Esplêndida travessia do grandioso maciço dos Dolomitas em plenos Alpes italianos para descobrirmos as suas magníficas agulhas rochosas e lagos idílicos, dormindo em refúgios onde apreciaremos a culinária local
Existem poucos passeios alpinos que abrangem uma região de forma tão completa como este circuito impressionante que atravessa as espirais dramáticas das Dolomitas, no Tirol do sul no norte da Itália. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis! A riqueza natural e paisagística da zona motivou a sua proteção através da criação do Parco Naturale Tre Cime, e da sua classificação pela UNESCO de Património Mundial.
Desde a animada e cosmopolita vila de montanha Cortina d’Ampezzo, flanqueada por elegantes picos dolomitas clássicos até aos bunkers da 1ª Guerra Mundial no maciço de Tofane, aos bosques e lagos alpinos das Dolomitas Sextener e o distinto e fantástico grupo Tre Cime di Lavaredo, todos os dias de caminhada oferecem aliciantes panoramas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a linha de frente entre os exércitos italiano e austro-húngaro situava-se nas Dolomitas. Os museus de guerra ao ar livre estão localizados em Cinque Torri (Cinco Torres), Monte Piana e Monte Lagazuoi. Muitas pessoas visitam as Dolomitas para escalar as vias ferrate, caminhos protegidos através das paredes rochosas que foram criadas durante a guerra.
A vida animal é dominada por aves: águias douradas fizeram do Parque a sua casa, ao lado de abutres, corvos, corujas pigmeus, tetrazes, tentilhões da neve, choucas, corujas de Tengmalm, pica-paus pretos e vermelhos. Na terra circulam sobretudo cabras montesas e marmotas.
Seremos acompanhados por um guia de montanha experiente e companheiros igualmente motivados, a nossa bagagem será transportada por mulas permitindo que aprecie as paisagens e os ambientes únicos de forma descontraída. As noites serão passadas em confortáveis ‘rifugios’ em belos locais, onde a culinária alemã ou italiana poderão estar no menu (há uma forte herança alemã na região).
Veja o filme da Unesco sobre as Dolomitas.
Resumo
Pontos de Interesse
-Caminhada acessível em carreiros onde a nossa bagagem será transportada por mulas,
-Dormida em hospitaleiros refúgios em locais panorâmicos,
-Uma sucessão de incríveis e elegantes agulhas rochosas dolomíticas,
-Região inserida no Parco Naturale Tre Cime classificado pela UNESCO de Património Mundial,
-Travessia de torrentes e suas cascatas de águas cristalinas,
-O lago di Braies com água de cor esmeralda rodeado por imponentes coníferas,
-Avistaremos águias e abutres bem como cabras montesas e marmotas,
-Os famosos picos Tre Cime di Lavaredo junto ao refúgio Drei Zinnen,
-A animada e cosmopolita vila de montanha Cortina d’Ampezzo,
-Os vestígios da defesa italiana durante a Primeira Guerra Mundial,
-A culinária típica italiana cozinhada nos refúgios,
-Os belos crepúsculos que tornam alaranjadas as cumeadas das Dolomitas.
Programa da viagem
D1: Veneza
Voo Lisboa-Veneza, hotel.
D2: Veneza, Cortina d’Ampezzo
Autocarro para Cortina d’Ampezzo (140 km) (1224m), hotel.
D3: Picos Tofano, refúgio Guissani
Encontro com o guia e o grupo às 10h. Subida em carreiro até aos picos de Tofano, local do filme de Dino Buzzati “Désert des Tartares” (O Deserto dos Tártaros). O caminho serpenteia através de agulhas de pedra e bunkers e refúgios abandonados. As vistas da bacia de Cortina e dos picos em redor são fabulosas e uma grande recompensa pelos nossos esforços. Após este belo esforço no primeiro dia de caminhada, iremos relaxar na cabana de montanha, o refúgio Giussani (2580m), e absorver a excelente hospitalidade alpina italiana.
Atividade: +820m, 4h, refúgio
D4: Descida do Val Travenanzes e caminhada até Fanes Hütte
A primeira secção da caminhada levar-nos-á por uma paisagem rochosa maravilhosa enquanto zigue-zagueamos pelo carreiro que passa pelo incrível anfiteatro Masarè. Passando por cascatas e pequenos grupos de pinheiros anões de montanha, continuaremos em direção ao alojamento das próximas noites com o cenário mudando a toda a hora. Passaremos com torrentes em cascata atravessadas por pontes de madeira e veremos evidências de tocas de marmota. Subida para o refúgio de Fanes (2060m) na sombra das bonitas agulhas Kreuzkofe.
Atividade: +648m, -1300, 5h30, refúgio
D5: Caminhada até ao Lago di Braies, Pragser See
Esta será uma caminhada deslumbrante tendo como fundo o magnífico grupo de picos Fanes. A descida até ao lago Pragser com água de cor esmeralda rodeado por imponentes coníferas torna este dia particularmente gratificante sobretudo se depararmos com algum grupo de cabras montesas.
Atividade: +884, -1070, 5h30, refúgio
D6: Subida para Dürrenstein Hütte
A dupla nomenclatura na área significa que muitos pontos de referência têm dois nomes (por exemplo, Lago di Braies em italiano ou Pragser See em alemão). A caminhada de hoje leva-nos por carreiros arborizados de grande beleza com algumas secções íngremes até à cabana Durrenstein (2040m), passando por silenciosos prados verdes em amplos caminhos com vistas panorâmicas.
Atividade: +1150m, -649m, 5h30, refúgio
D7: Tre Cime, os três picos icónicos das Dolomitas
Uma caminhada visualmente deslumbrante na direção das três torres, Tre Cime. Estaremos bem na antiga fronteira austro-italiana, onde ocorreram ferozes combates durante a 1ª Guerra Mundial. Caminhando sob o Strudelkopf, passaremos pelo tranquilo e belo lago Dürrensee. Subida pela Rientzal para pernoita no refúgio Drei Zinnen (2438m) que nos oferecerá vistas deslumbrantes para as torres e arredores.
Atividade: +1177m, -791m, 5h30, refúgio
D8: Caminhada em torno de Tre Cime di Lavaredo, autocarro para Veneza
Caminhada em redor de Tre Cime di Lavaredo e da Torre Toblin com a visão do magnífico Paterno bem próximo. Etapa de grandes panoramas num ambiente austero de arquitetura rochosa. Também iremos percorrer os túneis escavados na rocha da 2ª Guerra num itinerário que alterna a penumbra dos túneis com passagens no exterior. O domínio de Tre Cime torna-se espantoso enquanto circundamos essas torres magníficas. Pernoita no Rifugio Lavaredo (2344m).
Atividade: +690m, -762m, 4h30, refúgio
D9: Caminho Bonacossa, Lago Misurina, Cortina
Neste último dia de caminhada regressaremos ao vale arborizado e fértil à vista do Lago Misurina. Em 1927, Aldo Bonacossa fez várias primeiras descidas em esquis seguindo o caminho de hoje, que se tornou seu homónimo. Desceremos as Dolomitas Bonacossa e caminharemos à sombra do maciço Cadini di Misurina. Chegados a Cortina teremos tempo livre antes de viajarmos de autocarro para Veneza, hotel.
Atividade: -605m, 4h
D10: Lisboa
Voos para Lisboa.
Inclui:
Voos Lisboa-Veneza-Lisboa,
Alojamentos mencionados: hotel ou alojamento local, refúgios de montanha,
Todas as refeições do almoço pic nic do D3 ao almoço pic nic do D9,
Transporte da bagagem por mulas,
Guia profissional falando francês.
Não inclui:
Transportes terrestres (há autocarro público regular do aeroporto de Veneza para Cortina),
Equipamento individual,
Despesas pessoais como bebidas,
Fichas para o duche nos refúgios,
Seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento quarto individual (1 noite hotel em Cortina, 2 noites em Veneza): Eur 240.
Suplemento época alta: Jul +Eur 120, Ago +Eur 180.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2025.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotel 2*, refúgios de montanha.
Refeições: Pequeno-almoço e jantar quentes tomados em refúgio, pic nic durante o dia.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional falando francês.
Grupo: Mín 6 pessoas, máx 14, de origem internacional.
Bagagem: A bagagem será transportada por mulas e o peso limite da sua bagagem será de 7 kg.
Programa: As etapas têm 1000m de desnível médio com 4 a 6h de duração não consecutivas. Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre. Este itinerário poderá realizar-se no sentido contrário. Acessível a crianças a partir dos 12 anos.
Documentação: BI ou Cartão do Cidadão.
Equipamento: Botas para caminhar (com atacadores), saco-cama em algodão sem forro, mochila (40 litros), casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
itdol-27set24