Aliciante travessia de três países para visita das suas atrações mais emblemáticas: Cusco e Machu Pichu, o lago Titicaca, o Salar de Uyuni e as lagoas altiplanicas e o deserto Atacama.
No séc XVI o Império Inca estendia-se do Equador ao Chile e gozava de uma grande prosperidade. Iremos por isso admirar a grandiosidade arquitetónica e o requinte da sua arte que iremos encontrando constantemente no Vale Sagrado, a norte de Cusco, a sua antiga capital. Visitaremos Cusco e o Vale Sagrado com seus diversos locais arqueológicos do tempo do império Inca. Depois iremos admirar a magnífica cidade secreta dos Incas, Macchu Pichu. Desconhecida dos conquistadores espanhóis, foi descoberta somente no início do século XX no meio da floresta tropical. Conserva por isso todos os seus interessantes templos, edificações e objectos de culto esculpidos na rocha muito bem conservados no tempo.
Seguiremos para as margens do lago Titicaca. Aí visitaremos a ilha Taquile e as curiosas ilhas flutuantes de Uros, que são habitadas, e observaremos os pescadores lançarem as suas redes de barcos construídos de juncos.
Depois seguiremos para La Paz de onde voaremos para Uyuni.
O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do Mundo com cerca de 12000 km2 de área e estima-se que possua cerca de 10 biliões de toneladas de sal.Iremos visitar o cemitério dos comboios, abandonados e enferrujados no meio do deserto, e a Isla Lomo Pescado de onde apreciaremos uma fabulosa vista panorâmica sobre a imensa planície branca. Iremos visitar também visitar as Lagoas Altiplanas: Cañapa, Chairkota e Laguna Honda. Em seguida, atravessaremos o Deserto de Atacama, o deserto mais seco do mundo, para observarmos a Árvore de Pedra e a a famosa Laguna Colorada que serve de abrigo a milhares de flamingos cor-de-rosa e a uma vasta fauna andina como vicunhas, emas e alpacas.
Viajaremos para San Pedro de Atacama, uma vila no vasto Deserto de Atacama, um oásis no meio do deserto e um local muito cosmopolita pois é o ponto de encontro de viajantes de todo o mundo. Veremos a Laguna Blanca,e depois seguiremos para o Chile onde admiraremos o vulcão Licancabur. Também iremos visitar o Vale da Lua, uma região muito inóspita e de grande beleza natural.
Final em Santiago, após um voo, onde iremos apreciar a gastronomia local e o cosmopolitismo da cidade.

Resumo
caminhadas, navegação
Actividades: breveshotel, refúgio
Alojamento:Pontos de Interesse
A cosmopolita cidade de Lima;
Cusco, a antiga capital do império inca nas montanhas, e as suas riquezas arqueológicas,
Navegação no Lago Titicaca e caminhar sobre as ilhas flutuantes de Uros;
Parque Arqueológico de Sacsayhuaman;
A aldeia de Pisac, no Vale Sagrado;
Ollantaytambo, considerada a Machu Picchu dos dias de hoje;
Termas de Aguas Calientes;
Machu Picchu, a mítica cidade perdida dos Incas,
Visita de La Paz e exploração do seus bairros antigos e do Mercado das Bruxas;
O Salar de Uyuni, a maior planície salgada do Mundo,
Visita das belas Lagoas Altiplanas: Cañapa, Chairkota e Laguna Honda,
Os milhares de flamingos na Laguna Colorada sob o vulcão Licancabur,
A situação remota de San Pedro de Atacama, uma vila no imenso Deserto de Atacama
Tempo livre em Santiago
Programa da viagem
D1: Lima
Voos Lisboa-Lima. Transporte para o hotel.
D2: Cuzco
Voo para Cuzco. Partida para Pisac no Vale Sagrado. Esta é uma aldeia andina muito típica que conserva a maior cidadela do império inca. Aí veremos uma boa variedade de exemplos arquitectónicos incas respeitantes à defesa, religião, agricultura, residências e estradas. A zona mais nobre conserva os templos do sol e da lua, os banhos litúrgicos e o sempre presente Intihuatana, a rocha talhada com finalidades astronómicas, que é o elemento mais importante de qualquer complexo religioso inca (Inti = sol). Seguimos para o seu mercado. Muitos nativos vestem roupas tradicionais muito coloridas e teremos uma experiência muito pitoresca, sobretudo no mercado onde as pessoas são mais castiças.
Depois viajaremos para Ollantaytambo, que costuma ser chamado de Fortaleza devido à grande dimensão dos seus muros, e é uma obra monumental da arquitetura inca, sendo a única cidade da era inca no Peru ainda habitada. Mantém os mesmos arruamentos pré-colombianos e os antigos nomes dos seus bairros. A sua magnífica fortaleza, sobre a aldeia, foi um dos últimos redutos de resistência contra os conquistadores espanhóis (1539). Na época, uma parte dos templos estava ainda em construção e encontraremos várias pedras cansadas, grandes blocos extraídos das pedreiras a 6 km daqui e que nunca chegaram ao seu destino. Todo o complexo fortificado está construído em íngremes socalcos, situando-se os seus templos mais nobres no topo.
Nos seus palácios vivem os descendentes das casas nobres de Cusco. Os pátios mantêm a sua arquitetura original. Esta cidade constituiu um complexo militar, religioso, administrativo e agrícola cuja entrada é feita pela porta chamada Punku-punku. Veremos o seu Templo do Sol, as encostas do monte talhadas com inúmeros socalcos, bem como os silos, e passearemos nas suas ruas muito ordenadas onde se encontram ainda as fontes originais brotando água. Hotel em Ollantaytambo. Pa
D3: Machu Pichu
Hoje iremos visitar Machu Pichu e teremos duas opções de lá chegar: de comboio ou a pé.
a) Comboio – Partida no comboio matinal para uma viagem cénica sobre as montanhas em redor até Aguas Calientes. Daqui embarcaremos no autocarro para Machu Pichu.
b) Caminhada na última etapa da Estrada Inca – Embarque no comboio muito cedo e viagem até ao Km 104 (2100m), e caminhada por Cachabamba até chegarmos a um importante centro religioso: Huañay Huayna (2700m), Sempre Jovem. Rodeadas de inúmeros socalcos agrícolas, as edificações estão dispostas em linha subindo a íngreme vertente. Possui dez recintos de banhos litúrgicos atestando a sua importância, correlacionada com a proximidade de Macchu Pichu. Seguimos através da floresta tropical pela calçada, muito panorâmica, observando inúmeras coloridas borboletas até que chegamos a um conjunto de ruínas num estreito colo: Intipunku, o Portão do Sol. Daqui avistamos a magnífica cidade secreta dos Incas, Macchu Pichu, estendendo-se abaixo de nós (5h).
Nota: a opção de caminhada implica uma reserva com pelo menos 3 meses de antecedência e está sujeita a disponibilidade de lugares. O operador não propõe a subida a Huayna Pichu por considerar que o acesso não é seguro.
Machu Pichu: a cidade está dividida num sector agrícola, com inúmeros socalcos que cobrem todas as suas vertentes, e num sector urbano. A zona elevada deste constitui o bairro nobre com residências, palácios e templos, além da pia principal para abluções. Todas as suas edificações apresentam um excelente trabalho de maçonaria, a destacar o Templo do Sol, e a pirâmide no cimo da qual se encontra um belíssimo Intihuatana esculpido na rocha. Do outro lado da praça encontram-se os grupos de habitações dos artesãos e agricultores, militar e administrativo, as prisões e os armazéns. Regresso a Águas Calientes e a Cuzco de comboio. Pa
D4: Cusco
Dia livre em Cusco, a antiga capital inca com os seus vastos vestígios arqueológicos e ricos monumentos espanhóis. Sugerimos a visita do Parque Arqueológico de Sacsayhuaman, a massiva fortaleza de três muralhas em zig-zag construída com blocos imensos (o maior mede 8.5 mtr de altura e pesa 361 toneladas!), sendo considerado um dos mais impressionantes monumentos megalíticos do mundo antigo. Veremos os vestígios dos seus três torreões e suas condutas de água, o reservatório, o trono do inca e inúmeros rochedos esculpidos com fins religioso; Tambomachay, o Banho do Inca, local reservado às abluções dos incas onde a água é canalizada através de condutas para um tanque; Puca Pucara um conjunto de estalagens que serviu para albergar viajantes, seus animais e mercadorias. Mais à frente deparamos com o santuário de Qenco, que nos demonstra uma das mais interessantes características da arte religiosa inca: a escultura de rochedos aproveitando a sua forma. Aí encontramos o famoso zig-zag onde se canalizava o sangue dos sacrifícios, o condor, o puma e dois cilindros que serviriam para fins astronómicos. O interior das cavernas era utilizado para fins cerimoniais e está finamente talhado com escadarias, nichos, altares, etc; Passeio nos seus bairros típicos, a destacar o bairro dos artesãos, apreciando a excelente arquitectura colonial espanhola bem como os vestígios de antigos palácios incas, a salientar a Plaza de Armas com a sua catedral e museu, a igreja de San Blas e os típicos quarteirões em redor.
D5: Puno
Hoje viajaremos em autocarro para Puno (3855m), na margem do lago Titicaca. Atravessaremos uma região de grandes montanhas, depois o altiplano a perder de vista, observando os nativos pastoreando lamas e alpacas, ou lavrando a terra com arados de madeira puxados por bois. À chegada ainda haverá tempo para visitarmos o mercado local. Pa
D6: Lago Titicaca
Partida matinal para a ilha de Taquile no lago Titicaca, um dos lagos navegáveis mais elevados do mundo (3820m). De caminho, visitamos as curiosas ilhas flutuantes de Uros, que são formadas por múltiplas camadas de juncos (totora) assentes sobre o fundo do lago. Você irá caminhar sobre uma delas e sentirá o solo esponjoso ceder sob os seus passos. Veremos os pescadores lançando as redes dos seus botes construídos de juncos. Depois de desembarcarmos em Taquile iremos explorar a ilha e conhecer as condições de vida muito simples do seu povo agrícola e pescador que fala quechua. De notar que todos os homens vestem de igual: barrete branco, colete e faixa à cintura. Toda a ilha está coberta com socalcos cultivados e encontram-se ruínas incas sobre as colinas; não existem veículos (nem mesmo bicicletas) nem há electricidade. Regresso a Puno. Pa
D7-D8: La Paz
Viajaremos para La Paz ao longo do lago (250 km, 5h). Dias livres em La Paz. A partir do nosso hotel situado no centro, poderemos realizar várias visitas e absorver o ambiente castiço da cidade: os mercados nativos nomeadamente o “Mercado das Bruxas” onde mulheres envergando o vestido tradiiconal, a cholita, vendem produtos destinados a serem usados no bruxedo tal como gatos mortos e fetos de lamas! A praça Murillo com os seus interessantes edifícios coloniais e onde se situa o palácio presidencial; as ruas de comércio local em redor da Calle Sagàrnaga ou da rua Jaén. Sugerimos igualmente a visita das ruínas arqueológicas em Tiwanaku. La Paz será também um local de excelência para assistir a um espetáculo tradicional peña de musica e dança andinas tocando instrumentos antigos, zampoñas e charangos. Pa – Pa
Nota: A entrada na Bolivia custa USD 10 pagos na fronteira.
D9: Uyuni
Voo para Uyuni no extremo sudoeste da Bolivia. Se o ar estiver claro poderemos admirar o espetáculo do Altiplano a perder de vista.
Nota: No período Mai-Ago as temperaturas de madrugada poderão atingir -15ºC.
D10: Uyuni
O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do Mundo com cerca de 12000 km2 de área e estima-se que possua cerca de 10 biliões de toneladas de sal. Partida para Colchani (22 km a norte), uma pequena aldeia construída em torno da exploração e refinação de sal. De caminho visitaremos o cemitério dos comboios, abandonados e enferrujados no meio do deserto. Serviram até ao início do séc XX para o transportew de minério para a costa do Pacífico. Entraremos em Colchani e assistiremos a uma curiosa demonstração de extração de blocos de sal. Podemos visitar as lojas, os hotéis de sal (atualmente desativados) e a Isla Lomo Pescado, com as suas formações de recife e apreciar os enormes catos que chegam a atingir 10m de altura. Apreciaremos uma fabulosa vista panorâmica sobre a planície branca a partir do miradouro. Ambiente fascinante convidando ao recolhimento. Você irá fotografar cenas incríveis sobre o Salar pois o ambiente e o cenário são irreais. Alojamento em refúgio/hostel. Pa,A,J
Nota: O programa poderá ter de ser alterado na época das chuvas se o Salar estiver inundado.
D11: Lagoas Altiplanas
Hoje partimos para visitar as Lagoas Altiplanas: Cañapa, Chairkota e Laguna Honda. Em seguida, continuamos pelo deserto de Siloli, que faz parte do Deserto de Atacama, o deserto mais seco do mundo, para observarmos a Árvore de Pedra, uma formação rochosa originada pelos fortes ventos da região. Visitamos ainda a famosa Laguna Colorada, que se situa dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa e próximo da fronteira com o Chile. A coloração vermelha das águas desta lagoa deve-se aos sedimentos de cor vermelha e aos pigmentos de alguns tipos de algas, que faz com que as suas águas tenham uma variação de tons que vai desde os castanhos até aos tons vermelho intensos. A Laguna Colorada serve de abrigo a milhares de flamingos cor-de-rosa e a uma vasta fauna andina como vicunhas, emas e alpacas. Pernoita em refúgio rústico. Pa,A,J
D12 e D13: San Pedro de Atacama
Visita da zona “Sol de Mañana” a 4850m, um território com diversas manifestações vulcânicas com geysers, lagos de lama borbulhante, fumarolas e um sempre presente odor a enxofre. Iremos a uns banhos termais naturais onde poderemos banhar-nos. Atravessaremos o deserto Salvador Dali antes de cruzarmos um colo a 5000m. Chegaremos à bela Laguna Verde que se encontra na base do vulcão Licancabur (5960m). Perto veremos a Laguna Blanca, e depois seguiremos para o Chile e teremos outra perspetiva do vulcão Licancabur.
Outro destaque é o Salar de Atacama, um deserto salgado com mais de 100 km de extensão. Iremos apreciar diversas aves e fauna que conseguiu sobreviver num dos lugares mais desertos da Terra. Chegaremos a San Pedro de Atacama, uma vila no Deserto de Atacama, situada a 2400m. É considerada um oásis no meio do deserto e um local muito cosmopolita pois é o ponto de encontro de viajantes de todo o mundo. Também iremos visitar o Vale da Lua, uma região muito inóspita e de grande beleza natural. Tempo livre para visitarmos o museu arqueológico de San Pedro de Atacama muito rico em artefactos antigos dos povos da região. Aprecie o céu à noite pois o espetáculo é grandioso dado que o ar na região é dos mais limpos e transparentes no Mundo. Pernoita em hotel. Pa – Pa
D14: Santiago
Voo para Santiago. Tempo livre para explorar a cidade. Poderá subir no funicular até ao miradouro San Cristobal de onde terá um excelente panorama da cidade e das montanhas dos Andes ao fundo. Visitar Santiago a pé é um prazer pois tem diversas praças com fontes e jardins e é uma cidade limpa e ordenada. Visite o Mercado Central que é muito pitoresco e é conhecido pelo seu marisco. Na Plaza Constitución defronte o Palacio de la Moneda poderá assistir ao render da guarda (alguns dias da semana). A gastronomia chilena é excelente e poderá ser apreciada em muitos restaurantes onde o vinho local ombreia com os europeus. Pa
D15: Santiago
Tempo livre. Voos de regresso. Pa
D16: Lisboa
Chegada a Lisboa.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Os voos em classe turística em linha regular
- Voos domésticos
- 12 noites de alojamento em hotéis 3* em ocupação dupla com pequeno-almoço
- 2 noites em refúgio simples
- Todos os transportes terrestres referidos em autocarros de turismo
- Taxas de acesso aos parques nacionais
- Excursões referidas: visitas guiadas de Machu Pichu, Vale Sagrado, navegação e visitas no lago Titicaca, Vale da Lua, Salar de Uyuni e Laguna Colorada
- 14 pequenos almoços, 2 almoços, 2 jantares
- Guia durante todo o itinerário
Não inclui:
- Equipamento pessoal
- Refeições excepto as referidas acima
- Visitas nos dias livres
- Seguro de viagem
- Taxas de aeroporto
- Excursões não referidas acima
- Gorjetas
Condições Particulares de Participação
Promoção em vigor: partidas Set -Eur 760, Out-Dez -Eur 520; valores a reduzir ao preço abaixo:
Preço: Eur 4280 por pessoa alojando em quarto duplo, mais-
Pagamento local: USD 380 por pessoa pagáveis ao guia no dia 1. O pagamento local permite que o guia faça pagamentos a prestadores de serviço locais sem incorrer em taxas desnecessárias (benefício da economia local) e também permite economizar em custos operacionais e administrativos.
Suplemento individual: Eur 300 no alojamento em hotel (não é possível o alojamento individual em 2 noites em Uyuni). O suplemento para quarto individual não é obrigatório se aceitar partilhar quarto com outro participante do mesmo sexo.
Suplemento de época alta: Partidas em Jul-Ago +Eur 320, Out +Eur 280.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Saiba como pode obter descontos de até 7% nesta viagem. (link para outra página)
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Preço: Válido em 2021;
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare); transportes internos em autocarro público de turismo com ar condicionado e assentos com espaldar reclinável, comboio, barco, avião a jato.
Acompanhamento: Guia profissional peruano, falando espanhol e inglês.
Grupos: Mínimo 4 pessoas, máximo 19, de origem internacional.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita.
Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto.
Vacinas: Nenhuma obrigatória.
Equipamento: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
peboc-5jan21