Fascinante travessia da Jordânia visitando múltiplos locais arqueológicos das épocas romana, bizantina e cristã, bem como a célebre cidade meticulosamente escavada na rocha, Petra.
Teremos um interessante contacto com os nativos, a sua gastronomia e a sua cultura.
Dormiremos num acampamento de beduínos no deserto Wadi Rum, onde faremos uma travessia de jipe.
Visitaremos a magnífica cidade romana de Jerash, o monte Nebo , o imponente castelo de cruzados em Kerak, e os belos mosaicos de Madaba.
Além do banho no mar Morto também iremos mergulhar no mar Vermelho para descobrirmos os coloridos corais e a diversa vida marinha. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Exploramos Amman e o seu bairro antigo, bem como a Cidadela e suas ruínas dos períodos romano, bizantino e islâmico e o museu arqueológico.
Visita de Jerash, a Pompeia do Oriente, uma interessante e bem conservada cidade romana do séc II.
Visitaremos o majestoso castelo de cruzados em Kerak.
Partiremos à descoberta do esplêndido deserto Wadi Rum que é conhecido pelos imponentes promontórios rochosos que se elevam acima de um mar de areia fina e dourada. Caminhamos através dos seus vales e desfiladeiros apreciando o encanto da solidão envolvidos por uma arquitetura mineral surpreendente. Veremos os beduínos passando de camelo e encontraremos alguns nómadas acampados.
Seguimos para Petra a fantástica capital do reino nabateu que foi muito rico e poderoso no início da nossa era. Seremos maravilhados pelos seus monumentais palácios, teatro, templos, habitações e túmulos escavados na rocha.
Visita do mar Morto onde nos cobriremos de lama “medicinal” e flutuaremos longamente nesta águas muito salgadas.
Ainda visitaremos os vestígios cristãos da época de Cristo no monte Nebo, nomeadamente os seus ricos e multicolores mosaicos.
Passaremos no mar Vermelho em Aqaba,onde poderemos mergulhar em snorkel para admirar os fundos de coral e a vida marinha.
Esta viagem oferece-lhe um conteúdo cultural e histórico muito importante!
Meteorologia
A Jordânia tem um clima quente e seco caracterizado por verões longos, quentes e secos e invernos curtos e frios. O clima é influenciado pela localização da Jordânia entre a aridez subtropical das áreas desérticas da Arábia e a humidade subtropical da região leste do Mediterrâneo. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas entre 5 ° C e 10 ° C, e agosto é o mês mais quente entre 20 ° C e 35 ° C. Enquanto as noites podem ficar bastante frias durante todo o ano, as temperaturas diárias podem ser muito quentes, especialmente no verão; em alguns dias, pode ser de 40°C ou mais, especialmente quando sopra o Sirocco, um vento do sul quente e seco. Esses ventos podem às vezes ser muito fortes e causar tempestades de areia. É muito importante lembrar sempre de se manter hidratado. Por isso, recomendamos trazer consigo uma garrafa reutilizável.
Resumo
caminhada
Actividades:hotel, tented camp
Alojamento:Pontos de Interesse
Amman e a Cidadela,
Passeio de jeep no deserto Wadi Rum;
Visita à cidade de Petra, o antigo reino dos nabateus;
Visita à igreja ortodoxa de Madaba e seus mosaicos antigos;
Subida ao Monte Nebo;
O massivo castelo de cruzados em Kerak,Banho no Mar Morto;
A importante cidade romana de Jerash;
Mergulho em snorkel no mar Vermelho para admirar os corais e a vida marinha.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Amman
Voos Lisboa-Amman, transporte para o hotel. Amã é uma das cidades mais antigas do mundo, habitada desde a idade do bronze. A cidade está crescendo como uma cidade moderna, mas mantém vivos os seus caráter e História.
D2: Visitas de Jerash e de Amman
Viajaremos para o norte até Jerash, uma das cidades greco-romanas mais bem preservadas do Médio Oriente. É considerada a Pompeia do Oriente, uma interessante e bem conservada cidade romana do séc II. O seu teatro está inalterado e o seu forum mantêm todas as colunas eretas. Passeamos nas suas elegantes avenidas calçadas e ladeadas de colunas, e visitaremos o arco triunfal de Adriano, o hipódromo, o grande templo de Zeus, o ninfeu (chafariz), os banhos, etc. O teatro encontra-se no seu estado quase original. Regresso a Amman.
Visitaremos a Cidadela de Amman conhecida como Jabal-al-Qal’a, localizada no topo de uma colina em Amman. Amman está situada numa região montanhosa, construída sobre 7 colinas, estendendo-se actualmente por 19 devido ao forte crescimento da cidade. Na Cidadela iremos conhecer as ruínas dos períodos romano, bizantino e islâmico e o museu arqueológico. Visitamos o templo de Hércules, a mesquita do Rei Abdullah, o teatro romano, os souks e mercados, igrejas e mesquitas, e o cosmopolitismo da população que conheceremos caminhando pelas suas vielas e pararemos num restaurante local para experimentar autênticos falafel e hummus. Pa
D3: Monte Nebo, Madaba, Kerak, Petra
Começaremos a viagem para o sul, começando pelo monte Nebo (817m) onde nos fascinaremos com a vista onde Moisés olhou para a Terra Prometida e onde mais tarde morreu e foi enterrado. Em 2000 o Papa João Paulo II visitou o monte Nebo, onde deu um sermão assistido por mais de 20000 fiéis. Em dias transparentes avistam-se Belém, Jericó e Jerusalém.
Seguiremos para a vila de Madaba e descubra os incríveis mosaicos bizantinos descobertos em toda a vila. Admire o “Mapa de Madaba”, o mais antigo mapa em mosaico preservado das Terras Sagradas.
Continuamos para sul até ao antigo castelo de cruzados em Kerak (séc XII), onde exploraremos o intrigante labirinto de salões e passagens abobadadas de pedra. A cidade de Kerak era uma cidade importante no Reino de Moab e o castelo domina o horizonte. Ele oferece uma visão impressionante das capacidades arquitetónicas e militares dos cruzados. Continuaremos para sul para visitarmos o castelo de Shobak, também conhecido como Montreal, fornecendo um exemplo contrastante com Kerak. Terminaremos o dia em Wadi Musa, a vila junto de Petra, onde poderemos desfrutar de uma noite de descanso antes de admirarmos uma das maiores maravilhas do mundo no dia seguinte. Pa
D4 e D5: Visita de Petra
Dois dias para explorar Petra, a chamada cidade rosa vermelha, ‘metade da idade do tempo’. Petra esteve escondida durante séculos até que o explorador suíço Burckhardt fez a sua grande descoberta em 1812. Foi fundada pelos nabateus, uma tribo árabe que chegou aqui no século VI aC. A construção de Petra começou no século III aC e continuou durante o período romano, financiada por impostos cobrados das caravanas do deserto. Duas características de Petra são únicas: em primeiro lugar, é uma cidade que se tornou defensável por ser construída numa série de abismos, e não no topo de uma colina. Em segundo lugar, é construída diretamente na rocha – belo arenito vermelho e amarelo esculpido nas fachadas mais impressionantes que brilham à luz do sol cintilante.
Partida matinal através da longa (1.2 km) e apertada garganta, Siq, que conduz às fascinantes ruínas de Petra. No seu final deparamos com a impressionante fachada do Tesouro, Al Khazneh, inteiramente esculpido na rocha tal como todos os outros grandiosos monumentos de Petra. Continuando para o centro da cidade, passaremos pelas casas e túmulos dos cidadãos ricos e a notável escala do local começa a desvendar-se.
Subiremos ao alto do monte Al-Madbah onde se situa o Sacrifício e donde teremos um panorama global da geografia da cidade composta por uma sucessão de elevadas falésias e promontórios onde a cidade foi escavada. Continuamos a descoberta dos inúmeros templos, palácios, habitações, túmulos e demais câmaras trogloditas que nos aparecem ao dobrar de cada esquina.
Haverá tempo para explorar os caminhos menos frequentados e visitar alguns dos tesouros escondidos de Petra, como o Mosteiro ou a incrível vista para o Tesouro do alto de Jebel Khubtha. Passando a avenida das colunas onde se encontram grandes templos nabateus e bizantinos, subiremos uma escadaria escavada na rocha até atingirmos o mosteiro, Al Deir (séc III aC), situado no alto de um monte em local recatado. No regresso passaremos pelos túmulos reais, a avenida das fachadas e pelo grande teatro (séc I dC) ao ar livre com sete mil lugares inteiramente esculpidos na rocha! Pa
D6: Visita de Pequena Petra, Wadi Rum, safari de jeep
Hoje terá a opção de fazer uma visita guiada a Little Petra ou ficar a relaxar no hotel antes de viajarmos na moderna Desert Highway e seguirmos para o sul, até Wadi Rum. O propósito da Pequena Petra não é claro, no entanto, os arqueólogos acreditam que provavelmente era um subúrbio de Petra, onde os comerciantes que percorriam a rota da seda poderiam ter-se estabelecido. Hoje entraremos no património natural da humanidade de Wadi Rum, onde dramáticas montanhas de arenito se erguem do chão do deserto, onde Lawrence da Arábia e o príncipe Faisal reuniram as tribos árabes para o ataque a Aqaba na Primeira Guerra Mundial e também onde foram filmados troços do filme sobre a guerra de 1962.
Após o check-in em nosso acampamento privado, os nossos anfitriões beduínos levar-nos-ão para um passeio de jipe 4×4 de cerca de 2h para explorarmos alguns dos pontos de relevo desta área protegida. Iremos descobrir gravuras rupestres, vistas majestosas das montanhas e paisagens e desfiladeiros estreitos. Em cada paragem terá a oportunidade de caminhar em redor e ouvir o silêncio. A meio do dia iremos desfrutar de um almoço simples preparado no deserto à sombra das montanhas que inclui uma experiência de preparação do café beduíno. Teremos tempo para provar o chá beduíno e depois assistir ao pôr do sol do alto de uma formação rochosa. A partir daqui, regressaremos ao nosso acampamento, onde desfrutaremos da hospitalidade beduína com um jantar tradicional chamado Zarb, que é preparado no subsolo. Após o jantar, aprenderemos sobre a cultura e a música beduína interagindo com a família que administra o acampamento. Pa,J
D7: Viagem para Aqaba, snorkelling nos recifes de coral no mar Vermelho
Acordamos no meio do cenário dramático do deserto e depois seguiremos para Aqaba, o porto e vila de férias da Jordânia, famosa pelos seus belos recifes de coral. Aqaba é o único porto da Jordânia com acesso ao Mar Vermelho. Haverá tempo para relaxar num resort de praia com transporte e entrada incluídos. Poderá melhorar a sua experiência alugando equipamento de snorkelling e nadando sobre os recife de corais procurando peixes coloridos. Isto poderá ser organizado e pago no próprio dia (10 JD no momento da publicação) Existem vários bons restaurantes em Aqaba para o nosso jantar em grupo. Pa
D8: Mar Morto, Betânia
Seguiremos para o Mar Morto (4h30) que é um dos lugares mais fascinantes da Terra e assim chamado porque a sua elevada salinidade impede a maioria das formas de vida aquática. Desceremos até ao ponto mais baixo da Terra – o Mar Morto! A 400 metros abaixo do nível do mar, desfrutaremos da tarde relaxando no Mar Morto, flutuando nas águas salgadas únicas e testando a incrível lama, com benefícios de cura e saúde usados em vários produtos de beleza! Haverá tempo também para se refrescar na piscina do hotel.
Há também a possibilidade de visitar Betânia para lá do Jordão, local do batismo de Jesus Cristo por João Batista, marcando o início da nova era do cristianismo. Esta é uma viagem opcional que pode ser reservada e paga localmente. A viagem até ao local do batismo é de 10-15 mins do hotel no Mar Morto e toda a visita geralmente dura 1h45 no total, incluindo a viagem de ida e volta para o hotel. Aqueles que não desejarem visitar o local farão o check-in no hotel no Mar Morto.
Esta noite haverá um jantar de grupo para celebrar a sua passagem pela Jordânia e despedir-se. Pa, J
D9: Voos Amman-Lisboa
Transporte para o aeroporto, com chegada no fim da manhã, voos Amman-Lisboa. Pa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular,
- 7 noites de hotel em quarto duplo com banho,
- 1 noite em acampamento beduíno,
- Refeições referidas no programa (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar),
- Transportes terrestres em veículo com ar condicionado, exceto D9,
- Entradas nos monumentos,
- Passeio em veículo todo o terreno em Wadi Rum,
- Guia falando inglês.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Atividades e visitas não referidas,
- Despesas de carácter pessoal,
- Seguro de viagem,
- Refeições exceto as mencionadas no programa,
- Transporte para o aeroporto, no regresso (conte com USD 30 por taxi),
- Suplemento individual,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Suplemento para quarto individual: Eur 380; o suplemento é facultativo se aceitar partilhar o alojamento com outros participantes do mesmo sexo.
Suplemento época alta: Jan-Mai +Eur 180 exceto Abr 10, 13 +Eur 300, Set +Eur 120, Set-Nov +Eur 180 exceto Out 5, 12 +Eur 240.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Inclui: Os voos em classe turística, 7 noites de hotel em quarto duplo com banho e pequeno almoço, 1 noite em tented camp, refeições referidas no programa (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar), transportes terrestres, entradas nos locais monumentais mencionados, guia falando inglês.
Não inclui: Equipamento pessoal, atividades e visitas não referidas, despesas de carácter pessoal, seguro de viagem, visto (USD 60), taxa de aeroporto (USD 15), suplemento individual, gorjetas.
Notas: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais. O programa termina no dia 9 no aeroporto no fim da manhã, com um transporte vindo do mar Morto. Os voos de regresso para Portugal descolam perto da meia noite, por isso, deverá considerar o depósito da sua bagagem no aeroporto e tomar o autocarro shuttle ou um táxi para o centro de Amman onde poderá fazer visitas livres, jantar e tomar outro transporte de regresso ao aeroporto no final do dia.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotéis de 3*, 4* e 5* em quarto duplo com banho e pequeno almoço. Hotéis propostos, ou equivalentes:
Amman – Khan Al Khediwe 4*,
Petra – Amra 3*,
Wadi rum – Acampamento beduíno,
Aqaba – La Costa Hotel 4*,
Mar Morto – Holiday Inn Dead Sea 5*.
Acompanhamento: Guia jordano falando inglês.
Grupo: mín 4 pessoas de origem internacional, máximo 20.
Documentação: Passaporte válido, o visto obtém-se na fronteira.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Jopet-06dez23