Rotas do Vento Rotas do Vento
Home » Testemunhos
Na Rota das Especiarias
Na Rota das Especiarias, India
Este programa é excelente: percorre um itinerário diversificado e oferece-nos experiências muito interessantes!
Cochim onde os portugueses se estabeleceram no séc XVI oferece-nos múltiplos vestígios da nossa presença na região. A igreja de São Francisco em Fort Kochi é um testemunho marcante da nossa presença pois estão dezenas de lápides funerárias de nobres portugueses aplicadas na parede. A lápide do próprio Vasco da Gama é a única que se mantém no solo.
As montanhas do Kerala com a sua diversidade de fauna são bonitas, e ainda mais bonito é percorrermos herdades de plantação de chá a perder de vista e outras de café, caju, baunilha etc. Adorei conhecer as várias especiarias na fonte, ie. na planta em que crescem pois quase ninguém dos meus amigos sabe por ex como é a planta da pimenta ou do cravinho ou da noz moscada!
Navegar num "houseboat" nos "backwaters" é incrível de belo. E ainda mais quando se percebe que as margens são habitadas e estamos tão próximo da vida das aldeias.
A enorme igreja portuguesa em Kampucchalam impõe-se nas redondezas. Havia um guia local que dizia que tinha 1500 anos!
Por último, Goa com as suas praias e seus coqueiros é idílica! As praias do norte mais cosmopolitas e as do sul, onde alojámos, mais desertas. Uns de nós alugámos motos e percorremos uma boa parte do interior de Goa e isso revelou-se numa excelente aposta pois conhecemos muito mais do que o turista contacta. Realço o palácio dos Menezes-Bragança numa terreola de que já nem me lembro o nome.
Enfim, foram umas férias perfeitas e agradeço-vos a mestria na organização deste programa.
Regressei renovado e com a memória cheia de magníficas recordações!


Pedro Neves, Coimbra





Testemunhos