O nosso percurso segue os vales entre elevadas montanhas nevadas e oferece-nos todos os dias panoramas de indescritível beleza, sob uma luz intensa reflectida pelas neves eternas. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis!
No vale de Bagnes veremos ao longe os Grands Combins (4314m) e o Monte Branco (4810m), e no vale de Moiry teremos a festa dos cumes de 4000m do Valais: Weisshorn (4505m), Grand Cormier (3961m), Zinalrothorn (4221m), Dent Blanche (4356 m), Obergabelhorn (4063 m) e outros.
Passamos por vários níveis de vegetação desde as florestas de freixos, bétulas e nogueiras no fundo dos vales, às coníferas e prados nas vertentes das montanhas, até à vegetação ártica nas altitudes mais elevadas onde poderemos encontrar marmotas, cabras selvagens e gralhas.
Caminhando no silêncio serrano subiremos aos planaltos de pastagens onde se encontram pequenos povoados de transumância e onde se ouvem ao longe os chocalhos do gado que aqui permanece durante o Verão.
O povoamento desta zona remonta ao neolítico e ao longo dos séculos por aqui têm passado peregrinos, pastores, mercadores, caçadores e até exércitos. Iremos percorrer esses caminhos ancestrais que ligam vales vizinhos com as suas aldeias de típicas casas de madeira decoradas com coloridos vasos de flores alpestres.
Neste largo périplo iremos dormir em típicos albergues de montanha percorrendo as vias serranas mais fascinantes e antigas: os colos das montanhas.
Nota: Este é um itinerário exigente e é acessível a caminheiros experientes. Cada dia subiremos uma média de 1000m com etapas de duração de 7h e passagens de colos a 2900m. Se hesita em inscrever-se, não o faça, escolha um itinerário mais acessível.
Meteo
Época do ano
O período mais confortável é de junho a setembro, porque o clima é quente e ensolarado. Fora destes períodos, é mais frio e os colos de montanha estão muitas vezes carregados de neve e por isso intransitáveis a não ser em esquis ou raquetes de neve.
Ocasionalmente, junho pode permanecer frio e, após um inverno rigoroso, não é incomum que a neve permaneça nos colos até final de junho. Embora haja um caminho trilhado na neve, é melhor levar bastões para se equilibrar.
Temperaturas médias
Do final de junho a final de agosto fará calor nos vales e as temperaturas estarão entre 20°C e 30°C, mas podem cair para 10°C à noite.
Em altitudes mais elevadas, a temperatura estará mais fria e isso pode ser exacerbado por ventos frios. Frentes frias ocasionais trazem clima frio e húmido: pode esperar quedas significativas de temperatura e condições difíceis nas montanhas. Não é invulgar nevar nas passagens mais altas durante uma frente fria, mesmo em agosto. Equipe-se para 0ºC embora contemos que estas condições não venham a ocorrer. Venha preparado para todos os climas!
Vestir-se
O melhor conselho é vir preparado para todos os climas. Deve esperar que esteja quente e precise de calções e t-shirts. As trovoadas no final da tarde poderão trazer fortes chuvas; isso torna o ambiente um pouco mais frio, mas deve levar roupa impermeável. Se for atingido por uma frente fria, as temperaturas cairão drasticamente e precisará de roupas quentes, luvas, gorro de lã.