hoje você tem a opção de dirigir pela península de Snæfellsnes. Aprecie a beleza natural do Parque Nacional Snæfellsjökull, que leva o nome do vulcão coberto do glaciar que se destaca no final da península. Os destaques da sua rota de carro hoje incluem a enseada de Dritvík, os dramáticos penhascos de pássaros de Lóndrangar, Hellnar e Arnarstapi, bem como idílicas vilas à beira-mar. E se você acha que tem tudo para ser um pescador islandês, você pode testar sua força com as “pedras de levantamento” na praia de Djúpalónssandur como antigamente.
Hotel na área de Borgarnes.
Viagem 320 km
D13: Explore a encantadora região de Borgarfjörður
Dirija hoje até à área histórica de Borgarfjörður, no oeste da Islândia. Outras paisagens naturais que valem a pena na região incluem as cascatas Hraunfossar e Barnafoss, que caem sobre um campo de lava, e Deildartunguhver, a fonte termal mais poderosa da Europa. Hoje, também tem a opção de visitar o túnel de gelo ou os banhos geotérmicos de Krauma antes de retornar a Reykjavík para passar a noite.
Hotel em Reykjavík.
Viagem: 196 km
D14: Reykjavik
Tempo livre e transporte para o aeroporto. Se o seu voo for à tarde, poderá visitar a Lagoa Azul e tomar um banho de água mineral aquecida antes de partir. Voos de regresso.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
-Voos em classe económica,
-Transportes de/para o aeroporto,
-Alojamento em hotel conforto 3* com banho privativo e pequeno almoço,
-Aluguer de carro Toyota Auris automático (5 lugares) com quilometragem ilimitada, CDW (seguro acidentes) e IVA por 5 dias,
-Wi-fi e GPS no carro, autorização para dois condutores,
-Reunião de informação com consultor de viagem local (opcional),
-Mapa da Islândia e itinerário detalhado,
-Guia da Islândia,
-Uso temporário de telemóvel,
-Telefone de emergência 24/7.
Não inclui:
-Seguro de viagem,
-Combustível,
-Taxas e encargos relacionados com o uso do carro,
-Almoço e jantar,
-Acompanhamento por guia presencial,
-Outros serviços não referidos acima.
Condições Particulares de Participação
Suplemento época alta, programa: Out +Eur 160.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preços: Válido em 2024;
Nota: É possível alugar veículos mais confortáveis e mais espaçosos, até 8 lugares; favor consulte-nos. O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 14 dias (consulte as coberturas).
Programa: Este é um programa de auto-férias em que os clientes conduzem e orientam-se com a documentação detalhada fornecida pelo operador local, em inglês, havendo assistência telefónica sempre que precisar (24/7). Este programa é recomendado para famílias que desejam viajar ao seu ritmo. Os hotéis poderão fornecer quartos com porta comunicante para o quarto contíguo. As datas anunciadas são indicativas, pode partir na data que escolher, em qualquer dia da semana. Sendo as auroras boreais um fenómeno natural, não podemos garantir que as observe, sobretudo se o céu estiver nublado.
Documentação: Passaporte válido. Os portugueses não necessitam de visto.
Vacinas: Nenhuma obrigatória
Equipamento: Calçado para caminhar, mochila pequena, casaco e calças impermeáveis, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Ismaw-2fev24