Este programa permite-lhe explorar as maravilhas do sistema de parque nacionais com várias atividades como a caminhada ou o passeio a cavalo.
Este é um dos programas de aventura mais populares na América do Norte. Descubra as paisagens magníficas do Parque Nacional de Yosemite, explore os carreiros serpenteantes de Zion e Bryce Canyon, admire a aridez e a severidade de Death Valley, descubra os segredos dos navajo em Monument Valley e visite o espantoso Grand Canyon antes de terminar esta aventura no cosmopolitismo da cidade de San Francisco com um passeio a pé guiado.

Resumo
Actividades: breves marchas
Alojamento: hotel, acampar
Pontos de Interesse
O brilho e o glamour da cidade de Las Vegas;
Admirando a imponência do Parque Nacional de Yosemite;
Mariposa Grove e as sequóias gigantes;
Travessia das Sierra Nevadas;
Caminhada guiada num dos parque mais bonitos dos EUA – Parque Nacional Zion;
Visita de Death Valley National Park;
Reserva Navajo e passeio com nativo pelas zonas tribais de Monument Valley;
Nascer do dia e crepúsculo no Grand Canyon;
Exploração de Antelope Slot Canyon;
Travessia do deserto Mojave;
Visita a pé guiada de São Francisco, a Golden Gate Bridge.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-Las Vegas, hotel
D2: Parque Nacional Zion
Hoje seguiremos cedo (8h) para o Parque Nacional de Zion, onde o dia será livre para organizar a sua caminhada. Recomendamos que suba a Emerald Pools, um local isolado e muito tranquilo, através de um carreiro que passa por cascatas, que formam bonitos arco-íris quando está sol, riachos que descem pelas colinas, passando por pequenas lagoas abrigadas na floresta. São poucas as pessoas que percorrem o caminho até ao topo de Emerald Pools. No final do carreiro íngreme e rochoso, debaixo de um penhasco de rocha com veios coloridos, fica uma enorme lagoa formada pelas águas que descem Heaps Canyon, um desfiladeiro de passagens estreitas, cascatas e lagos. Chegados ao topo a vista do vale do rio Virgin é inexplicável. Se preferir, pode atravessar a vau Narrows, uma garganta espetacular esculpida pelo rio Virgin com uma extensão de 25km, e em algumas partes com apenas 6m de largura. O caminho é o leito rio e a paisagem é de cortar a respiração. Em cada curva o rio oferece-nos novas maravilhas, seja pela sombra destas enormes paredes, pelas grutas ou pelas nascentes que vamos encontrando pelo caminho. Se optar por subir a Angel’s Landing, saiba que o carreiro é sinuoso e a última secção do carreiro não é recomendada a quem sofra de vertigens. Um verdadeiro desafio! O percurso faz-se por entre bosques, atravessando o rio Virgin, por uma ponte de madeira. Subimos ao longo de um dos lados do desfiladeiro principal, pelo Refrigerator Canyon, um vale fresco com altas paredes de rocha basáltica até atravessarmos uma série de carreiros estreitos e serpenteantes durante os 800m finais do caminho. Esta é a secção mais exigente e também perigosa, alguns dos sulcos têm apenas alguns metros de largura, pelo que é necessária prudência e atenção redobradas. Chegados ao cimo, sentimo-nos no topo do mundo, apesar de podermos ver alguns cumes mais elevados ao redor. A vista de todo o Desfiladeiro parece uma paisagem mítica, onde o rio ao longe serpenteia por entre as rochas. Pode ainda passear de bicicleta (opcional) até à cidade fantasma mais próxima. Depois de um dia pleno de atividades espera-nos um barbecue para o jantar. Noite em tenda.
Nota: Se desejar caminhar até Angel’s Landing note que, embora não esteja anunciado como parte deste passeio, há tempo para fazer esta caminhada. O Parque exige que para o último troço (meia milha) todos os caminhantes comprem uma licença. Poderá caminhar até ao Mirante do Escoteiro (Scout Lookout) sem essa licença.
Para obter a licença: https://www.nps.gov/zion/planyourvisit/angels-landing-hiking-permits.htm
D3: Parque Nacional Bryce Canyon
Segue-se o Parque Nacional Bryce Canyon, com os seus torreões e agulhas únicos e a oportunidade de explorar a região com uma caminhada nos carreiros Queen’s Garden, Navajo Loop e Peek-a-boo Loop. Uma combinação dos três melhores trilhos de Bryce Canyon que lhe permite adquirir uma visão mais completa da área circundante, desde os “hoodoos” e outras formações rochosas coloridas, a zonas mais verdes, com florestas de pinheiros, locais onde pode apreciar a tranquilidade da paisagem, fugindo um pouco às multidões. Um mergulho no tanque de hidromassagem ao ar livre no acampamento aliviará os músculos da caminhada, e o jantar em redor da fogueira terminará bem este dia.
D4-5: Parques Nacionais Arches e Canyonlands
Hoje iremos encontrar um cenário ainda mais espetacular no Parque Nacional Arches. Arcos incríveis de arenito vermelho foram formados ao longo de milhões de anos pelo vento forte que desceu a encosta oeste das Montanhas Rochosas. Poderemos fazer caminhadas para admirar de perto estes bizarros arcos, alguns dos quais têm nomes, como Arco da Paisagem e o famoso Arco Delicado, sendo este último o mais icónico e mais fotografado do parque. O Parque Nacional Arches é ideal para os entusiastas de fotografia, com inúmeras formações de arenito oferecendo o primeiro plano contra um céu azul claro ou vermelho vivo.
Desfrute de caminhadas no Canyonlands National Park, onde o rio Green encontra o Colorado em algumas das paisagens mais espetaculares que o sudoeste tem para oferecer. Oiça as sensacionais histórias de Butch Cassidy e Sundance Kid que usavam os desfiladeiros para se esconder da lei no final de 1800, visite a cidade local e aproveite a maior capital de aventura de Utah.
D6: Monument Valley
O próximo acampamento situa-se nas terras da reserva das tribos Navajo, em Monument Valley, um paraíso para os amantes da fotografia. Experimente descobrir o que existe por entre os rochedos, mesas e desfiladeiros que dominam Monument Valley, a tranquilidade deste local, a cultura e as tradições que inundam o vale com cheiros e sabores únicos dos Navajos. Vivem mais de 300 mil nativos nestas terras que se dedicam à criação de gado, a tecelagem da lã de ovelha, que transformam em bonitos tapetes, tingidos de acordo com os métodos tradicionais, passados de geração em geração. Exploraremos os locais secretos, acessíveis apenas durante um passeio de jipe com um guia navajo. Também teremos tempo para relaxar, explorar as bancas de artesanato navajo e, no final, apreciar um belíssimo pôr do sol no vale.
D7: Antelope Canyon, Horseshoe Bend, Parque Nacional do Grand Canyon
Desfrute de uma visita opcional ao desfiladeiro mais famoso do mundo – Antelope Canyon (custo extra) de manhã, seguido de uma caminhada panorâmica para visitar Horseshoe Bend antes de seguirmos para o Grand Canyon (borda sul).
Após uma breve visita a um entreposto comercial Navajo, seguimos o poderoso rio Colorado através do deserto pintado até uma das sete maravilhas naturais do mundo!
O Parque Nacional do Grand Canyon; um daqueles lugares raros que ainda não foram adequadamente descritos, pintados ou fotografados na sua totalidade. Este incrível espetáculo é difícil de compreender, mesmo quando você está na borda ou sobe no desfiladeiro. Esculpida ao longo de vários milénios, esta enorme maravilha da natureza tem 445 km de comprimento, até 29 km de largura e mais de uma 1600m de profundidade. Serpenteando através do leito rochoso e arenoso flui o poderoso rio Colorado, que tem um comprimento 2,330 km através de sete estados dos EUA e dois estados mexicanos.
Observe como o sol se põe neste lugar incrível e tente compreender as proporções e o poder impressionantes deste desfiladeiro. Há muitos carreiros para caminhadas na borda do desfiladeiro que poderemos percorrer usando o transporte do parque, bem como a caminhada guiada pelo guarda florestal, ou poderá preferir sentar-se numa contemplação tranquila à beira dessa maravilha natural. No entanto, com um dia inteiro livre, recomendamos vivamente que calce as suas botas de caminhada e percorra o Bright Angel Trail até Plateau Point (7h). Para uma vista aérea única, por que não optar por um voo panorâmico sobre o desfiladeiro que oferece perspetivas que não podem ser vistas em visita a pé.
D8: Las Vegas
Deixando os imponentes desfiladeiros do Grand Canyon para trás, dirigimo-nos para Las Vegas, a “cidade do pecado” ao longo de um troço da mítica Route 66. Tempo livre em Las Vegas, a cidade do brilho e do glamour. Teremos tempo para relaxar na borda da piscina do hotel antes de partirmos para apreciar a noite das luzes, dos casinos e dos espetáculos de renome mundial.
D9: Death Valley National Park
Partiremos para o Parque Nacional do Vale da Morte viajando na direção Califórnia onde embarcaremos numa visita guiada do Parque. Faremos belas caminhadas curtas em Zabriskie Point, Artist’s Palette, Badwater Basin Salt Flats, Furnace Creek, Devil’s Golf Course e Mesquite Sand Dunes. Depois de um almoço de piquenique iremos apreciar um cenário espetacular na antiga vila histórica dea época da corrida ao ouro de Bishop onde alojaremos.
D10: Colo Tioga para Yosemite National Park
A travessia do colo Tioga esta manhã oferecerá uma rota extremamente cénica passando por destaques como o ponto de Olmsted, o Lago Tenaya, Tuolumne Meadows e o lago Mono a caminho do Vale de Yosemite. Visitaremos o Valley Visitor Center e as suas exposições, faça um mini tour e prepare-se para um dia inteiro de exploração amanhã.
Nota: caso o Tioga Pass esteja fechado, este passeio será redirecionado pelo Lago Isabella em vez de Bishop.
D11: Yosemite National Park
Dirigimo-nos para oeste ao longo da estrada dourada, assim chamada por aqui se ter dado, noutros tempos, uma corrida ao ouro e existirem muitas antigas minas inativas. Chegando ao Parque Nacional de Yosemite teremos várias atividades à escolha: passear de bicicleta (custo extra), nadar no rio Merced ou caminhar pelos prados e subir a estes imponentes promontórios rochosos. Iremos apreciar os magníficos panoramas numa caminhada nos muitos carreiros que nos permitem abandonar a civilização. Os locais mais famosos ao longo destes caminhos incluem várias cascatas: Yosemite, Nevada e Vernal, o lago Mirror e o colosso Half Dome. As paisagens são magníficas, de onde quer que olhemos, as formações graníticas de Half Dome, El Capitan e Cathedral Rocks ficarão para sempre gravadas na sua memória.
D12: San Francisco
Hoje seguiremos para a City by the Bay- San Francisco! A nossa aventura terminará com uma interessante visita guiada por esta cidade vibrante. As paragens incluem Fisherman’s Warf, Pier 39, Haight Ashbury e a Golden Gate Bridge. O passeio termina perto das 17h. Hotel.
D13: San Francisco
Dia livre em San Francisco. Hotel.
D14-15: Voos de regresso
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular,
- Versão a acampar: 3 noites de hotel 3* em quarto duplo com banho privativo, 9 noites a acampar com equipamento coletivo fornecido,
- Versão em hotel: 13 noites de hotel 3* em quarto duplo com banho privativo,
- Serviço de guia falando inglês,
- Disponível app com comentários do programa em português, alemão, francês, castelhano e italiano.
- Transportes internos em veículo de 9 ou 14 lugares com ac,
- Caminhadas em Yosemite, Zion, Arches, Canyonlands, Bryce e Grand Canyon,
- Visita guiada por navajo ao Monument Valley em jipe,
- Visita guiada a Death Valley National Park,
- Visita guiada em San Francisco,
- Pôr do sol em Grand Canyon,
- Entrada nas zonas tribais de Monument Valley e nos Parques Nacionais (Yosemite, Zion, Arches, Canyonlands, Bryce e Grand Canyon).
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Atividades descritas como opcionais,
- Seguro de viagem,
- Bebidas, refeições não mencionadas,
- Transportes de/para os aeroportos,
- Prestação de USD 235 por pessoa para cobrir as compras locais de 9 pequenos almoços, 9 almoços pic nic e 7 jantares na versão a acampar; na versão de dormida em hotel esta prestação são USD 185 que cobre 10 almoços pic nic,
- Gorjetas, recomendado USD 160 por pessoa.
- Atividades extra das quais destacamos:
Condições Particulares de Participação
Preços por pessoa–
a) Acampar – Eur 4280.
b) Hotel – Eur 5460.
c) Pagamento local, ao guia de USD 235 (acampar)/USD 185 (hotel), valor que será usado para compras de supermercado dos alimentos para os pic nics de meio do dia.
Suplementos época alta: Partidas em Jul +Eur 280, Ago +Eur 360, Set +Eur 80.
Suplemento para quarto individual: Eur 980 (hotel), Eur 180 (acampar)..
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2025.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), transportes internos em autocarro de 15 lugares.
Acompanhamento: Guia/motorista profissional falando inglês.
Grupos: 1 a 14 pessoas de origem internacional; idade mínima: 7.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita. Muitos destes parques são bastante frequentados no Verão, sobretudo em Jul e Ago, pelo que não conte encontrar solidão e tranquilidade absoluta. O itinerário aqui descrito é meramente indicativo e pode ser alterado pelo guia em função das condições meteorológicas ou logísticas e da disposição do grupo. Pretende-se que o programa seja muito flexível para que o guia possa geri-lo da melhor forma para benefício dos participantes. As atividades descritas não estão incluídas no preço. Os participantes discutirão as opções de atividades em cada local e combinarão entre si o que fazer em cada dia. O regulamento do Parque Nacional do Grand Canyon limita o tamanho dos grupos e não autoriza caminhadas guiadas. Assim, os guias dos nossos grupos facultarão toda a informação necessária com indicações e mapas, àqueles que desejem caminhar nos carreiros do parque, mas não poderão acompanhá-los. Os participantes no programa a acampar devem colaborar em todas as tarefas de campo, incluindo montar a tenda e a preparação das refeições. Os almoços pic nic são baseados em sanduíches com produtos recém comprados. Gorgeta recomendada ao guia: USD 160 por pessoa.
Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto se forem portadores de passaporte com ESTA.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar
eupan-23out24