O Monte Rosa é um maciço que faz fronteira entre a Suíça e Itália, entre Zermatt e Breuil Cervinia, sendo o segundo cume mais alto dos Alpes, com 4634m. É também o ponto mais alto da Suíça. É ao amanhecer e ao pôr-do-sol que este gigante maciço faz jus ao seu nome.
Visitaremos a mítica aldeia de Saas Fee, para seguirmos ao longo do lago Mattmark e pelo lendário colo do Monte Moro (2868 m) que liga há séculos, Saas Tal ao vale de Macugnaga.
Depois percorreremos o vale Quaraxxa e subimos ao colo Turlo (2738m) de onde apreciaremos vistas soberbas da encosta sul do Monte Rosa. Alagna é ainda um belo e remoto lugar do Vale de Aosta.
Atravessaremos prados verdejantes com manadas de vacas pastando no vale de Gressoney continuamos através dos belos prados de Mos e da aldeia de Gaval, com vistas sobre outro gigante dos Alpes, o Liskamm (4527m).
Subiremos ao colo Théodule para chegarmos ao refúgio Theodulo (3317m), onde pernoitamos, e de onde avistaremos um panorama magnífico do monte Cervin (4478m).
Passaremos o colo Théodule (3317m) e em pouco tempo chegaremos à célebre vila de Zermatt.
Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Meteo
Época do ano
O período mais confortável é de junho a setembro, porque o clima é quente e ensolarado. Fora destes períodos, é mais frio e os colos de montanha estão muitas vezes carregados de neve e por isso intransitáveis a não ser em esquis ou raquetes de neve.
Ocasionalmente, junho pode permanecer frio e, após um inverno rigoroso, não é incomum que a neve permaneça nos colos até final de junho. Embora haja um caminho trilhado na neve, é melhor levar bastões para se equilibrar.
Temperaturas médias
Do final de junho a final de agosto fará calor nos vales e as temperaturas estarão entre 20°C e 30°C, mas podem cair para 10°C à noite.
Em altitudes mais elevadas, a temperatura estará mais fria e isso pode ser exacerbado por ventos frios. Frentes frias ocasionais trazem clima frio e húmido: pode esperar quedas significativas de temperatura e condições difíceis nas montanhas. Não é invulgar nevar nas passagens mais altas durante uma frente fria, mesmo em agosto. Equipe-se para 0ºC embora contemos que estas condições não venham a ocorrer. Venha preparado para todos os climas!
Vestir-se
O melhor conselho é vir preparado para todos os climas. Deve esperar que esteja quente e precise de calções e t-shirts. As trovoadas no final da tarde poderão trazer fortes chuvas; isso torna o ambiente um pouco mais frio, mas deve levar roupa impermeável. Se for atingido por uma frente fria, as temperaturas cairão drasticamente e precisará de roupas quentes, luvas, gorro de lã.
Resumo
caminhada
Actividades:hotel, refúgio, albergue
Alojamento:Pontos de Interesse
O encanto da aldeia de Saas Fee,
Passagem de colos lendários: Monte Moro, Turlo, Théodulepass, Passo di Verra, Cima Blanche,
A aldeia de Macugnaga no sopé da imensa face do Monte Rosa (4634m),
Encantadores lagos alpinos rodeados de prados verdejantes,
Visita de Alagna, um belo e remoto lugar do Vale de Aosta,
A visão magnífica dos Monte Cervin (4478m) e Liskamm (4527m),
A célebre vila de Zermatt.
Programa da viagem
D1: Voo Lisboa-Genève, comboio para Grächen, hotel
Voo Lisboa-Genève, comboio para Grächen, hotel.
D2: Grächen-Saas Fee. D+ 506 m / D- 318 m , 6h
Encontro às 9h no Posto de Turismo de Grächen. Contornamos a ponta norte do maciço para apreciarmos uma vista deslumbrante do vale do Rhône e de Saas. Será um belo dia de passeio até chegarmos à mítica aldeia de Saas Fee.
Atividade: +650m, -500m, 5h30
D3: Lago de Mattmark, colo do Monte Moro (2868 m), vale de Macugnaga. D+ 1192 m / D- 1678 m , 5h30
Subida pelo lago de Mattmark e pelo lendário colo do Monte Moro (2868 m) ligando, há séculos, Saas Tal ao vale de Macugnaga, vale italiano que se situa na base do maciço do Monte Rosa. Este colo testemunhou as migrações do povo Walser, de língua alemã, que se fixou nos Alpes da Suíça, Itália, Liechtenstein e Áustria e que outrora terá vivido no sudoeste da Alemanha. O antigo trilho de Walser foi outrora usado como uma importante passagem de montanha para chegar a Itália e praticar comércio. A aldeia de Macugnaga situa-se ao pé da imensa face do Monte Rosa.
Atividade: +653m, -1496m, 5h30
D4: Vale Quaraxxa, colo Turlo (2738m), Alagna no Vale de Aosta. D+ 1418 m / D- 1548 m, 6h
Na etapa de hoje vamos percorrer o vale Quaraxxa e subir até colo Turlo (2738m). Estamos na encosta sul do Monte Rosa e descemos até aos prados de d’Alesia. Alagna é ainda um belo e remoto lugar do Vale de Aosta.
Atividade: +1431m, -1163m, 6h
D5: Vale de Otro, colo de Olen (2881m), vale de Gressoney. D+ 1691 m / D- 1061 m, 6h
Percorremos o vale de Otro e os seus numerosos prados até chegarmos ao colo de Olen (2881m). Em seguida, descemos até ao vale de Gressoney através dos belos prados de Mos e da aldeia de Gaval. O Liskamm (4527m) aparece como pano de fundo. Trata-se de uma montanha situada nos Alpes Peninos, que se estende entre a fronteira da Suíça com a Itália e consiste numa longa crista de 5km, com dois picos distintos. É possível apanhar o teleférico (custo extra).
Atividade: +1727m, -524m, 6h
D6: Prados de St Anna, colo de Bettaforca (2617m), vale de Ayas, Champoluc, St. Jacques, Forca. D+ 852 m / D- 794 m, 5h30
Seguimos pelos esplêndidos prados de St Anna, que nos conduzem até ao colo de Bettaforca (2617m), mesmo abaixo de Castor e Pollux, um par de picos gémeos, que estão separados por um colo de 3845m, chamada de Passo di Verra. Descemos pelo vale de Ayas, de onde podemos apreciar magníficas vistas das aldeias de Champoluc e de St. Jacques, do lago e dos prados de Forca. É possível apanhar o teleférico (custo extra).
Atividade: +450m, -539m, 5h30
D7: Vale de Cortox, Cima Blanche (2982m), colo Théodule, refúgio Theodulo (3317m). D+ 1104 m / D- 427 m, 6h
Hoje fazemos uma belíssima subida pelo vale de Cortox até ao colo de Cima Blanche (2982m). Aqui iremos perceber o por quê do seu nome (branco). Estamos acima da famosa estação alpina de Breuil Cervinia, que está situada no sopé do Mont Cervin, num vale circundado por altas montanhas glaciares e pelos rochedos escarpados dos picos gémeos. Subimos até ao colo Théodule para chegarmos ao refúgio Theodulo (3317m). Espantoso cenário com o monte Cervin defronte!
Atividade: +1500m, -466m, 6h
D8: Colo Théodule (3317m), Trockenstegg, hotel em Zermatt. D- 1685 m, 5h
Hoje atravessamos o colo Théodule (3317m). Regressamos a Valais (cantão no sul da Suíça) e ao vale de Visp, um vale lateral do cantão de Valais, sendo o resultado da união do vale de Saas e do vale Zermatt e é atravessado pelo rio suíço Visp, um afluente do rio Ródano. Por fim, descemos por Trockenstegg através da vila de Zermatt, tendo como pano de fundo o magnífico Mont Cervin. Um cenário inesquecível! É possível apanhar o teleférico (custo extra). Noite de hotel em Zermatt.
Atividade: -1645 m, 5h
D9: Comboio para Genève. Voo Genève-Lisboa
Comboio para Genève. Voo Genève-Lisboa.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos Lisboa-Genève-Lisboa na Easyjet, os alojamentos mencionados: hotel, refúgios de montanha e albergues durante o passeio, todas as refeições do almoço pic nic do D2 ao almoço pic nic do D8, transporte da bagagem, guia profissional francês.
Não inclui:
- Todos os transportes terrestres (há autocarro ou comboio público do aeroporto de Genève para Grächen e regresso de Zermatt), equipamento individual, despesas pessoais como bebidas, seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento quarto individual (2 noites hotel nos d1 e d8): Eur 120.
Suplemento época alta: Jul +Eur 120, Ago +Eur 180.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotel, refúgios de montanha e albergues.
Refeições: Pequeno-almoço e jantar quentes tomados em refúgio, pic nic durante o dia.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional francês.
Grupo: Mín 6 pessoas, máx 14, de origem internacional.
Bagagem: A bagagem será transportada por veículos.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre. Este itinerário poderá realizar-se no sentido contrário.
Documentação: BI ou Cartão do Cidadão.
Equipamento: Botas para caminhar (com atacadores), saco-cama em algodão sem forro, casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
suros-11out23