Esta viagem levar-nos-á à mais refinada seleção de parques naturais da América do norte, das Serras Nevadas de Yosemite e Yellowstone às profundezas do Grand Canyon e Monument Valley
Começando na Golden Gate Bridge e nas sequóias gigantes, passando pelos cumes graníticos de Yosemite e terminando na luminosa Las Vegas, nesta viagem ficaremos a conhecer o melhor dos parques nacionais dos EUA: Yosemite, Death Valley, Zion, Bryce Canyon, Grand Canyon, Monument Valley, Arches, Yellowstone e Grand Teton. Teremos oportunidade de realizar caminhadas em locais fantásticos, bem como optar por passeios a cavalo, pedalar numa bicicleta todo-o-terreno ou embarcar num desafiante rafting. A experiência única de passar um dias nas zonas tribais dos índios Navajo, acompanhados por um guia nativo, numa viagem de jipe pelo Monument Valley entre outras actividades mostram-nos o verdadeiro espírito americano!


Resumo
Pontos de Interesse
São Francisco;
Dois dias explorando os caminhos no Parque Nacional de Yosemite, Half Dome e as Cascatas de Yosemite e El Capitan;
Travessia do deserto do Nevada;
Um dia passado com um guia naturalista observando as ricas fauna e flora do Parque Nacional de Yellowstone;
Visita de Salt Lake city com um guia mormon;
Admire as erupções de Old Faithful no Parque Nacional de Yellowstone;
Jackson, no Estado do Wyoming, uma animada estância de montanha;
Visita de Moab e Canyonlands;
Caminhada entre as incríveis formações rochosas do Parque Nacional de Arches;
Visita das zonas tribais com um guia navajo em Monument Valley;
A monumentalidade do Grand Canyon e o rio Colorado;
Caminhadas no Parque Nacional de Zion com os seus cumes cobertos de cedros;
Descoberta de Bryce Canyon;
Programa da viagem
D1: Voos Lisboa-San Francisco, hotel
D2-3: Parque Nacional de Yosemite
Partida percorrendo a Golden Gate Bridge, dirigimo-nos para leste ao longo da estrada dourada, assim chamada por aqui se ter dado, noutros tempos, uma corrida ao ouro e existirem muitas antigas minas inativas. Chegando ao Parque Nacional de Yosemite onde permaneceremos duas noites, teremos várias atividades à escolha: passear de bicicleta (opcional), nadar no rio Merced ou caminhar pelos prados e subir a estes imponentes promontórios rochosos. Iremos apreciar os magníficos panoramas nas nossas caminhadas nos muitos carreiros que nos permitem abandonar a civilização. Os locais mais famosos ao longo destes caminhos incluem várias cascatas: Yosemite, Nevada e Vernal, o lago Mirror e o colosso Half Dome. As paisagens são magníficas, de onde quer que olhemos, as formações graníticas de Half Dome, El Capitan e Cathedral Rocks ficarão para sempre gravadas na sua memória.
D4: Death Valley National Park
Hoje passaremos num dos locais mais quentes, mais secos e mais baixos na Terra, o Vale da Morte. Localizado no deserto de Mojave na Califórnia oriental, esta área árida tem apenas cinco centímetros de chuva por ano e oferece algumas vistas incríveis e formações naturais. Apesar de seu nome mórbido, existe uma grande diversidade de vida que sobrevive em Death Valley, mas com temperaturas atingindo regularmente acima de 40 graus, você vai ficar feliz por o seu hotel ter ar condicionado!
D5-6: Parque Nacional de Zion
Hoje seguiremos para o Parque Nacional de Zion, onde os dias serão livres e poderá usar o seu tempo para subir a Emerald Pools, um local isolado e muito tranquilo, através de um carreiro que passa por cascatas, que formam bonitos arco-íris quando está sol, riachos que descem pelas colinas, passando por pequenas lagoas abrigadas na floresta. São poucas as pessoas que percorrem o caminho até ao topo de Emerald Pools. No final do carreiro íngreme e rochoso, debaixo de um penhasco de rocha com veios coloridos, fica uma enorme lagoa formada pelas águas que descem Heaps Canyon, um desfiladeiro de passagens estreitas, cascatas e lagos. Chegados ao topo a vista do vale do rio Virgin é inexplicável. Se preferir, pode atravessar a vau Narrows, uma garganta espectacular esculpida pelo rio Virgin com uma extensão de 25km, e em algumas partes com apenas 6m de largura. O caminho é o rio e a paisagem é de cortar a respiração, logo no primeiro instante cada curva do rio oferece-nos novas maravilhas, seja pela sombra destas enormes paredes, pelas grutas ou pelas nascentes que vamos encontrando pelo caminho. Se optar por subir a Angel’s Landing, saiba que o carreiro é sinuoso e a última secção do carreiro não é recomendada a quem sofra de vertigens. Um verdadeiro desafio! O percurso faz-se por entre bosques, atravessando o rio Virgin, por uma ponte de madeira. Subimos ao longo de um dos lados do desfiladeiro principal, pelo Refrigerator Canyon, um vale fresco com altas paredes de rocha basáltica até atravessarmos uma série de carreiros estreitos e serpenteantes durante os 800m finais do caminho. Esta é a secção mais exigente e também perigosa, alguns dos sulcos têm apenas alguns metros de largura, pelo que é necessária prudência e atenção redobradas. Chegados ao cimo, sentimo-nos no topo do mundo, apesar de podermos ver alguns cumes mais elevados ao redor. A vista de todo o Desfiladeiro parece uma paisagem mítica, onde o rio ao longe serpenteia por entre as rochas. Pode ainda passear de bicicleta (opcional) até à cidade fantasma mais próxima. Noites em tenda.
D7-8: Parque Nacional do Grand Canyon
Partida para o Grand Canyon. O Parque Nacional do Grand Canyon, é um daqueles lugares raros que ainda não foram adequadamente descritos, pintados ou fotografados na sua totalidade. Este incrível espetáculo é difícil de compreender, mesmo quando você está na borda ou sobe no desfiladeiro. Esculpida ao longo de vários milénios, esta enorme maravilha da natureza tem 445 km de comprimento, até 29 km de largura e mais de uma 1600m de profundidade. Serpenteando através do leito rochoso e arenoso flui o poderoso rio Colorado, que tem um comprimento 2,330 km através de sete estados dos EUA e dois estados mexicanos.
Observe como o sol se põe neste lugar incrível e tente compreender as proporções e o poder impressionantes deste canyon. Há muitos carreiros para caminhadas na borda do desfiladeiro que poderemos percorrer usando o transporte do parque, bem como a caminhada guiada pelo guarda florestal, ou poderá preferir sentar-se numa contemplação tranquila à beira dessa maravilha natural. No entanto, com um dia inteiro livre, recomendamos vivamente que calce as suas botas de caminhada e percorra o Bright Angel Trail até Plateau Point (7h). Para uma vista aérea única, por que não optar por um voo panorâmico sobre o desfiladeiro que oferece perspetivas que não podem ser vistas em visita a pé.
D9: Monument Valley
A próxima visita situa-se nas terras da reserva das tribos Navajo, em Monument Valley, um paraíso para os amantes da fotografia. Experimente descobrir o que existe por entre os rochedos, mesas e desfiladeiros que dominam Monument Valley, a tranquilidade deste local, a cultura e as tradições que inundam o vale com cheiros e sabores únicos dos Navajos. Vivem mais de 300 mil nativos nestas terras que se dedicam à criação de gado, à tecelagem da lã de ovelha, que transformam em bonitos tapetes, tingidos de acordo com os métodos tradicionais, passados de geração em geração. Iremos conhecer a história e a cultura do povo Navajo, ficaremos a saber como estes nativos americanos se adaptaram a este ambiente tão severo e como a sua relação com o mundo está em constante mutação e evolução. Terminamos o dia observando um maravilhoso pôr do sol no deserto. Exploraremos os locais secretos, acessíveis apenas durante um passeio de jipe com um guia navajo. Também teremos tempo para relaxar, explorar as bancas de artesanato navajo e, no final, apreciar um belíssimo pôr do sol no vale.
D10-11: Moab e Parque Nacional Arches
Hoje iremos encontrar um cenário ainda mais espetacular no Parque Nacional Arches. Arcos incríveis de arenito vermelho foram formados ao longo de milhões de anos pelo vento forte que desceu a encosta oeste das Montanhas Rochosas. Poderemos fazer caminhadas para admirar de perto estes bizarros arcos, alguns dos quais têm nomes, como Arco da Paisagem e o famoso Arco Delicado, sendo este último o mais icónico e mais fotografado do parque. Como alternativa, por que não partir à aventura numa excursão guiada de ‘hummer’ ou fazer uma travessia de flutuação pelo rio Colorado numa câmara de ar de camion ou numa jangada. O Parque Nacional Arches é ideal para os entuasiastas da fotógrafia, com inúmeras formações de arenito oferecendo o primeiro plano contra um céu azul claro ou vermelho vivo. Quase sem poluição luminosa, também há muito para observar depois do escurecer. A nossa base será em Moab nas próximas duas noites, o lugar perfeito para descobrirmos restaurantes e promotores de atividades de ar livre.
D12: Salt Lake City
O nosso próximo destino é a capital de Utah, Salt Lake City. Com uma população urbana de 186000 habitantes e uma população metropolitana de 1,13 milhão, é a maior cidade do estado. Situada na base dos montes Wasatch, Salt Lake City é a capital do Utah e o local de passagem para cinco incríveis parques nacionais. Fundada em 1847 por Brigham Young e seus seguidores mormons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Salt Lake City ainda é a base desta religião, embora menos da metade da população da cidade hoje seja mormon. A cidade está situada no sopé das Montanhas Rochosas e tem vista para o maior lago do oeste dos EUA. É um paraíso para os amantes da aventura ao ar livre, devido à sua invejável localização perto de cinco parques nacionais e montanhas que possuem ‘a maior neve do planeta’. Também possui uma vida cultural movimentada, com cervejeiras artesanais emocionantes e uma distinta cultura de destilação. Hoje, faremos um city tour com um guia mormon local e veremos a cidade na perspetiva de um local.
D13-14: Parque Nacional de Yellowstone
Dias passados explorando a fauna e a flora do Parque Nacional de Yellowstone cuja a paisagem irá variar dos magníficos picos rochosos das montanhas aos planaltos verdejantes de prados e colinas ondulantes.
Este é o maior parque nacional dos EUA e o primeiro a nível mundial. É um parque tão extenso que abrange três estados, Wyoming, Idaho e Montana. Originalmente protegido pelas suas maravilhas geotérmicas, como Old Faithful, também o é pelo habitat da grande maioria dos grandes mamíferos do Continente americano, existem aqui grandes populações de búfalos, alces, lobos, leões da montanha e ursos pardos. Veremos também manadas de bisontes pastando perto dos magníficos geysers.
Yellowstone transborda de atividade geotérmica! Estimam-se 10000 acontecimentos termais em permanente atividade, geysers, piscinas de lama borbulhante, fumarolas, nascentes de água multi-colorida, algo que nem na Islândia ou na Nova Zelândia se encontra.
Quando o parque de Yellowstone foi fundado em 1872, os lobos Northern Rocky Mountain, uma subespécie do lobo cinzento, eram nativos da região. Depois seguiram-se políticas erradas de controlo dos predadores e a sua população diminuiu drasticamente. Mais tarde, desenvolveu-se um grande esforço para multiplicar o lobo e estima-se que hoje haja mais de 1000 exemplares na Greater Yellowstone Area.
Iremos caminhar no parque e explorar outras paisagens deixando para trás os locais mais frequentados. O grupo fará um percurso adaptado ao nível médio dos participantes normalmente até Upper e Lower Yellowstone Falls mas, quem queira, poderá optar por um itinerário mais desafiador e visitar Mammoth Hot Springs onde nos sentiremos noutro planeta!
D15: Bozeman
Viagem para Bozeman onde chegaremos perto da 17h. Alojamento em hotel.
D16: Tempo livre antes do embarque nos voos de regresso
D17: Chegada a Lisboa
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular, 5 noites de hotel 3* em quarto duplo com banho privativo, 10 noites em tenda, serviço de guia, taxas e equipamento de campismo, transportes internos em minibus, visita guiada ao Monument Valley em jipe, entrada nas zonas tribais de Monument Valley e nos Parques Nacionais (: Yosemite, Yellowstone, Arches, Canyonlands, Monument Valley, Grand Canyon e Zion), refeições referidas como Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar.
Não inclui:
- Equipamento pessoal, actividades descritas como opcionais, seguro de viagem, refeições, transportes de/para os aeroportos, gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplementos época alta: Partida em Set +Eur 120.
Suplemento individual: Eur
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2021;
Actividades opcionais: Rafting, desportos aquáticos, btt em Moab, passeios a cavalo, voo panorâmico sobre o Grand Canyon, cinema Imax.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 88 que abrange um período de 22 dias (por favor consulte as coberturas).
Hotéis propostos:
San Francisco: Stanford Court (ou similar)
Yosemite: Tenaya Lodge at Yosemite (ou similar)
Death Valley: Oasis at Death Valley (ou similar)
Zion: Cliff Rose Lodge (ou similar)
Grand Canyon: Grand Canyon Lodge – North Rim (ou similar)
Moab: Red Cliffs Lodge (ou similar)
Salt Lake: Little America Hotel (ou similar)
Yellowstone: Chico Hot Springs (ou similar)
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), transportes internos em autocarro de 15 lugares.
Acompanhamento: Guia/motorista profissional falando inglês.
Grupos: 6 a 13 pessoas de origem internacional. Idade mínima: 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita. Muitos destes parques são bastante frequentados no Verão, sobretudo em Julho e Agosto, pelo que não conte encontrar solidão e tranquilidade absoluta. O itinerário aqui descrito é indicativo e pode ser alterado pelo guia em função das condições meteorológicas ou logísticas e da disposição do grupo. Pretende-se que o programa seja muito flexível para que o guia possa geri-lo da melhor forma para benefício dos participantes. As atividades descritas não estão incluídas no preço. Os participantes discutirão as opções de atividades em cada local e combinarão entre si o que fazer em cada dia.
O regulamento do Parque Nacional do Grand Canyon limita o tamanho dos grupos e não autoriza caminhadas guiadas. Assim, os guias dos nossos grupos facultarão toda a informação necessária com indicações e mapas, àqueles que desejem caminhar nos carreiros do parque, mas não poderão acompanhá-los.
Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto se forem portadores de passaporte com ESTA.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Botas para marcha, saco-cama 3-4 estações, saco de nylon flexível para transporte da bagagem, casaco e calças impermeáveis, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
euyos-2fev21