Rotas do Vento Rotas do Vento
Home » Testemunhos
Travessia da Chapada Diamantina
Travessia da Chapada Diamantina, Brasil
O autêntico viver do povo da Chapada Diamantina num cenário de grande beleza e onde no sentimos com um vigor redobrado muito graças a uma alimentação rica e natural, ao bom ar que se respira e à pureza da água de nascente que se bebe.

A viagem ao Brasil em que passámos em 6 estados diferentes com vários voos internos e múltiplas escalas, milhares de quilómetros de 4x4, bus e lancha, constitui uma experiência memorável no permitir a captura do viver e do sentir de um povo tão diverso e, como tal, tão interessante, com a sua forte cultura musical e de festa de raízes africanas, temperada pela racionalidade e o rumo provenientes da Europa.

Adorei os quatro parques onde estive, destacando Jericoacoará pelo romantismo simples e desprovido, pela magia natural emana daquele lugar!Salvador
O silêncio e o encanto das águas cristalinas em contraste com grandes dunas de areia fina e branca nos grandes Lençóis Maranhenses.

E no belíssimo Pantanal, paraíso das aves e fauna silvestre numa zona onde a água está sempre presente em cenários de enorme beleza! Tenho um filme das duas onças macho que vimos juntas lado a lado no safari nocturno. Vimos tb no dia seguinte um felino mais tipo "gato": uma jaguatirica. Aliás no Brasil durante as três semanas que estive lá penso que o nosso grupo esteve bafejado pela sorte pois não paravam de nos dizer que tinhamos o pé quente, expressão que significa ver tudo o que há para ver de interessante.

Gostei bastante das cidades brasileiras, apesar de aí sentirmos bastante constrangimento pelas colossais diferenças de nível de vida e pelo enorme impacto arquitectónico daí proveniente.
Mas que tranquila que é a chegada ao entardecer de Alcântara para São Luís, que divertido é calcorrear as ruelas empedradas do Pelourinho em Salvador, e que brisa de "dolce vita" nos inunda a alma entranhando-se em nós poucos minutos depois de iniciarmos um passeio pelas maravilhosas calçadas de Copacabana ou Ipanema.Chapada Diamantina
Que o Brasil consiga amenizar a escabrosa assimetria social, económica e cultural entre as suas populações para que possa consolidar o estatuto de país maravilhoso e continuar a atraír visitantes de todo o Mundo.
Parabéns às Rotas!

Hugo Pestana, Montijo
Ago 2007

Hugo Pestana, Montijo





Testemunhos