Novo – Seguro de viagem com coberturas Covid-19, leia os detalhes aqui
Favor leia informações sobre o estado das fronteiras na UE neste período da pandemia Covid, clique aqui.
Esplêndida travessia do Parque Ordesa nos Pirinéus onde subiremos ao monte Perdido por carreiros fáceis para depois passarmos a famosa Brecha de Rolando e descermos para o magnífico Circo de Gavarnie em França.
Esplêndida travessia do Parque Ordesa para apreciar as altas montanhas dos Pirenéus, passando por cumeadas e por elevados colos que oferecem impressionantes panorâmicas. Subiremos o monte Perdido por carreiros fáceis do alto do qual dominaremos uma vista deslumbrante sobre grandes montanhas em redor. Depois passaremos a famosa Brecha de Rolando e desceremos para o magnífico Circo de Gavarnie em França.
Apreciaremos o silêncio dos profundos desfiladeiros Añisclo e Arazas dominados pelo Monte Perdido. Veremos as grandes aves de rapina, os abutres barbudos ou quebrantahuesos, os senhores destas alturas. Também iremos caminhar numa incrível prateleira natural, a Faja de las Flores, pendurada no abismo do desfiladeiro nos oferecerá sensações únicas.
O Parque Nacional Ordesa e Monte Perdido é composto por quatro vales de extraordinária beleza: Ordesa a sudoeste, Añisclo a sul, Escuaín a sudeste e Pineta a leste. Boa parte deste maciço entra em território francês, fazendo parte do francês Parc National des Pyrénées, com destaque para o vale e o Cirque de Gavarnie, outro impressionante circo glaciar que tem a maior cascata da Europa, com mais de 400 metros de desnível.


Resumo
Pontos de Interesse
– Caminhadas num dos parques mais importantes dos Pirenéus Aragoneses, o Parque Nacional Ordesa e Monte Perdido,
– Itinerário em travessia dormindo em refúgios,
– Subida facultativa ao monte Perdido, 3355m
– Passagem através da imponente Brecha de Rolando e descida para o magnífico Circo de Gavarnie em França,
– Os panoramas incríveis do imponente desfiladeiro do vale de Ordesa,
– O silêncio dos prados de altitude com grandes vistas onde encontraremos o gado a pastar,
– O bucólico vale de Bujaruelo com o seu gado a pastar e florestas de bétulas e de abetos,
– Caminhada na Faja de Pelay que é um passadiço natural no alto das falésias que nos oferecem fortes sensações e vistas muito aéreas,
– Observação de magníficas aves de rapina onde se destacam os quebrantahuesos , o abutre barbudo ou quebra-ossos.
Programa da viagem
D1: Torla
Encontro em Torla ao fim da tarde; alojamento em hotel.
Distância Vilar Formoso-Torla: 730 km.
D2: Faja de Pelay, Refúgio Goriz
Breve transporte para Sarten (1250m), no fundo da espectacular garganta do Parque de Ordesa. Início da marcha pela Senda de los Cazadores, um carreiro que serpenteia pela montanha acima através da esplêndida floresta alpina de abetos. Paramos para descanso no espectacular miradouro de Calcillaruego, uma proa rochosa que avança sobre o abismo. O arvoredo passa a escassear quando chegamos à Faja de Pelay (2000m). Magnífico panorama sobre a profunda garganta e as suas elevadas cumeadas calcárias, a destacar o impressionante Gallinero. As “fajas” em Ordesa são plataformas estreitas horizontais perto do topo das falésias que nos oferecem panoramas incríveis e sensações únicas! Nesta zona será fácil observarmos abutres do Egipto vogando nos ares.
Chegaremos ao Circo de Soaso por terrenos de pastagens onde poderemos encontrar os grandes rebanhos de ovelhas que cobrem largas extensões destas vertentes. Em breve chegaremos ao refúgio Goriz (2161m).
Duração: 7h, desnível +900m.
D3: Monte Perdido, 3355m
Hoje iremos subir ao Monte Perdido (3355 m), pelo caminho do “Lago Gelado”. Se as condições meteo ou as condições do grupo não o permitirem, poderemos escalar outro pico na zona. A vista do cume do Monte Perdido é inesquecível, com panoramas dos desfiladeiros Añisclo e Pineta, Valle Arazas e inúmeros elevados cumes dos Pirinéus, como Posets, Aneto, Pic du Midi de Bigorre, Pico de Néouvielle e a intrigante Brecha de Rolando.
Para quem não tiver a energia de subir ao cume, poderá chegar ao Lago Gelado e aí descansar na margem esperando pelo regresso do grupo. Também poderá passar o dia descansando nos prados em torno do refúgio Goriz. Alojamento no ref Goriz.
Duração: 7h, desnível +1150m, -1150m
D4: Brecha de Rolando, Refúgio Serradets
Caminhando para leste, cedo admiraremos a famosa Brecha de Rolando (2807m) que é uma falha vertical enorme na cumeada de rocha maciça. Atravessaremos uma vasta depressão com uma lagoa no centro e subimos sobre a vertente sul do monte El Tallon (3144m) até à Brecha de Rolando (2800m). Magnífico colo, entre duas elevadas paredes verticais, com uma esplêndida vista para o maciço de Ordesa e para o maciço de Gavarnie em França.
Alojamento no ref Serradets.
Duração: 8h, desnível +950m, -350m
D5: Grande Cascata, Circo de Gavarnie
Descida para o surpreendente circo de Gavarnie por Les Escaliers, um caminho que desce a vertente rochosa e que é equipado ou escavado na rocha em várias passagens. À medida que descemos o panorama deste amplo circo rochoso vai-se tornando cada vez mais imponente. Na tranquilidade do ar fresco poderemos observar cabras montezas (capra pyrenaica) pastando em recantos íngremes, e talvez consiga surpreender um elegante arminho caçando por entre as rochas. Chegados ao fundo do circo você irá admirar a Grande Cascata, com 412m de queda livre, a mais alta da Europa. Alojamento em albergue (1360m) (5h).
Duração: 5h, desnível +950m, -1200m
D6: Gavarnie, Colo de Tente, Bujaruelo, Torla
Breve transporte para o colo de Tentes (2208m). Subimos a pé por um carreiro de pastores passando pela bonita lagoa Especières em zona muito verdejante. Transpomos o colo Bujaruelo descendo pelas pastagens de Ibón Lapazosa onde encontraremos pequenas lagoas e alguns abrigos de pastores. É provável encontrarmos vestígios da passagem de javalis que por vezes sobem a estas alturas. Veremos lá em baixo o nosso destino, San Nicolas de Bujaruelo (1350m) na margem do rio Ara. Depois descida até Torla por um lindo caminho através do arvoredo de abetos atravessando também verdejantes prados. Atravessaremos as pontes medievais construídas de pedra, Puente de Santa Ana e Puente de los Navarros, e tomaremos o bonito Caminho de Turieto Bajo.
Final do programa com a chegada a Torla.
Duração: 7h, desnível +150m, -1350m.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
Guia de Média Montanha Certificado,
Transportes terrestres necessários para o programa,
5 noites de alojamento com pequeno almoço,
5 jantares,
5 Piqueniques a meio do dia,
Seguro de primeiros socorros,
Despesas com IVA e gestão.
Não inclui:
Transportes para/de Torla nos dias 1 e 6,
Equipamento pessoal,
Bebidas no jantar,
Extras pessoais,
Suplemento de quarto individual,
Seguro médico nas montanhas (Federação da Montanha recomendada),
Despesas imprevistas causadas por circunstâncias incontroláveis,
Qualquer serviço não especificado na seção anterior “inclui”.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço.
Suplemento individual: só primeira noite: Eur 40.
Descontos: Os programas sem voos não estão contemplados no esquema de descontos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2021.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Acompanhamento: Guia de montanha profissional com bom conhecimento de costumes locais, história, fauna, flora e geologia, falando castelhano e francês.
Grupo: mín 3 pessoas, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
Esper-13mar21