fbpx
Top
Image Alt

Rotas do Vento

Vietnam O Rio do Perfume

Por que variam os preços dos voos?

a) Tarifa
A tarifa é a maior componente do preço do voo e varia consoante a procura:
Dentro da classe económica no mesmo voo, as companhias aéreas atribuem classes de reserva aos lugares, cada classe com o seu preço. Note que as cadeiras e o serviço de bordo ou de terra são os mesmos. A classe de reserva é um artifício e pode acontecer que duas pessoas que viajam sentadas uma ao lado da outra terem pago valores muito diferentes, às vezes com grandes diferenças!
O voo começa a vender-se pela classe de menor preço. Esgotando-se os lugares nessa classe vai-se vendendo na classe de preço imediatamente acima, e assim sucessivamente.
O preço dos voos tem por referência uma tarifa base que é a mais baixa para esse destino. É com esta tarifa que calculamos os preços dos nossos programas.
Por este motivo alertamos os nossos clientes para a necessidade de inscreverem-se antecipadamente a fim de conseguirmos reservas na classe de preço menor. Esta variação de preço não tem padrão pois são as forças de mercado, oferta contra procura, que determinam o valor da tarifa num determinado dia.
Os destinos com muita procura sofrem de acréscimos de tarifa muito cedo. É o caso de muitos destinos em Agosto como Lima e Nairobi, ou Kathmandu e Hanoi em Outubro, ou a maioria deles na passagem de ano.
Às vezes acontece que quatro meses antes da partida para um destino muito procurado as tarifas já estejam em fase ascendente. Não esqueça que a Tap não voa para quase nenhum dos nossos destinos. Por isso reservamos em companhias aéreas que são utilizadas por muitos outros povos europeus, povos esses que, normalmente, decidem os seus planos de viagem muito antes dos portugueses…
Ao invés, também poderá acontecer que a um mês da partida para um destino em época baixa, a tarifa se mantenha reduzida pois a procura não foi significativa: a companhia aérea precisa de aliciar passageiros para lhe ocuparem o avião.

b) Taxas:
As taxas estão incluídas no preço dos nossos bilhetes de avião, excepto aquelas que o passageiro tem de pagar no local, normalmente taxas de aeroporto que não são possíveis de adicionar ao valor do bilhete pelo sistema de reservas de voos –
b.1 – Combustível, são decididas pela companhia aérea e resultantes de variação do preço dos combustíveis,
b.2 – Segurança, idem,
b.3 – Aeroporto, são cobradas pela entidade aeroportuária e adicionadas ao valor do bilhete.

Quando nos pergunta até quando pode inscrever-se para determinada viagem dir-lhe-emos que na maioria das vezes a restrição são os lugares nos voos. Ou melhor, a restrição é a disponibilidade de lugares nos voos a um preço baixo.
As companhias aéreas hoje têm uma atitude muito agressiva durante períodos de procura elevada chegando a impor-nos a emissão dos bilhetes 72h após a reserva, caso contrário cancelam-nos a reserva. Após este cancelamento, repomos a reserva mas pode acontecer que já não conseguimos lugar na classe de reserva de menor preço e já só encontremos disponibilidade numa de preço superior.

De nada vale perguntar-nos se hoje há lugares a preço baixo pois em poucas horas, ou dias, eles podem ser tomados sem qualquer aviso. Depende sempre do volume de procura para esse destino nesse dia de partida e no dia de regresso dessa viagem. Às vezes há lugares para partir, mas escassos lugares para regressar.

Em resumo, aconselhamos que se inscreva tão cedo quanto possível para evitar custos acrescidos.