Longa travessia na costa conhecendo aldeias de pescadores, a destacar Jericoacoara, para cruzarmos o delta do Parnaíba de barco através do mangal onde visitaremos duas ilhas. Depois percorreremos os incríveis Lençóis Maranhenses, um deserto imenso de grandes dunas brancas, salpicado de lagoas de água azul turquesa.
À partida de Fortaleza, iremos sulcar a costa nordeste ao longo de areais intermináveis, marginados por coqueiros e por grandes dunas de areia branca, atravessando pitorescas aldeias de pescadores, a destacar Jericoacoara.
Depois cruzamos o delta do Parnaíba de barco, através de canais cuja vegetação, o mangal, abriga interessantes espécies de aves lacustres, bem como macacos que se alimentam de crustáceos, e aí visitaremos duas ilhas. Percorreremos os incríveis Lençóis Maranhenses, um deserto imenso de grandes dunas brancas, salpicado de lagoas de água azul turquesa, onde tomamos banho. Visitaremos os bairros antigos de São Luís e de Alcântara, com as suas igrejas barrocas e edifícios de arquitectura oitocentista, que nos serão muito familiares.
Clima
Lençóis Maranhenses: Clima tropical equatorial, quente semi-húmido, com época seca de Jul a Nov. Temperatura: média anual de 26°C, variando de 36°C a 16°C de mínima. A chuva ocorre de Dez a Jul e o nível das lagoas vai baixando à medida que se caminha de Jul para Dez. O vento torna-se intenso e constante de Set a Nov (25-30kmh).
Resumo
navegação, todo-o-terreno
Actividades:pousada, hotel
Alojamento:Pontos de Interesse
Reserva ambiental de Jericoacoara;
Trajecto em jipe pelas dunas até Camocim;
Navegação no delta do rio Parnaíba com parada para apreciar a Revoada dos Guarás,
Ilha das Canárias;
Praias desertas de Caburé;
Subir à maior duna de Jeri, chamada a Duna Por do Sol, para esperar lá do alto o fim do dia
As dunas de areia branca e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;
Bairro antigo de São Luis do Maranhão, Património da Humanidade.
Programa da viagem
D1: Voos para Fortaleza, hotel
D2-D3: Transporte para Jericoacoara e dias livres
Transporte de manhã cedo em jipe para Jericoacoara (5h), situada em reserva ambiental. Dormida em pousada.
Dias livres em Jericoacoara.
Jericoacoara é uma encantadora aldeia costeira, onde as autoridades se esforçam por travar o desenvolvimento urbano para lhe conservar o ambiente tradicional. Por isso, o acesso à aldeia mantém-se por caminhos de areia e de terra. Sugerimos um passeio matinal de buggy pela praia, na direcção da aldeia de Jijoca. A praia é deserta e a paisagem soberba, com múltiplas dunas de areia branca, árvores que crescem na horizontal devido à ação do vento, coqueiros nas regiões povoadas, um mar verde claro onde poderemos observar o desembarque dos pescadores de botes à vela descarregando peixe. Haverá uma sessão divertida a subir e a descer dunas íngremes no buggy! Depois poderemos seguir para a Lagoa Azul, primitiva, de água clara e tonalidades encantadoras. Mais adiante, a Lagoa do Paraíso, onde tomamos um banho. No regresso, poderá visitar Preá, uma típica aldeia de pescadores, onde se almoça na praia. A meio da tarde, caminhada até à Pedra Furada, uma enorme duna à beira-mar, para apreciarmos um pôr-do-sol memorável! Noutro fim de tarde deverá subir à maior duna de Jeri, chamada a Duna Por do Sol, para esperar lá do alto o fim do dia e deliciar-se com os tons cada vez mais alaranjados que aparecerão no horizonte. É habitual haver uma sessão de de Capoeira todos os dias após o pôr do sol.
D4: Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba
Partida para norte, pela praia, e através das dunas, em jeep, até Camocim (1h30), passando a duna do Funil e o lago da Torta onde nos deliciaremos com as redinhas na água. A primeira travessia em balsa ocorrerá na Praia de Guriú, com seu canal de águas verdes e o cemitério de árvores de mangue, sendo manejada por homens empunhando varapaus (paus compridos e fortes). Chegaremos a Camocim atravessando a na foz do rio Coreaú noutra balsa de madeira. Adiante chegamos a Porto dos Tatus, onde seguiremos para Parnaíba. 4h, Pousada em Parnaíba.
D5: Parnaíba, Tutóia
Partida para Porto dos Tatús em Ilha Grande para embarque em “voadeira” com destino a Tutóia, navegando ao longo dos canais e passando por múltiplas pequenas ilhas, a destacar uma das maiores, a ilha do Papagaio ou a ilha Canárias, onde não existem veículos terrestres e os seus habitantes se mostrarão muito curiosos, pois raramente encontram forasteiros.
O delta do rio Parnaíba contém cerca de 70 ilhéus com destaque para quatro ilhas principais. Iremos navegar em canais estreitos, os igarapés, através do mangal que nos conduzirá às grandes dunas na costa oceânica. O mangal é uma vegetação densa composta por árvores de raízes aéreas em solo de lama e água salobra. Este delta é uma reserva natural dotada de uma rica avifauna com destaque para as garças, os guarda-rios, pica-paus, ibis e os belíssimos guarás de cor laranja vivo. Iremos observar bandos de macacos-prego que se alimentam de crustáceos e iguanas ao sol.
Veremos os pescadores lançando as redes de botes à vela ou da margem, ou apanhando o caranguejo-uça que é uma das grandes “riquezas” da região. Talvez consigamos detetar os típicos jacarés-de-papo-amarelo descansando debaixo de raízes com o focinho e os olhos à tona.
Paramos alguma vez nas dunas e ilhas para apreciar a paisagem e o pitoresco contraste das dunas com a vegetação, e para um pic nic ou para almoço em Morro do Meio (custo extra) . Em horário a decidir pelo piloto, parada para apreciar a Revoada dos Guarás. Chegaremos a Tutóia, onde alojaremos. (3h)
D6: Tutóia, Caburé, Atins, Lagoas de Atins
Após o pequeno-almoço, seguimos de jeep até Caburé, 2h pelo longo areal à beira-mar passando por Paulino Neves. Estas longas praias desertas e tranquilas são escolhidas pelas tartarugas para desovar (Nov-Dez). Chegada e tempo livre para banho. A região é selvagem e bela, com areais desertos a perder de vista! Após descanso embarcaremos em lancha voadeira para seguirmos até Atins onde um veículo 4×4 (jardineira) nos levará até à pousada. Tempo para almoço (custo extra). Depois de almoço embarque no 4×4 seguindo para visita até às Lagoas em Canto do Atins. Atins é um povoado costeiro ainda primitivo, pouco descoberto pelo turismo. Visita de várias lagoas e pausa para banho. No regresso passaremos pelos restaurantes do Sr António ou da Dona Luzia para conhecermos o Canto do Atins com opção de jantar (não incluso), sugerimos o camarão ou peixe grelhado que são os pratos principais da região. Após jantar, tempo livre para apreciar a região e o incrível crepúsculo à beira mar, e depois o céu estrelado. Retorno a Atins às 20h.
D7: Atins, Barrerinhas
Após tempo livre na praia, embarque em lancha voadeira pelo rio Preguiças com passagem pelos povoados de Mandacaru e Vassouras. Paragem em Vassouras para conhecermos os macaquinhos pregos do mangue. Pausa para almoço (custo extra). Após almoço, descanso em redes para quem quiser, depois seguiremos rio acima até Barreirinhas.
D8: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Partida em veículo 4×4 até uma das balsas para travessia pelo rio Preguiças que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). Caminhada sobre as fascinantes dunas, que podem atingir 50m de altura, com uma paisagem irreal: os Lençóis constituem uma extensão imensa de dunas brancas, onde se acumulou água da chuva que forma lagoas entre elas. Têm 155000ha e ocupam uma faixa de 50 km da costa. Iremos visitar várias e grandes lagoas, apreciando este cenário muito idílico e de extrema luminosidade! A caminhada dura cerca de 1h até à Lagoa Bonita. Teremos tempo para nadar nestas águas azul turquesa. Retorno ao jeep e embarque com destino ao restaurante rústico de Dona Graça para almoço (custo extra) à base de comida regional (peixes, camarão, carne e frango). Após o almoço, descanso em redes e às 15h saída para a Lagoa Azul para vislumbrar o pôr do sol onde será servido o picnic. Regresso após o pôr do sol para pernoita em Barreirinhas.
D9: São Luís
Partida para São Luís (3h30). O bairro antigo de São Luís do Maranhão (séc XVII) é classificado pela Unesco como Património da Humanidade, por conservar o conjunto arquitetónico colonial mais homogéneo da América Latina. A maioria dos edifícios é revestida a azulejos, as ruas são estreitas e sobem as colinas, e teremos o verdadeiro sentimento de percorrer o Bairro Alto em Lisboa, não só devido ao ambiente urbano mas também social, pois encontraremos inúmeras esplanadas, bares com animação e lojas abertas até à noite! Tarde livre.
Poderá optar por visitar o centro histórico de São Luís e para conhecer um pouco da sua história e da sua cultura. Ou para visitar Alcântara, do outro lado da baía (1h de barco). Esta cidade do séc XVII desenvolveu-se com uma atividade agrícola intensa (algodão, arroz, açúcar), dando origem a uma classe de fazendeiros e de comerciantes abastados que aí construíram os seus palacetes. Está classificada como Cidade Monumento devido à sua riqueza arquitetónica, com os seus mais de trezentos prédios e ruínas espalhadas por três praças, oito travessas e dez ruas.
D10: Voos São Luís-Fortaleza-Lisboa
Transporte para o aeroporto e voos São Luís-Fortaleza-Lisboa
D11: Chegada a Lisboa
Leia as histórias e os relatos de quem já viajou nas Rotas do Vento: Testemunhos de Viajantes
Inclui:
- Voos em linha regular em classe turística, alojamentos em hotel e em pousadas em quarto duplo com pequeno-almoço, taxas de aeroporto, todos os transportes internos mencionados, taxa de entrada nos parques nacionais, actividades mencionadas no programa.
Não inclui:
- Equipamento pessoal, visitas nos dias livres, almoço e jantar, seguro de viagem, actividades e entradas não mencionadas acima ou referidas como extra ou durante o tempo livre, suplemento para quarto individual, suplemento época alta, gorjetas.
Condições Particulares de Participação
Suplemento para quarto individual: Eur 710.
Suplemento época alta: partidas em Abr +Eur 140, Mai +Eur 80, Jun +Eur 240, Jul-Ago +Eur 220, Set +Eur 100, Out +Eur 240.
Feriados: Os programas a decorrer durante os feriados estarão sujeitos a confirmação de disponibilidade e poderão sofrer de alteração de preço: Carnaval Fev 25-Mar 1, Páscoa Abr 15-17, Tiradentes Abr 21, dia do Trabalhador Mai 1, Corpus Christi Jun 16, Julho período de férias, Independência Set 7, Nossa Senhora Aparecida Out 12, Finados Nov 2, República Nov 15, Dez 25-Jan 1.
Suplemento para grupo reduzido: 2 pax +Eur 920, 3 pax +Eur 330.
Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.
Descontos: Este programa não está ao abrigo da escala de descontos por antecipação de inscrição e/ou de grupo de amigos.
Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.
Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.
Preço: Válido em 2023.
Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.
Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 68 que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).
Transportes: Voos internacionais em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), voos domésticos em transportadora brasileira, transportes terrestres em jeep, minibus e barco. Os transportes entre Fortaleza e Jericoacoara e entre Sangue e São Luís são realizados em autocarros públicos de turismo. Importante: O limite de bagagem para as viagens de barco é de 15 kg por pessoa. Caso haja excesso, será cobrado assento livre para bagagem no passeio de Lancha Voadeira.
Acompanhamento: Guias profissionais brasileiros, situados no local onde cada actividade se desenrola.
Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.
Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, a organização poderá alterar o programa.
Documentação: Passaporte válido. Os portugueses não necessitam de visto.
Vacinas: Nenhuma obrigatória, sendo aconselhável a da febre amarela. A prevenção do paludismo é igualmente recomendada.
Alojamento proposto-
Fortaleza – Hotel Luzeiros Fortaleza – www.luzeirosfortaleza.com.br
Jericoacoara – Pousada Windjeri – www.windjeri.it/br/
Parnaíba – Pousada Vila Parnaíba – www.pousadavilaparnaiba.com.br
Tutóia – Pousada Baluarte – www.grupobaluarte.com.br/index.php?ct=informativo&id=18
Atins – Pousada Jurara – www.pousadajurara.com.br/
Barreirinhas – Pousada do Rio – www.pousadadorioma.com.br
São Luis – Hotel Luzeiros – www.luzeirossaoluis.com.br
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
brnor-14fev23