Caminhadas nuns dos mais espetaculares condados da Irlanda: Donegal no noroeste e Antrim no norte. Ambos gozam de paisagens costeiras muito variadas e selvagens com penhascos rochosos, praias de areias douradas, o ruído do vento, das gaivotas e das vagas fustigando os rochedos, montes no meio de uma natureza crespa e severa e ao mesmo tempo muito verdejante.
O condado gaba-se de possuír uma grande percentagem da população falando o gaélico no quotidiano e de conservar tradições muito antigas. O ritmo de vida é mais lento do que no resto do País e isso irá trazer qualidade às nossas caminhadas.
Em todo o Donegal os bares, pubs, são dirigidos por famílias que dão grande importância à cultura nativa e onde a expressão musical é abundante e muito animada.
A segunda parte do programa desenrola-se em Antrim na Irlanda do Norte numa costa espectacular com os seus gloriosos nove glens, vales verdejantes dotados de lagos e cascatas e de um ambiente muito bucólico e encantador.Aqui iremos descobrir múltiplas ruínas de igrejas, fortes, castelos evidências de um passado rico em História.
Giants Causeway é Património da Humanidade e os irlandeses gostam de chamar-lhe a oitava maravilha do Mundo, com as suas surpreendentes 40,000 colunas de basalto!
Resumo
Pontos de Interesse
Vila de Donegal e o castelo O’Donnell
Slieve League
Castelo e jardins de Glenveagh
Errigal e Horn Head
Giant’s Causeway
Ponte de corda Carrick-a-Rede
Cidade de Ballycastle
Parque Florestal de Glenariff
Música tradicional e tradições antigas.
Programa da viagem
D1: Voo Lisboa-Dublin, alojamento em hotel.
Resto do dia livre. Dublin é uma grande capital europeia com imensos atractivos para oferecer. Recomendamos a visita do bairro antigo (Temple Bar, Trinity College, Grafton Str e Stephen’s Green) e de alguns dos seus museus, lojas tradicionais, galerias, pubs e casas de chá.
D2: Dublin-Donegal
Encontro com o guia a meio do dia no aeroporto de Dublin, e partida para o noroeste parando em algumas aldeias de caminho para conhecermos um pouco do seu ambiente. Chegaremos a Donegal onde permaneceremos durante dois dias. Reunião com o grupo para que o guia lhe explique as actividades e o programa da semana. A vila é conhecida pela sua antiga herança cultural e a sua história. Um dos seus orgulhos é o castelo O’Donnell contruído no séc XV pelo primeiro Red Hugh e sua mulher lady Nuala. A vila tem abundância de música tradicional e iremos visitar um ou mais pubs para apreciá-la. Alojamento em Donegal.
D3: A Natureza de Slieve League.
Viajaremos para oeste para começarmos a nossa caminhada nos magníficos penhascos costeiros de Slieve League, dos mais elevados da Europa. Seguimos apreciando vários montes verdejantes para o interior e campos atravessados de ribeiros e de torrentes. Passeio em ambiente remoto e muito selvagem dominado pela vista do Oceano e pelos sons das vagas. Distância: 10 km, desnível: 425m. Alojamento em Donegal.
D4: Parque Nacional Glenveagh
Partimos de Donegal e dirigimo-nos para a pequena vila de Dunfanaghy, situada bem na margem do oceano Atlântico. Ao longo do caminho, paramos para visitar o Parque Nacional Glenveagh com o seu remoto e misterioso Castelo Glenveagh. Diretamente situado nas montanhas de Derryveagh, Glenveagh evocará imediatamente memórias da literatura gótica e uma sensação de liberdade no meio desses impressionantes lugares remotos. Depois de visitarmos o castelo e os jardins, caminharemos para as profundezas do vale ao longo do Loch Gleann. Uma das mais interessantes características de Glenveagh é manter-se selvagem e inóspito possibilitando-nos uma caminhada em tranquilidade e em contacto estreito com a natureza à medida que penetramos o vale. Passaremos por ruínas de povoados abandonados durante a Grande Fome e por bosques de carvalhos nativos. Alojamento em Dunfanaghy
Distância: 13 km desnível: 90m.
D5: Caminhada em Dunfanaghy
A nossa caminhada começará na bonita vila costeira de Dunfanaghy, localizada nas margens da Sheephaven Bay, a passagem para a espetacular península Horn Head. O caminho leva-nos por magníficas dunas de areia que fazem parte de uma Área Especial de Conservação devido às ervas raras, habitats de vida selvagem e colónias de aves marinhas na área. Continuaremos na praia de Tramore, uma praia de areia dourada que se estende por 2 km e é muito raramente visitada por turistas. Depois, percorremos as terras agrícolas exuberantes, pontilhadas de habitações em ruínas e paredes de pedra, terminando em Dunfanaghy. A tarde é livre para explorar Dunfanighy Village ou a antiga casa de trabalho da fome e ouvir a história de Wee Hannah. Esta região está classificada como Irish Natural Heritage Area of Special Conservation. Distância: 10 km; desnível: 120m.
D6: Giants Causeway
Partida para o condado de Antrim com visita de uma região especial: Giant’s Causeway, habitualmente denominado pelos nativos de oitava maravilha do mundo foi declarado em 1986 Património Mundial, o primeiro local na Irlanda a ter esta designação. Este território aloja 40 mil colunas de basalto poligonais, algumas com quase 2 metros de altura, dispostas lado a lado ao longo da costa. Esta é uma das excelentes caminhadas que se podem realizar nos desfiladeiros da Irlanda. Estas formações rochosas datam de há 55 milhões de anos, no Período Terciário a lava expelida de um vulcão alojou-se ao longo da costa e foi comprimida. A região onde caminhamos hoje alberga mais de 200 variedades de plantas e de aves, como por exemplo o falcão peregrino e a gralha. A nossa caminhada termina nas ruínas do Castelo de Dunseverick. Distância: 10km; Desnível: 80m. Alojamento em Ballintoy.
D7: Carrick-a-Rede Rope Bridge
Hoje a caminhada é bastante variada, começamos no ponto onde terminámos ontem e seguimos ao longo de uma secção rochosa destes penhascos, por entre enseadas de beleza singular, que protegem uma grande parte de flores silvestres. Passaremos a igreja mais pequena do País, St Goban e, deseguida caminharemos na praia de areia dourada que teremos quase só para nós. Terminamos na famosa ponte de corda Carrick-a-Rede e aqueles que se atreverem a atravessá-la serão recompensados com uma vista fantástica (custo extra). Carrick-a-Rede (“pedra no caminho”) é uma fenda de 18m sendo um local de passagem dos salmões na época da sua migração. Distância 11 km, desnível: 120m. Alojamento em Cushendall.
D8: Parque Florestal de Glenariff
Partimos de Ballycastle para a nossa paragem final desta viagem, em Cushendall e visitamos um dos nove Vales de Antrim, Glenariff. Este é provavelmente o carreiro mais espectacular que pode encontrar nestes vales, pois oferece vistas fantásticas em redor do vale, do mar da Irlanda e das montanhas Escocesas. O Parque Nacional de Glenariff, abrange uma área de 1185 hectares, 900 dos quais estão plantados com árvores. A área restante está dotada de pequenos lagos, áreas de recreio, carreiros espectaculares, cascatas e óptimos espaços abertos. À chegada ao parque, teremos tempo para visitar o museu natural antes de fazermos a caminhada pelo vale. Distância: 10km; Desnível: 150m.
D9: Dublin
Depois do pequeno-almoço, regressamos a Dublin cerca das 13h, alojamento em B&B.
Voo Dublin-Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em classe turística,
- Alojamento em quarto duplo com banho privativo e pequeno-almoço durante 7 noites em residencial (bed and breakfast),
- 2 noites em hotel 3* em Dublin,
- Todos os transportes internos desde o aeroporto de Dublin no dia 2 ao regresso ao aeroporto de Dublin no dia 9,
- 5 jantares.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Atividades nos dias livres,
- Despesas pessoais, bebidas, jantares,
- Gorjetas,
- Passagem na Ponte de Corda Carrick-A-Reid,
- Suplemento para alojamento individual,
- Seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 360.
Suplemento época alta: Partidas Jun e Set +Eur 80, Jul-Ago +Eur 120.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2023.
Dias extra em Dublin: Se desejar prolongar a sua estadia em Dublin deve informar-nos aquando da inscrição. Por favor consulte-nos para os preços de hotel.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Residenciais (bed and breakfast) familiares em quartos duplos com banho privativo. O grupo poderá ter de dividir-se em duas ou três casas próximas.
Grupo: 6 a 14 pessoas de origem internacional.
Transportes: Voos em classe turística nas Tap ou Ryanair, transportes internos em minibus.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional irlandês
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica.
irdon-02nov22