Fascinante itinerário conhecendo aldeias perdidas nos montes e percorrendo vias antigas que atravessavam as montanhas dos Alpes a destacar o colo São Bernardo onde dormiremos no famoso hospício.
Atravessamos o vale de Aosta que é uma região rica em história pois foi cobiçada desde o séc IX por vários povos a fim de controlar-se o trânsito de mercadorias.
Passamos por vários níveis de vegetação desde as florestas de freixos, bétulas e nogueiras no fundo dos vales, às coníferas e prados nas vertentes das montanhas, até à vegetação ártica nas altitudes mais elevadas onde poderemos encontrar marmotas, cabras selvagens e gralhas. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
Caminhando no silêncio serrano subiremos aos planaltos de pastagens onde se encontram pequenos povoados de transumância e onde se ouvem ao longe os chocalhos do gado que aqui permanece durante o Verão.
O povoamento desta zona remonta ao neolítico e ao longo dos séculos por aqui têm passado peregrinos, pastores, mercadores, caçadores e até exércitos. Iremos percorrer esses caminhos ancestrais que ligam vales vizinhos com as suas aldeias de típicas casas de madeira decoradas com coloridos vasos de flores alpestres.
Neste largo périplo você irá dormir em típicos albergues de montanha e atravessar território francês, italiano e suíço através das vias serranas mais fascinantes e antigas: os colos das montanhas.
Resumo
caminhada
Actividades:hotel, refúgio ou albergue
Alojamento:Pontos de Interesse
Vistas para as grandes montanhas dos Alpes: Monte Branco, Monte Rosa, Grand Combin e Matterhorn,
O cosmopolita e tradicional vale de Aosta,
Pernoita em refúgios muito panorâmicos, a destacar as cabanas de Mille e Panossiere.
Alojamento no célebre Hospice du Grand St Bernard, de onde provém a conhecida raça de cães,
Caminhada ao longo do magnífico glaciar Corbassière que tem 10km de comprido,
O silêncio dos prados verdejantes e o encontro com algum solitário pastor,
A típica vila Bourg Saint Pierre,
A intensa luminosidade dos glaciares e cumes nevados que iremos apreciar.
Programa da viagem
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos Lisboa-Genève-Lisboa na Easyjet, os alojamentos mencionados: hotel, refúgios de montanha e albergues durante o passeio, todas as refeições do almoço pic nic do D2 ao almoço pic nic do D8, transporte da bagagem, guia profissional francês.
Não inclui:
- Todos os transportes terrestres, equipamento individual, despesas pessoais como bebidas, seguro de viagem