Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Experiências de Viagem » Marrocos: Berberes do Toubkal

Mulheres berberes, Alto Atlas, Marrocos
Marrocos: Berberes do Toubkal

A região é fantástica, e se eu já tinha gostado do deserto, a montanha é também divinal.
Gostei muito das cores das encostas, cada uma assumia uma tonalidade diferente.
Adorei ver as cabras e ovelhas naquelas encostas a pastar, até tivemos a sorte de um cabrito ter nascido perto de nós.
Os corvos que nos esperam no campo base, foi inesperado e interessante.
Por causa das chuvas no primeiro dia, antes do inicio da caminhada, atrasamos um dia, e tivemos que fazer o percurso inverso, o que nos pareceu ligeiramente mais fácil e um pouco menos cansativo de o concretizar.
O itinerário é fantástico, por toda a magia que a montanha envolve, bem como as mensagens contemplativas que vamos sentido.
Em relação à alimentação nada tenho a apontar de negativo. Com tão poucos meios, eram servidos manjares e que comíamos sempre com muita satisfação.
Posso só alertar que visto ao almoço comermos saladas com enlatados, podiam talvez variar o atum e as sardinhas, como p.ex. com lulas. Ao jantar a carne dava um pedaço a cada um.
A Montanha é linda.
Dificuldade física: puxada por causa do tipo de piso do trilho e grandes inclinações, mas que, com calma e companheirismo fez-se.
O guia: Um verdadeiro guia espiritual. Principalmente nesta época do Ramadão, em que fez a caminhada sem comer e sem beber. A Fé é um Dom.
O restante pessoal de uma humildade arrepiante, muito dedicados, trabalhadores, humanos, cumpridores, organizados, educados.
O grupo: 5 estrelas, todos nos adaptamos uns aos outros, ouve entreajuda, companheirismos, respeito e solidariedade.
Até o tempo esteve com este grupo, o que nos proporcionou um percurso ligeiramente mais fácil, fazendo o inverso do inicial previsto.
Sendo a 1ª viagem de aventura que fiz deste género, AMEI.
Mais que uma viagem, foi uma Experiencia de Vida, com muitas emoções e situações que foram vividas ao longo de todos os dias com muita emotividade e realismo.
Proporcionou-me momentos de reflexão e de encontro comigo mesma. Não posso deixar de referir o Guia que me deu muita inspiração e força para caminhar, bem como o resto da equipa que sempre nos presenteou com simpatia e simplicidade e com sorrisos raros nos dias de hoje.
Uma experiencia que quero repetir, assim me permita a vida.
Parabéns a todos presentes na caminhada, bem como à Rotas do Vento por nos proporcionar estas aventuras.
Bem hajam.

Raquel Gonçalves, 2010






Testemunhos