Estão dispensados de paresentar teste PCR negativo quem estiver totalmente vacinado, leia mais aqui.
Longa travessia da África do Sul e da Suazilândia, apreciando uma grande diversidade de flora e de fauna selvagem, desfrutando de paisagens idílicas em locais remotos e conhecendo as suas interessantes culturas nativas.
Partimos de Joanesburgo em direção ao magnífico Blyde River Canyon (o terceiro maior desfiladeiro do mundo), rumo ao famoso Parque Nacional Kruger, um dos maiores e mais emblemáticos parques de África, que abriga os “big five” (leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes), bem como uma enorme diversidade de fauna e de flora. Faremos um safari pelo parque e depois partimos rumo à Swazilândia, um reino dotado de uma antiga e interessante cultura tribal.
Regressamos à África do Sul pela linha costeira do Oceano Índico, rumo às Montanhas de Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional (Património Mundial da Humanidade) e seguimos caminho até Free State Province, depois até à cidade histórica de Cradock, composta por uma elegante coleção de belíssimas casas de artesãos restauradas da era Vitoriana.
Faremos um safari pelo Addo Elephant National Park, conhecido pelas suas grandes manadas de elefantes, leões e muitas espécies de antílopes.
Visita de iSimangaliso Wetland Park, um habitat costeiro subtropical com praias de areia branca, piscinas naturais, recifes e uma grande sucessão de dunas costeiras onde veremos rinocerontes, búfalos e outros.
Continuamos a nossa viagem pela Garden Route (um trecho muito cénico da costa sudeste da África do Sul, dotado de paisagens verdejantes e de esplêndidas lagoas e lagos) até alojarmos perto do cabo Agulhas, o extremo sul de África. Continuaremos apreciando os belos panoramas da costa pela “Rota das Baleias” até chegarmos à magnífica Cidade do Cabo.
Resumo
todo-o-terreno, safaris, breves caminhadas
Actividades:lodge, hotel
Alojamento:Pontos de Interesse
Pilgrims Rest, Blyde River Canyon, God’s Window.
“The big five” do Kruger National Park.
Interessante cultura tribal da Swazilândia e de Zululand.
Esplêndidos panoramas das Montanhas Drakensberg (Património Mundial da Humanidade).
Zona histórica de Cradock.
Safaris para observar animais em veículos abertos.
iSimangaliso Wetland Park, um habitat costeiro subtropical com praias de areia branca onde deambulam rinocerontes, búfalos e outros,
Percorremos a cénica Garden Route.
Caminhada no trilho costeiro Otter Trail Walk.
O cosmopolitismo e a tranquilidade de Cape Town.
Programa da viagem
D1 e D2: Voos Lisboa-Joanesburgo, transporte para o hotel
D3 e D4: Estalagem no Mato
Partida de Joanesburgo para leste. Pernoita numa reserva privada nas imediações do parque Kruger em tented lodge com casa de banho privativa e piscina. Pernoitaremos aqui nas próximas duas noites. Jantar cozinhado na fogueira. Pa, J
Safari a pé na reserva durante 3h acompanhados de um guia especialista que nos explicará inúmeros detalhes da vida no mato. O propósito não é cobrir distância mas detetar animais e observar os seus costumes. Regresso ao lodge para um brunch, seguido de descanso. À tarde partiremos em safari em veículo aberto em busca dos numerosos animais que habitam a reserva. Este safari prolongar-se-á pelo lusco-fusco para descobrirmos os animais que caçam e procuram alimento à noite. Hoje jantaremos um “braai”, jantar tipicamente sul africano grelhado nas brasas. Brunch, J
D5: Estrada Panorama, Hazyview
Viajamos através da região rural de Bushbuck Ridge até ao povoado adormecido de Hazyview. No caminho passaremos os esplêndidos panoramas do espetacular Blyde River Canyon (o terceiro maior desfiladeiro do mundo). O nosso lodge é construído de madeira apoiado sobre estacas no meio da floresta subtropical, na margem do rio Sabie. Tarde livre para observar aves no miradouro, tomar banho ou caminhar nas redondezas apreciando os curiosos sons da Natureza no meio desta vegetação viçosa. Pa, J
D6: Parque Kruger
Partiremos cedo para o parque Kruger , um dos parques mais importantes em África, do tamanho de Israel ou do País de Gales. Passaremos o dia em safari com um guia especialista procurando animais selvagens. Este parque abriga os “big five” (leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes), bem como uma enorme diversidade de fauna e de flora. Pic nic, J
D7: eSwatini, Suazilândia
Atravessaremos a capital provincial Nelspruit antes de abandonarmos a África do Sul e entrarmos no reino eSwatini. Passaremos por povoações típicas e seus mercados plenos de artesanato e de artigos muito coloridos apreciando uma natureza muito verdejante e alguns extensos campos plantados com cana de açúcar. Pa, A, J
D8-9: Zululand, St Lucia, iSimangaliso Wetland Park
Atravessaremos o território Suazi e depois regressaremos a África do Sul entrando em Zululândia. É uma parte da moderna KwaZulu-Natal e lar do maior grupo étnico da África do Sul, o povo Zulu. Formado no início de 1800 no mais poderoso império regional pelo rei Shaka Zulu, os zulus influenciaram uma grande parte do País. Esta é uma região de reservas naturais ricas em cultura e vida selvagem e dotada de belas paisagens.
A nossa viagem seguirá para a cidade costeira de Santa Lúcia que abriga centenas de hipopótamos, crocodilos e aves que vivem nos pântanos.
Durante a nossa estadia em Santa Lucia visitaremos o iSimangaliso Wetland Park, um habitat costeiro subtropical com praias de areia branca, piscinas naturais, recifes e uma grande sucessão de dunas costeiras. Esta combinação única de reserva costeira oferece uma experiência absolutamente única, onde atravessaremos o parque observando rinocerontes, búfalos e uma infinidade de outros animais de grande porte, antes de fazermos uma caminhada numa praia deserta onde a qualquer momento poderemos mergulhar no cálido Oceano Índico. O dia será passado explorando a praia, as piscinas naturais, floresta de dunas imaculadas e outros habitats naturais deste incrível parque.
À noite, jantaremos num dos muitos restaurantes locais (custo extra). Cuidado com os hipopótamos errantes que também visitam a cidade à noite procurando comida.
Pa, A – Pa, A
D10-11: Parque Nacional Hluhluwe Imfolozi, Montanhas Drakensberg
Abandonando Santa Lúcia continuamos viajando pelas verdejantes colinas de Kwa-Zulu Natal, uma área famosa pelas várias batalhas entre bôeres e zulus, britânicos e zulus e bôeres e britânicos. A área está repleta de vários locais históricos que ajudaram a moldar a África do Sul moderna.
Esta tarde chegaremos à majestosa cordilheira Drakensberg que se eleva a 3400m, conhecida pelos locais como “A Barreira das Lanças”, que são Património Mundial da Humanidade.
Depois de um dia de viagem cheio chegaremos ao alojamento, onde passaremos duas noites em aconchegantes cabanas cercadas por panoramas de tirar o fôlego.
No dia 11, faremos uma caminhada na Garganta de Tugela que está localizada no Parque Nacional Real de Natal, parte do Património Mundial de Drakensberg. Daqui teremos uma vista espetacular das altas falésias do Anfiteatro e das Cataratas do Tugela a 948m, as cataratas são amplamente aceitas como sendo as segundas mais altas do mundo.. Pa, A, J – Pa, A, J
D12: Drakensberg
Com as pernas cansadas, hoje viajaremos mais para sul enquanto abraçamos as montanhas Drakensberg e entraremos no interior de Natal, uma exuberante área agrícola conhecida por ser uma das mais bonitas da África do Sul.
A nossa estadia noturna esta noite será num rancho de trabalho. Chegaremos à tarde e teremos tempo para aprender mais sobre a agricultura nesta área, bem como a fascinante história que envolve a herdade e as construções na propriedade. Para os aventureiros, também haverá a oportunidade de ajudar em alguns dos trabalhos da quinta, à tarde ou de manhã cedo.
Esta noite desfrutaremos de um jantar tradicional preparado nos jardins da propriedade. Pa,A,J
D13-14: The Wild Coast
Partiremos cedo passando por várias pequenas vilas e seguiremos belas estradas em direção a um dos destaques mais emocionantes e realmente incomuns da nossa viagem – The Wild Coast.
Tendo sido anteriormente uma pátria independente, houve pouco desenvolvimento nesta área, resultando em intermináveis praias intocadas, estuários naturais, pastagens onduladas e uma infinidade de aldeias tradicionais Xhosa.
Passaremos duas noites na Wild Coast em Coffee Bay, permitindo-nos passar um dia inteiro para fazer caminhadas e explorar esta área acidentada, mas incrivelmente bela. O destaque da nossa estadia será uma caminhada ao longo das falésias altas, praias desertas e verdejantes pastagens, até o que é um dos marcos mais curiosos da costa sul-africana – Hole in the Wall. Hole in the Wall é uma ilha próxima da costa com um arco natural esculpido por séculos de ação das ondas. Os aventureiros podem nadar para vê-la mais de perto.
À tarde, teremos tempo para simplesmente relaxar e desfrutar do ambiente “Robinson Crusoe”, bem como do conforto do nosso alojamento. Pa,A,J – Pa,A,J
D15: Grande Karoo, Cradock
Partindo da Costa Selvagem, seguiremos estradas menos conhecidas através da Província do Cabo Oriental e seguiremos para o Grande Karoo, para Cradock, uma cidade no curso superior do vale do rio Great Fish, repleta de rica história que remonta a meados do século XIX.
Na chegada a Cradock, seremos recebidos por um guia local que nos levará num interessante passeio histórico a pé, antes de chegarmos ao alojamento para pernoitar. Desfrutaremos de uma noite rodeada de hospitalidade e história à moda antiga. Pa, A, J
D16: Parque da Zebra de Montanha, Parque Nacional dos Elefantes Addo, Baía Nelson Mandela
Para começar cedo, pretendemos entrar no Mountain Zebra Park assim que o portão abrir – este parque é diferente de qualquer outro que já visitámos, situando-se no semi-deserto do Grande Karoo, e abriga não apenas a ameaçada zebra de montanha, mas também gazela, avestruz, chita, búfalo, rinoceronte negro e uma grande variedade de aves. Esta diversificada reserva de vida selvagem é a terceira maior da África do Sul e abriga mais de 600 destes gigantes silenciosos. Passaremos algumas horas em busca de animais, e a contemplar as vistas espetaculares, antes de retornarmos ao hotel para um copioso pequeno almoço.
Depois, partiremos de Cradock e dirigimo-nos ao famoso Addo Elephant Park, onde elefantes, búfalos e outros animais podem ser vistos de perto num outro ambiente único, os arbustos suculentos de Rhenosterveld. Percorreremos este interessante Parque Nacional de norte a sul. Saindo no final da tarde, viajaremos uma curta distância de volta à costa e ao nosso hotel literalmente em frente à praia da deslumbrante Baía Nelson Mandela. A localização do nosso hotel permite-nos passear ao longo da praia e visitar um dos vários restaurantes para desfrutar de um jantar por conta própria. Pa, A, J
D17: The Garden Route, Knysna
Seguiremos viagem pela famosa Garden Route, um trecho muito panorâmico da costa sudeste da África do Sul dotada de paisagens verdejantes e de belas lagoas e lagos. Iremos explorar o Parque Nacional Costeiro Tsitsikamma onde caminharemos um troço do conhecido Otter Trail e passaremos a aliciante ponte suspensa sobre o rio Storms. Viajando mais adiante, passaremos pela Baía de Plettenberg antes de chegarmos à vibrante cidade de Knysna, com florestas indígenas, rios e lagos, tornando esta pequena joia num verdadeiro Jardim do Éden.
No final da tarde, teremos tempo para explorar esta cidade pitoresca e desfrutar de uma refeição por conta própria, num dos muitos restaurantes boutique. Alojamento em Knysna. Pa, A
D18: Cabo Agulhas
Saindo de Knysna, seguiremos a rota panorâmica por várias cidades costeiras e seguiremos para o Cabo das Agulhas – o extremo sul do continente africano. Desfrutamos de uma curta caminhada até a praia neste destino verdadeiramente único e ponto de encontro oficial do Atlântico frio e do oceanos Índico quentes.
O almoço em estilo piquenique é sempre apreciado por todos com a brisa fresca e limpa do oceano. Pa,A,J
D19-20: Cape Town
Uma relaxante viagem matinal nos leva pela “Rota das Baleias” através de Hermanus – conhecida em todo o mundo pela excelente observação de baleias em terra. Em seguida, contornaremos a costa em redor das montanhas Hottentots Holland em direção a Betty’s Bay, onde visitaremos uma pequena colónia de pinguins africanos.
Esta tarde, viajaremos por uma das rotas costeiras mais belas do mundo, ao longo da orla da Baía Falsa, antes de seguirmos em direção à “Cidade Mãe”, a cidade do Cabo.
A meio da tarde chegaremos ao hotel em Sea Point onde pernoitaremos. O hotel está convenientemente localizado perto de restaurantes premiados, galerias, vida noturna vibrante e do calçadão à beira-mar. Se puder, recomendamos que reserve dias extra no Cabo.
No dia 20, transporte para o aeroporto para os voos de regresso. Pa – Pa
D21: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística,
- 19 noites em lodges/hotéis em quarto duplo,
- 1 noite em cabanas típicas swazi,
- Todas as refeições indicadas no programa (Pa: pequeno-almoço, A: almoço, J: jantar),
- Todos os transportes internos em camião todo-o-terreno preparado para safari,
- Serviços de guia/motorista,
- Taxas de entrada nos Parques Nacionais.
Não inclui:
- Equipamento pessoal
- Almoços e jantares excepto o indicado acima
- Actividades opcionais e actividades nos dias livres
- Seguro de viagem
- Vistos
- Gorjetas (contar com cerca de Eur 30 por participante)
Condições Particulares de Participação
Normas sanitárias–
Boa higiene: Durante a viagem, os guias irão promover uma boa higiene e lembrar-nos de lavar as mãos regularmente. O camião também será limpo diariamente para sua segurança.
Veículos grandes e espaçosos: os nossos camiões oferecem aos viajantes amplo espaço para as pernas, o que significa muito espaço entre os assentos. Todos os veículos são privados e só serão usados por um grupo de viajantes em cada programa.
Guias treinados e qualificados: Todos os nossos guias são treinados em primeiros socorros para oferecer atendimento de emergência quando necessário. Como benefício adicional para os nossos viajantes o operador faz parte do SATIB 24 Assistência de Emergência. Isso significa que teremos assistência de emergência 24 horas por dia por profissionais altamente treinados (todos devem ter seguro de viagem).
Pequenos alojamentos e hotéis: No esforço de oferecer aos nossos viajantes uma experiência verdadeiramente autêntica, utilizamos apenas pequenos alojamentos e hotéis privados que não façam parte de grandes grupos internacionais. Isso não só apoia a indústria local, mas também limita a quantidade de pessoas que encontramos em cada propriedade. Os viajantes também terão a oportunidade de reservar quartos individuais ou tendas, se preferirem.
Suplementos época alta: Partidas em Jul +Eur 140, Ago +Eur 200, Set +Eur 120, Out +Eur 80, Dez +Eur 280.
Suplemento quarto individual: Eur 480, facultativo pois é possível partilhar o alojamento com outra pessoa do mesmo sexo.; se deseja alojar só consulte-nos rápido pois a disponibilidade é reduzida.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço – Válido em 2023.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88 que abrange um período de 22 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística, camião todo-o-terreno preparado para safari nos transportes terrestres.
Acompanhamento: Guia/motorista profissional falando inglês.
Grupo: Mín 4 pessoas, máx 18, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa.
Documentação: Passaporte válido. Os vistos obtêm-se nas fronteiras, à chegada.
Vacinas: Nenhuma obrigatória; recomenda-se a da febre amarela e a prevenção do paludismo.
Equipamento: Botas ligeiras, mochila pequena, saco de nylon flexível para bagagem, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Askru-05dez22