NOVO – Seguro com coberturas Covid-19
Este novo seguro cobre gastos de cancelamento, gastos de interrupção de viagem, gastos médicos, repatriamento e prolongamento da estadia do segurado por doença, leia os detalhes aqui
Este luxuriante paraíso tropical banhado pelo oceano Pacífico e pelo mar das Caraíbas, contém uma imensa e surpreendente variedade de fauna e de flora que irá deixar-nos encantados.
É o paraíso dos naturalistas, pois possui a mais extraordinária biodiversidade do Planeta!
O País oferece-nos mais de 10,000 espécies de vegetais das quais 1400 de árvores e 1200 de orquídeas, 850 espécies de aves, 160 de anfíbios, 130 de peixes de rio, 3000 de borboletas, 200 de mamíferos entre vários exemplos.
Faremos excursões a pé, a partir de estalagens no meio da selva, acompanhados de guias naturalistas que nos explicarão pormenores do habitat e do comportamento dos animais, dos que se destacam jaguares, tapirs, armadillos, preguiças, pumas e papa-formigas.
Navegaremos de canoa ao longo de estreitos rios para apreciarmos a exuberante sinfonia de sons que aqui reina em permanência e onde os macacos e as aves são presença constante.
Nas ramagens das árvores apreciaremos os muito coloridos papagaios, araras, colibris, quetzales, tucanos e múltiplas aves lacustres, enquanto observamos também crocodilos, iguanas e tartarugas, vogando vagarosamente ou repousando nas margens.
Veremos as explosões do vulcão Arenal que poderá expulsar lava vermelha que escorrega sobre os seus flancos, e iremos admirar extensos campos de lava, fumarolas, geysers e piscinas de lama em ebulição.
No final, passeamos nas longas praias da costa do Pacífico, onde os macacos e as iguanas vagueiam tranquilamente sobre a areia branca.
Clima
O clima é tropical, com temperaturas constantes ao longo do ano (20º-35º de dia consoante a região). Tradicionalmente estão definidas duas estações na região do Pacífico: a seca de Nov a Abr, e a húmida no restante período. A estação húmida consiste em aguaceiros, sobretudo à tarde e à noite, na costa do Pacífico, sendo Set e Out os meses com maior pluviosidade. Na região das Caraíbas o regime é variável e a pluviosidade é quase uniforme ao longo do ano. As vantagens de viajar-se na época húmida são: menor afluxo de viajantes, o País está mais verdejante e os animais estão mais activos, o que favorece a sua deteção. Durante a estação seca os ventos fortes vindos das Caraíbas são constantes.
Nota:
Época de desova das tartarugas: Jul 16-Out 15 (aprox)

Resumo
breves marchas, navegação
Actividades:hotel, pousada
Alojamento:Pontos de Interesse
A cidade de San José;
Santuário de vida selvagem no Parque Nacional Tortuguero,
Passeios com guia naturalista;
A beleza dos recifes de coral no Parque Nacional Cahuita,
Alojamento em lodges amigos do ambiente,
Praias idílicas em Tortuguero no mar das Caraíbas,
Visita do museu das tartarugas marinhas,
Travessia de barco do lago Arenal,
Panorama do vulcão Arenal,
Visita ao Parque Natural da Floresta Chuvosa Santa Elena,
A beleza e a diversidade de fauna no Parque Nacional Manuel Antonio;
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-San José, hotel
D2 e D3: Parque Nacional Manuel Antonio
Partida cedo para a costa do Pacífico atravessando uma paisagem verdejante muito exuberante até à pequena vila de Manuel Antonio. Aqui visitaremos o Parque Nacional Manuel Antonio, um dos parques mais populares do país. Este célebre parque é abençoado com belas lagoas, bonitas praias com palmeiras e uma vasta gama de animais e grandes florestas densas. Algumas das muitas criaturas que chamam o Parque Nacional Manuel Antonio incluem preguiças, pelicanos, macacos de cara branca, papa-formigas, mapaches, boas constritoras, tucanos, e enormes iguanas. Também é famosa por suas praias de areia branca – fique de olho em seus pertences, pois os macacos e os mapaches são ladrões experientes! Perto da costa veremos também onze ilhéus verdejantes e, com sorte, conseguiremos avistar golfinhos ou baleias.
Recomendamos um passeio descontraído no parque através de um sistema de caminhos que cruza a floresta tropical e que dão acesso a longas praias brancas e a um mar azul marinho com paisagens paradisíacas, ou a lagoa no interior e a mangues. Esta floresta contém 100 espécies diferentes de mamíferos e 180 espécies de aves. Se tivermos sorte poderemos avistar um papa-formigas, uma boa constritora, tucanos, preguiças, pelicanos, borboletas e muitos outros. Resto do dia de descontração ao sol ou passeando à borda d’água.
Além da praia e de caminhar no parque, há diversas atividades extra que poderá programar incluíndo passeio de catamaran, tirolesa ou caminhada com guia naturalista.
D4 e D5: Santa Elena e Monteverde
Viajaremos para a vila antiga de Quepos, outrora um porto muito importante para a exportação de bananas. Depois subiremos uma estrada de montanha íngreme e acidentada que oferece excelentes vistas sobre as colinas verdejantes que vão se achatando até chegarem ao Oceano Pacífico. Chegaremos à pequena cidade de Santa Elena, aninhada nas nuvens e estabelecida pelos Quakers americanos nos anos 50.
Encontramo-nos no Parque Natural de Santa Elena, que goza de uma extraordinária diversidade vegetal. A sua elevada humidade favorece o crescimento de cerca de 2500 espécies vegetais, entre as quais orquídeas e bromelíadas. Avistaram-se no parque cem espécies de mamíferos entre os quais ocelotes, jaguares e macacos, bem como 400 espécies diferentes de aves, entre as quais a mais famosa, o quetzal.
A partir daqui, visitaremos a reserva Monteverde Cloud Forest em busca do misterioso quetzal, um pássaro muito raro e tímido, com plumagem incrivelmente bela e única. Existem vários caminhos para explorar esta reserva privada, um das quais levar-nos-á para a falha continental. Num dia claro, os oceanos Atlântico e Pacífico podem ser vistos! Nós também iremos parar na Galeria Hummingbird, onde poderá tomar uma bebida e comer uma fatia de bolo. Aqui irá admirar dezenas de beija-flor enérgicos zumbindo em torno de bebedouros com líquido doce. A área em torno de Santa Elena é famosa pelas suas tirolesas e oferece-nos a viagem na mais longa tirolesa do mundo. Aqui terá a opção de voar sobre a floresta nublada numa série de cabos espalhados entre as árvores gigantes. Para os menos corajosos, poderá optar por um passeio ao longo de uma série de pontes suspensas acima das copas da floresta. Juntamente com os agradáveis passeios a cavalo, caminhadas na floresta com guia naturalista, visitas a fazendas de café e laticínios, você irá ter dificuldade em escolher entre todas as excursões oferecidas.
D6 a D8: La Fortuna, Vulcão de Arenal, Lago Arenal
Magnífica travessia das montanhas na floresta nublada (Cloudforest) usando uma combinação de minibus e de barco. A primeira etapa até chegarmos ao Lago Arenal demora cerca de uma hora e meia e a paisagem é realmente espetacular. Uma paisagem de colinas verdejantes irá dar lugar às vistas distantes do vulcão Arenal, e poderemos parar para tirar umas fotos em alguns dos melhores miradouros. Chegados ao Lago, caminharemos por um caminho de terra batida até o nosso barco nas margens do Lago Arenal. A paisagem no lago e em redor é verdadeiramente impressionante e viajaremos durante aproximadamente uma hora aproximando-nos lentamente do Vulcão de Arenal. Chegados à outra margem ao outro lado viajaremos noutro minibus durante trinta minutos até La Fortuna.
A principal atração em La Fortuna é o vulcão Arenal, que esteva constantemente em erupção entre 1968 e 2010. Apesar de não irromper mais, uma ocasional nuvem de vapor pode ser vista. Depois de instalar-se no hotel terá tempo para um almoço descontraído e explorar a vila. Poderá visitar as fontes termais luxuriantes para um mergulho relaxante.
Haverá muito tempo livre para participar de uma grande variedade de excursões opcionais espetaculares e emocionantes em La Fortuna: visita a cascatas locais, espeleologia, rappel, rafting, canoagem, caiaque, passeios a cavalo, trekking, bicicleta e btt, canyoning, caminhadas, percurso em pontes flexíveis e observação de vida selvagem.
D9 e D10: Parque Nacional Tortuguero
Viajaremos de autocarro até ao porto de Moin, perto de Limón, onde um barco nos esperará para nos levar pelos canais da selva interior até ao Parque Nacional Tortuguero, localizado na costa do Atlântico, mar das Caraíbas. Passaremos duas noites em local remoto na selva cercados de vida selvagem e escondidos na vegetação densa. Temos a certeza de que veremos uma grande variedade de animais, incluindo macacos, iguanas, preguiças, crocodilos, tartarugas, borboletas, várias espécies diferentes de pássaros e o ‘Lagarto Jesus’ assim chamado porque corre na superfície da água!
Enquanto em Tortuguero, com sorte, observaremos as tartarugas marinhas verdes que, entre julho e outubro, chegam às praias para desovar na areia. Durante o período de sete a dez semanas após o nidificação, as tartarugas eclodem o que, para testemunhar, é um dos eventos mais inspiradores da vida. Há um interessante centro de visitantes na pequena vila onde poderá assistir a vídeos e aprender tudo sobre as tartarugas. Durante as nossas excursões em torno de Tortuguero, também poderemos ter a oportunidade de ver as minúsculos e ostentando cores muito vivas, as rãs dardo que são “venenosas”. Atividades possíveis são diversas incluíndo caminhadas com um guia naturalista na floresta chuvosa primária (rainforest) ou na praia, passeios de canoa para procurar fauna
D11 e D12: Parque Nacional Cahuita
Seguiremos ao longo da costa das Caraíbas até vila costeira Cahuita, junto do Parque Nacional Cahuita. Chegaremos à hora de almoço, e haverá mais tarde muito tempo para explorar um dos melhores parques nacionais do Caribe. Além de uma das mais belas praias da Costa Rica, há também passadiços e caminhos que conduzem a miradouros de onde poderemos avistar fauna. Tenha cuidado com macacos, preguiças, lagartos, sapos e uma imensidão de outros animais selvagens. Cahuita também abriga os únicos recifes de corais do país. A única maneira de mergulhar no recife será numa visita guiada.
De Cahuita poderá de fazer uma curta viagem de autocarro pela costa até Puerto Viejo de Talamanca. Esta vila caribenha descontraída tem as melhores ondas para surf da Costa Rica e você poderá alugar uma bicicleta e pedalar em praias isoladas para tomar sol. De Puerto Viejo você também pode visitar o Jaguar Center, um local de resgate e reabilitação de animais nativos da Costa Rica. Os animais são cuidados para que recuperem a saúde e libertados na vida selvagem. Aqui poderá também pode ver preguiças, macacos, pássaros e crocodilos.
D13: San José
Regresso a San José
D14: Voos San José - Lisboa
D15: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em linha regular em classe turística
- Alojamentos em hotel e em estalagens em quarto duplo com pequeno-almoço
- Todos os transportes internos mencionados
- Taxa de entrada nos parques nacionais
- Transporte de/para o aeroporto de San José
- Entradas nos parques Manuel Antonio, Monteverde e Tortuguero
Não inclui:
- Vistos
- Taxa de aeroporto (USD 28)
- Equipamento pessoal
- Taxas de parque (cerca de USD 10)
- Atividades a adquirir localmente
- Almoço e jantar, 3 pequenos almoços D1 a D4
- Seguro de viagem
- Suplemento para quarto individual
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Promoção em vigor: partidas em Mar-Set -Eur 460, Nov -Eur 360, Dez -Eur 240; valor a reduzir ao preço-
Preço: Eur 3060 por pesssoa alojando em quarto duplo, mais-
Pagamento local: USD 190 por pessoa a pagar ao guia no dia 1. O pagamento local permite que o guia faça pagamentos a prestadores de serviço locais sem incorrer em taxas desnecessárias (benefício da economia local) e também permite economizar em custos operacionais e administrativos.
Suplemento para quarto individual: Eur 470. Este suplemento é facultativo pois a organização combina os participantes por sexo em quartos duplos.
Época de desova das tartarugas: Jul 16-Out 15 (aprox).
Suplemento época alta: partidas em Dez +Eur 140.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem. (link para outra página)
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Por favor consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2021:
Inclui: Voos em linha regular em classe turística, alojamentos em hotel e em estalagens em quarto duplo com pequeno-almoço, todos os transportes internos mencionados, taxa de entrada nos parques nacionais, transporte de/para o aeroporto de San José, entradas nos parques Manuel Antonio, Monteverde e Tortuguero.
Não inclui: Vistos, taxa de aeroporto (USD 28), equipamento pessoal, taxas de parque (cerca de USD 10), atividades opcionais a adquirir localmente, almoço e jantar, 3 pequenos almoços D1 a D4, seguro de viagem, suplemento para quarto individual, gorjetas.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 22 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: A maioria das estalagens é composta por cabanas de um piso distribuídas pela floresta. Cada alojamento tem quarto de dormir e casa-de-banho com duche quente.
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare); transportes terrestres em minibus pertencentes aos alojamentos ou à empresa de transportes de turismo Interbus que opera carreiras regulares, barco.
Acompanhamento: Guias profissionais naturalistas costa riquenhos falando castelhano e inglês, situados no local onde cada atividade se desenrola.
Grupo: Mín 4 pessoas, máx 19, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, a organização poderá alterar o programa.
Documentação: Passaporte válido.
Vacinas: Nenhuma obrigatória. A prevenção do paludismo é recomendada.
Equipamento: Botas para marcha, mochila pequena para o dia, saco de nylon para a bagagem, casaco impermeável.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
coric-7jan21