Caminhadas na surpreendente península Beara, que parece precipitar-se no oceano Atlântico, para depois atravessarmos o colo Healy nas montanhas do Condado de Cork, onde exploraremos a natureza em redor da cidade de Killarney no Condado de Kerry
Esta viagem de 10 dias tem lugar na zona mais a sudoeste da Irlanda. Começamos na surpreendente península Beara, que parece precipitar-se no oceano Atlântico, ganhando assim o lugar da península mais a sudoeste e mais remota na Irlanda. Depois atravessaremos o colo Healy, numa estrada sinuosa de montanha entre Adrigole, no Condado de Cork, e Lauragh e estacionamos na cidade de Killarney, no Condado de Kerry, para explorarmos as redondezas.
O nome Kerry vem da velha palavra irlandesa ciarraige, designando o povo de Ciar, uma tribo Celta que se instalou na região por volta de 300 aC.
O Condado de Kerry, típico das fábulas irlandesas, é composto por uma série de penínsulas separadas por enseadas de alto mar. MacGillycuddy’s Reeks é o centro do Anel de Kerry, um circuito de 179 km desde Killarney, via Killorglin, Cahersiveen, Waterville, Kenmare e de volta a Killarney cruzando a brecha de Moll depois de passar pela Ladies View – um dos pontos mais importantes da Irlanda. Entre estes pontos existe uma rede de trilhos tão antigos como a própria terra, e alguns deles formam um caminho de longa distância conhecido como o Caminho de Kerry.
Os seus prados verdejantes, divididos por característicos muros de pedra quase totalmente desocupados com exceção dos pequenos rebanhos que aí pastam, estendem-se até onde a vista pode alcançar. A cada curva aparecem-nos paisagens fantásticas de montanhas envoltas de névoa e largas extensões de costa selvagem desabitada, onde a força das ondas do oceano Atlântico se faz sentir com estrondo nas rochas fendidas.
A parte final da viagem será na Península Dingle, uma das regiões mais espetaculares da costa oeste da Irlanda e está repleta de História, mitologia e reside em permanência na cultura tradicional irlandesa. Não há outra paisagem com a mesma densidade e variedade de monumentos arqueológicos como esta, na costa oeste da Europa. Para onde quer que olhe encontrará paisagens magníficas. Este é um local que nos seduz pela sua paisagem verdejante, montanhas rochosas, extensos areais e penhascos vertiginosos. O extremo da península, a oeste da cidade de Dingle, é uma fortaleza de muitas tradições e costumes que se têm preservado, juntamente com a língua irlandesa.
Este programa reúne belíssimas caminhadas, durante uma semana em que também irá conhecer de perto a alegria irlandesa!
Estas três regiões são conhecidas pelas paisagens verdejantes, as cadeias montanhosas, os penhascos, a beleza costeira, os longos areais de praias selvagens.
Você irá apreciar o ambiente colorido das vilas e cidades, da sua música e das suas gentes. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Resumo
caminhada, navegação
Actividades:Bed & Breakfast
Alojamento:Pontos de Interesse
Ilhas Dursey & Beara
O Colo Healy
O Anel de Kerry
A Casa Muckross, os seus jardins e quinta
A Brecha de Dunloe
A cidade de Killarney
A cidade de Dingle
Sauce Creek
O Monte Eagle
Muita música irlandesa.
Programa da viagem
D1: Dublin
Voos Lisboa-Dublin, alojamento em hotel. Resto do dia livre. Dublin é uma grande capital europeia com imensos atractivos para oferecer. Recomendamos a visita do bairro antigo (Temple Bar, Trinity College, Grafton Str e Stephen’s Green) e de alguns dos seus museus, lojas tradicionais, galerias, pubs e casas de chá.
D2: Península Beara
Encontro com o guia no aeroporto de Dublin e partida para a Península Beara, cerca das 9h30. No caminho visitaremos o castelo de Cashel, Rock of Cashel, também conhecido como Cashel dos Reis, que se localiza em Cashel, no Condado de Tipperary. Erguido sobre o rochedo de Cashel, serviu como base aos reis de Munster durante centenas de anos até à invasão normanda, embora muito pouco das primitivas estruturas tenha sobrevivido até hoje. A maioria das edificações no atual sítio histórico, data dos séculos XII e XIII. O alojamento está reservado na pequena vila de Castletownbere, no Condado de Cork, situada no extremo sudoeste da península, um local de magnífica beleza. A vila parece estar completamente isolada do mundo, devido à imponência das montanhas Caha, mas apesar de todo o seu afastamento, esta vila goza de um espírito vivo, activo e comunitário muito forte. Depois de jantar faremos uma reunião com o guia para discutirmos o programa da semana.
D3: Teleférico para a ilha Dursey
Embarque no teleférico para a ilha Dursey. Este é o único teleférico em funcionamento na Irlanda e transporta aproximadamente 6 passageiros ou 1 vaca, e os animais têm prioridade sobre as pessoas, por isso não se espante se tiver de esperar pela sua vez! A ilha Dursey é um santuário de baleias e de aves, um paraíso de tranquilidade. A marcha de hoje conduz-nos para oeste ao longo de um carreiro selvagem, passando por muitas daquelas que no passado eram as grandes quintas desta ilha. Regressamos ao teleférico pelas ruínas da Signal Tower seguindo parte do Caminho de Beara. (distância: 12 Km, desnível: 240m) Regresso a Castletownbere.
D4: Curta viagem de ferry até à ilha Beara
Esta é uma ilha encantada com muitos círculos de pedra e menires e também um santuário de vida selvagem. A nossa marcha segue pelo Caminho de Beara através de estradas tranquilas e carreiros até à montanha Coomastoka. A paisagem vista daqui é de uma beleza indescritível. Continuamos ao longo do Caminho de Beara até ao ponto mais a sudoeste da ilha, Ardnakinna Point e depois regressamos ao ferry. (distância: 12 km, desnível: 240m) Regressaremos a Castetownbere.
D5: Killarney e Muckross House
No início da tarde visitaremos a Casa Muckross, os seus jardins vitorianos e a quinta, situados no meio do Parque Nacional de Killarney. Teremos uma visita guiada por este palacete magnífico do séc XIX. Descontraia nos jardins, conhecidos pela sua grande quantidade de rododendros e azáleas. Viaje até à Irlanda dos anos 30, visitando a quinta onde os lavradores labutavam diariamente.
O resto da tarde é livre para poder explorar a cidade de Killarney, que será a nossa base nos próximos dois dias.
D6: Brecha de Dunloe e Caminho de Kerry
Através da Brecha de Dunloe, este passeio começa na famosa Kate Carney’s Cottage. Dirigimo-nos ao Black Valley, situado no sopé da Purple Mountain à esquerda e com a cadeia montanhosa Magcillycuddy Reeks à direita. A brecha foi escavada há milhões de anos pelo movimento dos glaciares, deixando como marcas um imponente desfiladeiro, os lagos Corrie, pequenas cascatas de enorme beleza. Paramos em Lord Brandon’s Cottage para tomarmos uns refrescos, antes de continuarmos ao longo da margem verdejante do lago Uachttarach. A parte final desta caminhada desenrola-se no famoso Caminho de Kerry, que nos conduz através da floresta de carvalho Derrynahierka, terminando na ponte Galway no Anel de Kerry. (distância: 15 km, desnível: 280m)
D7: Península Dingle e a praia Inch
De Killarney dirigimo-nos para o ponto mais a oeste da Irlanda, a Península Dingle. A península é rica em vestígios arqueológicas, montanhas espetaculares, praias com extensos areais, música e ‘craic’. Iniciamos a marcha na pequena vila de Brandon em direção a um velho caminho pantanoso que nos conduz a uma das maiores áreas pantanosas de Kerry onde teremos a oportunidade de observar os antigos métodos de corte de relva com pás de ferro. Por último percorreremos a praia Inch conhecida pela sua enorme beleza. (distância: 8 km Desnível: 390m)
D8: Dingle Way e Brandon Point
Começaremos o passeio em Cloghane situada na rota Dingle Way. Um caminho costeiro de paisagens espetaculares. Chegaremos a Sauce Creek uma magnífica baía em forma de ferradura circundada por falésias de 300m de altura! Depois seguimos para Brandon Point, passando ruínas de abrigos pré-históricos, e teremos a visão inesquecível da costa muito escarpada da península. De regresso à vila de Brandon, refrescamo-nos com uma ‘pint’ de Guinness no Murphy’s Pub. (distância: 11 km, desnível: 516m)
D9: Regresso a Dublin.
Depois do pequeno-almoço partiremos para Dublin, com chegada prevista cerca das 14h. Resto da tarde livre. Hotel.
D10: Voos Dublin-Lisboa.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em classe turística,
- Alojamento em quarto duplo com banho privativo e pequeno-almoço durante 7 noites em residencial (bed and breakfast),
- 2 noites em hotel 3* em Dublin,
- Todos os transportes internos desde o aeroporto de Dublin no dia 2 ao regresso ao aeroporto de Dublin no dia 9,
- 5 jantares,
- Transporte de bagagens (se necessário),
- Teleférico para Dursey Island,
- Ferry para/de ilha Beara.
Não inclui:
-
Equipamento pessoal,
-
Atividades nos dias livres,
-
Despesas pessoais, bebidas, refeições não referidas acima,
-
Gorjetas,
-
Suplemento para alojamento individual,
-
Entradas em Muckross House and Farm,
-
Seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 460.
Suplemento época alta: Partidas Jun e Set +Eur 80, Jul-Ago +Eur 120.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024.
Dias extra em Dublin: Se desejar prolongar a sua estadia em Dublin deve informar-nos aquando da inscrição. Por favor consulte-nos para os preços de hotel.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Residenciais (bed and breakfast) familiares em quartos duplos com banho privativo. O grupo poderá ter de dividir-se em duas ou três casas próximas.
Transportes: Voos em classe turística nas Tap e Ryanair, transportes internos em minibus.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional irlandês.
Grupo: 6 a 14 pessoas de origem internacional.
Bagagens: Serão transportadas nos veículos, máximo de 15 kg por pessoa.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma listagem detalhada do equipamento a levar.
irker-11out23