Inebrie-se destes cenários coloridos e luminosos navegando na costa da Dalmácia Central explorando enseadas escondidas e mergulhando nestas águas cálidas e transparentes.
Mergulhe no cenário colorido da costa da Dalmácia Central, uma região onde o litoral e o mar estão intimamente ligados. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
O clima ameno é temperado pelas essências de alecrim, pinho, lavanda e sálvia. Este clima é ideal para o cultivo de uvas e a produção de vinho e o cultivo de diversas frutas. Nesta região as oliveiras são centenárias e é produzido um excelente azeite. As principais actividades económicas na região são a agricultura e o turismo. A água cristalina do mar do Adriático lava a maravilhosa costa e as numerosas ilhas. A parte central da Dalmácia situa-se entre Primosten no norte, e o vale fértil do rio Neretva no sul.
A capital da região é Split, que teve origem na época do imperador romano Diocleciano cujo palácio é ainda hoje o mais importante monumento da cidade. Defronte de Split está localizada a ilha de Brac, com a sua Vidova gora (o monte mais alto das ilhas do Mar Adriático) e o “Golden Horn”, provavelmente a mais bela praia da Dalmácia. A ilha de Hvar é também um local de visita obrigatória, não só pela sua natureza em estado puro mas também pela sua rica herança cultural e histórica. Entre o Brela e o rio Neretva está localizada a Riviera Makarska, considerada a zona mais encantadora da costa croata com as suas maravilhosas praias. É como uma cadeia de lugares e ilhas magníficos. Uma das mais belas cidades da região é certamente Trogir, hoje também conhecida como Cidade-Museu, graças ao centro medieval da cidade que foi declarado como Património Mundial pela UNESCO em 1997. As águas cristalinas das inúmeras ilhas e baías românticas, em tons azuis e esverdeados, convidam-nos a mergulhar e a banhar-nos nelas, o que certamente irá tornar as nossas férias inesquecíveis.
Iniciamos a viagem em Zagreb, a capital da Croácia, uma cidade cosmopolita, onde teremos tempo para deambular pelos seus bairros medievais e apreciar o seu centro histórico. Embarcamos em Trogir, cidade caracterizada pelas suas ruas labirínticas repletas de monumentos, com belas enseadas e cascatas, e navegamos passando a Riviera de Makarska. Continuamos em direcção a Peljesac, a segunda maior península da Croácia (358 km2), cuja natureza permanece no seu estado puro e onde faremos uma pausa para banhos. Continuamos até à baía Pomena, na ilha de Mljet. A ilha contém dois lagos de sal, que estão ligados ao mar por um estreito canal e que foram declarados Parque Nacional. Faremos uma pausa para mergulhar nas águas cristalinas do lago salgado, cuja temperatura está sempre 2 graus mais elevada do que a temperatura do mar. Continuamos a nossa rota em direcção ao sul, com uma paragem para nadar nas águas translúcidas das ilhas Elafit, até chegarmos a Dubrovnik, a “Pérola do Adriático”. Teremos tempo livre para desfrutar desta cidade fortificada e caminhar em Stradun, a rua principal da cidade velha e pelas muralhas da cidade. Vale a pena visitar a actual Catedral, que abriga, debaixo de si, duas outras igrejas, uma datada do século XII e outra do século VI. No dia seguinte partimos rumo a norte, para chegarmos à ilha de Korcula, uma das mais belas cidades antigas da Dalmácia, caracterizada pelas suas belas florestas de pinheiros e pelos seus muros fortificados. Foi nesta ilha que nasceu o famoso marinheiro e explorador Marco Polo. Navegamos até Hvar, uma ilha famosa pelos seus campos de lavanda. Despedimo-nos das ilhas da Dalmácia com um mergulho numa baía de Solta, onde nos deleitamos com as suas águas cristalinas e azul-turquesa.
Resumo
caminhada, navegação
Actividades:Alojamento: alojamento local, em cabine
Pontos de Interesse
O cosmopolitismo de Zagreb,
Visita guiada de Split, a cidade onde residiu o imperador Docleciano e que é classificada pela Unesco,
Peljesac, a segunda maior península da Croácia, dotada de praias idílicas,
Banho no lago salgado da baía Pomena, cuja temperatura é superior à do mar,
A cidade fortificada de Dubrovnik, a Pérola do Adriático,
As águas transparentes das ilhas Elafit,
A ilha de Korkula, coberta de odoríferas florestas de pinheiros,
A Cidade-Museu de Trogir e os seus monumentos antigos.
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa – Zagreb
D2: Dia livre em Zagreb. À tarde autocarro para Trogir
Dia livre em Zagreb. Capital política, económica e cultural da Croácia, com 770000 habitantes, a cidade pulsa com energia, reteve uma boa dose de graciosidade do velho mundo. Os sóbrios edifícios austro-húngaros no centro da cidade abrigam restaurantes elegantes e boutiques da moda. Poderá visitar o centro histórico: Jelacica, a praça central, o edifício do Teatro Nacional da Croácia, as ruas empedradas dos bairros medievais de Gradec, em torno da praça de São Marcos (com a bela Catedral de São Marcos, séc XIV) e de Kaptol, o mercado de vegetais de Dolac. A Torre Lotrscakfoi construída em meados do século XIII para proteger o portão sul da cidade. Nos últimos cem anos, um canhão foi disparado todos os dias ao meio-dia, comemorando um evento da história de Zagreb. A torre pode ser escalada para uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. Perto da torre há um funicular, construído em 1888, que liga as cidades baixa e alta. Maksimir Park é um pacífico enclave arborizado que cobre 18 hectares abertos ao público, inaugurado em 1794. É o parque público mais antigo da Europa, com caminhos, relvados e lagos. Visite a Catedral de Zagreb, cujas torres gémeas impõem-se sobre a cidade. A sacristia ainda contém um ciclo de frescos que datam da segunda metade do século XIII. O altar lateral apresenta um tríptico de Albrecht Dürer. A colorida igreja de São Marcos teve o seu telhado singular construído de azulejos em 1880. Os azulejos no lado esquerdo representam o brasão medieval de Croácia, Dalmácia e Eslavónia, enquanto o emblema de Zagreb está do lado direito.
À tarde, autocarro para Trogir (6h), noite em alojamento local.
D3: Embarque e navegação para a ilha de Ciovo, depois Split com visita de cidade
Embarque até às 13h e sessão de boas vindas, instalação na cabine e convívio com os outros companheiros enquanto zarpamos. Paramos numa das baías da ilha de Ciovo, onde teremos a oportunidade de fazer a primeira paragem para mergulhar nestas águas transparentes e incrivelmente belas. Continuamos a navegação até Split, onde teremos uma visita guiada desta cidade antiga. Aqui residiu o imperador Docleciano há 1700 anos, é classificada Património Mundial pela Unesco devido à profusão de monumentos de diversas épocas. Pernoita no porto de Split.
D4: Navegamos à ilha Hvar
Navegamos na direção de Hvar em busca dos seu clima suave e da visão dos seus campos de lavanda. De caminho paramos numa enseada escondida para um mergulho. Ancoramos no porto de Hvar que se situa na base de uma magnífica fortaleza do séc XIV construída no período do império veneziano. Pernoitamos no seu porto e visita livre da cidade antiga plena de palácios dos séc XV a XVII. Poderá acontecer não encontrarmos um cais para amarrar o nosso barco, devido aos inúmeros iates e navios no porto de Hvar. Neste caso, o capitão vai decidir se vamos passar a noite em Hvar ou em alguma das baías nas proximidades.
D5: Navegação até à ilha Mljet passando Korcula e a baía Pomena
Navegamos até Peljesac, a segunda maior península da Croácia, onde a natureza permanece intocada e é famoso o seu vinho tinto. Depois de nadarmos numa das baías de Korkula dirigimo-nos para a baía Pomena na ilha de Mljet. Uma parte da ilha foi declarada Parque Nacional: dois lagos de sal que estão ligados ao mar por um estreito canal. Há um ilhéu no maior lago com um antigo mosteiro. Poderá visitar o Parque Nacional em visita que inclui o passeio de barco até ao convento (custo extra). Recomendamos uma um mergulho nas águas cristalinas do lago salgado cuja temperatura está sempre 2 ºC acima da temperatura do mar.
D6: Navegação para e tempo livre em Dubrovnik
Hoje deixamos Mljet e seguimos em direcção ao sul. Após uma paragem para nadar nas ilhas Elafit chegamos a meio da tarde ao porto de Dubrovnik. O resto do dia é livre, para podermos descobrir e apreciar esta cidade encantadora. Dubrovnik é apelidada de “Pérola do Adriático”. Na época da sua ascensão, na Idade Média, pertenceu a um dos mais importantes centros económicos e culturais do Mediterrâneo. Hoje está aberta a todos os visitantes como um museu ao ar livre com vistas únicas. Teremos tempo para explorar a cidade velha. É uma cidade circundada por muralhas e fortificações no sopé do monte de São Sérgio que desce a pique para o mar. Poderá aproveitar para fazer uma caminhada em Stradun (também chamada de Plaka), a rua principal da cidade velha, e ao longo das muralhas da cidade. Sugerimos uma visita à atual Catedral que data de 1673, que substitui a catedral original do século XII que foi devastada por um terramoto. Em 1979, outro terramoto assolou a cidade pelo que surgiu a necessidade de construir esgotos debaixo da catedral. As escavações revelaram a existência de uma catedral românica abaixo da actual e, depois de mais escavações, descobriu-se outra igreja por debaixo desta, datada aproximadamente do século VI!
D7: Navegação até à ilha Korcula
Hoje seguimos em direcção a norte, até à ilha de Korcula. Korcula é uma das mais antigas e belas cidades da Dalmácia e é apelidada de Pequena Dubrovnik devido aos seus muros fortificados. A ilha era chamada de Ilha Negra na Antiguidade devido às suas florestas de pinheiros que estão espalhadas por toda a ilha. Passamos a noite no local de nascimento do famoso marinheiro e explorador, Marco Polo.
D8: Navegaremos até Brac
Passamos o canal entre a ilha Korkula e a montanhosa península Peljesac, e seguimos na direção da ilha Brac. Paramos numa enseada para nadar e tomar sol. Pernoitaremos num dos portos da ilha Pucisca, Postira ou Supetar.
D9: Navegação ao longo da ilha Brac e regresso a Trogir
Hoje navegamos ao longo de Brac e ancoramos o barco numa baía em Ciovo, para um último mergulho antes de nos despedirmos das ilhas da Dalmácia e regressarmos ao porto de partida da nossa viagem, Trogir, uma cidade declarada Património Mundial pela UNESCO em 1997 e também apelidada de Cidade-Museu por possuir inúmeros monumentos antigos. É uma bela experiência percorrer o seu labirinto de ruas ao fim de tarde para admirar as muralhas, torres de defesa, as igrejas, frescos ou apenas passear descontraidamente e visitar os antigos estaleiros.
D10: Regresso a Zagreb
Após o pequeno-almoço, faremos o desembarque até às 9h. Regresso a Zagreb (6h), estadia em alojamento local.
D11: Voos Zagreb – Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em classe turística,
- Estadia em alojamento local em Zagreb e em Trogir,
- Alojamento em cabine dupla no barco sob o convés em meia pensão,
- Lanche de boas vindas a bordo,
- Visitas guiadas a Split, Dubrovnik e Trogir,
- Jantar do Capitão.
Não inclui:
- Equipamento pessoal,
- Atividades nos dias livres,
- Despesas pessoais,
- Bebidas e refeições não referidas acima,
- Gorjetas,
- Suplemento para alojamento individual,
- Transportes terrestres nos dias 1, 2, 3, 10 e 11,
- Entradas nos monumentos e museu,
- Taxas locais (Eur 42 por pessoa taxa de porto, Eur 1.50 por cada noite de alojamento em terra),
- Seguro de viagem.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Preço base-
Barco Conforto+: Eur 1460.
Barco Premium: Eur 1540.
Barco Deluxe: Eur 1760.
Suplemento cabine sobre o convés (valores por pessoa)-
Barco Conforto+: Eur 120.
Barco Premium: Eur 220.
Barco Deluxe: Eur 300.
Suplemento época alta dos voos: Jun-Jul +Eur 80, Ago +Eur 120.
Partidas e suplementos época alta
Barco | Abr 17 | Abr 24 | Mai 1 | Mai 8 | Mai 15 | Mai 22 | Mai 29 | Jun 5 | Jun 12 | Jun 19 | Jun 26 | Jul 3 | Jul 10 | Jul 17 | Jul 24 | Jul 31 | Ago 7 | Ago 14 | Ago 21 | Ago 28 | Set 4 | Set 11 | Set 18 | Set 25 | Out 2 | Out 9 | Out 16 | Out 23 |
Conforto | ||||||||||||||||||||||||||||
Conforto+ | PB | PB | PB | |||||||||||||||||||||||||
Premium | PB | PB | PB | |||||||||||||||||||||||||
Deluxe | PB | PB | PB |
PB – partida com preço base.
Veja acima a tabela de preços e conheça as diferentes categorias:
Padrão: Veleiros motorizados de madeira, cabines sob o convés com beliches e um lavatório, casa de banho partilhada, ar condicionado no corredor.
Conforto: Veleiros motorizados de madeira, cabines com beliches ou cama dupla e casa de banho privada (duche e WC). O ar condicionado é fornecido no corredor do andar inferior.
Conforto+: Veleiros motorizados, de casco de madeira ou de aço, cabines com beliches ou cama dupla e casa de banho privada (duche e WC). Além disso, cada cabine é equipada com ar condicionado controlado individualmente.
Premium: Iates de luxo com casco de aço, com serviço de alta qualidade, espaços amplos nas cabines e nos locais públicos. Cabines com cama dupla ou duas individuais e casa de banho privada (duche e WC) com ar condicionado controlado individualmente.
Deluxe: Iates a motor com casco de aço, de construção recente, mais espaçosos e com serviço superior do que os Premium.
Descontos: Saiba como pode obter descontos até 7%.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Transporte para Trogir: A viagem de autocarro Zagreb-Trogir dura 6h. Em alternativa poderá voar para/de Split que é a cidade mais perto de Trogir (28 km). Consulte-nos sobre o preço.
Suplemento quarto individual: Eur 180, só para 3 noites em Zagreb e em Trogir.
Consulte-nos para conhecer os preços de cabine individual e de cabine tripla.
Preço: Válido em 2024.
Dias extra em Zagreb: Se desejar prolongar a sua estadia em Zagreb deve informar-nos aquando da inscrição. O custo extra são Eur 60 por pessoa em quarto duplo ou Eur 90 em quarto individual, mais suplemento de alteração de datas de Eur 30.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48. que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Grupo: 13 a 40 pessoas, de origem internacional.
Documentação: Cartão de cidadão, a Croácia é membro da UE.
Cabines de barco padrão: As cabines são simples e compõem-se de beliche duplo ou de dois beliches individuais, com uma área para arrumação de roupa e um lavabo (há barcos cujas cabines têm casa de banho e duche privativos). Há cabines sobre o convés e cabines sob o convés, que custam menos. As cabines não são limpas durante o programa e é da responsabilidade do passageiro manter a sua cabine limpa inclusive a casa de banho. Os lençóis são fornecidos mas cada um deve levar a sua toalha.
Cada cabine tem uma forma de ventilação natural seja por janela seja por conduta. O ar condicionado funciona nos corredores e nas zonas comuns, e será necessário deixar a porta da cabine aberta para a refrescar. O ar condicionado funciona somente com o motor em funcionamento e quando se está amarrado num porto com fornecimento de electricidade. Se se passa a noite num local sem eletricidade a ventilação será natural pois o motor em funcionamento perturbaria o descanso.
Roupa: A roupa a usar estará de acordo com o estado do tempo, calções e t-shirt de dia, prever um agasalho à noite pois as brisas podem ser frescas. Pode ser necessário um impermeável. O saco de bagagem deve ser flexível para ser dobrado.
Refeições a bordo: Pequeno-almoço com café ou chá, pão, manteiga e doce. O almoço ou o jantar são abundantes e consistem sobretudo em carne. Não estão previstos pratos vegetarianos sendo as refeições adaptadas a partir do prato principal. O almoço é tomado a bordo e incluído no preço, e o jantar é livre e tomado num restaurante da aldeia onde aportamos.
Bebidas: As bebidas obtêm-se no bar ou no restaurante e é tomada nota do consumo de cada um que será pago no último dia antes do desembarque. Não é permitido levar bebidas do exterior.
Eletricidade: É possível carregar baterias a bordo, 220v.
Itinerário: Estará dependente das condições meteorológicas, do estado do mar, da disponibilidade de lugar nos portos e de outras razões de segurança, logísticas ou sanitárias sendo o comandante o único responsável pela decisão de alterar o programa.
Pesca: É possível pescar a bordo sendo necessário obter uma licença de pesca num posto de turismo ou capitania.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Calçado leve adaptado para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma listagem detalhada do equipamento a levar.
crnt3-09jan24