Este luxuriante paraíso tropical banhado pelo oceano Pacífico e pelo mar das Caraíbas, contém uma imensa e surpreendente variedade de fauna e de flora que irá deixar-nos encantados.
É o paraíso dos naturalistas, pois possui a mais extraordinária biodiversidade do Planeta!
Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
O País oferece-nos mais de 10000 espécies de vegetais das quais 1400 de árvores e 1200 de orquídeas, 850 espécies de aves, 160 de anfíbios, 130 de peixes de rio, 3000 de borboletas, 200 de mamíferos entre alguns exemplos.
Faremos excursões a pé, a partir de estalagens no meio da selva, acompanhados de guias naturalistas que nos explicarão pormenores do habitat e do comportamento dos animais, dos quais se destacam jaguares, tapirs, armadillos, preguiças, pumas e papa-formigas…
Navegaremos de canoa ao longo de estreitos rios para apreciarmos a exuberante sinfonia de sons que aqui reina em permanência e onde os macacos e as aves são presença constante.
Nas ramagens das árvores apreciaremos os muito coloridos papagaios, araras, colibris, quetzales, tucanos e múltiplas aves lacustres, enquanto observamos também crocodilos, iguanas e tartarugas, vogando vagarosamente ou repousando nas margens.
Veremos as explosões do vulcão Arenal que poderá expulsar lava vermelha que escorrega sobre os seus flancos, e iremos admirar extensos campos de lava, fumarolas, geysers e piscinas de lama em ebulição.
No final, passeamos nas longas praias da costa do Pacífico, onde os macacos e as iguanas vagueiam tranquilamente sobre a areia branca.
Clima
O clima é tropical, com temperaturas constantes ao longo do ano (20º-35º de dia consoante a região). Tradicionalmente estão definidas duas estações na região do Pacífico: a seca de Nov a Abr, e a húmida no restante período. A estação húmida consiste em aguaceiros, sobretudo à tarde e à noite, na costa do Pacífico, sendo Set e Out os meses com maior pluviosidade. Na região das Caraíbas o regime é variável e a pluviosidade é quase uniforme ao longo do ano. As vantagens de viajar-se na época húmida são: menor afluxo de viajantes, o País está mais verdejante e os animais estão mais activos, o que favorece a sua deteção. Durante a estação seca os ventos fortes vindos das Caraíbas são constantes.
Nota:
Época de desova das tartarugas: Jul 16-Out 15 (aprox)
Resumo
breves marchas, navegação
Actividades:hotel, pousada
Alojamento:Pontos de Interesse
A cosmopolita cidade de San José,
Santuário de vida selvagem no Parque Nacional Tortuguero,
Passeios com guia naturalista,
A beleza dos recifes de coral no Parque Nacional Cahuita,
Alojamento em lodges amigos do ambiente,
Praias idílicas em Tortuguero no mar das Caraíbas onde veremos as tartarugas,
Visita do museu das tartarugas marinhas,
Caminhadas na floresta chuvosa (rainforest) no Parque Nacional Piedras Blancas,
Panorama do imponente vulcão Arenal,
Visita ao Parque Natural da Floresta Chuvosa Santa Elena,
A beleza e a diversidade de fauna no Parque Nacional Manuel Antonio,
Procura do quetzal nas florestas verdejantes do vale Savegre.
Programa da viagem
D1: San José
Voos Lisboa-San José, transporte para o hotel. Encontro com o guia e companheiros de viagem, convívio e diálogo sobre os próximos dias de viagem.
D2: Parque Nacional Tortuguero
A nossa aventura começa esta manhã, deixando San José para trás enquanto viajamos para o nordeste da Costa Rica até o Parque Nacional Tortuguero. Acessível apenas por barco ou aeronave, a vasta rede de vias navegáveis, canais e pântanos de Tortuguero é notavelmente tranquila, preservada e isenta de poluição sonora. Ao chegar ao cais, embarcaremos numa pequena lancha para a viagem de uma hora e quinze minutos até ao nosso alojamento, que está situado numa pequena faixa de terra entre o Mar das Caraíbas e a lagoa principal. Passaremos a tarde na aldeia Tortuguero, onde é possível visitar o Museu das Tartarugas Marinhas (será solicitada uma doação na entrada). Tortuguero é provavelmente mais famoso como local de nidificação da tartaruga verde, ameaçada de extinção, que pode ser vista chegando à praia para por ovos no final de julho a outubro (uma excursão opcional). Durante o período de sete a dez semanas após o nidificação, as tartarugas eclodem o que, para testemunhar, é um dos eventos mais inspiradores da vida. As tartarugas-de-pente, cabeçuda e tartaruga-de-couro gigante também fazem ninhos nesta região e, de novembro a janeiro, filhotes de tartaruga começam a eclodir e a caminhar em direção ao oceano. O tempo de viagem de hoje será em torno de seis horas, incluindo uma pausa para o pequeno almoço.
Passaremos duas noites em local remoto na selva cercados de vida selvagem e escondidos na vegetação densa. Certamente que veremos uma grande variedade de animais, incluindo macacos, iguanas, preguiças, crocodilos, tartarugas, borboletas, várias espécies diferentes de pássaros e o ‘Lagarto Jesus’ assim chamado porque corre na superfície da água!
Durante as nossas excursões em torno de Tortuguero, também poderemos ter a oportunidade de ver as minúsculas rãs dardo que ostentam cores muito vivas.
Pa,A,J
D3: Parque Nacional Tortuguero
Um passeio de barco cedo pela manhã permite-nos descobrir a extraordinária flora e fauna de Tortuguero, passando serenamente ao longo dos diversos cursos de água. Nesta hora do dia, a vida selvagem está geralmente mais ativa e, com a ajuda de nosso guia especializado, é provável que encontremos macacos, jacarés, iguanas, borboletas e muitas das mais de 300 espécies de pássaros registradas aqui. Retornaremos à pousada para um farto pequeno almoço à beira do rio. O lodge é um local tranquilo para relaxar esta tarde se quiser tirar um tempo para aproveitar as instalações, ou alternativamente, poderá participar de uma segunda viagem de barco (custo extra) ou fazer uma curta caminhada pela floresta e ao longo dos cursos de água.
Pa,A,J
D4: La Fortuna, Vulcão Arenal
Regresso de Tortuguero da mesma forma que chegamos, de barco pelos verdejantes canais. Embarque no minibus viajando até à região de Arenal, passando por enormes plantações de banana, abacaxi e cana-de-açúcar no caminho. Arenal foi o vulcão mais ativo da Costa Rica até bem recentemente, quando entrou em uma fase de repouso e não pode mais ser visto cuspindo cinzas, fumo ou lava. Com tempo claro, há excelentes vistas do vulcão de nossa base noturna na vila vizinha La Fortuna. O tempo de viagem de hoje é de cerca de cinco horas e meia, incluindo uma parada para almoço.
A principal atração em La Fortuna é o vulcão Arenal, que esteve constantemente em erupção entre 1968 e 2010. Apesar de não irromper mais, uma ocasional nuvem de vapor pode ser vista. Depois de instalar-se no hotel terá tempo para um almoço descontraído e explorar a vila. A tarde é livre. Poderá visitar as fontes termais luxuriantes para um mergulho relaxante.
Haverá muito tempo livre para participar de uma grande variedade de excursões opcionais espetaculares e emocionantes em La Fortuna: visita a cascatas locais, espeleologia, rappel, rafting, canoagem, caiaque, passeios a cavalo, trekking, bicicleta e btt, canyoning, caminhadas, percurso em pontes flexíveis e observação de vida selvagem.
Pa,A
D5: La Fortuna, Vulcão Arenal
As cascatas são abundantes na região de Arenal e nesta manhã visitaremos a Cascata La Fortuna, uma cascata de 65 metros de altura mergulha numa piscina de águas verde esmeralda abaixo. Um curto percurso em carreiro pela floresta tropical levar-nos-á a uma série de degraus relativamente íngremes que devemos descer para chegarmos à cascata; o regresso será pelo mesmo caminho – a caminhada dura 20-30 minutos e está ao alcance de qualquer pessoa com um condição física razoável. Recompense o seu esforço com um mergulho numa das piscinas naturais para se refrescar! Alternativamente, poderá visitar o miradouro e aguardar o grupo. Após o almoço, faremos uma curta caminhada panorâmica dentro do Parque Nacional Arenal, caminhando pela floresta tropical secundária e passando por alguns dos campos de lava de erupções anteriores. Os pontos de vista elevados nesta caminhada permitem excelentes panorâmicas sobre o Lago Arenal, e a avifauna é abundante.
Pa
D6: Santa Elena e Monteverde
Partida para Monteverde onde chegaremos subindo uma estrada de montanha íngreme e acidentada que oferece excelentes vistas sobre as colinas verdejantes que vão se achatando até chegarem ao Oceano Pacífico, o golfo de Nicoya. Chegaremos à pequena cidade de Santa Elena, aninhada nas nuvens e estabelecida pelos Quakers americanos nos anos 50.
Encontramo-nos no Parque Natural de Santa Elena, que goza de uma extraordinária diversidade vegetal. A sua elevada humidade favorece o crescimento de cerca de 2500 espécies vegetais, entre as quais orquídeas e bromelíadas. Avistaram-se no parque cem espécies de mamíferos entre os quais ocelotes, jaguares e macacos, bem como 425 espécies diferentes de aves, entre as quais a mais famosa, o quetzal. A nossa viagem durará cerca de 4h e os últimos 40 km ocorrem numa pista de gravilha.
Pa
D7: Santa Elena e Monteverde
Hoje, acompanhados de um guia naturalista, visitaremos a Reserva da Floresta Nublada Monteverde (cloud forest) em busca do misterioso quetzal, um pássaro muito raro e tímido, com plumagem incrivelmente bela e única. Existem vários caminhos para explorar esta reserva privada, um das quais levar-nos-á para a falha continental. Num dia claro, os oceanos Atlântico e Pacífico podem ser vistos! Graças À sua altitude a montanha está sempre envolta em névoa e isso favorece o desenvolvimento de inúmeras espécies de flores, fetos, musgos, vinhas e orquídeas. Santa Elena também é um dos melhores lugares para avistar macacos uivadores barulhentos balançando por entre as árvores!
A tarde será livre. Poderá parar na Galeria Hummingbird, onde poderá tomar uma bebida e comer uma fatia de bolo. Aqui irá admirar dezenas de beija-flor enérgicos zumbindo em torno de bebedouros com líquido doce. A área em torno de Santa Elena é famosa pelas suas tirolesas e oferece-nos a viagem na mais longa tirolesa do mundo. Aqui terá a opção de voar sobre a floresta nublada numa série de cabos espalhados entre as árvores gigantes. Para os menos corajosos, poderá optar por um passeio ao longo de uma série de pontes suspensas acima das copas da floresta para observar a floresta noutra perspetiva. Juntamente com os agradáveis passeios a cavalo, caminhadas na floresta com guia naturalista, visitas a fazendas de café e de laticínios, você irá ter dificuldade em escolher entre todas as excursões opcionais oferecidas.
Pa
D8: Manuel Antonio
Partida para sudeste ao longo da Rodovia Pan-Am passando por plantações de palma e teca africana. Chegaremos à costa do Pacífico atravessando uma paisagem verdejante muito exuberante até à pequena vila de Manuel Antonio. O Parque Nacional Manuel Antonio consiste numa vasta reserva marinha e 800 hectares de manguezal, floresta primária e secundária. A vegetação da floresta estende-se até à linha de preia-mar e oferece um cenário deslumbrante com extensas praias de areia, ilhas florestadas e promontórios rochosos dramáticos. A viagem para Manuel Antonio dura cerca de quatro horas. Passamos as próximas duas noites aqui, normalmente em um hotel perto da praia e da entrada do parque nacional. Dependendo da hora de chegada, teremos algum tempo para desfrutar de várias atividades opcionais à tarde ou aproveitar as instalações do hotel.
Pa
D9: Parque Nacional Manuel Antonio
Visita do Parque Nacional Manuel Antonio com um guia naturalista, um dos parques mais populares do país. Este célebre parque é abençoado com belas lagoas, bonitas praias com palmeiras e uma vasta gama de animais e grandes florestas densas. Algumas das muitas criaturas que vivem no Parque Nacional Manuel Antonio incluem preguiças, pelicanos, macacos de cara branca, papa-formigas, mapaches, boas constritoras, tucanos, e enormes iguanas. Esta floresta contém 100 espécies diferentes de mamíferos e 180 espécies de aves. Se tivermos sorte poderemos avistar um papa-formigas, uma boa constritora, tucanos, preguiças, pelicanos, borboletas e muitos outros. Também é famoso pelas suas praias de areia branca – fique de olho nos seus pertences, pois os macacos e os mapaches são ladrões experientes! Perto da costa veremos também onze ilhéus verdejantes e, com sorte, conseguiremos avistar golfinhos ou baleias.
A tarde é livre. Recomendamos um passeio descontraído no parque explorando o sistema de caminhos que cruza a floresta tropical e que dão acesso a longas praias brancas e a um mar azul marinho com paisagens paradisíacas, ou a lagoa no interior e a mangues. Resto do dia de descontração ao sol ou passeando à borda d’água.
Pa
D10: Parque Nacional Piedras Blancas, Reserva Natural Golfito
Viajaremos 4h para sul em direção a Golfito, uma região pouco explorada e relativamente selvagem. A densa selva aqui quase não foi explorada ou pesquisada. As próximas duas noites serão passadas no belo Esquinas Rainforest Lodge, situado no coração da floresta primária e junto ao recém-criado Parque Nacional Piedras Blancas e Reserva Natural Golfito. O chalé foi originalmente financiado pelo governo da Áustria como um projeto que combina pesquisa florestal, ajuda ao desenvolvimento e conservação da natureza. A maioria dos funcionários é local e os lucros são usados para ajudar em projetos na vila próxima. Esta tarde vamos descobrir o nosso ambiente tranquilo e procurar a abundante vida de pássaros e insetos que aqui residem.
Pa,A,J
D11: Parque Nacional Piedras Blancas, Reserva Natural Golfito
Caminhada pela floresta tropical de manhã com guia para nos embrenharmos na selva e captarmos todas as imagens e sons da selva. Durante esta atividade, é provável que vejamos cobras, macacos e talvez preguiças. Esta caminhada pode ser bastante escorregadia depois das chuvas, mas é muito recomendável e vale a pena o esforço. A tarde foi deixada livre para atividades opcionais: mergulhe mais fundo na floresta na rede de carreiros de 16 km saindo diretamente da pousada ou relaxe simplesmente na piscina.
Pa,A,J
D12: Floresta Nublada Savegre
Viajaremos para noroeste através de San Isidro depois subindo a cordilheira Cerro de la Muerte até nosso próximo destino, o Vale Savegre, localizado a cerca de quatro horas e meia de Golfito. A floresta nublada (cloud forest) de Savegre é considerada um dos melhores lugares de toda a Costa Rica para detetarmos o elegante, colorido e notoriamente tímido quetzal. Teremos aqui duas noites para descobrir a região. Estas aves ameaçadas de extinção dependem da floresta nublada como habitat – os machos em particular são marcantes com uma crista verde, peito vermelho e penas de cauda que podem chegar a um metro de comprido. Um bom binóculo será útil para observar o quetzal pois estas aves se camuflam bem entre as folhas molhadas da floresta! Após o almoço, faremos uma curta caminhada na floresta nublada.
Pa,A,J
D13: Floresta Nublada Savegre
Dia livre para relaxar e explorar o Vale de Savegre. Traga o seu binóculo para observar algumas das 170 espécies de pássaros, caminhe pela floresta tropical nublada ou simplesmente aprecie a incrível vista do chalé. O guia irá sugerir passeios para que descubra a floresta tropical e a vegetação subandina da região.
Pa,A,J
D14: Aldeia Copey, San José
Esta manhã visitaremos a aldeia Copey para nos apercebermos do modo de vida vida agrícola dos povos que vivem nas terras altas da Cordilheira Central. Faremos uma curta caminhada até à pitoresca aldeia onde os nossos lanches serão preparados por uma família local, o que com certeza será um momento memorável da hospitalidade costarriquenha! Uma viagem de duas horas e meia nos levará a San Jose, onde haverá tempo para explorar a moderna capital.
Pa,A
D15: Voos San José - Lisboa
Tempo livre antes do transporte para o aeroporto. Voos de regresso a Lisboa. Pa
D16: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em linha regular em classe turística,
- Alojamentos em hotel e em estalagens em quarto duplo com pequeno almoço,
- Todos os transportes internos mencionados,
- Taxa de entrada nos parques nacionais,
- Transporte de/para o aeroporto de San José,
- Entradas nos parques referidos,
- Refeições referidas no programa sendo Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar.
Não inclui:
- Visto,
- Taxa de aeroporto (USD 28),
- Equipamento pessoal,
- Atividades opcionais,
- Seguro de viagem,
- Suplemento para quarto individual,
- Gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento para quarto individual: Eur 980, partidas de Dez 19-28 Eur 1200. Este suplemento é facultativo pois a organização combina os participantes por sexo em quartos duplos.
Época de desova das tartarugas: Jul 16-Out 15 (aprox).
Suplemento época alta do programa: Partidas em Abr +Eur 240, Mai +Eur 600, Jul-Ago +Eur 480, Jul 20 +Eur 240, Set 21 +Eur 600, Out-Nov-Dez +Eur 480.
Suplemento época alta dos voos: Jul-Ago, Dez +Eur 360.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Por favor consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2024:
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 22 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare); transportes terrestres em minibus privativo com AC.
Acompanhamento: Guias profissionais naturalistas costa riquenhos falando castelhano e inglês, situados no local onde cada atividade se desenrola.
Grupo: Mín 4 pessoas, máx 19, de origem internacional; maiores de 16 anos.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, a organização poderá alterar o programa.
Documentação: Passaporte válido.
Vacinas: Nenhuma obrigatória. A prevenção do paludismo é recomendada.
Equipamento: Botas para marcha, mochila pequena para o dia, saco de nylon para a bagagem, casaco impermeável.
Alojamento: A maioria das estalagens é composta por cabanas de madeira distribuídas pela floresta. Cada alojamento tem quarto de dormir e casa-de-banho com duche quente.
Hotéis propostos:
San José: hotel Presidente (ou Park Inn),
Tortuguero: Laguna Lodge,
Fortuna: hotel Arenal Montechiari (ou Arenal Paraiso ou Arenal Manoa),
Santa Elena: Monteverde Cloud Forest Lodge (ou hotel Ficus),
Manuel Antonio: hotel Villa Bosque (ou hotel Espadilla),
Piedras Blancas: Esquinas Rainforest Lodge,
Savegre: Savegre Hotel.
Notas sobre os alojamentos–
14 noites em hotéis e eco-lodges, todos com casa de banho privada e a maioria com piscina.
O alojamento foi escolhido pela sua localização: tipicamente cabanas de madeira situadas em jardins tropicais ou eco-lodges escondidas no coração da floresta tropical. O nosso objetivo é usar estabelecimentos familiares, tanto quanto possível. Nossa lista de hotéis preferidos está abaixo:
Em San Jose normalmente utilizamos o confortável e moderno Hotel Presidente, escolhido pelo fácil acesso ao centro da cidade. Em algumas datas de partida usaremos o Park Inn.
Em Tortuguero, o Laguna Lodge combina várias cabanas de madeira cercadas por jardins bem cuidados, onde a vida selvagem geralmente circula livremente (procure preguiças e macacos aqui!) – observe que há ventiladores de teto, mas não há ar-condicionado nesta propriedade.
O Arenal Montechiari Hotel está localizado a 10 minutos a pé da cidade de La Fortuna. Cada bungalow chalé está situado no meio de jardins tropicais onde os beija-flores se reunem, e há uma vista maravilhosa do Vulcão Arenal. Também usamos Arenal Paraiso e Arenal Manoa em algumas partidas, ambas mais distantes da cidade, mas com ótimas instalações, incluindo fontes termais e vista para o vulcão.
Na floresta nublada costumamos usar o Monteverde Cloud Forest Lodge, uma propriedade confortável elevada para ter uma vista panorâmica da floresta a partir da área principal do restaurante. Os quartos são aconchegantes com edredons para a mudança de clima que se notará aqui. Ocasionalmente, ficamos no Ficus Hotel.
Em Manuel Antonio costumamos ficar no Villa Bosque Hotel devido à sua proximidade com a entrada do Parque Nacional que facilita o acesso de e para o parque. Às vezes, ficamos no vizinho Espadilla Hotel.
O destaque desta viagem será, sem dúvida, a sua estadia no Esquinas Rainforest Lodge, uma propriedade 100% neutra em carbono dentro do Parque Nacional Piedras Blancas – acorde cercado pelo som dos pássaros! Esta é uma propriedade única e simples, com ventiladores de teto em vez de ar condicionado devido à sua localização no coração da floresta.
O nosso alojamento final é o Savegre Hotel, localizado numa posição ideal dentro do Vale do Savegre, este lodge possui jardins repletos de plantas, vários carreiros para caminhada e aconchegantes lodges de madeira.
Em 2024, as partidas seguintes têm a estadia de duas noites em Dominical em vez de Piedras Blancas: Fev 20, 22, 24, Mar 2, 7, 9, Abr 11, Jun 1, Out 26, Nov 21, 23, 26, Dez 3.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
coric-26mai23