Magnífica semana de caminhadas do distrito irlandês dos Lagos de Fermanagh até ao incrível monumento Giants Causeway. Depois viajaremos por Belfast até às lendárias Montanhas de Morne onde as montanhas se elevam do mar ao céu.
Este programa com caminhadas guiadas levar-nos-á ao distrito irlandês dos Lagos de Fermanagh e do parque das cavernas Marble Arch, através do coração da Irlanda do Norte até ao País de Seamus Heaney e das Montanhas Sperrin. Depois, viajando para o norte, visitaremos o Património Mundial da UNESCO, Giants Causeway, o Caminho dos Gigantes, enquanto exploramos a majestosa Costa do Causeway e depois viajaremos para sul por Belfast até St. Patricks Country, nas margens de Strangford Lough. Finalmente, viajaremos para o Reino de Morne e as lendárias Montanhas de Morne onde as montanhas se elevam do mar ao céu.
Resumo
Pontos de Interesse
Belas paisagens verdejantes dos lagos Fermanagh,
Visita do bairro antigo na cidadela L’Derry
Aldeia costeira de Dundrum e o seu magnífico castelo do século XIII
A baía Dundrum e as montanhas Mourne
Loughcrew Cairns, câmaras funerárias do Neolítico, 3500 aC,
Caminho de montanha Cuilcagh em cujo cume encontraremos um antigo malhão funerário datado de 2500-500 aC,
Ribeiros, quedas de água e belas formações rochosas nas grutas Marble Arch,
O caminho na montanha Carntogher numa área rica em mitologia e em arqueologia,
Caminhada ao longo da bela costa onde iremos explorar a magnífica Giant’s Causeway,
Tempo livre em Belfast,
Em Downpatrick visita do túmulo de St Patrick e passeio relaxante ao longo da orla de Murlough Beach.
A aldeia costeira de Dundrum com o seu magnífico castelo do século XIII e a vista majestosa da baía Dundrum e das montanhas Mourne.
Programa da viagem
D1: Voo Lisboa-Dublin, alojamento em hotel.
D2: Fermanagh
Encontro no aeroporto de Dublin às 13h e partida para norte, para o Lake District irlandês de Fermanagh onde passaremos as duas primeiras noites de nosso passeio. No caminho paramos no local histórico de Loughcrew Cairns onde admiraremos um conjunto de câmaras funerárias do Neolítico, 3500 aC.
D3: Caminho de montanha Cuilcagh
A caminhada de hoje é um passeio panorâmico isolado ao longo de um carreiro antigo e sinuoso que atravessa terras agrícolas e segue um caminho calçado ao longo de terras encharcadas. Chegaremos a um carreiro de montanha sobre o planalto selvagem e seguiremos até ao cume a 666m. No cume está um antigo malhão funerário datado de 2500-500 aC. Seremos largamente recompensados com uma vista deslumbrante sobre a distante paisagem em redor. Caminhada: 14 km, Desnível 550 m.
D4: Grutas Marble Arch e a Cidadela
De manhã visitaremos as cavernas Marble, uma das mais belas cavernas na Europa. Seremos guiados por um guia local através de um país de maravilhas naturais e fascinantes de ribeiros, quedas de água e belas formações rochosas. As cavernas podem ser interditadas durante períodos de chuvas fortes. À tarde, viajaremos até à cidade de L’Derry ou Londonderry no noroeste, onde faremos um passeio a pé cultural no bairro antigo da cidade murada.
D5: Bellaghy, Giant’s Causeway
Hoje viajaremos para Bellaghy para visitarmos o Seamus Heaney Homeplace Centre. Depois seguiremos para a costa de Causeway e para Giant’s Causeway, um monumento natural mundialmente conhecido. O Causeway foi declarado Património Mundial em 1986. São 40000 colunas de basalto poligonais com mais de 2m de altura, perfeitamente encaixadas lado a lado. Esta surpreendente formação tem mais de 55 milhões de anos. A nossa caminhada levar-nos-á ao longo da bela costa de Causeway onde iremos explorar a magnífica Giant’s Causeway. A zona tem mais de 200 espécies de plantas e aves como a gralha e falcão peregrino. Caminhada: 10 km, Desnível 80m.
D6: Ballintoy, Carrick-a-Rede, Gobbins Cliff Path
Hoje começamos o dia em Ballintoy onde teremosa oportunidade, se ousar, de atravessar a ponte de corda Carrick-A-Rede. A ponte liga o continente à pequena ilha de Carrickarede. Mede 20 metros de comprido e fica 30 metros acima das rochas.
A meio da manhã viajaremos para o sul pela Rota Costeira de Causeway até à Ilha Magee e pelo icónico Gobbins Cliff Path, onde caminharemos por um caminho estreito contornando a dramática face do penhasco; através de pontes espetaculares no meio das vagas do canal norte; atravessaremos túneis ocultos sob o mar da Irlanda; subiremos e desceremos escadas esculpidas na face do penhasco e através de cavernas que outrora abrigaram contrabandistas e corsários.
Distância: 5 km, desnível 250m.
D7: Belfast, Downpatrick
Teremos tempo livre em Belfast para visitar o famoso centro do Titanic, fazer um dos famosos passeios de táxi preto pelos murais culturais da cidade, visitar o Museu Ulster ou relaxar e aproveitar as muitas oportunidades de compras da cidade.
À tarde, viajaremos para Downpatrick e visitaremos o Downpatrick Center e o túmulo de St. Patrick antes de terminar com um relaxante passeio pelas margens da praia de Murlough.
Distância: 5 km, desnível 50m.
D8: Dundrum Bay e Mournes
Visita guiada à vila costeira de Dundrum com o seu castelo do século XIII e vistas majestosas da baía de Dundrum e das montanhas Morne, antes de fazermos uma curta viagem de carro pelas montanhas Morne. A nossa caminhada seguirá o antigo caminho dos contrabandistas do Brandy Pad até à famosa Mourne Wall, no colo Slieve Donard, antes da nossa descida ao longo do rio Glen até a cidade marítima de Newcastle.
Distância: 12km, desnível 550 m.
D9: Dublin
Regresso após o pequeno almoço com chegada ao aeroporto de Dublin cerca das 12h. Tarde livre.
D10: Voos de regresso.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em classe turística,
- Alojamento em quarto duplo com banho privativo e pequeno-almoço durante 7 noites em residencial (bed and breakfast),
- 2 noites em hotel 3* em Dublin,
- Todos os transportes internos nos dias 2 a 9,
- Entradas em Seamus Heaney Homeplace,
- Passeio guiado em Derry, entradas em Carrick ‘O’ Reed Rope Bridge e em Gobbins Path Tour,
- 4 jantares,
- Transporte de bagagens (se necessário).
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Atividades nos dias livres,
- Despesas pessoais, bebidas, refeições não referidas acima,
- Gorjetas,
- Suplemento para alojamento individual,
- Entradas em Titanic Centre ou Black Taxi Tour,
- Seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 480.
Suplemento época alta: Partidas Jun +Eur 80, Jul 1-Ago 31 +Eur 120, Set +Eur 60.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7%em qualquer viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2023.
Dias extra em Dublin: Se desejar prolongar a sua estadia em Dublin deve informar-nos aquando da inscrição. Por favor consulte-nos para os preços de hotel.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Residenciais (bed and breakfast) familiares em quartos duplos com banho privativo. O grupo poderá ter de dividir-se em duas ou três casas próximas.
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), transportes internos em minibus.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional irlandês.
Grupo: 6 a 14 pessoas de origem internacional.
Bagagens: Serão transportadas nos veículos, máximo de 15 kg por pessoa.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
irnor-02nov22