Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Artigos Técnicos » O Saco Cama

Acampamento na Gronelândia
O Saco Cama

O saco cama é uma das peças de bagagem mais importantes para realizar muitas das nossas viagens. Dele depende uma boa parte do conforto que irá sentir no seu decurso. A sua escolha é, por isso, de grande importância.
Se necessita de comprar um, pense primeiro como e aonde pretende utilizá-lo nos próximos dez anos. É um erro basear a sua decisão somente em função da próxima viagem que irá realizar.
Se tiver dúvidas, vise um saco com uma referência de -15º que lhe permitirá uma utilização bastante diversificada.
O nível de protecção do frio de um saco cama é função, sobretudo, do tipo de enchimento e do volume de ar quente que ele conservará em torno do nosso corpo. Por isso, um saco cama volumoso oferece um melhor isolamentAlto Atlas, Marrocoso do frio do que outro que seja fino.
A sua decisão de compra irá pesar sobretudo no tipo de enchimento, por que os seus preços apresentam grandes diferenças.
Neste âmbito, há duas famílias muito distintas: o enchimento natural (penugem) e o sintético.

a) Sacos com enchimento de penugem: É o material mais nobre e o de preço mais elevado. A penugem pode ser de pato ou de ganso (melhor). Ela é misturada com plumas e a qualidade do enchimento é tanto maior quanto menor for a percentagem de plumas.
Comparada com o material sintético, a penugem é mais confortável por que permite suportar maiores amplitudes térmicas, é mais comprimível e ocupa menos espaço na mochila, e é bastante mais leve.
Os sacos cama enchidos com penugem duram duas a três vezes mais que os sintéticos, e necessitam de maior atenção na sua manutenção. É sobretudo na lavagem e na secagem que se deve ter a máxima atenção.
Nunca lave com detergente! Nem a seco. Fazendo-o irá eliminar a gordura natural que a penugem possui e que é a base da sua capacidade de insuflar. Há produtos específicos para lavar este tipo de sacos que se obtêm nas lojas especializadas.
A secagem é outro quebra-cabeças. Os especialistas recomendam que seque num secador de tambor e que lhe introduza, além do saco, um sapato. Dado que a penugem molhada se agrega num só bloco, o sapato tem como função bater na penugem para que ela se vá soltando.

b) Sacos com enchiCapadócia, Turquiamento sintético: Têm a vantagem do preço mais reduzido relativamente à penugem. Em contrapartida são mais pesados e mais volumosos para um mesmo índice de isolamento.
Se bem que estes aspectos sejam superáveis, a sua utilização em diferentes temperaturas ambiente já poderá ser um inconveniente.
Se você possuir um com referência -15º poderá sentir-se desconfortável com uma temperatura exterior de 15º ou de 10º. Enquanto que com um saco de enchimento natural você sentirá um calor seco, num deste tipo esse calor já será mais húmido, isto é, você sua. Ou então terá de dormir com o saco semi-aberto, o que não é uma boa opção pois dificilmente conseguirá ajustar a temperatura no seu interior.

A Alternativa
A alternativa a comprar um saco cama é ... pedir um emprestado.
Isso permite-lhe adquirir uma melhor noção do funcionamento prático do saco cama e de compará-lo com o dos seus companheiros de viagem. Depois de utilizar um pela primeira vez em condições reais, durante vários dias, ficará com uma boa ideia do que necessita.
Assim, saberá melhor qual o tipo de saco cama que mais lhe convêm e a sua escolha será a mais adequada.
Outra possibilidade, mais fraca, é a de usar dois sacos cama de Verão, um metido dentro do outro. Se viajar para paragens onde o frio nocturno seja moderado esta opção serve.
Em qualquer caso, calce sempre umas meias espessas e, se ainda tiver frio nos pés, enfie a extremidade do saco cama dentro da mochila.


O Saco Cama







Testemunhos