Informação: Devido à instabilidade atual na estrada nacional EN 1 na região de Chimoio, província de Sofala, em Moçambique, não poderemos viajar com segurança do Malaui até à costa de Moçambique, até Vilanculos e Inhambane. Enquanto a situação se mantiver as nossas partidas estarão suspensas.
Longo raide através de seis países africanos de Natureza exuberante onde vamos descobrir grande diversidade de fauna selvagem e desfrutar de paisagens desérticas, florestas luxuriantes, plantações de chá e praias desertas… Uma incrível viagem, que nos oferecerá experiências para recordarmos toda a vida!
Faremos a travessia do Botswana, passando nas salinas de Makgadikgadi para observar um inesquecível pôr-do-sol sobre o lago salgado, e faremos um safari de canoa no rio Chobe, em busca de aves lacustres. Viajaremos através da fronteira da Zâmbia até Livingstone, de onde podemos avistar as Cataratas Vitória, “Mosi-oa-Tunya” – o fumo que troveja – indubitavelmente uma das maiores e mais espectaculares maravilhas naturais de África. Embarcaremos em canoas para uma expedição de dois dias no rio Zambeze, em regime itinerante e em autonomia, para nos embrenharmos na Natureza e a sentirmos mais próximo, com acampamento na margem. O Parque Nacional de South Luangwa, ecologicamente intacto, é sem dúvida um dos melhores santuários de vida selvagem de África. Durante dois dias teremos a experiência de observar os animais que vêm beber ao rio, em frente ao nosso acampamento. Acampamos na borda do lago Malawi, que é dotado de águas cristalinas, praias de areias douradas e bonitas baías, e está rodeado de altos cumes e montanhas escarpados.
Atravessamos Moçambique e visitaremos várias das suas praias tropicais à beira do Índico e visitamos mercados locais coloridos e cheios de vida. De regresso à África do Sul, entramos no famoso santuário de vida selvagem do Parque Nacional Kruger, uma das reservas naturais mais antigas de África, onde faremos safaris para observar animais.

Resumo
todo-o-terreno, safaris, canoa, breves caminhadas
Actividades:estalagens, bungalows, acampar
Alojamento:Pontos de Interesse
As vastas salinas de Makgadigadi;
O magnífico Parque Nacional de Chobe, repleto de vida selvagem e aviária;
As famosas e belíssimas Cataratas Vitória;
Dois dias de safari em canoa pelo rio Zambeze;
O Parque Nacional de Luangwa, um dos melhores santuários de vida selvagem de África;
O Lago Malawi, com as suas águas cristalinas;
O Monte Mulanje, com as suas florestas únicas de cedros;
As idílicas praias de Moçambique;
O porto antigo de Inhambane,
A agitada cidade de Maputo, com os seus mercados coloridos e cheios de vida;
Safari no Parque Nacional Kruger.
Programa da viagem
D1 e D2: Voos Lisboa - Joanesburgo
Voo Lisboa-Joanesburgo, transporte para o hotel.
D3: Joanesburgo – Francistown
Partiremos para a fronteira do Botswana apreciando a beleza cénica da província de Limpopo, no norte da África do Sul, com suas muitas herdades de caça e as montanhas Waterberg ao longo da rota. Passada a fronteira para o Botsuana continuaremos para Francistown e o nosso acampamento nas margens do rio Ntasha.
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
D4: Chobe National Park
Logo de manhã atravessamos a floresta de Chobe, para chegarmos às margens do plácido e majestoso rio Chobe, um habitat ideal para hipopótamos e crocodilos, e uma atração para algumas das maiores manadas de elefantes e búfalos do mundo. Esta tarde, desfrutamos de um extenso cruzeiro de barco no rio, dentro do Parque Nacional de Chobe. Esta é uma área famosa pelas suas paisagens lindíssimas, os seus magníficos crepúsculos e pela abundância de vida selvagem e aviária, onde enormes manadas de elefantes se juntam nas planícies encharcadas. Vogando perto das margens, esperamos aproximar-nos silenciosamente dos animais que descem para o rio para beber. De volta à terra, atravessaremos a fronteira para o Zimbábue e seguimos para o nosso alojamento das próximas duas noites. O alojamento está centralmente situado em Victoria Falls e a uma curta distância das cataratas e de outras atrações. Após um aliciante safari durante a tarde pelo Parque Nacional, cruzamos a fronteira em direcção a Victoria Falls, para passarmos duas noites no conforto da nossa estalagem em Victoria Falls.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
D5: Cataratas Vitória
Durante a nossa estadia apreciaremos as espectaculares Cataratas Vitória, “Mosi-oa-Tunya” – o fumo que troveja – indubitavelmente uma das maiores e mais espectaculares maravilhas naturais de África e outras atracções da “Capital Africana da Aventura”. Aqueles que procuram momentos de adrenalina poderão experimentar o bungee jumping, aventurar-se nos rápidos ou ainda fazer um passeio de ultraleve sobre as cataratas (actividades não incluídas no preço). Iremos apreciar as danças tradicionais e desfrutar ainda de um braai (carne grelhada) junto ao rio. Trata-se de um típico evento social, uma barbecue, no qual os homens grelham a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas e as sobremesas (não incluído).
Refeições: Pequeno-almoço
D6: Kafue River Camp
Atravessamos a velha ponte da linha de caminho-de-ferro enquanto nos despedimos das cataratas, antes de entrarmos na Zâmbia. A nossa jornada de hoje leva-nos pelo sul da Zâmbia e depois para o vale do Zambeze, até ao nosso acampamento no rio Gwabi Lodge, na margem do rio Kafue, a montante da confluência dos rios Kafue e Zambeze. É daqui que embarcaremos numa viagem de canoa de dois dias no rio Zambeze.
Passaremos a tarde preparando-nos para a viagem de canoa, pois embalamos todos os itens essenciais que precisaremos.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D7 a D9: Safari de canoa no rio Zambeze
Este é um rio poderoso, literalmente fervendo de hipopótamos e crocodilos, e atraindo todos os animais imagináveis para beber de suas margens arenosas, o Zambeze atrai exploradores, aventureiros e naturalistas há séculos. Remar rio abaixo, observando animais na água, permite-nos desfrutar da mesma experiência que esses intrépidos pioneiros.
Começaremos a nossa aventura de canoagem no Gwabi River Lodge, remando primeiro pelo rio Kafue, muito tranquilo, enquanto os guias instruem os iniciados sobre a arte da canoagem. Em seguida entramos no rio Zambeze e passamos os próximos dois dias remando com facilidade apreciando uma profusa exibição de animais e de aves à medida que avançamos. Passaremos pelas Mana Pools, um dos famosos Parques Nacionais do Zimbábue, e acampamos nas ilhas todas as noites. A viagem termina onde o rio Chongwe se une ao Zambeze. Um barco a motor nos devolverá ao Gwabi River Lodge, onde acamparemos a noite e desfrutaremos de uma refeição de restaurante de boas-vindas (por conta do visitante). Trata-se da melhor maneira de observar caça grossa nas proximidades, através de um passeio de canoa. No dia 9 regressamos a Kafue num barco a motor.
Refeições (dias 7 e 8): Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
Refeições (dia 9): Pequeno-almoço, Almoço
D10: Luangwa
Continuamos a nossa travessia da Zâmbia, passando pela capital, Lusaka e seguimos ainda pela “Great East Road”, a principal estrada da Zâmbia e a única auto-estrada que liga a sua Província Oriental ao resto do país. Constitui ainda a principal ligação entre a Zâmbia e o Malawi e entre a Zâmbia e o norte de Moçambique. Faremos o máximo de quilómetros possível e, à noite, montamos o nosso acampamento.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D11 e D12: Parque Nacional de Luangwa
A nossa próxima paragem é no Parque Nacional de Luangwa, que é, sem dúvida, um dos melhores santuários de vida selvagem de África. Passaremos duas noites a acampar na margem do rio, que é famoso pela sua abundância de hipopótamos e de crocodilos. Durante a nossa estadia aqui iremos participar num longo safari pelo parque em veículo aberto, em busca de leopardos e de outras espécies que fazem deste parque um dos melhores de África. Existe a possibilidade de realizar um safari nocturno (custo extra). O nosso acampamento situa-se na margem do rio Luangwa .
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D13 e D14: Lago Malawi
Atravessamos a fronteira para o Malawi e paramos na capital Lilongwe para nos abastecermos para o resto da viagem, antes de prosseguirmos para o lago Malawi. Em seguida, descemos para o Great Rift Valley, chegando às margens do Lago Malawi no final da tarde, este é o terceiro maior dos grandes lagos de África e o quarto maior corpo de água doce da Terra. O lago com as suas águas cristalinas, praias de areias douradas e bonitas baías, está rodeado de altos cumes e montanhas escarpados. Com mais de 700 espécies de peixes, mais do que qualquer outro lago do mundo, o mergulho é um destaque, assim como as praias e os nativos amigáveis. Passaremos aqui duas noites acampando literalmente na praia.
Refeições (dia 13): Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
Refeições (dia 14): Pequeno-almoço, Almoço
D15 e D16: Monte Mulanje
Seguiremos pelo Vale do Rift através da segunda cidade do Malawi, Blantyre, e pelas suas plantações de chá em Thyolo, até ao monte Mulanje. Esta é uma impressionante montanha de granito que se eleva cerca de 600m acima da floresta circundante e das exuberantes plantações de chá. O cedro de Mulanje, a árvore nacional do Malawi, que chega a atingir 50m de altura é famoso pelos móveis e curiosidades agradavelmente perfumadas que origina. A árvore está ameaçada por exploração descontrolada, mas estão sendo feitos esforços para salvá-la nesta área.
Passaremos duas noites acampando nas encostas mais baixas da montanha e desfrutaremos de uma caminhada até ao planalto de onde as vistas são deslumbrantes.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D17: Chimoio
Passando por Blantyre, entraremos em Moçambique atravessando o rio Zambeze para Tete. Percorreremos o cénico Corredor de Tete ao largo das montanhas que fazem fronteira com o Zimbabwe. Acampamento na remota região de Chimoio.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço
D18 e D19: Vilanculos
Continuaremos pela costa, passando por muitas aldeias animadas e movimentadas, chegando a Vilanculos na hora do almoço. Passaremos duas noites aqui, na margem do quente e azul oceano Índico, com vista para o idílico arquipélago do Bazaruto. Teremos o dia para nadar e mergulhar, caminhar na praia ou explorar a cidade. Para os mais aventureiros, uma viagem de dhow às ilhas ao largo da costa é uma opção (custo extra). O nosso alojamento em cabanas estará convenientemente sobre a praia e, nas duas noites, desfrutaremos da culinária em restaurantes locais (custo extra).
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço
D20 a D22: Inhambane
Seguindo a costa, seguiremos para o sul, até à cidade de Maxixe, de onde tomamos um dhow local (barco à vela tradicional) através da baía até Inhambane, uma pequena cidade fundada no local de um antigo porto comercial. O nosso guia percorrerá a baía com o camion para nos encontrar. Passaremos algum tempo explorando a cidade e visitando o movimentado e colorido mercado local, antes de seguirmos para o nosso confortável alojamento, literalmente na praia, entre grandes dunas de areia e o Oceano Índico debaixo de coqueiros, próximo de imensas praias desertas. Passaremos aqui três noites, período em que relaxamos, mergulhamos e tomamos sol. Há oportunidades para longas caminhadas nas praias desertas ladeadas por coqueiros e para os mais aventureiros o mergulho, passeio a cavalo, a pesca de espadarte ou atum em um barco de esqui ou um safari de barco no oceano com a oportunidade de ver golfinhos, mantas, tubarões-baleia ou baleias (custo extra).
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D23: Maputo
Hoje seguiremos para sul, atravessando vastas planícies costeiras e passando por florestas de cajueiros. Esta tarde chegaremos à capital, Maputo, e faremos um passeio pela cidade, ainda fortemente influenciada pelo seu passado colonial português, usando transporte local e um guia local, para uma experiência única e autêntica. Passaremos a noite num hotel na cidade e desfrutaremos de um jantar (custo extra) num restaurante local. A cozinha de Maputo é famosa pelo seu marisco e sabores picantes com piri-piri!
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço
D24: Kruger National Park
Os cafés de rua e os mercados locais coloridos e cheios de vida, o corropio social e económico da vida em Maputo – outrora uma grandiosa cidade -, permitem-nos conhecer, de uma forma mais real e verdadeira, a riqueza da cultura local. À tarde regressaremos à África do Sul e dirigimo-nos em direcção ao Kruger Park, onde acamparemos.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D25: Kruger National Park – Hazyview
Passaremos o dia inteiro no famoso santuário de vida selvagem do Parque Nacional Kruger. O Parque Nacional Kruger, no nordeste da África do Sul, é uma das maiores reservas naturais de África. A elevada densidade de animais selvagens inclui os “Big 5”: leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos. Centenas de outros mamíferos fazem dele a sua casa, tal como várias espécies de aves, como os abutres, as águias e as cegonhas. As montanhas, as planícies arborizadas e as florestas tropicais fazem parte da paisagem. Ao final do dia percorremos uma curta distância até à nossa estalagem.
Refeições: Pequeno-almoço, Almoço, Jantar
D26: Joanesburgo
Depois de um passeio descontraído pelas redondezas e ao longo do rio Sabie, deixaremos o Kruger Park e partimos para Joanesburgo chegando ao final de tarde. hotel.
Refeições: Pequeno-almoço
D27 e D28: Joanesburgo – Lisboa
Transporte para o aeroporto, voos Joanesburgo – Lisboa
Refeições: Pequeno-almoço
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos de ida e volta em classe turística
- 15 noites de alojamento em tenda dupla espaçosa
- 4 noites em estalagem
- 4 noites em bungalow
- Entradas em 6 parques nacionais
- Todas as refeições indicadas no programa
- Todos os transportes internos em camião todo-o-terreno preparado para safari
- Serviços de guia/motorista
Não inclui:
- Equipamento pessoal
- Bebidas
- Seguro de viagem
- Vistos
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem. (link para outra página)
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Suplemento época alta: partidas Mai-Jun Eur 80, Jul Eur 140, Ago Eur 180, Set Eur 120, Out Eur 140, Dez 15-31 +Eur 140.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido até final de 2020.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 98, que abrange um período de 30 dias (por favor consulte as coberturas).
Material fornecido: Tendas duplas, colchonetes, canoas.
Transportes: Voos em classe turística, camião todo-o-terreno preparado para safari nos transportes terrestres.
Acompanhamento: Guia/motorista profissional falando inglês.
Grupo: Mín 4 pessoas e máximo 16 de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa. Será esperada a sua participação em tarefas colectivas: deve colaborar na montagem e desmontagem do acampamento, na preparação da fogueira, na cozinha e na lavagem de loiça.
Documentação: Passaporte válido. Os vistos obtêm-se nas fronteiras exceto o de Moçambique que deve ser obtido antes da entrada no País. O Malaui não tem consulado em Portugal pelo que o visto terá de ser obtido na fronteira terrestre contra USD 100.
Vacinas: Febre amarela obrigatória; recomenda-se a prevenção do paludismo.
Equipamento: Botas ligeiras, saco-cama de 2-3 estações, mochila pequena, saco de nylon flexível para bagagem, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
ascap-9dez19