Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Experiências de Viagem » Viagem na Jordânia

Jerash
Viagem na Jordânia

Devo dizer que esta viagem me fascinou mais do que estava à espera.
Isso deveu-se não só à paisagem mas sobretudo às pessoas que fomos encontrando ao longo dos dias.
Olhando para a posição geográfica da Jordânia, fiquei sempre a pensar como é possível que tivesse momentos tão especiais durante estes oito dias de viagem.
As pessoas são fantásticas, a beleza de Jerash, a calma do Mar Morto, a grandiosidade de Petra tornam-nos pessoas pequenas e insignificantes e Wadi Rum... Não existem palavras para descrever este local. Jamais esquecerei as três noites que por lá passámos, a hospitalidade dos nossos guias beduínos, o sossego, o pôr do sol, o luar, a solidão...
A Jordânia tem de ter algo de muito especial para que nos sintamos tão bem espiritualmente.
Devido ao Ramadão os guias sentiam alguma dificuldade, mas sem nunca deixarem de ser profissionais. Essa dificuldade acentuou-se mais em Wadi Rum, mas com o anoitecer a animação chegava ao acampamento pois iniciávamos o nosso jogo de cartas, do mais simples que se possa pensar, onde o contacto com os guias era muito genuíno. Quem podia cantava uma canção do seu país. :)
Chegou a vir um outro guia ao nosso acampamento de propósito para a jogatana.Petra
Durante as caminhadas o nosso guia beduíno Ali brindava-nos com cantorias. Imaginem o que é andar em pleno deserto ao som dos cânticos beduínos... incrível!!
Só me resta agradecer ao Zuhair, ao Hide e ao Ali a forma como fomos tratados, ou melhor, mimados, durante estes dias.

Susana B, Sintra
21.10.05


PS: Gostaria de vos dar uma dica que nós acabámos por fazer: depois de três dias no deserto e como tínhamos o dia todo em Amman resolvemos ir aos banhos turcos, e devo dizer que nos soube maravilhosamente bem! Recomendo vivamente.

Leia o programa de viagem: Do Cairo a Palmira, Egipto, Jordânia e Síria






Testemunhos