Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Informação » Escolher a sua Viagem

Torres del Paine, Chile
Informação para Escolher a sua Viagem

Advertência
Porquê Viajar nas Rotas do Vento?
Programas de Viagem
O Esforço
A Dificuldade
Avaliar a sua Condição Física
O Grupo
As suas Motivações
O Serviço de Campo
A Segurança
Equipamento e Estado do Tempo
Inscrição
Preços
Reduções de Preço, Suplementos e Taxas de Serviço
Taxas de Serviço
Seguro de Viagem
Viagens à sua Medida/Grupos de Amigos
Última Hora
Ofereça um Vale Presente
Provedor do Cliente


Informação para Escolher uma Viagem Rotas do Vento

Advertência

A maioria dos programas de viagem que aqui lhe propomos são:

viagens de aventura

Isto significa que eles se desenrolam em zonas remotas e/ou em países que possuem padrões civilizacionais muito diferentes dos que estamos habituados na Europa.
Por isso, deve compreender que neste tipo de viagens não poderá ter o mesmo grau de exigência relativamente aos serviços prestados, nomeadamente a assistência médica, nem esperar que os nativos possuam uma mentalidade e uma forma de reagir de acordo com as que encontraria em Portugal!
Também deve preparar-se para a ocorrência de imprevistos cujo resultado não controlamos: imprevistos provocados pela Natureza e imprevistos provocados pelo Homem. Muito embora lhe asseguremos que nos esforçaremos sempre o melhor possível para que o seu programa de viagem seja cumprido, você não pode assumir que seja garantido que ele irá desenrolar-se exactamente como o anunciamos.

Se não pode assumir estes pressupostos
então não deverá viajar nas
ROTAS DO VENTO



 

Não se atrase...

Desejamos chamar a sua atenção para a conveniência de inscrever-se em qualquer uma das nossas viagens com uma antecedência de cerca de 3 meses antes da partida. As épocas para que planeamos muitas das nossas viagens são muito concorridas e é provável que haja restrições de lugares nos voos e/ou nos alojamentos.
Por favor leia também as razões por que o preço dos voos podem aumentarcom a proximidade da data de partida.
Por isso, não esqueça de planear as suas férias com bastante antecedência a fim de garantir o seu lugar e evitar custos acrescidos.


Porquê Viajar nas Rotas do Vento?

Glaciar Perito Moreno, Chile

Este é o nosso 25º ano de actividade a organizar viagens de aventura nos mais diversos destinos com diferentes geografias, climas e culturas nativas.
Muitos dos itinerários que lhe propomos são planeados por nós: oferecemos um número limitado de destinos mas podemos gabar-nos de conhecê-los a todos em detalhe por que já lá estivemos e percorremos os itinerários que lhe propomos. Por isso, saberemos fornecer-lhe todas as informações de ordem prática de que irá necessitar para realizar uma viagem com sucesso. Sendo muitos dos programas de nossa autoria temos a capacidade de aperfeiçoá-los, algo que fazemos regularmente tendo por base os comentários dos nossos viajantes. É muito importante para nós ouvir a sua opinião para conhecermos o seu grau de satisfação no final da viagem e para melhorarmos sempre a qualidade do serviço.
Temos acumulada uma larga experiência de campo para que tenha a confiança de que o planeamento da sua viagem não irá resultar numa aventura!

Programas de Viagem

Todas as viagens anunciadas estão descritas em detalhe num Programa de Viagem que descreve o desenrolar da viagem dia após dia e fornece diversos dados úteis que lhe permitirão avaliar se ela lhe irá agradar.
Deverá consultá-los e imprimi-l
os a partir deste local internet. É importante que os leia com atenção para decidir sobre qual a viagem que melhor se adapta às suas expectativas e às suas capacidades.


Deserto Kalahari, BotswanaO Esforço

A maioria dos itinerários de caminhada foram concebidos para participantes sem experiência de marcha. O ritmo será moderado e adaptado ao nível do grupo, sendo o esforço doseado ao longo do dia com pausas para repouso e para contemplar.
Pretendemos que tenha tempo para contactar com as populações e para observar todos os detalhes da Natureza que nos irá rodear.
Na maioria das nossas viagens, todo o peso da sua bagagem será transportado por carregadores ou por animais para que caminhe leve e despreocupadamente com uma pequena mochila às costas.

A Dificuldade

Sedentários

Nível 1:
Acessível a todos, sem esforço obrigatório.
Nível 2: Esforço diário até 4 horas por dia com diversas pausas para descanso. Estes programas podem até nem obrigar a esforço, ou somente a algumas caminhadas faGuerreiros Masai, Quéniacultativas para visitar locais arqueológicos ou equivalentes. A menção de Breves Marchas Diárias normalmente significa que as caminhadas são facultativas.

Vigorosos
Níveis 3 e 4: Acessível à maioria das pessoas sendo essencial gozar de boa saúde e de espírito aventureiro. É desejável que já tenha praticado desporto mesmo que de forma irregular. Esforço diário de 5 a 6 horas. É acessível aos sedentários activos.

Desportistas
Níveis 4 e 5: Pessoas praticando actividade física com alguma regularidade. Marcha de 5 a 6 horas por dia, mas poderão existir etapas mais longas. Aconselhamos que se exercite com alguma regularidade até 15 dias antes da partida. Acessível aos vigorosos desde que se preparem seriamente e se encontrem bastante motivados.

Nota: Os níveis de dificuldade são estabelecidos em função da média de horas de esforço diário, do número total de dias em que deverá realizá-lo, da altitude que se atinge, da existência de dias de descanso durante o percurso e de factores de ordem psicológica relevantes. O número de horas indicado nos Programas de Viagem, refere-se ao período aproximado de esforço, excluíndo pausas para descanso. O número de dias a pé (ou referidos a outra actividade) mencionados indicam o número de dias em que se realiza uma caminhada podendo não ser consecutivos ou ocupar todo o dia.

Avaliar a sua Condição Física

A classificação da dificuldade apresentada é algo subjectiva. É natural que lhe surjam dúvidas sobre se um itinerário lhe é acessível e sobre as condições de vida durante a viagem. Deve ler com atenção o Programa de Viagem pois este fornece-lhe detalhes sobre o esforço físico: o número de horas de esforço diário, as altitudes dos locais de pernoita e dos pontos mais elevados do percurso pedestre.
Deve avaliar o seu estado de saúde e consultar o seu médico em caso de dúvida. Deve informar-nos sobre qualquer condição da sua saúde que possa interferir com o regular desenrolar do programa ou com as suas capacidades de o realizar.
É muito importante que parta para qualquer viagem gozando de uma boa saúde!
Não hesite em consultar-nos para esclarecer todas as dúvidas sobre a viagem da sua preferência. Teremos todo o prazer em discutir consigo os detalhes do percurso na Natureza que lhe causam preocupação.
Note que é sempre desejável aperfeiçoar a sua forma que lhe possibilitará apreciar melhor a sua viagem.


O Grupo

Os nossos grupos são pequenos e têm um máximo de 16 pessoas (uma média de 6-10 pessoas) pois só assim se consegue criar um verdadeiro espírito de grupo.
Inscrevem-se muitas pessoas sós que se queixam de não conseguir convencer os seus amigos a partir num programa Rotas do Vento.
Temos uma maioria de senhoras a participar nas nossas viagens pois estas viagens de grupo induzem um grande sentimento de segurança. Desde o seu início que se gera um salutar sentimento de solidariedade entre os participantes.
Os seus companheiros de viagem serão pessoas joviais, entusiastas da vida ao ar livre e desejosos de adquirirem novas experiências - como pode imaginar, a selecção faz-se muito naturalmente.

A maioria dos participantes não se conhecem à partida mas descobrem rapidamente que a amizade e o companheirismo surgem com a maior espontaneidade por que o estilo dos programas Rotas do Vento induz a tal.
Leia Testemunhos de Viajantes nas Rotas do Ventopois ficará com uma boa ideia do nível cultural e intelectual das pessoas que frequentam as nossas viagens.
Você irá apreciar os seus companheiros e irá criar com eles uma agradável relação de cumplicidade que se prolongará muito para além da viagem.

As suas Motivações

Avaliar a sua condição física é importante para a selecção de uma viagem mas não basta: note que mais importante do que a sua condição física é o entusiasmo com que assumirá o desafio de realizar um destes percursos.
Muitas destas expedições começam onde acaba a estrada, e o nosso propósito é oferecer-lhe uma experiência única de contacto com a Natureza e com as populações nativas. Imagine que durante o passeio na Natureza não irá encontrar electricidade ou telefone, não ouvirá rádios, nem televisões, nem motores. Para nós é importante que aprecie aspectos simples da vida que, de outra forma, talvez não conhecesse.
Se é a primeira vez que vai participar deve estar consciente de que o conforto é muitas vezes reduzido ao mínimo indispensável. A improvisação irá constituir sempre um desafio aliciante que irá enfrentar em muitos aspectos do quotidiano.
A alimentação também será diferente e não deverá contar com uma gastronomia lusitana, como seria de esperar. As receitas são normalmente típicas das regiões que percorremos adaptadas, em certa m
Gargantas do M´Goun, Alto Atlas, Marrocosedida, ao gosto ocidental e são preparadas com simplicidade devido às condições existentes. Elas serão sobretudo muito ricas em hidratos de carbono para lhe permitir recuperar o melhor possível do esforço diário. A refeição de meio do dia é frugal, tipo pic nic, para não prosseguirmos a etapa com uma digestão pesada e incómoda.
Se, por motivos terapêuticos, segue algum regime particular de dieta, indique na Ficha de Inscrição - caso seja possível, procuraremos adaptar as suas refeições aos seus desejos.
Também deve contar que a higiene será reduzida em muitos locais, dependendo da abundância de água existente. Os locais de pernoita situam-se normalmente junto de cursos de água ou de nascentes e no final de cada etapa poderá ter a oportunidade para lavar-se, e à sua roupa - verá que é uma experiência divertida.
Um dos grandes prazeres da participação nestas viagens é exactamente a sua preparação: não só o planeamento do equipamento que irá usar durante a viagem, mas sobretudo a recolha de documentação sobre o país e a região que irá visitar. Note que quanto melhor se informar sobre a história e a cultura do país, mais rica irá ser a sua experiência de viagem.
O gosto pela vida na Natureza e a avidez de conhecer novas culturas e lugares são os ingredientes necessários para apreciar as Rotas do Vento.

O Serviço de Campo

No percurso na Natureza teremos em muitos programas a assistência de uma equi
Redes chinesas, Cochim, Indiapa de guia, cozinheiro e pessoal de apoio que se ocuparão das tarefas operacionais necessárias ao bom desenrolar da sua viagem. As bagagens serão transportadas por carregadores ou por animais, bem como todo o equipamento colectivo, cozinha, provisões e combustível. Este pessoal ocupar-se-á das diversas tarefas logísticas zelando sempre pelo seu conforto (em certos destinos deverá prestar algum auxílio e isso estará referido no Programa de Viagem, no entanto contamos sempre que monte a sua tenda).
Você irá apreciar a simpatia e a competência da sua equipa de serviço e encarará esse pessoal como companheiros de viagem.


A Segurança

Todos os nossos itinerários são reconhecidos previamente e seguem, na sua maioria, caminhos que as populações locais utilizam para se deslocarem.
Em nenhum caso implicam escalada, alpinismo ou qualquer situação de risco em que necessite de uma preparação técnica específica
(salvo os programas devidamente anunciados como tal).
Os nossos guias têm conhecimentos de primeiros socorros e a experiência de vários anos de condução de grupos. Eles estarão sempre atentos às dificuldades que qualquer um dos nossos companheiros possa eventualmente enfrentar.
Em todo o caso, deve ter em mente que estes programas não estão isentos de risco. Estaremos sempre à mercê das condições meteorológicas e naturais que podem assumir condições adversas e ter consequências sobre o estado do terreno e sobre as nossas condições de vida.
A Natureza é mutável e imprevisível em inúmeras circunstâncias, pelo que não deve encarar estas viagens com o mesmo grau de certeza com que realizaria um programa convencional.
A acção de terceiros, a cultura e a mentalidade dos nativos, o efeito de legislação ou de regulamentos poderão igualmente criar situações imprevistas e adversas. Também deve considerar que estes programas desenrolam-se em regiões remotas e que a comunicação com o exterior e a assistência médica não estarão imediatamente disponíveis.
Por isso avisamos: a Aventura inclui enfrentarmos situações adversas e inesperadas que poderão provocar danos pessoais, doença, perda ou dano materiais, inconveniência e desconforto.

Equipamento e Estado do Tempo

Em todos os nossos programas só necessita de levar o seu equipamento individual. As tendas, colchonetes, a cozinha e demais material colectivo serão fornecidos pela organização.
As peças de equipamento mais importantes na maioria das nossas expedições são: o saco cama, para enfrentar o frio da noite em tenda ou abrigo, e umas botas, para lhe darem uma boa protecção dos tornozelos e uma boa aderência, sobretudo nas descidas. O restante equipamento é de fácil obtenção tais como a mochila, o cantil, a lanterna, agasalhos, e outros.
Após a sua inscrição em qualquer dos nossos programas receberá uma lista detalhada do equipamento recomendado para essa viagem. Se pretender conselhos específicos não hesite em consultar-nos pois teremos gosto em indicar-lhe qual o equipamento mais apropriado.
Leia na nossa página internet os Artigos Técnicossobre frio, altitude, botas, saco-cama, alimentação, etc.
As épocas do ano que escolhemos para cada expedição são as mais adequadas para se apreciar a Natureza local e gozam normalmente de temperaturas amenas e de fraca pluviosidade.

Inscrição

Como pode imaginar, a organização destas expedições é algo complexa. Por isso pedimos-lhe que procure planear as suas férias com a maior antecedência e que nos informe o mais cedo possível das suas intenções.

A. Inscrição Provisória
Se ainda não tem a certeza de que poderá participar numa dada viagem, poderá solicitar-nos uma reserva provisóriapor telefone, fax ou email, sem compromisso da sua parte. Dar-lhe-emos um período de reflexão que pode durar até quinze dias dependendo da disponibilidade de lugares, findo o qual o seu pedido prescreve. (Nota: Não se aplica a menos de 45 dias da partida).
Na página de cada programa tem a opção "Inscrição" para esse programa.
Se não conseguir decidir sobre o tipo de férias que mais lhe agrada, contacte-nos pois teremos gosto em dar-lhe todos os conselhos sobre qual a viagem que melhor se adapta às suas expectativas. Cerro Torre

B. Inscrição definitiva
Por favor note que para garantir o seu lugar recomendamos que se inscreva na maioria das viagens com uma antecedência de dois a três meses. Passado este período poderá ser-nos difícil confirmar a sua inscrição na viagem pretendida por escassez de lugares nos voos ou nos alojamentos, ou poderemos obter esses lugares a um preço superior ao previsto. Muitas das épocas para que planeamos as nossas viagens são bastante concorridas e é possível que haja restrições de lugares nos voos e/ou nos alojamentos.
Por isso, não esqueça de planear as suas férias com bastante antecedência a fim de garantir o seu lugar e evitar custos acrescidos.
A sua inscrição será aceite após o envio da Ficha de Inscriçãopreenchida e assinada, e acompanhada de um pagamento no valor de 30% do preço da viagem. Receberá a seguir um comprovativo do pagamento e um conjunto de informações necessárias à preparação da sua viagem, entre as quais se inclui a lista de equipamento.

C. Pagamento do saldo
O saldo do valor da viagem deverá chegar-nos até 40 dias antes da data da partida. Note que não lhe enviaremos um aviso a solicitar esse pagamento.

Preços

Os preços indicados são por cada pessoa, válidos em 2016 e,

A) Incluem:
Voos a partir de Lisboa (ou Porto em certos casos) em classe turística em linha regular, hotel e pequeno almoço nas cidades (categoria turística em quarto duplo com banho), pensão completa nos dias em que se acampa, transportes internos, equipamento colectivo, guia, cozinheiro, pessoal de apoio, transporte das bagagens durante o percurso pedestre, taxas para acesso a parques nacionais, IVA.

B) Não incluem:
Vistos, taxas de aeroporto ou outras exigíveis localmente, despesas de excesso de bagagem, seguro de viagem, equipamento individual, visitas nos dias livres, refeições principais nas cidades, gorjetas, e todas as demais despesas de carácter pessoal; as partidas do Porto, são possíveis em certos casos e podem implicar um custo extra.

Notas: Algumas viagens poderão prever exceções ao acima exposto pelo que, antes de inscrever-se deve consultar o Programa de Viagem respectivo que descreve detalhadamente todos os serviços fornecidos.
Os preços dos nossos programas incluem o transporte aéreo e são calculados com base em tarifas de voos a cerca de 120 dias da partida. É possível, e muito provável em período de grande procura, que essas tarifas venham a sofrer acréscimos pois quanto mais próximo da data de partida maior a tendência para a alta. A este propósito leia Por que variam os preços dos voos?
No primeiro semestre ainda não são conhecidas as tarifas de voos e taxas de Outubro em diante pelo que os preços das viagens poderão sofrer ajustamentos.
Importante: Por favor tenha em mente que o custo dos serviços em muitos dos nossos destinos com nível de vida baixo são ditados artificialmente por especulação, por leis internas e por fiscalidade elevada e não reflectem o nível de serviço que você esperaria receber na Europa pelo mesmo preço!

Reduções de Preço, Suplementos e Taxas de Serviço Festival num mosteiro, Ladakh, India

a) Inscrição a 120 dias da partida - Se se inscrever a mais de 120 dias da data de partida (timbre dos CTT ou data da transferência bancária) e liquidar o saldo até 40 dias da data de partida (mesmos critérios) beneficiará de um desconto de 5% sobre o preço base da viagem.

b) Inscrição a 70 dias da partida -

b1) Beneficiará de um desconto de 3% se se inscrever a mais de 70 dias da data de partida e cumprir com as mesmas condições de a) acima.

b2) Se três adultos se inscreverem em simultâneo realizando um só pagamento no acto da inscrição e aquando do pagamento do saldo, beneficiarão de um desconto de 2%. Este desconto aplica-se a mais de 70 dias da data de partida e pode acumular com os anteriores, somando 7% a mais de 120 dias ou 5% a mais de 70 dias da partida.

c) Estes descontos aplicam-se somente a preços para adulto; não se aplicam a inscrições provisórias, nem a programas comprados sem voos, nem a suplementos ou extras que vierem a ser adicionados ao preço, nem a partidas extra-catálogo, nem a inscrições cujos parâmetros venham a ser alterados fora destes prazos, nem a inscrições que não cumpram as datas de partida e de regresso originais. Os descontos referidos acima não acumulam com outras reduções eventualmente em vigor. Estes descontos perderão validade se o pagamento integral da viagem não for realizado até 40 dias antes da partida. Estes descontos não se aplicam a programas de viagem em cujas Condições Particulares a sua exclusão está expressa.

d) A inscrição referida implica o envio da ficha de inscrição preenchida com o pagamento de 30% do preço da viagem, bem como o envio dos dados do passaporte e/ou sua cópia digitalizada em ficheiro (estes dados referem-se ao passaporte com que irá viajar).


e) As condições acima referidas poderão ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio.

Calcule aqui quantos dias faltam para a data de partida. Note que não deve contar com o dia da partida.

f) Em qualquer uma das viagens poderá permanecer mais tempo no destino, antes ou depois do seu início desde que haja lugares disponíveis nos voos e nos alojamentos. Aplica-se um suplemento para alteração de datas de Eur 30 por pessoa se o decidir a mais de 60 dias da partida, e de Eur 60. a menos de 60 dias, a que acrescem eventuais custos que a companhia aérea imponha.

g) A alteração da inscrição de uma data de partida para outra da mesma viagem deverá ser pedida por escrito e está sujeita a um suplemento de Eur 60 por pessoa e por alteração. Só se aplica a mais de 60 dias da partida.

h) Se comprar as prestações separadas ou desejar serviços extra aplicam-se as seguintes:


top

Taxas de Serviço

Reserva de VoosEur
Doméstico:30
Europa:40
Internacional:60
Alterações após emissão (+ custos da cia aérea) 80
Anulação/reemissão (+ custos da cia aérea) 80


Alojamento
Reserva por hotel:
Nacional:20
Internacional:30
Alterações:
30


Programa
Alteração de datas do programa (extensão) (*):
-a mais de 60 dias30
-a menos de 60 dias60
Alteração de data de partida (>90d):60
(*) por cada alteração; valores por pessoa.


Seguro de Viagem Baía Halong, Vietnam

Todos os participantes nas nossas viagens têm obrigatoriamente de estar cobertos por um seguro que garanta pelo menos o repatriamento, transporte sanitário e despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização, e o extravio ou a deterioração de bagagem durante o período da viagem.
Se planeia adquirir outro seguro de viagem, aconselhamos-lhe que compare as condições da sua apólice com as coberturas do seguro que propomos e se certifique de que beneficia de uma cobertura equivalente.
O seu custo é indicado no Programa de Viagem respectivo e é válido somente para o período de viagem indicado.
Se subscrever um seguro alternativo, deverá comunicar-nos o nome da sua seguradora, o nº de apólice e os contactos da assistência em viagem.
As coberturas do seguro que lhe propomos, obrigatório para todos os participantes que viajem para fora de Portugal Continental e que não nos apresentem uma alternativa adequada, encontram-se em Seguro de Viagem.
Nota: O seguro que propomos só cobre residentes em Portugal.


Viagens à sua Medida / Grupos de Amigos

Se tem um grupo de amigos com quem gostaria de realizar uma das nossas viagens, teremos muito gosto em organizá-la segundo as vossas necessidades, datas e duração, e o orçamento que mais vos convém. Deve apresentar-nos o seu projecto com a maior antecipação possível.

Última Hora

Caso se tenha lembrado de reservar as suas férias à última hora deve também contactar-nos pois esforçar-nos-emos por obter-lhe as necessárias reservas para que possa partir de férias. Nada lhe garantimos, excepto que daremos o nosso melhor.

Deserto do Sahara, Líbia
Ofereça um Vale Presente

Se gostaria de oferecer uma viagem, ou uma parcela do preço de um destes programas, ou organizar-se com um grupo de amigos ou de familiares para oferecerem em conjunto uma viagem, pode adquirir um vale oferta Rotas do Vento cujo valor será creditado em nome do presenteado.


Provedor do Cliente

 

Rotas do Vento é um membro aderente do Provedor do Cliente a quem cabe, entre outras funções, dirimir conflitos entre o Cliente e a Agência. Caso tenha alguma reclamação deve apresentá-la por escrito à Agência e, caso não chegue a acordo com ela, ao Provedor do Cliente, R Duque de Palmela 2 1ºD, 1250-098 Lisboa, tel 213553010, provedor@provedorapavt.com . Leia mais sobre o Provedor do Cliente.







Testemunhos