La Haute Route é um grande clássico alpino, um itinerário de montanha para caminheiros experientes que nos oferecerá paisagens sublimes e dramáticas todos os dias.
O nosso percurso segue os vales entre elevadas montanhas nevadas e oferece-nos todos os dias panoramas de indescritível beleza, sob uma luz intensa reflectida pelas neves eternas. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
No vale de Bagnes veremos ao longe os Grands Combins (4314m) e o Monte Branco (4810m), e no vale de Moiry teremos a festa dos cumes de 4000m do Valais: Weisshorn (4505m), Grand Cormier (3961m), Zinalrothorn (4221m), Dent Blanche (4356 m), Obergabelhorn (4063 m) e outros.
Passamos por vários níveis de vegetação desde as florestas de freixos, bétulas e nogueiras no fundo dos vales, às coníferas e prados nas vertentes das montanhas, até à vegetação ártica nas altitudes mais elevadas onde poderemos encontrar marmotas, cabras selvagens e gralhas.
Caminhando no silêncio serrano subiremos aos planaltos de pastagens onde se encontram pequenos povoados de transumância e onde se ouvem ao longe os chocalhos do gado que aqui permanece durante o Verão.
O povoamento desta zona remonta ao neolítico e ao longo dos séculos por aqui têm passado peregrinos, pastores, mercadores, caçadores e até exércitos. Iremos percorrer esses caminhos ancestrais que ligam vales vizinhos com as suas aldeias de típicas casas de madeira decoradas com coloridos vasos de flores alpestres.
Neste largo périplo iremos dormir em típicos albergues de montanha percorrendo as vias serranas mais fascinantes e antigas: os colos das montanhas.
Nota: Este é um itinerário exigente e é acessível a caminheiros experientes. Cada dia subiremos uma média de 1000m com etapas de duração de 7h e passagens de colos a 2900m. Se hesita em inscrever-se, não o faça, escolha um itinerário mais acessível.
Meteo
Época do ano
O período mais confortável é de junho a setembro, porque o clima é quente e ensolarado. Fora destes períodos, é mais frio e os colos de montanha estão muitas vezes carregados de neve e por isso intransitáveis a não ser em esquis ou raquetes de neve.
Ocasionalmente, junho pode permanecer frio e, após um inverno rigoroso, não é incomum que a neve permaneça nos colos até final de junho. Embora haja um caminho trilhado na neve, é melhor levar bastões para se equilibrar.
Temperaturas médias
Do final de junho a final de agosto fará calor nos vales e as temperaturas estarão entre 20°C e 30°C, mas podem cair para 10°C à noite.
Em altitudes mais elevadas, a temperatura estará mais fria e isso pode ser exacerbado por ventos frios. Frentes frias ocasionais trazem clima frio e húmido: pode esperar quedas significativas de temperatura e condições difíceis nas montanhas. Não é invulgar nevar nas passagens mais altas durante uma frente fria, mesmo em agosto. Equipe-se para 0ºC embora contemos que estas condições não venham a ocorrer. Venha preparado para todos os climas!
Vestir-se
O melhor conselho é vir preparado para todos os climas. Deve esperar que esteja quente e precise de calções e t-shirts. As trovoadas no final da tarde poderão trazer fortes chuvas; isso torna o ambiente um pouco mais frio, mas deve levar roupa impermeável. Se for atingido por uma frente fria, as temperaturas cairão drasticamente e precisará de roupas quentes, luvas, gorro de lã.
Resumo
caminhada
Actividades:hotel, albergue, refúgio
Alojamento:Pontos de Interesse
Verbier, na Suíça;
Os prados de Val;
A exigente etapa da subida ao elevado col de Praz Fleuri;
As encostas de Grande Dixance;
A grande barragem e a mítica cabana des Dix;
As aldeias de Arolla e Haudères;
O típico povoado de montanha, Villaz;
Travessia do vale d’Anniviers;
A aldeia de Gruben;
As aldeias alpestres de Jurgen e St Nicklaus;
O vale de Zermatt;
Subida da aresta Hornli;
Passagem pelo o colo Theodul.
Programa da viagem
D1: Voo Lisboa-Genève, autocarro ou comboio para Verbier, hotel.
D2: Início em Val de Bagnes até ao refúgio Cabane de Louvie (700m, 6h, refúgio)
Encontro na estação de comboios de Verbier, Suíça. Início da caminhada através dos prados de Val de Bagnes subindo lentamente para o refúgio Cabane de Louvie. Excelentes vistas sobre os Grands Combins (4314m) e do Monte Branco (4810m).
Atividade: +600m, 4h, refúgio).
D3: Passagem de quatro colos, o mais elevado col de Praz Fleuri (2965 m) até ao refúgio de Praz Fleuri. (1000m, 7h, refúgio)
Longa e exigente etapa onde passaremos por quatro colos, o mais elevado col de Praz Fleuri (2965 m) para chegarmos ao refúgio de Praz Fleuri. Este é o antigo caminho dos carregadores que viajavam para Simplon e uma via muito próxima da alta montanha.
Atividade: +910m, -525m, 5h, refúgio
D4: Subida para cabana des Dix (2928m), depois o colo Riedmatten (2919m), até às aldeias de Arolla e Haudères. (1000m, 7h, duche, albergue)
Subiremos ao longo das encostas de Grande Dixance e sob a sua grande barragem, e passamos a mítica cabana des Dix (2928m). Continuamos para o colo Riedmatten (2919m) com excelentes vistas sobre as majestosas montanhas nevadas em redor e descemos para as aldeias de Arolla e Haudères.
Atividade: +714m, -1327m, 5h30, duche, albergue
D5: Seguimos pelos prados de Cotter passando Villaz, col de Torrent (2919m), vale de Moiry, colo de Sorrebois, Grimmentz. (1000m, 5h, duche, albergue)
Seguimos pelos prados de Cotter atravessando o típico povoado de montanha Villaz com as suas casas de madeira e janelas floridas. Subida lenta até ao col de Torrent (2919m) onde faremos uma pausa para apreciar a vista. Descemos ao vale de Moiry para nos lançarmos na subida ao colo de Sorrebois. Esplêndido panorama em redor, a festa dos cumes de 4000m do Valais: Weisshorn (4505m), Grand Cormier (3961m), Zinalrothorn (4221m), Dent Blanche (4356 m), Obergabelhorn (4063 m) e outros. Refúgio em Grimmentz.
Atividade: +858m, -841m, 5h, duche, albergue
D6: Travessia do vale d'Anniviers, colo de Forclettaz (2871m), Gruben Meiden. (1300m, 7h, duche, pensão)
Travessia do vale d’Anniviers na direção do colo de Forclettaz (2871m), seguindo-se descida para a aldeia de Gruben Meiden.
Atividade: +1090m, -972m, 5h, duche, pensão
D7: Passagem do colo Augstbordpass (2894m), as aldeias Jurgen e St Nicklaus. (1100m, 7h, duche, albergue)
Outra etapa exigente que nos levará a Zermatt através do colo Augstbordpass (2894m). A nossa caminhada será acompanhada pelos espetaculares cumes de 4000m do Valais. Passamos as atraentes aldeias alpestres de Jurgen e St Nicklaus.
Atividade: +1075m, -990m, 5h30, duche, albergue
D8: Subida da aresta Hornli, o colo Theodul, (800m, 4h), Tash e final em Zermatt cerca das 14h, hotel
Hoje vamos subir a aresta Hornli que é uma das vias de escalada do cume do Matterhorn ou Cervin (4478m). Passamos o colo Theodul e subiremos descobrindo gradualmente um panorama cada vez mais impressionante, passamos Tash (800m), e final em Zermatt cerca das 14h, hotel.
Atividade: +443m, -443m, 3h30
D9: Autocarro ou comboio para Genève, voos Genève-Lisboa
Nota: Este é um itinerário exigente e é acessível a caminheiros experientes. Cada dia subiremos uma média de 1000m com etapas de duração de 7h e passagens de colos a 2900m. Se hesita em inscrever-se, não o faça, escolha um itinerário mais acessível.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos Lisboa-Genève-Lisboa na Easyjet, os alojamentos mencionados: hotel, refúgios de montanha e albergues durante o passeio, todas as refeições do almoço pic nic do D2 ao almoço pic nic do D8, transporte da bagagem, guia profissional francês.
Não inclui:
- Todos os transportes terrestres (há autocarro ou comboio público do aeroporto de Genève para Verbier e Zermatt), equipamento individual, despesas pessoais como bebidas, seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Suplemento quarto individual (2 noites hotel nos d1 e d8): Eur 120.
Suplemento época alta: Jul +Eur 120, Ago +Eur 180.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2025.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotel, refúgios de montanha e albergues.
Refeições: Pequeno-almoço e jantar quentes tomados em refúgio, pic nic durante o dia.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional francês.
Grupo: Mín 6 pessoas, máx 14, de origem internacional.
Bagagem: A bagagem será transportada por veículos e terá acesso a ela em 5 das 6 noites.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre. Este itinerário poderá realizar-se no sentido contrário.
Documentação: BI ou Cartão do Cidadão.
Equipamento: Botas para caminhar (com atacadores), saco-cama em algodão sem forro, mochila (60 litros), casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
frchz-27set24