Venha conhecer dois dos habitantes mais fascinantes da Indonésia, os orangotangos e os dragões de Komodo, navegando entre ilhas verdejantes e descobrindo a rica cultura e a beleza natural de Bali
“Aqui há dragões”, diz o velho ditado dos cartógrafos, e na Indonésia eles existem, com línguas bifurcadas, saliva venenosa e corpos escamosos. Acompanhar dragões de Komodo no parque nacional com o mesmo nome é apenas uma das experiências que este vasto país oferece nesta viagem de duas semanas por Sumatra, Bali e Komodo. Exploraremos as selvas em redor de Bukit Lawang em busca de orangotangos e vários macacos, navegaremos pelos mares enquanto mergulhamos com uma infinidade de peixes coloridos e talvez nademos com raias manta, e descobriremos a cultura e a beleza natural do centro de Bali.

Resumo
caminhada, navegação, mergulho, descoberta da natureza
Actividades:hotel, estalagem, barco
Alojamento:Pontos de Interesse
-Envolva-se nos diversos e muito ricos habitats da Indonésia em busca de momentos inesquecíveis da vida selvagem,
-Junte-se a guias locais especializados para detetar curiosos orangotangos na ilha de Sumatra no Parque Nacional Gunung Leuser,
-Tranquila navegação de três dias entre ilhas verdejantes procurando fauna selvagem e descobrindo paisagens marinhas transparentes e multicolores,
-Procure dragões de aspeto pré-histórico nas idílicas ilha de Komodo e na menos visitada ilha Rinca,
-Mergulhe com snorkel em Manta Point procurando incríveis raias manta gigantes e tartarugas,
-Visite as praias paradisíacas em Bali e descubra o inesperado centro artístico de Ubud.
Programa da viagem
D1-2: Voos Lisboa-Medan
Chegada a Medan, hotel.
D3: Medan, Sumatra, Bukit Lawang
Encontro com o guia e viajaremos para Bukit Lawang (4-5h), no limite do Parque Nacional Gunung Leuser, paragem para almoço no caminho.
Resto da tarde livre para descontraír e explorar a aldeia. Bukit Lawang é um dos lugares mais acessíveis para avistar orangotangos, graças a um programa de conservação de orangotangos que opera no leste do parque desde a década de 1970. O Parque Nacional Gunung Leuser é um dos últimos redutos de orangotangos, com mais de 5000 vivendo em estado selvagem. Também há elefantes de Sumatra, rinocerontes de Sumatra e tigres de Sumatra que vivem no parque, embora sejam vistos raramente. A aldeia é atraente, construída numa das margens do rio; relaxando à beira do rio, não é invulgar observar orangotangos selvagens que se aproximam da água para beber.
Alojamento: Eco Lodge Bukit Lawang (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno almoço
D4: Caminhada no Parque Nacional Gunung Leuser em busca de orangotangos
Esta manhã visitaremos o Parque Nacional Gunung Leuser, que é um dos dois habitats restantes dos orangotangos de Sumatra. Este é um dos maiores parques nacionais do mundo e passaremos tempo com o nosso guia e explorando os caminhos em busca de orangotangos e de outros animais selvagens. A caminhada dura algumas horas e haverá a oportunidade de observar os macacos-folha e os macacos de cauda longa de Thomas e, havendo sorte, alguns dos orangotangos que habitam a floresta. A caminhada termina na única estação de alimentação, onde teremos melhores probabilidades de avistar orangotangos.
Alojamento: Eco Lodge Bukit Lawang (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno almoço
D5: Dia inteiro com guias locais no Parque Nacional Gunung Leuser
Esta manhã regressaremos ao antigo centro de reabilitação de orangotangos. Iremos aventurar-nos mais longe da sede do parque, descobrindo as ricas flora e fauna, continuando a busca por orangotangos e outros animais selvagens. O parque abriga aproximadamente 700 espécies de animais diferentes: mais de 175 mamíferos, incluindo macacos-folha de Thomas, macacos e gibões; 320 aves; 190 répteis; e anfíbios. Outros mamíferos incluem os elefantes de Sumatra e o indescritível tigre e o rinoceronte de Sumatra, embora este último esteja, infelizmente, em vias de extinção iminente. É improvável que encontremos esses animais tímidos. Esta excursão dura verca de 6h, incluindo o tempo passado na estação de alimentação, e pode ser cansativa devido ao terreno íngreme e lamacento e ao clima quente e húmido. Uma aptidão razoável é necessária e a caminhada será opcional. Quem optar por não realizar a caminhada na selva, o resto do dia será livre para relaxar no lodge.
Alojamento: Eco Lodge Bukit Lawang (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno almoço
D6: Caminhada matinal pela aldeia e experiência de culinária; regresso a Medan
Esta manhã exploraremos o lado cultural de Bukit Lawang. Após um passeio pela aldeia para observar os costumes locais, dirigimo-nos a uma casa onde assistiremos a uma demonstração de culinária indonésia feita por um aldeão, que será seguido por um almoço caseiro. À tarde, regressaremos a Medan (4h).
Alojamento: Aryaduta Hotel (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno almoço, almoço
D7: Voo para Denpasar, Bali, transporte para Sanur
Voaremos para Bali via Jacarta. O nosso objetivo é tomarmos um voo de manhã cedo com boas ligações para minimizar o tempo de viagem, mas nem sempre é possível e poderemos ter de tomar um voo mais tarde. Se tudo correr como planeado, chegaremos a Bali no início da tarde e seremos transportados para o hotel em Sanur, perto da praia. O resto do dia é livre para apreciar a costa e para planear atividades opcionais para amanhã.
Alojamento: Swastika Bungalows (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D8: Dia livre para relaxar na praia ou atividades opcionais em Sanur
Hoje é dia de aproveitar Sanur. Existem inúmeras opções tanto em terra como na água, quer se esteja a sentir ativo, queira absorver cultura ou apenas relaxar numa praia próxima. Algumas destas opções incluem um passeio de dia inteiro pelo templo, um passeio de bicicleta downhill, rafting ou um passeio pelas aldeias de Bali.
Alojamento: Swastika Bungalows (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D9: Depois de uma manhã tranquila, voo para Labuan Bajo, Flores
Voaremos para Labuan Bajo, na ponta oeste da ilha das Flores. Esta cidade é o principal ponto de entrada do Parque Nacional de Komodo e, como tal, tem vindo a crescer em popularidade como destino turístico. O nosso objetivo é embarcar no voo da tarde, o que significa que partiremos para o aeroporto por volta do meio dia e chegaremos ao hotel em Labuan Bajo ao final da tarde.
Alojamento: Puri Sari Hotel (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D10: Navegação para ilha Rinca, procura por dragões de Komodo
O Parque Nacional de Komodo, criado em 1980, é composto por ilhas e pelo mar circundante, além de incluir florestas de mangais, bancos de ervas marinhas e recifes de coral coloridos. As três grandes ilhas principais são Komodo, Rinca e Padar, embora muitas ilhas mais pequenas estejam dentro dos limites do parque.
Embarcando cedo no barco, zarparemos para os três dias seguintes. O nosso primeiro destino é Rinca, que visitaremos depois do almoço. Rinca é uma das ilhas que alberga dragões de Komodo, mas também alberga porcos selvagens, búfalos e aves. Ao desembarcar, faremos uma caminhada acompanhados por um guarda florestal local para procurar dragões de Komodo no seu ambiente natural.
Depois, regressaremos ao barco e zarpamos para Padar, onde praticaremos snorkeling nas águas cristalinas. Ao final de tarde, poderemos caminhar até ao topo de uma colina para assistir ao pôr-do-sol sobre o parque nacional.
O alojamento no barco é básico e consiste numa mistura de beliches e colchões no convés.
Alojamento: Barco
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço, jantar
D11: Navegação para a ilha Komodo, caminhada em busca de dragões e snorkeling para observar raias manta
Após a chegada, caminharemos até Banunggulung, o leito do rio onde os dragões costumavam ser alimentados com cabras frescas (até meados dos anos 2000). A caminhada leva-nos por paisagens espetaculares e há muitas plantas invulgares ao longo do caminho. Existem cerca de 2000 dragões de Komodo na ilha, além de javalis, veados e búfalos. Há também uma grande diversidade de aves, como catatuas e aves Gosong, entre outras.
Depois disso, visitaremos a praia Pink, onde teremos tempo para fazer snorkeling, com boas hipóteses de ver peixes-papagaio, peixes-palhaço e, com um pouco de sorte, várias outras criaturas marinhas, incluindo tartarugas marinhas. Há tempo de sobra para nadar, fazer snorkeling e desfrutar da praia antes de seguirmos para Manta Point, assim chamado porque as raias manta gigantes, algumas com uma envergadura de 4m, são aqui vistas regularmente. A nossa última etapa de hoje leva-nos à Ilha Gili Laba, onde ancoraremos para passar a noite.
Alojamento: Barco
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço, jantar
D12: Parque Nacional de Komodo, regresso a Labuan Bajo
Quem desejar pode acordar antes do amanhecer para visitar um miradouro na ilha Laba e assistir ao nascer do sol.
Mais tarde, poderemos mergulhar mais um pouco em redor da ilha Laba antes de zarparmos novamente. Se o tempo permitir, faremos uma última paragem para mergulho com snorkel na ilha Kanawa, no regresso a Labuan Bajo. Regressando a Labuan Bajo, regressaremos ao nosso hotel para pernoitar.
Alojamento: Puri Sari Hotel (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço
D13: Voo para Bali, transporte para Ubud, o coração cultural de Bali
Voaremos de volta a Denpasar (os horários dos voos poderão variar) e conduzimos (cerca 2h) até ao nosso destino final, Ubud, rodeado de campos de arroz e templos.
Ubud recebe o seu nome da palavra balinesa ubad (medicina); a cidade era originalmente importante como fonte de ervas e plantas medicinais, mas hoje em dia é conhecida pela sua comunidade artística, cheia de oficinas de arte e de galerias. A história de Ubud remonta ao século VIII, quando um sacerdote budista veio de Java para Bali. Meditou na confluência dos dois rios Wos em Campuan, a oeste do moderno centro da cidade. Um santuário foi estabelecido e posteriormente ampliado por Nirartha, um sacerdote javanês que é considerado o fundador das práticas e rituais religiosos de Bali como os conhecemos hoje. Quando Ubud se tornou um protetorado holandês a seu pedido, os colonialistas interferiram pouco, permitindo que as artes e a cultura tradicionais da área permanecessem relativamente inalteradas. A partir da década de 1930, artistas e intelectuais ocidentais chegaram e promoveram a cena artística local, entre eles Charlie Chaplin e HG Wells. Ubud é ainda um paraíso para literatos, celebridades e colecionadores de arte.
Alojamento: Ananda Cottages (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D14: Caminhada até ao Vulcão Batur; visite os templos Gunung Kawi, Tirta Empul e Tegalalang
A nossa primeira visita no centro de Bali é a zona de Kintamani, onde faremos uma caminhada de 4,5 km a partir da borda da caldeira de Batur, descendo por campos de lava negra. Podemos aprender mais sobre o vulcão e apreciar vistas da cratera e da área circundante.
Continuaremos até à área de Tampaksiring, onde visitaremos o Templo Gunung Kawi. Situado no meio de socalcos de arroz, este templo do século XI apresenta 10 candi (santuários) escavados na rocha da falésia. Têm 7 m de altura e combinam atributos hindus e budistas. A descida até ao candi implica inúmeras escadas (que também teremos de subir no regresso!). Depois disso, poderemos visitar o Templo Tirta Empul, conhecido entre os hindus balineses pelas suas águas sagradas, que acreditam afastar os maus espíritos. A última paragem do dia é Tegalalang para vistas deslumbrantes dos campos de arroz.
Alojamento: Ananda Cottages (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D15: Dia livre em Ubud; trekking ou rafting opcional
Hoje estará livre para passear pelas ruas vibrantes de Ubud, apreciando os cafés, lojas, templos e teatros ou participar em algum outro programa opcional para explorar outras partes da ilha. O guia do grupo poderá aconselhar-nos sobre a melhor forma de aproveitar o tempo.
Alojamento: Ananda Cottages (ou similar)
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D16: Ubud, voos de regresso
Tempo livre antes do embarque nos voos de regresso.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
D17: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular
- Voo doméstico
- 8 noites em hotéis confortáveis 3* com casa de banho privativa em ocupação dupla, 3 noites em estalagem, 2 noites em barco,
- Todos os pequeno almoços, 4 almoços, 2 jantares,
- Todos os transportes internos referidos: aéreo (1 voo), terrestres e marítimo,
- Taxas de acesso aos parques nacionais,
- Todas as excursões e visitas referidas,
- Guias durante todo o itinerário.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Refeições excepto as referidas acima,
- Suplemento para quarto individual,
- Visitas no tempo livre,
- Seguro de viagem,
- Taxas de aeroporto,
- Excursões não referidas acima,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 520 no alojamento em hotel (não é possível o alojamento individual no barco). O suplemento para quarto individual não é obrigatório se aceitar partilhar quarto com outro participante do mesmo sexo.
Suplemento de época alta referente a voos: Partidas em Jun 6, 13, Set 12 +Eur 160.
Suplemento de época alta referente ao programa: Partidas em Jun 6, Set 26 +Eur 300, Jun 20, Set 12 +Eur 120.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2025;
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare); transportes internos em autocarro privado, barco, avião a jato.
Acompanhamento: Guias naturalistas profissionais indonésios, falando inglês.
Grupos: Mínimo 4 pessoas, máximo 16, de origem internacional. Idade mínima: 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita.
Documentação: Passaporte válido 6 meses após o final da viagem; os portugueses podem obter o visto à chegada.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Hotéis propostos (ou similares)-
Medan: Eco Lodge Bukit Lawang ou Aryaduta Hotel,
Sanur, Bali: Swastika Bungalows,
Labuan Bajo: Puri Sari Hotel,
Ubud, Bali: Ananda Cottages.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Idbal-7fev25