Favor leia informações sobre o estado da fronteira e restrições internas em Espanha no período da pandemia Covid, clique aqui.
Iremos percorrer caminhos antigos à descoberta de fascinantes eremitérios medievais escondidos nos recantos de enormes promontórios rochosos onde pousam os abutres.
As serras interiores dos pré-Pirinéus são montanhas especiais: Santa Orosia, San Juan de la Peña, Agüero e Riglos são fascinantes montanhas de rochas conglomeradas, mais conhecidas pelos inúmeros abutres do que pelos caminhantes. São montanhas solitárias e silenciosas, cheias de antigas ermidas, onde a sua atmosfera de tranquilidade magnífica convida à reflexão.
É de realçar os múltiplos eremitérios rochosos da região, um rosário de eremitérios românicos construídos nos tempos medievais ao longo das cordilheiras pré-pirenaicas, aproveitando as cavidades ou projeções da orografia. Estes elementos do património cultural local, tão ligados ao ambiente natural, constituem a Rota do Silêncio. O seu enorme interesse agrega valores culturais, etnográficos e naturais que os torna dignos de uma visita memorável.
Estas montanhas solitárias e cheias de eremitérios antigos, são o local ideal para caminhar no outono, inverno e primavera, onde o clima difere muito da cadeia dos Pirenéus, embora a apenas 15 km em linha reta.
Neste passeio chamado Cidades de Pedra, caminharemos ao lado dessas paredes, ao lado dos abutres, visitando eremitérios e desfrutando de um dos poucos lugares onde podemos fazer um trekking solitário.
Nossa proposta é um passeio de uma semana com uma fórmula abrangente: máximo conforto nos hotéis selecionados, com o conforto exigido hoje pelo caminhante que deseja uma boa qualidade de estadia após o final da etapa do passeio a pé pela natureza…
As caminhadas são de 4-6h com desníveis de 400 a 700 metros e sempre percorrem caminhos calcados.

Resumo
Atividades: caminhada, visita cultural
Alojamento: Hotel
Pontos de Interesse
-Agradáveis caminhadas visitando eremitérios medievais escondidos nos recantos de elevados promontórios espalhados pelos montes,
–Jaca, a sua cidadela e a catedral de San Pedro de Jaca (séc XI),
– Caminhada pela espantosa Vuelta a los Mallos de Riglos, magníficos e elegantes promontórios de arenito,
-Subida fácil ao Peña Oroel de onde teremos incríveis vistas sobre os altos cumes dos Pirinéus,
-Caminhada até ao mosteiro San Juan de la Peña que contém o Panteão Real onde estão sepultados alguns dos monarcas de Aragão e de Navarra,
-Gastronomia típica local.
Programa da viagem
D1: Jaca
Encontro no Gran Hotel de Jaca. Apresentação histórica de Jaca e seus arredores. No séc XI, Jaca foi a capital do Reino de Aragão, quando este se encontrava em pleno apogeu. Por este motivo o património escondido nos seus domínios é digno de grande destaque. A Catedral de San Pedro de Jaca, em estilo românico é a primeira catedral românica em Espanha, marco entre os monumentos do Caminho de Santiago, tanto pelas suas arquitetura e escultura, como pintura, são comparáveis às melhores obras de arte românica europeia. Visita da imponente Cidadela (séc XVI) e da Catedral (séc XI).
Alojamento no Grand Hotel *** em Jaca.
Distância Vilar Formoso-Jaca: 680 km.
D2: Yebra De Basa- Ermitas del Serrablo-Jaca
Transporte para Yebra de Basa (25 km). Visita dos eremitérios do Serrablo ao longo de carreiros alpestres muito bonitos e verdejantes, passando pelos eremitérios de Santa Ana, São Cornélio e de Santa Orosia, pendurados na parede rochosa, ao longo da estreita plataforma rochosa em que são construídos. Dos prados de Santa Orosia, veremos o maciço do Monte Perdido e o longo e estreito desfiladeiro de Jaca.
Alojamento no Grand Hotel *** em Jaca.
Duração: 6h, diferença positiva: 700 m
D3: Jaca-Parador de Oroel- Peña Oroel (1796m) - Santa Cruz de La Serós
Transporte para o Parador de Oroel (15 km). Subida ao Peña Oroel (1769m) pelo belo caminho da floresta na face norte. Teremos uma vista maravilhosa dos Pirinéus Ocidentais a partir do cimo. O caminho percorre frondosas florestas de abetos e pinheiros pretos. Veremos abutres e águias rodopiando no ar, e veados e javalis fugindo dos nossos passos. Atravessaremos a crista que liga os dois cumes e desceremos ao parador pelo antigo caminho de Mayencos. Transporte para a cidade de Santa Cruz de la Serós.
Alojamento no Mirador de Santa Cruz Hotel.
Duração: 5h, diferença positiva: 500 m
D4: San Juan De La Peña- Santa Cruz De La Serós
Hoje o passeio começa em Santa Cruz de la Serós. Subiremos um caminho que remonta ao século X que chega ao Mosteiro Velho de San Juan de la Peña (séc XI), considerado um dos melhores exemplos do românico primitivo. Visita do antigo mosteiro localizado sob uma grande caverna. No seu piso superior encontra-se o Panteão Real. Nele, durante cinco séculos foram enterrados alguns dos monarcas de Aragão e de Navarra. Depois, sempre a pé, subiremos um caminho para o Novo Mosteiro onde faremos uma paragem mais longa para visitá-lo e fazer um pic nic. Teremos vistas magníficas das montanhas e dos vales dos Pirinéus. Desceremos pelo caminho da Ramondia até Santa Cruz de la Serós, uma aldeia muito atraente e bonita, e em excelente estado de conservação. Passeio nas suas vielas e visita da igreja de Santa Maria.
Duração: 5h, diferença positiva de altitude: 400 m
D5: Mallos de Riglos , Murillo de Gallego
Trransporte para Murillo de Gallego onde percorreremos o Caminho dos Abutres e o Caminho da Solana e desceremos pela ravina dos abutres. Um passeio a pé num dos mais interessantes caminhos da região de Riglos. Saíremos da vila e percorreremos um caminho aéreo acima das viras onde pousam e descansam os abutres admirando fantásticos panoramas. Chegaremos ao mirador lá no cimo e veremos imensos abutres pendurados no alto dos rochedos. Esta etapa percorre o chamado reino de Mallos, caracterizado pelos impressionantes promontórios Mallos de Riglos.
Alojamento no Hotel Agua de los Mallos ****, em Murillo de Gallego, o hotel possui uma piscina descoberta aberta no verão e um SPA (não incluído no preço).
Duração: 5 / 6h, diferença positiva: 500 m
D6: La Vuelta a los Mallos De Riglos
Caminhada pela espantosa Vuelta a los Mallos de Riglos (Caminho do Céu) e através do grandioso circo estival El Pisón, um dia maravilhoso onde veremos abutres e outras aves de rapina, também observaremos alpinistas nas paredes de 300m. Entraremos no circo de verão onde pasta o gado, entre o Pisón e o impressionante Fire Mallo onde, se tivermos sorte, poderemos ver uma corda subindo no impressionante esporão sudoeste. Magnífico panorama de abutres voando à nossa volta, a aldeia de Riglos muito pequena em baixo, o rio Gallego e as serranias a perder de vista.
Desceremos para o vale passando mallos mais pequenos: Mallo Colorado, la Colilla e la Aguja Roja. Depois passamos no Paredón de los Buitres, uma parede de conglomerado de 200m de altura onde nidificam mais de 100 casais de abutres e classificada de interesse natural. Passaremos por uma ponte que une Murillo de Gallego a Riglos de construção recente e que reduz consideravelmente a o trajeto que antes era muito longo. Jantar e alojamento em nosso hotel em Murillo de Gallego.
Duração: 5h30 Diferença positiva de altitude: 400 m
D7: Murillo de Gallego-Jaca
Após o pequeno almoço, transporte para Jaca.
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- • Guia de Média Montanha Certificado (TDMM) com credencial internacional UIMLA.
• Transporte de Pau para Jaca ida e volta nos dias 1 e 7 (para quem vem de França)
• Transportes terrestres necessários para o programa e para a deslocação das bagagem entre as etapas.
• Alojamento em Meia Pensão em hotéis 3* e 4*
• Entradas na Cidadela de Jaca e em San Juan de la Peña
• Piquenique a meio do dia (6 dias)
• Despesas com IVA e gestão
Não inclui:
- • Transporte até Jaca
• Equipamento pessoal
• Bebidas no almoço e jantar
• Extras pessoais.
• Suplemento de quarto individual
• A entrada para o SPA do hotel - Seguro médico para montanhismo (Federação de Montanha recomendado)
• Despesas imprevistas causadas por circunstâncias incontroláveis.
• Qualquer serviço não especificado na seção anterior “inclui”.
Condições Particulares de Participação
Suplemento individual: Eur 130.
Suplemento época alta: partida Dez 27, preço alojando em duplo +Eur 130, alojando em individual +Eur 240.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Os programas sem voos não estão contemplados no esquema de descontos.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2020.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 48 que abrange um período até 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Alojamento: Hotel 3* e 4* com banho privativo.
Acompanhamento: Guia de montanha profissional com bom conhecimento de costumes locais, história, fauna, flora e geologia, falando castelhano e francês.
Grupo: mín 2 pessoas, de origem internacional, sobretudo francófona; máx 14 pessoas.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre.
Equipamento: Botas leves adaptadas para marcha, mochila pequena, casaco impermeável, máquina fotográfica. Só levaremos na mochila o picnic do dia e o equipamento pessoal quente. Um veículo levará a nossa bagagem de um alojamento para outro.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada de equipamento.
Ponto de Encontro: Jaca. Para quem viaja de França: domingo às 14h30 em Pau; despedida no sábado seguinte após o pequeno almoço (cerca das 11h) em Pau.
Alojamento proposto:
-2 noites no Gran Hotel de Jaca ***, localizado em um local central e tranquilo, a 5 minutos da catedral e da Cidadela. Hotel com piscina aberta apenas no verão e amplo jardim. WIFI grátis.
-2 noites na Hostería de Santa Cruz ou no Hotel Mirador de Santa Cruz, ** / *** localizado na cidade de Santa Cruz de la Serós, um lugar de charme especial. (Eles têm um SPA, mas você deve solicitá-lo, não incluído no preço, e geralmente está aberto a partir de maio)
-2 noites no Hotel Aguas de los Mallos **** em Murillo de Gallego, com piscina externa aberta apenas no verão. Com spa (não incluído no preço). Serviço WIFI grátis.
Escid-24abr20