Esplêndida travessia de um maciço selvagem e imponente onde iremos apreciar o silêncio das alturas e incríveis panoramas dormindo em refúgios situados em locais idílicos.
A travessia dos Picos de Europa, acompanhado por guias nativos, magníficos conhecedores destas montanhas, levar-nos-ão a visitar os lugares mais emblemáticos dos três maciços que compõem os Picos de Europa. Será uma viagem com aventuras inesquecíveis! Este é um itinerário para bons caminheiros onde teremos uma experiência única que, em apenas sete dias, nos levará a conhecer boa parte dos cantos mais incríveis de uma geografia privilegiada. Contando com o apoio logístico dos diferentes refúgios distribuídos por estas montanhas, iremos visitar lugares de excecional beleza que só podem ser encontrados com um profundo conhecimento da área. Regressaremos com a memória encantada com os momentos de silêncio vividos nestas alturas solitárias e plena de grandes panoramas.
Resumo
Pontos de Interesse
-Travessia de bonitas matas de faias e de bétulas passando por quintas onde o gado pasta no prado,
-Dormida em zonas remotas e tranquilas em refúgios de montanha,
-A incrível visão do imponente promontório rochoso Picu Urriellu, ou Naranjo de Bulnes,
-Todos os dias teremos panoramas grandiosos dos picos rochosos dos austeros Picos de Europa,
-Visita de pitorescas aldeias em locais remotos e isolados nas montanhas a destacar Bulnes,
-Pernoita no refúgio com o panorama mais bonito dos Picos da Europa, o Collado Jermoso,
-Poderemos avistar na solidão das alturas as cabras montesas,
-Contacto com os pastores nos prados de altitude e observação de múltiplos vestígios de um passado pastoril,
-Caminhada na garganta do Cares que é das passagens mais espetaculares dos Picos.
Programa da viagem
D1: Cangas de Onis
Viagem para Cangas de Onis. Alojamento.
Distância Lisboa-Benia de Onís 850 km, Porto- Benia de Onís 580 km.
D2: Poncebos - Refugio Vega de Ario
Encontro em Cangas de Onís às 8h ou às 8h30 em Arenas de Cabrales. Apresentação do programa, revisão de material, entrega de documentação e transporte de carro para Poncebos.
Começamos este trekking incrível com uma etapa difícil, já que teremos um desnível de 1500m em apenas 6 Km. Saíremos de Poncebos em direção a Caín, 8 km praticamente planos para esticar as pernas ao longo da famosa Ruta del Cares.
A garganta do Cares é a passagem mais espetacular dos Picos pois caminharemos num caminho escavado na rocha ou suportado por muros de pedra, dezenas de metros na vertical acima do rio, sobre paredes calcárias que se elevam acima de nós.
Chegados ao cruzamento em Culiembro, onde deixaremos a rota para tomar o GR de La Reconquista e subiremos o Canal de Culimebro, 1000m subindo em apenas 4 km. Esta rota é mais longa do que a passagem pelo Canal de Trea, mas a subida é menos íngreme. Uma vez em Vega Maor onde termina o Canal, continuaremos passando o colo de Moandi e depois o caminho assinalado com marcos até ao refúgio de Vega de Ario, a nossa primeira paragem e alojamento. Descanso com vistas maravilhosas sobre os cumes distantes dos Picos. Jantar e alojamento no refúgio.
Distância: 14 km
Diferença de altitude: +1500m, -0 m
Duração: 6h
D3: Refugio Vega de Ario - Refugio de Vegarredonda
Depois da difícil etapa de ontem, hoje teremos um percurso mais tranquilo. A partir do refúgio Vega de Ario, o percurso é simples, praticamente todo em declive e por caminho demarcado. Primeiro uma falsa planície até ao colo del Jito com magníficas vistas do maciço central e depois cruzamos o Jou Llaguiellu, o redil de Bobias até chegarmos ao Lago Ercina, que contornamos continuando ao longo das pastagens de Bricial até Vega de Enol. Subiremos agora a planície La Piedra e o redil de ovelhas Rondiella até ao refúgio Vegarredonda. Jantar no refúgio e alojamento.
Distância: 16 km
Diferença de altitude: +400m, -600 m
Duração: 4h
D4: Refugio de Vegarredonda - Refugio de Vegabaño
Hoje teremos a etapa mais difícil. Sairemos cedo do refúgio e subiremos a Llampa Cimera até ao colo Les Merines a cerca de 2100 m, daqui continuaremos por Fuente Prieta até Jou Las Pozas por uma área de paisagem lunar até chegarmos à cabana-refúgio Vegahuerta com vistas magníficas da Torre Santa de Castela. Depois desceremos pelo Canal do Burro e adiante pelo Canal do Perro até ao colo del Frade e por um caminho com vegetação desceremos até ao refugio de Vegabaño (1320m). Descanso e conversa sobre a etapa que percorremos e um balanço desta incrível caminhada. Jantar e alojamento.
Distância: 16 km
Diferença de altitude: +1000m, -1100 m
Duração: 7h
D5: Refugio Vegabaño - Posada de Valdeón
Hoje faremos um percurso para desfrutar, relaxar e terminar o Maciço Ocidental antes de entrarmos no Maciço Central. Subiremos pela floresta em direção ao colo de Dobres onde teremos uma bela vista do vale do Valdeón. O caminho restante é em declive suave através de uma bela floresta de abetos e de faias até chegarmos a Caldevilla e depois a Soto e adiante a Posada de Valdeón. Aqui tomaremos um refresco e poderemos reabastecer de comida no supermercado. De Posada ainda temos 3,5 km até Santa Marina de Valdeón onde pernoitaremos no La Ardilla Real Lodge. Jantar e hospedagem.
Distância: 9 km
Diferença de altitude: +300m, -600 m
Duração: 5h
D6: Valcavao - Refugio Vega de Collado Jermoso
Transporte de carro até Porto de Pandetrave e depois em pista até Valcabao. Hoje iniciaremos o itinerário no Maciço Central com um percurso espetacular, dirigindo-nos para um dos locais mais remotos e belos dos Picos: o refúgio do Collado Hermoso. Seguiremos o Canal do Pedabejo passando pela espetacular Vega de Liordes e continuando ao longo da falésia das Colladinas. refúgio Collado Jermoso, o nosso alojamento num lugar de exceção, uma bela recompensa pelo nosso esforço de hoje. Descanso exterior aguardando o famoso pôr do sol com uma vista maravilhosa de todo o vale do Valdeón e do Maciço Ocidental. Jantar e alojamento no refúgio.
Distância: 8 km
Diferença de altitude: +700m, -400 m
Duração: 5h
D7: Refugio Collado Jermoso - Refugio Vega de Urriellu
Saíremos do refúgio em direção a Collada Ancha e Tiro Casares para chegarmos ao refúgio Cabaña Verónica. A partir daqui desceremos ao colo dos Horcados Rojos com incríveis vistas do Naranjo de Bulnes e desceremos em direção a Jou de Los Boches por uma rampa algo exposta, não adequada para pessoas com vertigens. Atravessaremos a paisagem lunar de Jou de Los Boches e Jou sin Tierre até chegarmos ao planalto mais impressionante e conhecido: o Vega de Urriellu, uma bonita pradaria no sopé do Picu Urriellu ou Naranjo de Bulnes. Excelente vista sobre a montanha mais espetacular dos Picos com a sua cor alaranjada ao entardecer e a sua parede vertical de 600m.
Jantar e noite no refúgio Delgado Úbeda.
Distância: 10 km
Diferença de altitude: +800m, -850 m
Duração: 6h
D8: Refugio Vega de Urriellu - Poncebos e Cangas de Onis
Deixaremos para trás a face oeste do emblemático Picu Urriellu ou Naranjo de Bulnes para subirmos a Corona del Raso. Agora teremos uma curta subida pela Brecha de los Cazadores, que nos aproxima da Horcada Arenera (2283m), uma passagem natural de Urriellu a Cabrones e que separa Neverón de Urriellu e Los Albos. A partir daqui, o caminho percorre um terreno que requer atenção pois teremos que percorrer fendas cársticas conhecidas nos Picos como jous. Continuaremos até encontrarmos o refúgio Cabrones, num dos recantos mais selvagens e espetaculares dos Picos. Descansaremos um pouco e de seguida teremos uma etapa difícil devido ao enorme declive que teremos que fazer e às suas exigências técnicas. Na primeira parte atravessaremos algumas cornijas aéreas com a ajuda de cordas fixas nos degraus mais delicados até chegarmos à Cuesta del Trave. A partir daqui, uma descida muito íngreme em direção à Majada de Amuesa e seu canal para chegarmos à aldeia de Bulnes. Depois de um descanso e almoço, uma última descida pelo Canal do Tejo até Poncebos. Teste aprovado! O Trekking acabou. Em Poncebos o veículo esperar-nos-á para regressarmos a Arenas de Cabrales ou a Cangas de Onís. Despedida.
Distância: 13 km
Diferença de altitude: +300m, -1800 m
Duração: 6h
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
-Transportes terrestres de/para Cangas de Onís do dia 2 ao dia 7,
-Serviço de guia de montanha,
-Material de segurança coletiva e apoio logístico,
-6 noites de alojamento em refúgios em meia pensão,
-1 noite de hotel,
-Mapa do itinerário.
Não inclui:
-Transportes de Portugal para Cangas de Onís,
-Refeições não referidas,
-Extras pessoais, como bebidas, lavandaria, telefone, etc,
-Qualquer outro item não mencionado como incluído,
-Em todos os refúgios, existe a possibilidade de comprar um piquenique.
Condições Particulares de Participação
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço.
Descontos: Os programas sem voos não estão contemplados no esquema de descontos.
Suplemento quarto individual: Eur 26 (só primeira noite).
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2023.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Existem cobertores em todos os refúgios. É suficiente transportar um saco cama fino ou um saco de lençol.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional com bom conhecimento de costumes locais, história, fauna, flora e geologia, falando castelhano e francês.
Grupo: mín 4 pessoas, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila 50 ltr, casaco impermeável, máquina fotográfica. Esta travessia será feita em autonomia com dormida em refúgios pelo que teremos de planear muito bem a bagagem a levar nela.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
Esgpc-09fev23